Francisco Sá

Francisco Sá-MG
banner

Bem-vindo a Francisco Sá!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Francisco Sá, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

A cidade de Francisco Sá, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1923. A localidade está em uma altitude de 656m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 22.778 habitantes. A área total de Francisco Sá é de 2.758,8km², e sua densidade demográfica é de 8,26hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Francisco Sá-MG é 39580-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Francisco Sá

Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Em 1704, o capitão Antônio Gonçalves Figueiras, proprietário das fazendas Jaíba, Olhos D’água e Colônia Montes Claros, desejando ligar esta última ao Rio Gorutuba e dali aos currais da Bahia, em meados de outubro, organizou uma pequena expedição com número provável de 20 trabalhadores, inclusive índios, e partiu de sua Colônia em direção ao nordeste.
Depois de alguns dias de viagem, a expedição chegou a um lugar próximo da serra Catuni ou Decamão. Já sendo tarde, o capitão decidiu acampar ali mesmo com seus comandados, dando ao local a denominação de Cruz das Almas das Caatinga do Rio Verde, em razão de correr o Dia de Finados. Ali mandou erigir um cruzeiro e, lançando assim os fundamentos do futuro município, profetizou que o lugarejo se tornaria um comércio próspero, não só pela sua posição geográfica, como também pelas riquezas naturais de suas terras.
No ano de 1867, o então distrito passou a ser chamado de São Gonçalo do Brejo das Almas, subordinado ao município de Montes Claros. Em 1923, foi elevado à categoria de município com o nome de Brejo das Almas, desmembrado de Montes Claros e Grão Mogol. Em 1948, a localidade passou a ser reconhecida por sua atual denominação.
Francisco de Sá deve seu nome atual ao Dr. Francisco Sá, que, além de engenheiro, foi, durante muitos anos, Ministro da Viação e Obras Públicas.

Significado do Nome

A partir de 1938, passa a ser conhecido por Francisco Sá, em homenagem ao ilustre mineiro que, como ministro da Viação, em 1910, bateu a primeira estaca na construção do ramal de Montes Claros, da estrada de ferro Central do Brasil.

Aniversário da Cidade


Gentílico

brejeiro ou franciscosaense

População

24.918 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Em Francsico Sá, diversão é o que não falta. Venha se divertir e passe momentos agradáveis conhecendo a cidade com sua família.

Clima 

Tropical Semi-Árido

Temperatura Média

24,2° C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Norte de Minas

Limites

Janauba
Capitão Eneas
Montes Claros
Grão Mogol
Riacho dos Machados
Juramento
Itacambira

Acesso Rodoviário

BR-040, BR-135, BR-251 

Distâncias:

Da Capital:

467 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos


hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNCIPAL DE FRANCISCO SÁ

E-mail:

Telefones:  (38) 3233-1325

Sites: http://www.franciscosa.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

Telefones: (38) 3233-1641

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

Comentários de Francisco Sá

Apesar de não mais ser eleitora desse Município onde nasci, parabenizo a eleição do meu colega e ex-prefeito de Francisco Sá em uma época em que eu nem votava, mas que sempre tive vontade de vê-lo de volta na administração dessa nossa cidade que há muito tempo enconta-se paralisada no espaço. Todos que entraram desde então, somente pensaram em fazer por si mesmas e não, em prol da comunidade brejeira. Tenha forças, Dr. José Mário; use sua competência como administrador para fazer algo pela nossa cidade. Acredito em sua astúcia para não se deixar vencer e nem anular a sua atuação à frente dessa próxima administração! Sucesso!!!
Por: Maria Adelina Gonçalves Pereira

Parabéns ao novo prefeito, e que melhorias sejam feitas na cidade e na zona rural ! Nasci aí, e amo esta terra.Abraços
Por: silviany danielle soares

"Terra maravilhosa essa!!!"" Muitas saudades!!! Quem vai la uma vez nunca esquece!!!
Por: Emilia Luizi Miranda Souza

Francisco Sá é uma cidade simples,pequena mas que tem vários pontos turísticos maravilhosos.Tais como:O rio de Catuní,2 riachos e outros.vale a pena você conhecer.
Por: Emerson Leonardo Gonçalves Silva

nascir nesta bela cidade pacata de gente trabalhadeira,sou filho de clemente{sr.léo}é geneva{dona nenzinha}é gostaria de ter contatos com antigos amigos é parentes,sei que meu padrinho chama se quinca de arthur,é madrinha geni,sai dai pequeno com 13anos moro é trabalho em sp sou enfermeiro, quando eu me aposentar gostaria muito de voltar pra ai mande noticias um grande abraço a todos os brejeiros.
Por: clemente dias de melo

Um lugar lindo com barragens hoteiis e festas de setembro .La é um luxo
Por: Giovanni Pereira

falar de francisco sá e não falar da rua da caixa dágua é esquecer uma parte da historia da cidade. a alegria dos moradores da rua da caixa dágua era algo a parte nesta maravilhosa cidade.que só os moradores mais antigos lembram...Deus salve o brejo.....Dôta
Por: dôta

Francisco Sá---meu Brejo das alma..;) cidade do descanço--- calminha calminha.. adooooolu ...
Por: ¨Bianca

Nao só conheço, como já vivi os melhores anos nesta cidade... ÊTA TERRA BOA...
Por: ANDREA

Nossa querida cidade Chico Sá,meu eterno carinho!!! Sou uma brejeira ausente,como se refere aqueles que por algum motivo tiverão que deixar a nossa cidade.Em S.Paulo já a 12anos,não sei se volto ao brejo para morar,mas indico o lugar para quem quer viver uma vida tranqüila.Ah,lembrando que o povo é muito acolhedor.A nossa cidade recebe a todos com muito carinho,as pessoas vão normalmente a passeio e querem ficar para morar!!! Saudades Chico Sá
Por: Adriana Carvalho

nasci nesta cidade vim embora com 6 anos de idade para sao jose dos campos sp voltei a passeio depois de20 anos adirei a cidade e o povo brejeiro
Por: adilson vieira

sou brejeiro com muito orgulho. moro em ilhabela s.p a 20 anos ,mas nunca esqueci da minha terra natal. como diz a estrofe do hino da cidade , brejo das almas ou franciscco sá igual a ti outro não há quero aproveitar aqui e pedir a pessoa por nome adilson vieira q fez um comentario aqui . acho q vc é um amigo de infancia . a muito tempo ñ tenho noticias suas e de sau familia . lendo aqui os comentarios vi o seu . meu e-mail é [email protected] ; abraços a todos
Por: antonio marcos

Francisco Sá, melhor lugar para viver, povo Brejeiro é hospitaleiro, sejam bem vindo à Francisco Sá.
Por: Shandler

EU MIM CHAMO GILTON TENHO 17 ANOS QUE MORO AQUI NO BREJO,QUE É UM CIDADE MUITO BELA,ONDE NINGUEM PRESICA-SE DE PREOCUPA DAS COISAS PORQUE É UMA CIDADE SEM VIOLENCIA.UMA CIDADE ONDE VOCE VEM E NÃO QUER MAIS VOLTA PRA SUA CIDADE.PORQUE É UMA CIDADE HISTORICA CHEIA DE PAISAGENS MARAVILHOSA.
Por: Gilton pereira da rocha neto

CIDADE PACATA DE POVO HOSPITALEIRO ,ALEM DAS TRADICIONAIS FESTAS DE SETEMBRO .UM LUGAR MUITO BOM PARA VIVER.
Por: José Carlos T Carvalho

ameiiiiiiiii!!!! e tudo muito bem informado essa cidade e um show!!!
Por: Luane

A muitos anos estive pela primeira vez nesta adoravel cidade. Fui conhecer onde meu marido nasceu, confesso que a primeira vista achaei que ia ser um tédio, mas como eu estava enganada. Passei dias maravilhosos ai. As pessoas são incriveis, muito acolhedoras. Tenho muita saudades, agora que descobri este site vou ppoder ver mesmo que de longe o quanto esta cidade esta evoluindo, mas sem perder a essencia. Infelizmente vai ser muito dificil eu voltar ai, mas jamais esquecerei as pessoas desta cidade que tão bem me receberam.
Por: Rossana Maria Ferrari

...Nasci em Francisco sá, e moro em Rio Bte ms a 12 anos ainda tenho alguns conhecidos ai voutei pra visitar essa cidade maravilhosa a dez anos átras mais pelo que posso ver nos comentários a nossa cidade continua maravilhosa. E pretendo em breve visita-la novamente, quem sabe ate voltar a morar ai um dia apesar de morar em uma cidade que também e muito boa. as raizes um dia pode falar mais alto pois o destino a Deus pertence... grande ABRAÇO para todos. Se alguém dai se enteressar em ter mais uma amiga entre em contato. Por favor apenas se identifique-se verdadeiramente pois uma amizade que começa com mentiras não pode ser uma amizade verdadeira... Bjs!!! ai vai meu Email: [email protected].
Por: VALÉRIA FABIANE

Amo o povo desta cidade. Tenho familiares que aí residem e sempre que é possível, estou na cidade, principalmente em setembro. Fco Sá me deixa ainda mais encantada com a valorização da cultura popular. Todo o Brasil deveria seguir o exemplo.
Por: Leila Buéri

ja faz 50 anos que sai de fracsa conheco bem essa cidade, que me taz lindas lembrancas, recordacoes .meus pais e tios primos.ha.tenho uma prima ai. ola ana maria. que saudades.
Por: janete ruas duraes

Eu tinha um sitio bem proximo dessa cidade tranquila onde era o meu caminho de passagem e acabei me apaixonado por Francisco Sá por ela oferecer as maravilhosas paisagens das grandes fazendas e criação de gado da sua região.Hoje eu moro em S.Vicente-S.P.mas tenho um enorme prazer em visitar Francisci Sá todo ano se possivel.Como farei isso em dezembro de ano se Déus quezer!!!!
Por: Carmem Déa de Andrade moura

Francisco Sá e uma cidade muito boa quem bebe dessa água jamais esquece
Por: camila

francisco terra de gente acolhedor.saudades de minha terra silvia buritis mg.
Por: silvia danila soares

Tenho muita saudade dessa terra, abraços pra todos os meus parentes ai, Minha Vovó Merces, e todos mais ! Cidade tranquila e acolhedora! Na minha infância não esquecerei jamais os bons tempos que passei ai na fazenda de meu avo Luiz da Barra!
Por: IRIS LOPES

Minha cidade natal,minha cidade querida...cidade da minha infancia,da minha adolecencia.Brejo querido,cidade tao linda de povo amigo e hospitaleiro...que eu ja mais vou esquecer. POUSO ALEGRE/ MG
Por: Eliane Dias Soares

de Melhor na cidade são as pessoas, que saudade que tenho deste lugar, sou filho desta terra. gostaria que vocês colocasse fotos das festa do mês de setembro, muito obrigado um grande abraço para todos irmão....
Por: AFONSO

francisco sá, cidade maravilhosa onde tudo é perfeito
Por: carla andreia

morei em francisco sá até meus 12 anos e vim embora pra são paulo,mas numca esqueço do brejo sempre que posso volto pra matar saudade desse lugar maravilhoso que é francisco sá;;;
Por: milton gonçalves

meu nome é milton filho de zinha e tino tenho varios parentes ai no brejo um deles conhecidissimo de todos ele se chama josé santos mais conhecido como zé elegancia trabalha no forum talvez alguém de vcs o conheça,ja moro em são a 32 anos mas morro de saudade do brejo.meu email é [email protected] se quizer bater um papo e lembrarenm do brejo me add abs a todos;;;
Por: MILTON G. DE SOUZA

cidade maravilhosa;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;
Por: MILTON G. DE SOUZA

conheço é minha cidade natal amo este lugar maravilhoso
Por: aline mirian silva

ah,tempos felizes.sai do brejo.mas o brejo...saudades de dona terezinha professora de ingles dos desfiles de rua de 7 de setembro onde participei varias vezes,do pe de jua que tinha em frente a nossa casa onde brincavamos,dos operarios construindo o grupo donato santos,das escadarias pequenas da porta do colegio tiburtino pena.onde a gente escorregava,das festas de sao joao com aquelas fogueiras na casa de seu martim,pai de nenga .maravilha de lugar.visite
Por: diva

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Francisco Sá
Fundação:
1923
Altitude:
656m
População:
22.778 habitantes
Área:
2.758,8km²
Densidade Demográfica:
8,26hab/km²
CEP:
39580-000

Envie seu comentário sobre Francisco Sá