Guaranésia

Guaranésia-MG
banner

Bem-vindo a Guaranésia!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Guaranésia, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Guaranésia.

A cidade de Guaranésia, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1901. A localidade está em uma altitude de 751m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 18.830 habitantes. A área total de Guaranésia é de 294,8km², e sua densidade demográfica é de 63,87hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Guaranésia-MG é 37810-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Guaranésia

 

Roteiros do Brasil

Região Turística Estãncias do Sul

Circuito turístico Montanhas Cafeeiras de Minas

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O Rio das Capivaras, assim chamado devido as freqüentes caçadas de capivaras pelos tropeiros, recebeu nome de Canoas, em virtude de alguns garimpeiros, que de passagem pelo rio, deixaram suas canoas abandonadas. Por volta de 1800, pelo fato de ter vindo José Maria Ulhoa das proximidades do Rio Canoas, recebeu ele a alcunha de "Canoas" . Adquirindo uma propriedade entre a estrada Real e o Rio Canoas, construiu ele um rancho que por muitos anos serviu de abrigo aos tropeiros e viandantes que transitavam de São Carlos de Jacuí para . São Paulo e Santos. José Maria, fervoroso católico, vivendo distante de Jacuí, a paróquia mais próxima, resolveu edificar uma capela nas proximidades de sua moradia, a dois quilômetros da atual matriz. Na véspera da inauguração da referida capela, alguns homens empenhados na árdua tarefa de desmatamento, que então cobria todo terreno, onde hoje é o perímetro urbano da cidade, presenciaram um fato que foi divulgado como sendo obra divina. Ao fugir da queda de um tronco um dos homens caiu aterrorizado, grita por Santa Bárbara. O tronco desce sobre o homem. Uma árvore é arrastada na queda e sua raiz levanta-se das entranhas da terra e atira o pobre homem a dois metros de distância salvando de morte certa. Seus companheiros caem de joelhos e gritam: Milagre; Milagre; Após a primeira missa celebrada nesta capela pelo o pároco de Jacuí, Revmo. Padre José de Feitas e Silva. Os senhores Joaquim Martins e Manoel Fernandes Varanda, impressionados com o fato narrado pelos humildes trabalhadores, acordaram em doar um terreno à capela de Santa Bárbara para nele se edificar uma povoação. Levaram ao conhecimento do vigário da Comarca de Jacuí, o que haviam resolvido e a conselho do vigário resolveram também construir uma igreja no local onde havia ocorrido o milagre e em cujo local está edificada a atual matriz. Pelo alvará régio de 6 de abril de 1838, foi o povoado do Canoas elevado a categoria de Distrito de Paz, e com a denominação de Distrito de Paz de Santa Bárbara das Canoas ficando pertencendo ao termo de São Carlos de Jacuí. Tudo se prosperou pela vontade do povo e foi à lei nº 319, de 16 de setembro de 1901 que elevou o distrito à categoria de município. No palácio da Liberdade, o presidente Silviano Brandão, antes de assinar a lei que criava o município, fez umalista de três nomes para dentre eles o Senador Júlio Tavares escolher um que seria o do futuro município. Os nomes indicados foram: Gardênia, Tavarésia e Guaranésia. Este último foi o escolhido pelo senador. E assim o município foi instalado em 02 de Janeiro de 1902.

Significado do Nome

Essa denominação deriva do tupi-guarani e significa pássaro da ilha.  

Aniversário da Cidade:

16 de Setembro 

Gentílico:

guaranesiano

População:

18.714 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Guaranésia é uma cidade pequena com um grande potencial cultural! O Teatro, a dança, o folclore, o artesanato, as artes plásticas, a música, os casarões centenários fazem com que a cidade respire cultura!

Clima:

Tropicalde altitude  

Temperatura Média:

A temperatura registrada varia entre a máxima de 31º C e a mínima de 13º C, tendo um média de 27º C. Entretanto, são registradas temperaturas bastante elevadas, acima dos 31º C, bem como proximo a zero grau, nos períodos de maior intensidade de calor e frio, respectivamente.

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

Zona da Mata  

Limites:

São Pedro da União (NE), Guaxupé (L) Mococa (S), Arceburgo (O) e Monte Santo de Minas (NO).  

Acesso Rodoviário:

O acesso a Guaranésia se dá, a partir da cidade de Belo Horizonte, capital do Estado de Minas Gerais, através do percurso BR-262; MG-050 e BR-491

Distâncias:

Da Capital:

457 km  

Outras:

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

Igreja Matriz

Antigo Matadouro Municipal

Casarões Antigos

Atrativos Naturais

Cachoeiras e trilhas

Artesanato

É a "Capital Nacional do Pano de Prato", que são vendidos na associação das costureiras da cidade, ao lado da praça.

Estação Ferroviária

Cia. Mogiana de Estradas de Ferro (1912-1971)
Fepasa (1971-c.1990)
GUARANÉSIA
Município de Guaranésia, MG
Ramal de Passos - km 15,064 (1937)   MG-2512
X Inauguração: 23.06.1912
Uso atual: abandonada   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1912 
 
HISTÓRICO DA LINHA: O ramal de Passos foi inaugurado em seu primeiro trecho de 15 quilômetros ligando Guaxupé a Guaranésia, em 1912. Foi sendo prolongado aos poucos, chegando a Passos, onde terminava, somente em 1921. Em 1976, o tráfego de passageiros foi eliminado, sobrando os cargueiros, que, com o tempo, passaram a atender somente ao carregamento de cimento da fábrica de Itaú de Minas, e vindo não por Guaxupé, mas por São Sebastião do Paraíso, ali chegando pela antiga linha da São Paulo-Minas. Com isso, o trecho entre Guaxupé e S. S. Paraíso foi abandonado, e teve os trilhos retirados por volta de 1990. O trecho entre Paraíso e Itaú de Minas ainda tem seus trilhos, mas as cargas de cimento deixaram de circular já há anos e o abandono da linha é total. O trecho final até Passos teve também os trilhos retirados.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Guaranésia era a primeira do ramal de Passos, distando 15 quilômetros da estação inicial de Guaxupé. Foi inaugurada em junho de 1912, permanecendo por dois ou três meses como ponta do ramal, até ele ser prolongado até Catitó.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARANÉSIA

E-mail:

Telefones: (35) 3555-3556

Sites: http://www.prefguaranesia.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Empresa Cruz Ltda/Nasser

Endereço: Praça Pedro de Toledo, 24 - Centro 
Fone: (16) 3392-1324
Horário: 2ª a 6ªfeira das 6:30 às 11:00 / 14:30 às 18:00 - Sábado das 6:30 às 10:30

E-mail: [email protected]

Site: http://www.empresacruz.com.br

Horários:

http://www.emsampa.com.br/busjan/mg_247.htm

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:
 
Rua Marechal Floriano Peixoto, 398 - Bairro: Centro    
Guaranésia-MG - CEP: 37810-000
 
E-mail: [email protected]
 
Telefone: (35) 3555-1418

Horários: De 2ª a 6ª feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h.
 
Atribuições
: Nascimentos, Casamentos, Óbitos, Interdições e Tutelas
 
OFÍCIO DO REGISTRO DE IMÓVEIS:
 
Rua Barão do Rio Branco, 609 - Bairro: Centro    
Guaranésia-MG - CEP: 37810-000
 
E-mail: [email protected]
 
Telefone: (35) 3555-2887

Horários: De 2ª a 6ª feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h.
 
Atribuições: Registro de Imóveis

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://www.estacoesferroviarias.com.br

http://citybrazil.uol.com.br/ 

http://pt.wikipedia.org

http://portal.mj.gov.br

http://guaranesiamemorias.wordpress.com/

E-mail: [email protected]

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:      

Roberto Stanganelli  - (1931 - 2010) -  foi compositor, acordeonista,  arranjador, produtor musical e escritor brasileiro, nascido em Guaranésia, Minas Gerais, em 24 de fevereiro de 1931. Sua carreira musical começou na década de 1940, ainda garoto. Gravou dezenas de LP’s e suas composições também foram gravadas por grandes  nomes da música brasileira. Trabalhou com os principais cantores de todos os gêneros e fez parceria com quase todos os nomes importantes da música sertaneja.   

   

 OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 

Comentários de Guaranésia

Tenho muita saudade de guaranesia ...anos 80 bons tempos!
Por: sergio costa

eu queria receber fotos desta cidade linda nelson Campinas sp
Por: nelson faria

Esta cidade é 10, tem muitas cachoeiras e um clima espetacular !!!!!
Por: Fábio Gomes Candido

Até que é bonitinho ai, meus pais residem ai em Guaranésia no jardim Novo Horizonte..Achei bem bonito ai..Parabéns
Por: Karina Gonçalves

amo minha cidade.. saudades de guaranesia bjs para tds mineiros e guanesianos
Por: regina

adoro a cidade é umas das melhores cidades para passear ,muito tranquila e o povo muito acolhedor
Por: luciane

Guaranesia é a cidade onde nasci e mudei-me, jamais voltando desde os idos anos de 1960, portanto há mais de meio século, mas jamais me esquecí daí e um dos meus maiores desejos é visitá-la antes de minha despedida definitiva deste mundo. Moro atualmente em Jacaraipe, bairro da cidade de Serra-ES e gostaria de receber emails de pessoas de meu tempo que por ventura ainda estejam por aí. Vou citar nomes de antigos amigos de minha época. Desculpem-me quem por acaso lembre de mim e eu não mencionei, mas trata-se de minha velhice e consequentemente falta de memória. Lucas Martins Filho, Roberto Cleber, José Murilo e sua irmã Dalva, João Bosco, Os irmãos Wandelô e Weber, Os irmãos Ditão, Anibal e Rita Darlan, Benedito, Palheta, Coutinho, Mauro, Silvio Delorenzo, Raquel e suas várias irmãs, Heloisa Poli R.Vale e seus irmãos, Paulo Teixeira, Neuza Bandini e suas irmãs, Os irmãos José Eugenio e Marcio. Muitos e muitos outros que realmente minha memória não está permitindo relembrar e muitos outros mais que por serem bem mais velhos que eu, infelizmente não creio estarem entre nós, por isso não citados. Para melhor esclarecer quem eu sou informo que sou filho de Orlando Ciuffi e Antonieta Corbani Ciuffi (ambos já falecidos) e irmão de Wanderley Ciuffi, Vanda e Marly e meu último endereco ai foi na Rua Santa Barbara, um pouco acima da praca do clube e próximo ao Ginasio. Lembro-me do Clube Social de Guaranésia e também do Core (Clube Operário Recreio Esportes),pois frequenteio-os ambos em minha adolescencia. Do campo do Guaranésia onde joguei futebol. Das pracas da igreja onde namorei muito ao som do alto falante ouvindo os boleros da época. A saudade é realmente imensa, mas ainda visitarei você minha Guaranésia querida e inesquecível.
Por: orlando ciuffi filho

guaranesia querida onde nasci onde vou morree- amo esta cidade
Por: valdir Martins

Morei em Guaranésia durante 5 anos, e foram os melhores anos que vivi, meus filhos e sobrinho (Baal, Renan, Monique>) fizeram história no teatro no centro cultural de Guaranésia, sinto muitas saudades, mas por motivos de trabalho, tive que deixar a cidade e vir pra São Paulo, tenho muitos amigos aí, principalmente a Professora Roberta Carvalhaes, esposa do João do estacionamento, espero um dia voltar a viver nessa cidade que progride porém continua acolhedora.
Por: Suzana duo

Adoro passa o carnaval nesta cidade, claro k tem algo para evoluir sao c as criticas ke fazemos algo melhor, mas a cidade em si é ,muito gostosa de cuitir, varios lugares bons! Sou de jacarei estade SP, sempre que posso to ai. bjs . Um ar bom de respirar diferente, a hospitalidade da populaçao é muito legal para c tdos até os ke naum os conhecem.Sao muitos calorosos, um lugar muito agradavel e gostoso.
Por: Jusciliana lopes de Souza

a cidade e linda amo,nasci na cidade e visito frequentemente no proximo ferido irei para ai ,amo esta linda cidade
Por: orlando p esplicio

muito bonita gostei muito cidade organisada localizacao boa
Por: dijalma

uma cidade pequena,mais que tem uma população muito calorosa.uns dos melhores lugares que já morei.ADOoOoORO Guaranésia
Por: josiane s silva

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Guaranésia
Fundação:
1901
Altitude:
751m
População:
18.830 habitantes
Área:
294,8km²
Densidade Demográfica:
63,87hab/km²
CEP:
37810-000

Envie seu comentário sobre Guaranésia