Francisco Dumont

Francisco Dumont-MG
banner

Bem-vindo a Francisco Dumont!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Francisco Dumont, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Francisco Dumont. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Francisco Dumont para programar a sua viagem.

A cidade de Francisco Dumont, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1962. A localidade está em uma altitude de 635m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 4.354 habitantes. A área total de Francisco Dumont é de 1.558,4km², e sua densidade demográfica é de 2,79hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Francisco Dumont-MG é 39387-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Francisco Dumont

Roteiros do Brasil

Região Turística Terras do Velho Chico

Circuito Turístico Serra do Cabral de Minas e Cachoeiras

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Francisco Dumont nasceu como povoado quando os imensos sertões de pastagens e salinas naturais atraíam os vaqueiros de Pernambuco e da Bahia. Esses aventureiros trouxeram para a região seus rebanhos bovinos, instalaram fazendas, abriram trilhas e estradas. Com a chegada das bandeiras de Fernão Dias, no final do século XVII, a região ingressou no Ciclo do Ouro. O desenvolvimento e a colonização dos povoados foram estimulados, formando, aos poucos, as vilas. Distrito de Bocaiúva, Barreiro foi criado em 1892. Em 1943, passou a ser chamado Vargem Mimosa. Dez anos mais tarde, em 1953, o nome mudou para Conceição do Barreiro que, ao tornar-se município, passou a ser denominado Francisco Dumont.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

1° de Março

Gentílico

francisco-dumonsense

População

4.867 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

A base da economia é a agropecuária bovina voltada para o corte, e hoje também o desmatamento ilegal da mata nativa para a plantação de eucalipto e pinho para a produção e comercialização de carvão.

Clima

Tropical

Temperatura Média

27,6º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Norte de Minas

Limites

Várzea da Palma, Jequitaí, Engenheiro Navarro, Bocaiúva, Claro dos Poções, Lassance e Joaquim Felício.

Acesso Rodoviário

BR-040, BR-365, MG-208

Distâncias:

Da Capital:

376 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Cachoeira do Tombador

A cachoeira é dotada de extrema beleza natural, e encontra-se bem conservada. Ocupa boa parte do Rio Jequitaí. É um ótimo local para acampar, apesar de não possuir nenhuma infra-estrutura.
Como Chegar: Partindo da cidade de Francisco Dumont, pela estrada que liga o município ao distrito de Buriti Grande, percorre-se 4 km até o acesso da cachoeira.
 
Casarão antigo dos Dumont

O casarão é em estilo colonial, do princípio do século. Serviu de moradia para a família Dumont. É um patrimônio passado de geração para geração e está, atualmente, em poder de Sócrates Dumont. Possui arquitetura colonial, pintado de branco e azul, tem uma escada de madeira que serve de acesso ao segundo andar.
Endereço: Praça Cícero Dumont
Número: 25
Como Chegar: Rua Irmãs Moura, praça da Matriz, praça Cícero Dumont 

Igreja da Matriz

A Igreja está localizada na área central da cidade, construída em estilo moderno com uma porta frontal e duas laterais.
Endereço: Praça da Matriz
Número: s/nº 
Como Chegar: Igreja localizada na área central da cidade, construída em estilo moderno com uma porta frontal e duas laterais.

Parque de Lazer e Turismo Açudão

Local de fácil acesso. No parque foram construídas três piscinas de tamanhos diferentes, com profundidades que vão desde 50cm até 1,80m. Na parte mais profunda, o piso e as laterais são concretadas, com relativa segurança aos visitantes. As águas possuem transparência razoável e, quando ocorre alguma chuva nas nascentes do Rio Riachão, sua tonalidade é modificada.
Endereço: Atrativo Urbano
Como Chegar: Local de fácil acesso.

Rio Jequitaí

Como Chegar: Partindo do distrito sede de Francisco Dumont, segue-se pela estrada que vai para Buriti Grande, no km 5 , lado esquerdo avista-se o rio.
 
Rio Riachão

O rio corre encrostado em um vale. É afluente de margem esquerda do Rio Jequitaí. O volume dágua é reduzido, porém permanente. Seu leito forma piscinas naturais.
Endereço: Parque de Lazer e Turismo
Como Chegar: Praça da Matriz, rua Chico Ferreira e rua Chico da Caveira

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE FRANCISCO DUMONT

E-mail:

Telefones: (38) 3733-1112 / 1138

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO CIVIL E TAB. DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (32) 3251-3639

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.descubraminas.com.br

www.cnm.org.br

www.almg.gov.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Francisco Dumont

moro nesta cidade maravilhosa e recomendo a todos que venha visitá-la. Lugar de gente hospitaleira e simples que está de braços abertos a receber a todos.
Por: Eliane Duarte Rabelo Lopes

oi meu nome e licio quero saber qual cidade e mais linda do q essa linda francisco dumont la e um paraiso se vc nao conheçe um paraiso visite francisco dumont minha cidade...
Por: licio

Aí galera , vale a pena conhecer essa cidade , que é muito maravilhosa, visite Francisco Dumont!
Por: Sandrinho

EU GOSTO DO CLUBE!
Por: CAFS

Essa cidade é meravilhossa,pessoal, nao perca tempo e venha conhecer esse paraiso, garanto que todos vão amar esse lugar lindo de viver!
Por: Sandrinho

Essa cidade é tudo d bomm com suas piscinas encantamm qq turista..
Por: wilhiam

As piscinas de àguas correntes da cidade,é um convite pra quem deseja desfrutar de tranquilidade e natureza ainda preservada. O povo é simples mas acolhedor.
Por: Edivarde Sideni Rosa Júnior

Aqui estão as melhores trilhas do norte de Minas. Um convite aos amantes do Mountain Bike. A Serra do Cabral, além de adrenalina pura, deixa apaixonados os que curtem as belezas da naturais de nossas serras e cachoeiras.
Por: Everton A L Costa

oi tive ai em francisco domunt o ano passado amei muito gostei da cachoeira e das piscinas muito bom espero que eu possa passar minha ferias ai de novo um grande abraço para todo ai!!!!!!!!!!!!!!
Por: ellen

uma linda cidade se faz cominteligencia e bom trabalho.
Por: GILBERTO BATISTA

cidade massa,povo hospitaleiro,gosto muito dessa região, mas no momento só saudades pois a doze anos nao faço uma visita.saudades de um mineiro que esta á 960km de distância.catanduva SAO PAULO.abraços
Por: expedito soares junior

que linda vc esta ¨francisco dumont¨foi um prazer te ver pela net,meus momentos mais felizes passei ai em 1983 a 1984.junto ao tata,joão duarte filho cezinha cioly cição bjus
Por: clecia aparecida silva

falar de fran dum sou muito suspeito, pois la e divino,,,,,,,
Por: alfredo

cidade com lindas piscinas de agua natural e de muita tranquilidade que nos traz muita paz;
Por: helenice dos santos ramos

lugar muito lindo,quem ja conhece não esquece jamais
Por: izadora priscila lessa

francisco dumont é uma linda cidade.
Por: gilberto

ola estou pensando seriaamente morar ai estou querendo apsosentar e mudar p uma cidade sossegada abraços
Por: itajayr moura severino

"Bom falar de Xico é complicado,pois,é uma cidade maravilhosaaaaa. Temos ótimos lugares p ser vistos como a Cachoeira e o segundo largedo,temos tbm as praças e o riachão"........... bjim Caso vc queira saber + sobre Xico é só vim conhecer essa maravilhosa cidade........ bjim
Por: Karlla Janaina Rabelo Dias

"Xico é um lugar muito lindo e especial p todos q o conhecem,pois,ele tem de tudo um pouquinho........Ele tem lindas picinas e belas cachoeiras".....
Por: Géssica Maiara

venha conhecer as mais belas cachoeiras do norte de minas e tambem um maravilhosa piscina. tambem temos os rios jequitai e riaçao para vc passa suas ferias lugarmelhor nao ha.
Por: moacir berto ribeiro

francisco dumont euma cidade maravilhosa e acidade que mim resebel no mundo onde eu nasci posso rodar todo o mundo mas nao esquescerei ja mais
Por: marcelo dapaixao santos sousa

Conheço Francisco Dumont tenho parentes na cidade,é um paraíso com uma linda paísagem de serrado cachoeiras e a hospitalidade do povo é expatacular,quem não conhece eu recomendo é o melhor lugar para férias e eco-turismo.
Por: Wagner da Silva Madureira

Conheço Francisco Dumont tenho parentes na cidade,é um paraíso com uma linda paísagem de serrado cachoeiras e a hospitalidade do povo é expatacular,quem não conhece eu recomendo é o melhor lugar para férias e eco-turismo.
Por: Wagner da Silva Madureira

Conheço Francisco Dumond a mais de seis anos, desde então não consigo viajar para outro local, a cidade é maravilhosa e as pessos fantásticas, quem não conhece esta perdendo uma oportunidade única de conhecer o Paraíso.
Por: sergio barros

O melhor Lugar do mundoooooooo.......... Eu vou pra la todo ano e recomendo quem nao conhece ... Vai conhecer filho ta perdendo... Muito Maraaa Adrooo esse LUGAR TE AMUUH Xico Dumont
Por: Geisielle Santana Leite

Pessoal, eu recomendo conhecer Francisco Dumont(ou barreiro para os mais antigos rss) porque é uma cidade linda e pitoresca, eu cresci no meio das matas e cachoeiras, do tempo em que descobria as belezas selvagens do lugar.Visite o acudinho e acudão, a cachoiras, o lajedo, a estiva, as fazendas do lugar, sol, matas, muito água e as pessoas te recebem com a maior alegria.Ainda tenho familiares lá e um volto para rever tudo e todos.
Por: Antonio Geraldo Bruzinga

Francisco Dumont, esta cidade que me deixa muitas recordações. fui aluno da 1ª turma de formandos quando inaugurou o colegio da cidade. Tenho orgulho de ter trabalhado na construção e calçamento de bloquete da cidade. ajudei a construir um pouco desta cidade maravilhosa.
Por: Antonio Geraldo Bruzinga

Vc que não conhece francisco dumont ainda não deixe de conhecer por que e uma cidade maravilhosa para fazer passeios e curtir o verde da natureza Carnaval agora não percam aproveitem e vão conhecer..Bjs p vcs
Por: Ana maria

Eta terra boa, quantas saudades.. povo bom e hospitaleiro, pretendo logo estar por ai na festa de julho ou na festa de covancas.
Por: Lucas Rabelo (laninho)

adoro francisco dumont cidade onde passei os melhores momento de minha vida.meu pai e quase toda minha familia moran ai .amo muito francisco dumont
Por: tatiane ap neves fonseca vitotoriano

No Carnaval estarei ai para conhecer esta bela cidade.
Por: Rivete

Gente, moro aqui no estado do Rio de janeiro, mas não da pra esquecer Francisco Dumont, onde passei minha infancia e os melhores anos de minha vida.Todos devem conhecer o paraiso natural que existe lá.Cachoeiras, matas, rios, piscina natural, que eu ajudei a encontrar quando nem havia caminho até lá.precisamos preservar, por favor .
Por: Antonio Geraldo Bruzinga

Cidade maravilhosa tanta recordaçôes, tenho muitas saudades !!! PRINCIPALMENTE DOS MEUS FAMILHARES. sempre que posso vou visita -lo . recomendo a todos....
Por: JACKELICE J.FONSECA VIANA

essa cidade e maravilhosa,nasci nela,agora nao moro mas ai. mas tem otimos rios ,cachoeiras p se divertir. tem um parque de lazer que quem foi uma vez nunca e jamais vaiesquecer... bjosssssssss cidade maravilhosa...
Por: sandra

É um lugar maravilhoso! Gosto muito de lá. Vale a pena curtir as cachoeiras, piscinas, praças e muito mais.
Por: ana márcia

minha mãe conheceu socrates do mont e hj ela tem 88 anos isto foi em 1940,conheceu dna Carlota,e Geraldo machado,a esposa Ciria do mont era a unica filha,eles conheceu a minha tia ,Geni que morra nos lado de sao lanberto ,fazenda varidinha,a mais de 50 anos.
Por: ana maria dos santos

ola!! Não existe cidade melhor de se viver...aqui vcs encontra lazer e diversão,piscinas naturais de qualidade so aqui vcs encontram,cachoeiras,e muitoo mais venha nos vizitar e traga toda a sua familia pois vcs não irão se arrepender!! e sejam bem vindos a Francisco Dumont
Por: Aliane Fonseca

Para quem é de São Paulo como eu...Franscisco Dumont é um excelente refúgio para descançar pena que a infra estrutura de cidade deixa a desejar, além do Açudão que está largado...de qq forma vale muito a pena conhecer. Abraços
Por: Paulo Kazado

francisco dumont cidade maravilhoza ,otimo lugar para passear e curti uma boa ferias , na sua proxima viagem venha conhecer nossa cidade maravilhoza fabio rabello
Por: fabio gomes rabelo

minha querida cidade xico dumont diougla curitiba pr
Por: diouglas geraldo rabelo dos santos

adorei passar o feriado ai vou voltar so falta uma danceteria para melhorar a noite
Por: carmem rabelo

minha cidade,venham conhecer a essa cidade maravilhosa,que tem tudo aver com vc.....nao perca mais tempo
Por: jesserly luana fonseca

adoro essa cidade,sou dai morro aqui em Saõ Paulo, mas amo minha cidade, o que mais gosto ai saõ as piscinas sem contar com a hospedalidade do meu povo Francisco dumontensse
Por: Ione Maria dos Santos

estive em francisco dumont no ano de 1976, trabalhando em pesquisa mineral,pela cprm e nunca esqueci dessa cidade e do povo maravilhoso que ainda tenho saudades depois de tanto tempo.
Por: adautivo nunes de carvalho

Conheci ai aha alguns meses atras,e me apaixonei,compramos um lote ai e em dezembro estou pretendendo ir morar ai definitivamente!!!!!!!!!!! ha moro em bh!!!!!!!!!!!!ai e bao d+++++++++++++!!!!!!
Por: marilene Jesus da Silva

minha querida chico dumont meus melhores momentos foi a época de escola curti muito com minhas amigas geane luzia viviane janaína edneuza cláudio que saudades!!! cidade linda e hospetaleira bjks♥♥♥
Por: maria de almeida

Vale a pena visitar Francisco Dumont! Venha e confira, vai valer a pena! Venha conhecer!
Por: Aliane Fonseca

Francisco Dumont cidade maravilhosa, terra de gente hospitaleira; cidade de lindas cachoeiras e belas picinas de aguas naturais e o melhor pertinho da cidade. pra não dizer dentro da cidade. venha fazer uma visita;agora da BR135 e só 33km de asfalto, tudo de bom.
Por: João Rabelo

Estive passeando nessa cidade em maio 2011 e gostei muito, inclusive da hospitalidade do povo do local.
Por: Antonio Ferreira

Vixx. Xicoo, a melhor qi ta tenuuu. Venham conhecer, pois qm conhece nunca mais esquecii.. E o melhor ponto de referência, são as pscinas de águas naturais. Podem vir que vcs não vão se arrepender.
Por: Joyce Prado

cidade hospitaleira ,agora com acesso fácil ,linda cachoeiras .lugar ideal para descansar.tenho muita saudade da minha familia .jose ricardo favor postar fotos do casarao de socrates dumont .
Por: adonias

cidade esta limda populacão comtinua cuidando assin amo esta cidade vou voltar mais vez fico feliz pretendo morar no futuro
Por: DIMAS LUCIO FIGUEREDO

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Francisco Dumont
Fundação:
1962
Altitude:
635m
População:
4.354 habitantes
Área:
1.558,4km²
Densidade Demográfica:
2,79hab/km²
CEP:
39387-000

Envie seu comentário sobre Francisco Dumont