Guaxupé

Guaxupé-MG
banner

Bem-vindo a Guaxupé!

banner

Comece planejando a sua viagem para Guaxupé utilizando o menu no lado esquerdo para escolher uma opção de hospedagem. Temos diversas pousadas em Guaxupé e hotéis separados por categoria. Você também vai encontrar muitas fotos enviadas por internautas, para planejar o que fazer em Guaxupé.

A cidade de Guaxupé, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1911. A localidade está em uma altitude de 829m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 46.522 habitantes. A área total de Guaxupé é de 286,7km², e sua densidade demográfica é de 162,27hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Guaxupé-MG é 37800-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Guaxupé

Roteiros do Brasil

Região Turística Estâncias do Sul

Circuito Turístico Montanhas Cafeeiras de Minas

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Os debravadores da região teriam sido tropeiros, que ali chegaram em meados do século XVIII. A primeira missa do povoado foi celebrada em 1837, na fazenda Nova Floresta, de propriedade de Paulo Carneiro Bastos, pelo vigário da paróquia de Jacuí. Após a cerimônia, os fiéis decidiram construir uma capela de taipa, coberta de sapé, dedicada à N.Sra. das Dores, dando origem ao Arraial das Dores de Guaxupé. Para constituição do patrimônio da igreja, Paulo Carneiro Bastos fez doação de 24 alqueires de terras e, como não possuía descendentes, instituiu seus escravos como seus herdeiros, concedendo-lhes também a liberdade. Foi deles que o tenente-coronel Manoel Joaquim, futuro Barão de Guaxupé, comprou as terras que passou a cultivar. O arraial foi elevado a distrito em 1853, com a denominação Nossa Senhora das Dores do Guaxupé e, em 1911, foi criada a vila de Guaxupé. Em 1915, foi elevado a município.

Significado do Nome

Homenagem a Nossa Senhora das Dores do Guaxupé

Aniversário da Cidade

1º de Junho

Gentílico

guaxupeano

População

49.491 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

A economia de Guaxupé é baseada na atividade agrícola. A cidade possui mais de 200 propriedades rurais, sendo que o café é o principal produto de cultivo.

Clima

Temperado

Temperatura Média

21° C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Sul no Estado de Minas Gerais

Limites

Pratinha e São Pedro da União(N), Juruaia e Muzambinho(L), Tapiratiba(S) e Guaranésia(O).

Acesso Rodoviário

BR-381/BR-491 

Distâncias:

Da Capital

478 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Catedral de Nossa Senhora das Dores

A Catedral de Nossa Senhora das Dores é um ponto importante a ser visitado. Construída entre 1943 e 1960, a Catedral, em estilo eclético, chama a atenção pela importância de suas linhas. Situada em local privilegiado, pode ser vista de quase todos os pontos da cidade.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE GUAXUPÉ

E-mail:

Telefones: (35) 3559-1001 / 1008

Sites: www.guaxupe.mg.gov.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (35) 3551-2763 / 2351

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS: (35) 3551-5300

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.indi.mg.gov.br

http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Guaxupé

É a melhor cidade do mundo. Minha família materna é de guaxupé. A cidade do amor, do encantamento, essa terra tem cheiro bom!!!!!!
Por: Irlene E M Gonçalves

nossa morro d vontade de conhecer,, esta cidade,, tenho um grande amigo , da infancia,, q está morando ai , assim q der eu vou , muito linda esta cidade,, sou de jão josé dos campos
Por: renan luiz

Adoro essa cidade, e ja tive a oportunidade de morar em gaxupé , estou no ultimo ano de turismo e quero voltar a cideda com novas ideias e muitos projetos para apresentar ,quero que essa cidade seja reconhecida por muitas pessoas,a paisagem de gaxupé é muito bela comn montes e vales para serem explorados, claro sem degradação ao meio ambiente..
Por: juliano raizza

adoro essa cidade,nao posso ver um feriado na folhinha que ja estou indo pra la.. minha cidade natal...te amo guaxupe!!!!! lucas. Passos mg
Por: lucas

Já morei em Guaxupé e posso afirmar que essa cidade tem algo de especial. Ela me cativa e os melhores anos da minha vida, foram vividos em Guaxupé. É uma bela cidade, vale a pena conferir!
Por: Adriano Nicola

SAUDADE DESTA CIDADE QUE MUITO TEMPO NÃO VISITO, TERRA DE MEU PAI FAMILIA SANDRONI MATTOS, SEI QUE CONTINUA TÃO LINDA COMO NO TEMPO DA MINHA JUVENTUDE.
Por: norma mattos

SAUDADE DESTA CIDADE QUE MUITO TEMPO NÃO VISITO, TERRA DE MEU PAI FAMILIA SANDRONI MATTOS, SEI QUE CONTINUA TÃO LINDA COMO NO TEMPO DA MINHA JUVENTUDE.
Por: norma mattos

Moro em São Paulo estive ai GX agora na minhas ferias foi otima fomos eu minha familha em viagem sempre ficamos ospedados na residencia de minha sogra Herminia.n que mora na Salesianos sempre viajamos de ferias gx quado temos oportunidades um dia talvez iremos morar gx abraços Marcio Tricolor
Por: marcio

conhecer a cidade guaxupe minas gerais portal da sidade
Por: brenda

eu amo muito guaxupé numca vi uma cidade tão linda igual a essa(te amo guaxupé)
Por: re

Vim á cidade visitar um parente que a muito tempo não via... Fiquei por 12 dias.. Conclusão: Hoje moro em Gaxupé a 5 meses e parece que estou por aquí uns 20 anos ADORO!!! bjs
Por: Ana Maria repacci de Alemida

BOM PRA MIN A CIDADE É MIN,A CIDADE É MARAVILHOSA SOU SUSPEITO EM FALAR DELA POIS JA TIVE O PRAZER DE MORAR E TRABALHAR NA SANTA CASA E O MAIS IMPORTANTE O MEU FILHO NASCEU AI HJ ELE TEM DOZE ANOS E E UM GUAXUPENO NATO EU AMO A CIDADE E TAMBEM AS PESSOAS OU SEJA O MEU FILHO E MINHA EX- ESPOSA QUE DEIXEI AI SINTO MUITA FALTA DELES HJ MORO EM SCS ABC PAULISTA MAS QUERO VOLTAR A MORAR AI
Por: francisco tadeu de oliveira

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Guaxupé
Fundação:
1911
Altitude:
829m
População:
46.522 habitantes
Área:
286,7km²
Densidade Demográfica:
162,27hab/km²
CEP:
37800-000

Envie seu comentário sobre Guaxupé

banner