Ibertioga

Ibertioga-MG
banner

Bem-vindo a Ibertioga!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Ibertioga, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Ibertioga.

A cidade de Ibertioga, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1962. A localidade está em uma altitude de 1.032m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 4.943 habitantes. A área total de Ibertioga é de 354,5km², e sua densidade demográfica é de 13,94hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Ibertioga-MG é 36225-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Ibertioga

Roteiros do Brasil

Região Turística Reservas da Natureza

Circuito Serras do Ibitipoca

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Segundo as versões históricas correntes, o português Pedro Nunes dera início ao povoado com a construção de uma capela nestas paragens do município de Barbacena.
Em 1831 o censo realizado pelo juiz de Paz no distrito da capela de Santo Antônio de Bertioga revelou a existência de 833 habitantes 433 livres e 400 escravos.
Em 30 de novembro de 1880 é elevada à freguesia.
Dedicado a agropecuária pela qualidade de suas terras e pastagens abundantes, clima ameno de montanha, o distrito foi-se desenvolvendo lentamente.
Em 30 de dezembro de 1962 é criado município, elevando Bertioga à cidade, com a denominação de Ibertioga.

Significado do Nome

Etimologicamente, segundo Padre Anchieta, Bertioga é a evolução do termo beriguioca que quer dizer lugar ou paradeiro dos Biriguis ou maruins, mosca pequena ou mosquito.

Aniversário da Cidade

1º de Março

Gentílico

ibertiogano

População

5.029 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Uma cidade com pessoas alegres e hospitaleiras. Vale à pena conhecer!

Clima

 

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Campo das Vertentes

Limites

São João del-Rei, Barbacena, Piedade do Rio Grande, Santa Rita de Ibitipoca, Antônio Carlos e Santana do Garambéu

Acesso Rodoviário

BR-040 e MG-338

Distâncias:

Da Capital:

218 km

Outras


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Alto das Posses

Localizado no Bairro das Posses, onde se localiza a nascente do Rio Verde, com acesso pela Estrada do Jardim, preferencialmente por automóveis altos ou jeep 4x4, a região tem alta naturalidade, pois ainda há mata fechada e o ecossistema se encontra equilibrado. É um dos poucos locais situados na Serra da Mantiqueira que não se encontra totalmente devastado, onde existem ainda áreas de espécies preservadas e não virou pastagem, nem a ação dos batateiros no passado danificou totalmente a região. As atividades propícias para o local são trilhas e cavalgadas. Parte dessa região, já localizada no município de Itamonte se transformou em RPPN.
 
Arquitetura Colonial

Casarões históricos localizados na área central do município. Não são abertos a visitação.

Cachoeira do Dinas

Localizada na Fazenda Candeeiro (estrada Ibertioga à Barbacena) cerca de 4 km entrar à esquerda, passar pela destilaria e virar a primeira à direita, estrada de terra por volta de 6km.

Cachoeira do Matro Grosso

Localizada na comunidade de Olaria, dentro da Fazenda do Mato Grosso. Pegar estrada sentido Piedade do Rio Grande a cerca de 14km tem uma casa à esquerda, seguindo-se daí em direção ao povoado de Olaria por volta de 2Km.
 
Fazenda da Saudade

Caracteriza-se por ser uma fazenda colonial, em estilo barroco. Localiza-se a 1km da Fazenda do Peão. Oferece também ao turista um pesque e pague. Sua visita deve ser marcada com antecedência com o proprietário Antônio Miranda.

Fazenda do Peão

Fazenda em estilo barroco colonial. Localiza-se na Estrada Ibertioga / Piedade (800 m) - Estrada da Chapada. Sua visita deve ser marcada com antecedência com o proprietário José Ademiro.
 
Igreja Matriz de Santo Antônio

Esta igreja caracteriza-se por seu estilo barroco e foi construída em 1711. Localiza-se na Praça Santo Antônio.
 
Igreja Nossa Senhora o Rosário

Caracteriza-se por seus estilos barroco e gótico. Localiza-se na Praça do Rosário.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Junho

13 - Festa do Padroeiro Santo Antônio

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE IBERTIOGA

E-mail:

Telefones: (32) 3347-1389

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (32) 3347-1339

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.municipionline.com.br

http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

 

Comentários de Ibertioga

sou natural de ibertioga mais resido em juis de fora desde garoto mais tenho ibertoga no meu CORAÇAO
Por: DENI MENEZES DA SILVA

Boa tarde! Favor me informar o telefone do hotel que fica na pracinha da igreja, onde na parte inferior tem um super mercado. Obrigado, Luciano
Por: Luciano de Melo Prado

Esta cidade é tudo de bom, sempre que posso estou ai.
Por: Magda

essa cidade é maravilhosa, apesar de pequena ela trasmite tranquilidade, e além de tudo o pessoal de lá é muito carismático
Por: tuca

Conheci Ibertioga, através da minha filha que é acadêmica, e fiquei maravilhada com o pessoal de lá, sao pessoas acolhedoras e super gente fina... aDOREI iBERTIOGA, O POUCO TEMPO QUE PAssei por lá, foi o suficiente pra perceber, como as pessoas de lá sao Especiais..... Adorei, abraços a todos....
Por: eliana

simplesmente encantador um cidade com pessoas alegres e hospitaleira, tanto que minha filha se mudou para la muito sossego e paz
Por: aurea bortli

que cidade maravilhozaaaaaaaaa adoruuuuuuuuu elaaaaaaa
Por: iza

gosto muito de ibertioga porque tem muitas fazendas o ar e pura e minha familia, da minha mãe pertence ibertioga e na fazenda da saudade um abraço para Antônio Miranda Anisio
Por: anisio vale

estou indo trab ai em uma construçao de uma estrada espero ser bem recebi estou indo de mato grosso do sul
Por: ronaldo jose de souza

Sou de ibertioga estou em Barbacena atualmente,mas amo aquele cantinho q cai do céu.Ibertioga dificil conhecer,facil de gostar,impossivel esquecer.Te amo Iberty
Por: Thais

A cidade das maravilhas. Dificil conhecer,facil de gostar,impossivel esquecer!!!!
Por: Thais

Adoro IBERTIOGA! Vale a pena conhecer a cidade. Logo,Logo estarei ai denovo.
Por: Andreza

eu manoel batista de almeida sou nacido em santana do garabéu me lembro muito bem de ibertioga hoje morando no estado rio gostaria muito dereve-lo esta linda cidade de um aconchego bom e de jente binita e hospitaleira um abraço de um amigo manoel espero voltar ai dia
Por: MANOEL BATISTA DE ALMEID

ibertioga lugar magico lindo, quem vai umavez nao para mas.
Por: fabio simoes

Cidade maravilhosa cheia de tantos mil cidade maravilhosa..... AMOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO ESSA CIDADE FESTIVAL SEMANA QUE VEM EU TO AI PESSOAL add msn: [email protected]
Por: juninho JF

Úma cidade de minas mais acolhedora com belas paissagens.Rica em cultura como. música,congadas,folias.artezanatos,culinárias,e com a simplicidades de um povo acolhedor.Venha nos visitar,pricipalmente no 3º final de semana de julho com o tradicional festival de carro de bois,e muitas atrções.
Por: MAESTRO ALENCAR

eu ja morei la,e uma otima cidade pra passar as ferias,eu recomendo.
Por: maria

nossa nem tenho palavras para o que e esta cidade.. a maior parte de minha familia mora em ibertioga,ja vistei,morei e posso te dizer que se vc ir em ibertioga não vai se arrepender. vc pode ir mais para o mes de fevereirola tem todo ano o pré-carnaval é de mais! duvido que vc não vai querer voltar..
Por: joyce da silva

nossa essa cidade e muito otima,principalmente todas a festas pré carnaval,carnaval,virada do ano e etc.. e realmente uma maravilha de cidade eu só passo minhas ferias lá morro no rj mais minhas feris todas sem duvidas em minas gerais e muito bom ir para lá não perca mais tempo vai para lá não perca tempo mais vc não vai se arrepender!!
Por: joyce

estive em ibertioga no mes de julho figuei 10 dias e uma cidade do interior mto acolhedora obs mto linpa e belas pracas parabens
Por: DENI MENEZES DA SILVA

cidade linda, uma vez la nunca mas se esquece ,faz um tempo que nao vou la mas ,tenho que voltar sempre o lugarrrrr,que bebe da agua sempre volta.
Por: Fabio llavyn

eu conheço e adoro ibertioga pois e uma cidade linda maravilhosa adoro muito ai.
Por: jhonathan gilson guilarducci

uma cidade muito bonita ,gosto muito das igrajas por serem bonitas,da cachoeira do prudente e dos amigos que deixei. as pessoas simples que e bom de viver,tenho muita saudade de ibertioga ASS:Luiz
Por: luiz fernandes de andrade

que orguho Ibertioga , apesar de ter nascido na fazenda da cachoeira e ser registrado em piedade , me cinto em casa quando estou em Ibertioga e feliz por saber que meus avos paternos nasceram e viveram nesta terra . Saudades saudosa maria campininha........... "Deus, na sua infinita sabedoria , deu á natureza , a capacidade de desabrochar a cada estaçao , e a voce Ibertioga a capacidade de recomeçar a cada dia.
Por: antonio sousa

ibertioga e uma cidade linda quem nao conhece trate de ir lA
Por: lucas

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Ibertioga
Fundação:
1962
Altitude:
1.032m
População:
4.943 habitantes
Área:
354,5km²
Densidade Demográfica:
13,94hab/km²
CEP:
36225-000

Envie seu comentário sobre Ibertioga

banner