Goiabeira

Goiabeira-MG
banner

Bem-vindo a Goiabeira!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Goiabeira, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Goiabeira.

A cidade de Goiabeira, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1997. A localidade está em uma altitude de 180m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 2.481 habitantes. A área total de Goiabeira é de 111,6km², e sua densidade demográfica é de 22,23hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Goiabeira-MG é 35248-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Goiabeira

ROTEIROS DO BRASIL

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Goiabeira Minas Gerais - MG Histórico Assim como todo o norte do município de Conselheiro Pena, a área que originou Goiabeira era pertencente ao município de Itambacuri, Minas Gerais. Em 13-06-1929 chegou na região o senhor Sebastião Monteiro Gama, conhecido por Sebastião Veridiano, com sua mulher Sebastiana Alves de Sá e seus filhos, Geraldo Martins Gama (vulgo Geraldo Veridiano), João Alves Gama, Francisca Alves Gama e Irene Alves de Sá, numa demonstração de alto tirocínio e conhecedor de terras, fundou o povoado. Sendo os primeiros habitantes: Amadeu Linhares de Freitas, João Batista da Silva (vulgo João Chácara), Adauto de Souza Braga, Antônio Miguel, Antônio Coelho Pinto e outros que muito contribuíram para o desenvolvimento local. O primeiro nome do povoado foi Santa Helena, "padroeira do município", nome escolhido pelo Senhor Raimundo Campos, compadre do fundador, Sebastião Monteiro da Gama (vulgo Sebastião Veridiano), em homenagem à Santa de sua devoção. A toponímia Santa Helena figurou até 1936, quando a fiscalização de Itambacuri exigiu que fosse mudado o nome, devido a morte de um coletor público em uma cidade chamada Santa Helena, situada nas proximidades de Governador Valadares. Em decorrência dos referidos fatos os próprios moradores escolherem a denominação Goiabeira. O povoado foi elevado a categoria de distrito pela Lei nº 336, de 27/12/1948, pertencente ao município de Conselheiro Pena. A instalação do distrito de Goiabeira foi em 12/03/1949, conforme ata de instalação. A cerimônia de instalação ocorreu nas dependências da Escola Municipal local ( não consta na lavratura da ata o nome da escola) sob a presidência do então Prefeito de Conselheiro Pena Dr. Dilermano Rocha. Em 22/10/1995 foi realizado o plebiscito a respeito da emancipação ou não do distrito, com resultado favorável à sua emancipação. Entre os emancipacionistas figuram os membros da comissão: Custódio Soares Bitencourt, Geraldo Augusto da Silva, Lyndon Johnson Pereira, Adair Francisco de Amorim e João Dias Ferreira, que juntos à comunidade, não pouparam esforços e venceram as barreiras que se opunham à emancipação. Formação Administrativa Distrito criado com a denominação de Goiabeira, ex-povoado, pela lei nº 336, de 27/12¬/1948, criado com terras desmembradas dos distritos de Ferruginha e Penha do Norte, subordinado ao município de Conselheiro Pena. Em divisão territorial datada de 01/07/1960, o distrito de Goiabeira, figura no município de Conselheiro Pena. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1988. Elevado à categoria de município com a denominação de Goiabeira, pela lei estadual nº 12.030, de 21/12/1995, desmembrado do município de Conselheiro Pena. Sede no antigo distrito de Goiabeira. O município de Goiabeira foi constiuído apenas do distrito sede. Instalado em 01/01/1997. Em divisão territorial datada de 2003, o município continua constituído apenas do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Significado do Nome:

O nome do município origina-se de uma espécie denominada EUGÊNIA GARDNERIANA, da família das Mitárceas a conhecida Goiabeira-do-mato, pequena mais frondosa, árvore de folhas ovado-oblongas e flores brancas, dispostas em racimo, pois em seu território abundavam os bosques dessa espécie. 

Aniversário da Cidade:

21 de Dezembro

Gentílico

Goiabeirense

População

3.226 habitantes - censo IBGE/2013

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Lugar simples e acolhedor que tem tudo o que se procura em uma cidade do interior proporcionando a paz e tranquilidade que só o campo oferece. Goiabeira, tranquilidade, sossego, montanhas e muita satisfação em visitá-la!

Clima 

Tropical de Altitude

Temperatura Média

24,5° C

hspace=0 COMO CHEGAR

Pelas Rodovias: BR-381, BR-259, LMG-774

Localização

-Mesorregião: Vale do Rio Doce

-Microrregião: Aimorés 

Limites

Conselheiro Pena
Cuparaque
Resplendor 

Distâncias:

-Belo Horizonte/MG - 440 km

-Brasília/DF - 1085 km

-Rio de Janeiro - 682 km

-São Paulo/SP 998 km

hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Garrafão

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

-Final de Abril/Início de Maio

 - Festa do Carreiro

-Dezembro

 -Dia 21 - Festa de aniversário da cidade

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE GOIABEIRA

E-mail:

Telefones: (33) 3262-1113/1136/1601

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:  http://www.goiabeira.mg.gov.br/

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (33) 3262-1466 / 8884-7228

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites de Fotos e Informações:

-http://pt.wikipedia.org/

-cidades.ibge.gov.br

[email protected]

-br.distanciacidades

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Goiabeira

e uma pequena cidade acolhedora onde tenho pessoas muito especiais pra mim.tenho muitas saudades de minha familia amigos e conhecidos e das gatinhas
Por: gleison rodrigues de souza

Conheço Goiabeira,MG perto de Aldeia e Cuparaque, gostaria de saber se tem Hotel em Goiabeira. Favor me informar.Sou mineiro também uai.
Por: Gilberto C. da silva

ja conheci ,esta pequena cidade,e me encantei por ela.achei muito legal as belezas que a cerca,as imensas pedras e as serras1
Por: jaibson herculano de melo

vivo em goiabeira,o melhor e a tranquilidade,seguranca,as festas tipicas em fim e muito bom viver em goiabeira.
Por: luiza

l love goiabeira,tudo que nela tem,viver aqui e legal.um povo bacana.
Por: penha franco

Goiabeia e um lugar lindo, eu amo goiabeira,tem muita paisagens belas ,venham conhecer.
Por: fabio sales

sou nascido em Goiabeira,vivo em Belo Horizonte,jamais esquecí minha querida cidade,meu grande sonho: VOLTAR P/GOIABEIRA E NUNCA MAIS SAIR DAÍ.Saí de Goiabeira,mas Goiabeira nunca saiu de mim.
Por: josé ferreira de oliveira

Goiabeira,terra querida,quem te conhace jamais te esquece.Foi aí que aprendí a dar meus primeiros passos para ganhar a vida.Muito obrigada TERRA QUERIDA.
Por: José ferreira de oliveira

nasci em goiabeira e vivo em bh mas nunca esqueci da minha terrinha, sinto nâo ter condiçâo para voltar definitivamente pois essa é a minha vontade, para ajudar a preservar as espécies vegetais e também as abelhas indigenas que estâo se extinguindo sem ser conhecidas, obrigado!
Por: toninho villela

ola,boa noite eu ainda nao a conheço a cidade de goiabeira mas pretendo muto conhece-la vejo q tem um clima muito agradavel............grato por enquanto ate mais agurdo mais informaçoes.............
Por: gilmar s pessoa

conheço goiabeira,lugar tranquilo,belas paisagens,montanhas para esporte radical(voos livre)em fim simples receptivo,recomendo um fim de semana.
Por: bia

l love goiabeira,um dia voltarei para la,lugar onde nao se tranca as casas,os carros ficam na rua,com a chave na igniçao,verdade.recomendo e simples mais e bom.
Por: penha

vou conhecer goiabeira um dia c/ certeza.fui convidado,tenho amigos um dia irei la,voar de asa delta,meu esporte preferido.
Por: brendon

tenho ouvido falar muito de goiabeiras e quero muito conhecer pois tem alguem neste lugar q amo demais e faz parte de minha vida , sei que vou amar o lugar como amo este homem q mora ai. parabens pela cidade maravilhosa. bjus,
Por: rosana

Tenho o maior orgulho de falar para todo mundo que nascí em Goiabeira,vivo fora mas, mas não deixo de sempre visitar o lugar onde aprendí dar os primeiros passos de minha vida.Obrigado meu Deus ,por Goiabeira existir.
Por: José Ferreira de Oliveira

Fico feliz em saber que a cidade de goiabeira está sendo divulgada em sua melhor forma, assim despertando a curiosidade dos que não conhecem em conhece-la. Esse é apenas um pensamento de um de seus filhos. João Neto.
Por: joao vitor da costa neto

olá conterrâneos que tal organizar-mos o encontro dos Goabeirenses ausentes?
Por: José Ferreira de Oliveira

Eu nasce em Goiabeira, mas sai bem pequena dai, hoje moro no estado de Tocantins. Tenho muita vontade de voltar a minha terra natal. estou quase quase chegando os 58 abnos de idade... mas é muito dificil.....sou de familia pobre..... ainda tenho primos por si... abraços a todos
Por: quedima de souza

NÃO CONHEÇO A CIDADE MAIS OUÇO MUITO FALAR POIS AI MORA ALGUEM QUE ROUBOU MEU CORAÇÃO E POR ISSO AMO ESSA CIDADE POIS ELE MORA AI. UM DIA VOU CONHECER GOIABEIRAS DE MINAS GERAIS.
Por: ROSANA LUCIA PEREIRA

olá sou de teofilo-otoni-mg mais amo o povo mineiro de todas as partes de minas gerais e que jesus abençõe todos os coterranos e coterranas qualquer época vou fazer sim uma vizita ai em goiabeira-mg mais uma vez um forte abraço e que deus abençõe todos nóis 09-05-2011
Por: gilson do carmo silva

Olhos essas fotos de Goiabeira, e lembro de chegar com o meu querido avô DAGE a cavalo... Lembrançãs que nunca sai da minha memória.Saudades vovô DAGE!!!
Por: Adilson franco Junior

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Goiabeira
Fundação:
1997
Altitude:
180m
População:
2.481 habitantes
Área:
111,6km²
Densidade Demográfica:
22,23hab/km²
CEP:
35248-000

Envie seu comentário sobre Goiabeira