Heliodora

Heliodora-MG
banner

Bem-vindo a Heliodora!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em Heliodora, informações e fotos da maravilhosa Heliodora. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Heliodora, recomendadas por internautas.

A cidade de Heliodora, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1948. A localidade está em uma altitude de 893m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 5.630 habitantes. A área total de Heliodora é de 154,3km², e sua densidade demográfica é de 36,49hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Heliodora-MG é 37484-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Heliodora

Roteiros do Brasil

Região Turística Estâncias do Sul

Circuito Turístico das Águas

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

No Sul de Minas está Heliodora. Antes de receber tal nome, quando ainda era um distrito, a cidade foi chamada de Santa Isabel. Posteriormente, em 1874, passou a constituir um município de nome Campanha. E, em 1923, recebeu o nome atual, que, em 1948, foi mudado para Senador Lemos. Cinco anos depois, o nome Heliodora passou a ser definitivo.

Significado do Nome

O nome é uma homenagem à Bárbara Heliodora , heroína da Inconfidência Mineira. Antes de receber tal nome, quando ainda era um distrito, a cidade foi chamada de Santa Isabel.

Aniversário da Cidade

26 de Dezembro

Gentílico

heliodorense

População

6.120 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Sua região é rica em morros, possui clima tropical de altitude, tendo características de cidade serrana, caracterizada por dias quentes e noites frias. Heliodora faz parte do Circuito das Águas e tem alto potencial turístico ecológico, com áreas de lazer, cachoeiras, cavernas e belas montanhas. Confira!

Clima

Tropical

Temperatura Média

19º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba

Limites

Lambari, Natércia, Careaçu, e São Gonçalo do Sapucaí.

Acesso Rodoviário

 

Distâncias:

Da Capital:

368 km

Outras


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Atrativos Naturais

Ao redor de Heliodora existem trilhas e pequenas estradas vicinais que podem ser exploradas em caminhadas, cavalgadas ou de bicicleta.
Há também cachoeiras e grutas que podem ser visitadas.
Algumas atividades são recomendadas nesta cidade. A caminhada à Pedra do Ovo, localizada nas redondezas da cidade é uma delas. Com duração de duas horas e de fácil prática, é um passeio agradável e interessante.

Aguardente Coqueiro Verde 

O Alambique Coqueiro Verde,  há 10 anos, vem trabalhando na produção artesanal, de acordo com as tradições herdadas de família.
A cidade tem tradição na produção de uma boa aguardente, uma vez que Heliodora possui clima e solos favoráveis que contribuem com a boa qualidade da cachaça.
A indústria é filiada a AMPAQ (Associação Mineira de Produtores de Aguardente de Qualidade).
A produção é vendida no próprio local e na região, sendo distribuída, também, para outros estados. No local, pode-se degustar e conhecer o processo de fabricação da pinga.

Alambique Tocantis

Instalado em 1970, pelo Sr. João Silvério Fernandes, o Alambique passou de pai para filho, conservando o mesmo modo de produção da pinga.
A produção da cana é em grande parte da própria fazenda. A aguardente é comercializada no próprio local, e o visitante pode acompanhar o processo de fabricação da cachaça e fazer a degustação da mesma.
A produção atinge cerca de 200 litros de aguardente por dia

Cachoeira do Altair
 
A Cachoeira do Altair fica localizada dentro de uma fazenda e possui área de camping, trilhas, lanchonete, churrasqueiras, passeio a cavalo, quadras de vôlei de areia e campo de futebol. Além de tanques para pesca, há uma cachoeira que mede aproximadamente 15 metros de altura por 15 de largura. A cachoeira possui um bom volume de água, límpida, fria e transparente.
Sua queda principal forma um grande poço, e várias outras quedas menores, que se encontram próximas formam outros poços que possibilitam o banho. No local em volta da queda principal aparece uma vegetação rala e acima, uma mata fechada. Uma pequena mata galeria acompanha toda a extensão do rio. Existem várias trilhas que levam a lugares pitorescos, abaixo e acima da cachoeira.
A fauna é rica em macacos de várias espécies, além de pacas, capivaras, quatis, cachorros do mato, lobos guará, tatus, marrecos, patos, gaivotas e pássaros. Próximo aos 16 tanques de pesca, está em construção um bar e lanchonete, para melhor atender aos visitantes que aí vem pescar. A pesca é liberada de fevereiro a março. Os tipos de peixes encontrados são: carpa, tilápia, traíra, curumatã, etc. Os peixes são vendidos pelo peso e se a pessoa quiser, pode ser preparado no bar.

Cachoeira da Floresta

Possui pequena queda d água de aproximadamente dois metrros de altura por dois de largura. Destaca-se das demais pela área de natação, formada por uma grande piscina natural. Apresenta uma pequena praia com areias claras e a água é fria e límpida. A vegetação circundante é rasteira, com algumas árvores de médio porte. A água desce de um canal natural formado pelas pedras.

Cachoeira do Pedrão
 
A cachoeira possui, aproximadamente, 30 metros de altura, caindo de um paredão rochoso, formando um grande fio d água. Possui uma largura variando de 2 metros no início e 7 metros na base. Forma um poço estreito e comprido, cercado por pedras.
O volume de água é médio, possui um salto principal e pequenas quedas que se seguem ao poço. A água não é muito fria e um pouco turva, mas que permite ver o fundo. No poço, há possibilidade de banho.
Algumas trilhas levam a uma piscina natural, localizada acima da queda principal. A vegetação circundante é rala, e, no alto da cachoeira, há uma pequena mata fechada, com árvores de grande porte, em uma das laterais após as pedras. Do outro lado, a vegetação é rala e rasteira .
Existe, no local, a uns 200 metros da cachoeira, um amplo quiosque com várias mesas e cadeiras, que funciona como bar e restaurante.

Fonte do Joel

A fonte do Joel é captada de maneira precária mas a água é potável e  escorre por uma canaleta de madeira, caindo sobre pedras e formando um pequeno regato. A vegetação circundante é rasteira, com predominância de grama e algumas árvores de pequeno porte.

Grutas do Pedrão I e II e Gruta do Sr. Tião
 
Conjunto de cavernas compostas de grandes formações rochosas originárias de desmoronamentos de blocos de rocha, que variam de dois a dez metros de altura e larguras diversificadas. Formam interessantes reentrâncias com aparência de tocas, condutos e buracos.
São 03 encavernamentos, as grutas do Pedrão I, II e gruta do Sr. Tião. Localizam-se próximas umas das outras, formando quase uma seqüência. O tamanho aproximado das cavernas, que são raras por pertencerem à litogia gnaisse, varia de 30 a 50 metros de extensão. Não há presença de espeleotemas como estalactites nem estalagmites, por não serem rocha calcária.
Nestas cavernas, foi encontrada uma grande variedade de animais, além de constatadas evidências de sítios arqueológicos e diversas machadinhas em pedra polida, feitas por seus habitantes, na Era Paleolítica.
A sua visitação deve ser orientada por um guia especializado, já que as cavernas não oferecem segurança para visitação sem um acompanhamento, encontrando-se em estado selvagem. Seu acesso apresenta um pequeno grau de dificuldade.

Mirante 

O mirante está localizado à beira da estrada, próximo à Pedra do Ovo, com vista parcial da cidade de Heliodora. Ao fundo, está a Serra das Águas Virtuosas e todo o vale cercado de montanhas.

Caving

É outra atividade que está no roteiro de Heliodora e de quem curte explorar com cuidado a natureza. Quem gosta de praticar esse esporte, tem duas boas opções.

Caverna do Cucurutu

Situada no morro de mesmo nome, é formada por gnaisse, e em seu interior os aventureiros se depararão com uma rica fauna. É um passeio interessante e que possui um grau médio de dificuldade.

Cavernas do Pedrão

Que estão entre as maiores do país formadas por gnaisse. As cavernas possuem  250 metros de desenvolvimento horizontal e nível médio de dificuldade.

Igreja de Santa Isabel 

A Igreja de Santa Isabel está localizada na praça central da cidade, que recebe o mesmo nome da igreja. Sua construção data provavelmente de 1900 a 1910. De estilo eclético, lembrando mais o gótico, sua fachada é simples e possui uma única torre. O interior é simples, possuindo uma grande nave, ladeada por colunas circulares formando meio-arcos.
O altar-mor tem parede de fundo abaulado com pequeno oratório, onde ficam as imagens de Santa Isabel, ao centro, ladeada por Nossa Senhora da Conceição e São Joaquim em madeira.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Heliodora Rodeio Fest Show - O evento inicia-se tradicionalmente em uma quinta-feira e termina no domingo. O evento é realizado com shows pirotécnicos, bailes, touradas e shows com duplas sertaneja de renome no cenário nacional.

- O aniversário da cidade é comemorado com show na Praça Santa Isabel e show pirotécnico.

- O carnaval é uma festa popular, comemorada com dinamismo e alegria nas cidades do Sul de Minas. Em Heliodora não poderia ser diferente e nesta ocasião a cidade recebe muitos heliodorenses que residem em diversas regiões e pessoas de diversas partes do Brasil.
A união de todos dá como resultado uma explosão de alegria e criatividade dos blocos carnavalescos que se apresentam no carnaval de rua.

- Festa folclórica com apresentação de congadas, shows, bingos, leilões, eleição de rainha de barracas com comidas típicas e procissões e missas.

- Festa religiosa feita pela paróquia com barracas de comidas típicas, bingos e eleição da rainha da festa, leilões de prendas e assados, e shows.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE HELIODORA

E-mail: [email protected]

Telefones: (35) 3457-1262 / 1146  

Sites: http://www.heliodora.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: cartorio@[email protected]

Telefones: (35) 3457-1112

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Heliodora

Conheço Heliodora e tenho muita saudades desta terra, cidade simples e agradavél, faço parte desta terra, pois meus sogro querido João Carlos Natali e Vicentina Rodrigues Natali, me fireram muito feliz fazendo parte desta familia. Sou agrata a todos que deram a eles atençaõ e carinho. Peço a Deus que abenções todos voces. (Marli Rodrigues de Paula Natali esposa de Jadir Natali abraço de toda familia.
Por: Marli Rodrigues de Paula Natali

Heliodora é bom de mais.... Tem belas Cachoeiras e mirantes maravilhosos.Sem contar com o povo muito hospitaleiro.. Que conhecer Heliodora vai simplesmente adorar... Òtima visita a todos!!! Abraço!!!
Por: joão gabriel

OLA A TODOS TIVE EM HELIODORA COM UM AMIGO QUE TEM UMA NESTA CIDADE, É UMA BELA CIDADE E TE UM POVO ACOLHEDOR COMO NUNCA VI, TENHO VONTADE DE RETORNAR A ESTA CIDADE, TEM OTIMAS CACHOEIRAS, E UMA PAISAGEM, INCOMPARAVEL. FIZ VARIOS AMIGOS LÁ QUEM QUISER ENTRAR EM CONTADO COMIGO SO ME ESCREVER [email protected] ABRAÇOS A TODOS....
Por: REGINALDO SP

heliodora é uma das mais bela cidades do sul de minas . Pois tem tudo de bom que precisamos para viver uma vida melhor sem violencia e com muita paz e sosego.
Por: José carlos

é uma cidade que todos gostariam de morar é muito calma!com muitos pontos turísticos!venha conhece la vai adorar!!!!
Por: karen gabrielle ferreira

EU MORAVA EM HELIODORA.POIS TENHO MUITA SAUDADE DE LA.TENHO MUITAS AMIZADES .PORÉM MINHA FAMÍLIA TODA É DE LÁ
Por: CLAUDINEIA

Cidade pacata porém muito aconchegante... quem vai pela primeira vez, volta sempre....
Por: Ismara Dias

Já visitei Heliodora, pois tenho parentes que residem aí, um tio conhecido como ( nico ) Antonio Pereira, meus pais também eram mineiros nascidos em Heliodora. Eu morro em Aparecida do Norte/SP. Obrigado
Por: Isabel Lourdes dos Santos

Heliodora..cidade maravilhosa...amo essa cidade.saudades dos meus amigos e da familia...
Por: FERNANDA

Cidadade do Sul de Minas Gerais, no circuito das águas, e região de serras, cachoeiras, para os amantes do turismo rural e da gastronomia mineira.
Por: LUIS FERNANDES

gostei é demais heliodora gostaria de ir la adorei
Por: jaqueline

Heliodora cidade maravilhosa, cheia de paz. Ai que saudade ! Conheça o carnaval de Heliodora, você não se arrependerá...
Por: Marta Cristina

mttttuuuu bommmmm cidade tranquila mtu verde e grandes areas de lazer
Por: eduardo

moro ak desd q nasci e digo q e uma otima cidade com mts atrativos turisticos , clima bom,e mt hospitaleira
Por: grazy

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Heliodora
Fundação:
1948
Altitude:
893m
População:
5.630 habitantes
Área:
154,3km²
Densidade Demográfica:
36,49hab/km²
CEP:
37484-000

Envie seu comentário sobre Heliodora