Francisco Badaró

Francisco Badaró-MG
banner

Bem-vindo a Francisco Badaró!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Francisco Badaró, informações atualizadas sobre a cidade Francisco Badaró, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Francisco Badaró.

A cidade de Francisco Badaró, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1962. A localidade está em uma altitude de 398m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 10.432 habitantes. A área total de Francisco Badaró é de 472,5km², e sua densidade demográfica é de 22,08hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Francisco Badaró-MG é 39644-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Francisco Badaró

Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

As origens do atual município estão ligadas às expedições que partiam em busca de ouro na região, em meados do séc. XVIII. Em 1729, inicia-se o povoado de Arraial Velho, tendo como seus principais fundadores Antônio de Farias e Atanásio Couto. Mais tarde, Arraial Velho passa a denominar-se Sucuriú, devido ao riacho que banha a região. Em 1962, Francisco Badaró emancipa-se, recebendo a denominação adquirida em 1948.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade


Gentílico

badarosense

População

10.244 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Francisco Badaró destaca-se ainda por seu artesanato em algodão, madeira e palha. 

Clima 

Semi-árido

Temperatura Média

24,4° C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Jequitinhonha/Mucuri 

Limites

Virgem da Lapa
Berilo
Chapada do Norte
Jenipapo de Minas
Aracuai

Acesso Rodoviário

BR-381, BR-116, BR-367 

Distâncias:

Da Capital:

723 km

hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

JATOBAZEIRO

Ao se fundar aqui em 1847 a Irmandade do Rosário dos Homens pretos de Sucuriú, foi lhe doada pelo proprietário da fazenda das almas, a área de aproximadamente um hectar de terra, início de seu patrimônio como personalidade jurídica. Aí se construiu uma capela, e a uns 20 metros, plantado um jatobazeiro.
Lá está ele, mais de cem anos, tronco majestoso,alta e frondosa copa, uma beleza! Quantas gerações de "moleques", na época do amadurecimento de seus frutos, tem lhe atirado "toletes", para arranca-lhe as bagas e apreciar-lhe as deliciosas castanhas! Mas não se recente, fica até alegre com brincadeiras da meninada. Assim foi se criando e sobressaindo no ambiente do alto do Rosário.

APA – CHAPADA DOS PEQUIZEIROS

Possuindo 6.250,0 hectares, esta localizada no centro - oeste do município, limitando-se em parte com o município de Berilo. Destaca-se no município por ainda manter preservadas espécies vegetais e animais típicos do cerrado, além de abrigar a nascente do Córrego Àgua Limpa, que até o ano de 2000 era o responsável pelo abastecimento de água da Sede do Município.
A Chapada dos Pequizeiros é popularmente conhecida por este nome em virtude da grande concentração de pequizeiros ( árvore escolhida como Àrvore Simbolo do Estado de Minas Gerais ) existente em suas encostas e na área plana da chapada. Faz parte também da sua paisagem cênica, o Morro Redondo, com sua formação característica, muito conhecido na região e sempre visível de várias regiões da APA.

IGREJA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

Construída pelas mãos de escravos, por volta de 1847, com características tipicamente européias, sendo erguida em cumprimento de disposição do Compromisso da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos do Sucuriú, fundada em 1846. A Igreja foi construida em madeira e adobe, com capela -mor e duas sacristias laterais, nave com uma parte lateral assobradada, fachada sem torre, o coro e o público na parte assoalhada, sendo que estes foram retirados com a ordem do pároco Emiliano, quando o vigário achou melhor construir à esquerda da capela, outra lateral para torná-la mais espaçosa.
Essa Igreja encontra-se localizada no alto do Rosário, tendo sua frente voltada para o Córrego Sucuriú.
Tombada como Bem Imóvel no Município de Francisco Badaró , através do Decreto Municipal nº. 005 de 07 de Abril de 2009.

SOBRADÃO VELHO

De traçado irregular, o núcleo histórico, margeando o Córrego Sucuriú destaca-se o Sobradão Velho. Foi edificado no Século XIX, isso por volta de 1840.

GAMELEIRA

Em comemoração ao centenário da Independência do Brasil, o Governo de Minas Gerais determinou que fosse plantada uma árvore, como marco da independência. Em 07 de Setembro de 1922, Sucuriú comemorou a festividade do primeiro centenário.Segundo o Livro de Tombo a festividade foi acompanhada de solenidade religiosa, havendo missa cantada e benção do Santíssimo Sacramento.
A árvore foi plantada em frente a esquina da casa do primeiro vigário desta freguesia, como um ato de patrimônio, dedicação e respeito. Este local ficou conhecido por muito tempo como “ Alto do Centenário”.

ESTÁDIO ESPLANDA


Localizado em um dos Bairros mais novos da cidade, sendo o local de descontração e lazer do povo badaroense, nos finais de semana

SOBRADO DE FARIAS

Situado à Rua Dois de Setembro, Centro de Francisco Badaró .
Este sobrado é de grande valor histórico arquitetônico para o povo badaroense, por ter sido a primeira construção sólida aqui edificada, isso por volta de 1728, em estilo colonial, característico da influencia européia em nosso meio. O Sobrado de Farias também nos lembra o sacrifício e luta dos nossos antepassados em edificá-lo, ressaltando que este local foi palco da exploração aurífera, que atendeu os interesses econômicos da metrópole portuguesa.
Tombado pelo Decreto Municipal nº. 006 de 23 de Março de 2002.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- A cidade reúne uma grande quantidade de filhos da terra e turistas no meio do ano para a festa de Nossa Senhora do Rosário (Festa religiosa em homenagem a Nossa Senhora do Rosário).

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE FRANCISCO BADARÓ

E-mail: [email protected] ou [email protected]

Telefones: (33) 3738-1123 / 3738-1228

Sites: http://www.franciscobadaro.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (33) 3738-1110

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.indi.mg.gov.br

www.cnm.org.br

http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Francisco Badaró

eu naci e creci nesta cidade maias por falta de de oportunidades eu vim para são paulo é como se vê a cidade não mudou quaze nada não evoluiu a cidade preciza mudar como por exemplo jenipapo uma cidade que está crecendo assim badaró preciza fazer para crecer está é minha opinião que sugiro ás autoridades a fazer
Por: valdemar vieira da silva

achei interasante ter uma cidade com o meu sobrenome sou de Uba MG tenho uma familia grande com sobrenomome de Badaro
Por: maria martabadaro de castro

ou de jenipapo mais antigamente ramos do ditrito de francisco badaro hoje como jenipapo ja é cidade entao pasa a ser municipios diferente, tambem ´´e um otimo lugar de passar as ferias e um lugar tranquilo como jenipapo de minas, tem de tudo um pouco.
Por: fabio rodrigus ramos

bom o que tenho a dizer é que Francisco Badaró é uma cidade pequena,mas onde se encontra pessoas com o coração enorme.São simples e acolhedores,sempre dispostos a ajudar os outros.a festa tradicional é festa de nossa senhora do rosário que se realiza no mês de julho,outra atração é o grande jatobazeiro,as lendas,as danças e muito mais.vale a pena conhecer.Eu como eterna badaroense me orgulho da minha cidade e de todos que ali moram,já moraram,conhecem e até mesmo os que ainda vão conhecer.obrigada.
Por: DIANE TAÍS

SAUDADES DE UM LUGAR ONDE VIVEU MEUS PAIS E ONDE VIVE MEUS AVÓS COM MUITA ALEGRIA DE UMA CIDADE COMO FRNCISCO BADARÓ SOU NETO DE MANUEL VIEIRA DA COSTA ESPERO VOLTA EM BREVE
Por: EDER VIEIRA DOS SANTOS

meu marido nasceu nesta cidade e ainda nao tive a oportunidade de conhece-la mas vi muitas fotos e achei acidade marivilhosa.
Por: nubia

Francisco Badaró, é a melhor cidade do mundo! eu gosto muito de lá. minha familia toda é de lá! amo aquele lugar,amo aquelas pessoas, eu amo tudo de lá!
Por: valéria

CIDADE LIMDA MARAVILHOSA AIMDA VOU MORAR AI ESTOU COM SAUDADES , BADARO TE AMO .ATE O FIM DO ANO ?
Por: CARLOS ROBERTO LOPES

sou filho dessa cidade sinto muita saudade moro em são Paulo tenho irmãos e tios ai nessa cidade sou da familia de Chico paula
Por: Onelo

Francisco Badaró é a minha cidade preferida. E esta cada vez mais linda, gostaria de visita-la sempre.Amo de verdade esta linda Cidade.
Por: Patrocinia R Sousa

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Francisco Badaró
Fundação:
1962
Altitude:
398m
População:
10.432 habitantes
Área:
472,5km²
Densidade Demográfica:
22,08hab/km²
CEP:
39644-000

Envie seu comentário sobre Francisco Badaró

banner