Extrema

Extrema-MG
banner

Bem-vindo a Extrema!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Extrema, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

A cidade de Extrema, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1901. A localidade está em uma altitude de 973m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 20.297 habitantes. A área total de Extrema é de 243,7km², e sua densidade demográfica é de 83,29hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Extrema-MG é 37640-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Extrema

 

Roteiros do Brasil

Região Turística Estâncias do Sul

Circuito Turístico Serras Verdes do Sul de Minas

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Situada no extremo sul de Minas, o município originou-se da doação de terras do fazendeiro José Alves, que mandou construir uma pequena capela em homenagem a Santa Rita de Cássia. À partir dessa edificação, alguns imigrantes, vindos de Bragança Alta e Atibaia, começaram a fixar-se em suas proximidades, atraídos pela lavoura de café. Com a denominação de Santa Rita da Extrema, a antiga fazenda foi sendo dividida em pequenas áreas, transformando-se em vila, e, em 1871, foi promovida à paróquia. Tornou-se município em 1901 e teve seu nome reduzido para Extrema em 1915. A região oferece várias opções para passeios: a pedra dos Cabritos, situada num grande vale, a pedra Sapo e a mata do Pinheirinho - pedra a 1790 metros de altitude, circundada por mata antiga repleta de quedas dágua -, a pedra das Flores e pedra do Cume, no alto da serra da Mantiqueira.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

16 de Setembro

Gentílico

extremense

População

28.564 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Município situado na divisa com o Estado de São Paulo, Extrema possui inúmeras belezas naturais e é muito procurada por jovens devido às trilhas na mata e ao vôo livre. Sua Padroeira é Santa Rita.

Clima 

Ameno e úmido

Temperatura Média

21º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Sul/ Sudoeste do Estado de Minas Gerais

Limites

Toledo, Itapeva, Camanducaia, Pedra Bela (SP), Vargem (SP) e Joanópolis (SP)

Acesso Rodoviário

BR-381

Distâncias

465 Km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Pedra do Cume

Ponto mais alto da Serra do Lopo á 1750m de altitude, diferencia-se de outros cumes pela facilidade como se chega ao local, e oferecendo talvez como poucos, uma vista linda e abrangente.
Observando-se a montanha, ao pé da serra, vê-se claramente a forma de um gigante deitado. Este local tão especial fica localizado na cabeça do gigante, exatamente no ponto em que forma a sua testa entre as sobrancelhas. Considerado por grupos esotéricos, local de grande concentração de energia cósmica e telúrica.

Pedra das Flores

É indescritível as sensações e os sentimento de quem atinge este belíssimo local. Uma plataforma de rocha, em tom róseo com área de aproximadamente 1 km², e uma visão de 360º, pode se avistar desde a cidade de São Paulo até a Pedra de São Domingos, ponto mais alto do sul de Minas Gerais.  Devido a sua forma, é considerada pelos esotéricos como um ponto de pouso para naves extra-terrestres. Possui em suas fendas e ondulações, lindas espécies de flores, entre elas: orquídeas, chuva de ouro, bromélias e lírios rubis(Amarílis).

Lago da Serra do Lopo

Lindo lago no topo da serra formado por águas de nascentes, oferece um excelente local para reflexão e contemplação.

Rampas de Asa Delta

Localiza-se no alto da Serra do Lopo, a 1700m de altitude, oferecendo um visual inesquecível. Da rampa voltada para o Sul, pode se avistar a belíssima Represa do Rio Jaguarí, com os espigões direitos da serra da Mantiqueira ao fundo. Da Rampa voltada para o Norte avista-se, logo abaixo, a cidade de Extrema, com belíssimas montanhas do espigão esquerdo da serra da Mantiqueira.

Pedra Cinco Dedos

Como o próprio nome diz, esta pedra oferecem uma intrigante visão de um índio velho, como guardião da montanha, e ao lado uma mão com seus cinco dedos.

Pedra Sacerdotisa

A Pedra da Sacerdotisa possibilita uma visão de cerca de 80 km em 360º.
Inesquecível! Alguns grupos esotéricos visitam esse local para avistamento de naves extra-terrestres.

Pedra do Índio

Pedra do Índio: Sítio arqueológico, localizado no bairro da Fazenda do Matão, a 7 km do centro de Extrema. Chega-se ao local a realizando uma caminhada de 15 minutos (subida), em trilha que parte da margem esquerda da estrada da Laje. Presume-se que o local era usado como abrigo por populações pré históricas. Lá encontram-se inscrições rupestres.

Cachoeira do Salto

Parque Municipal localizado em uma agradável área as margens do Rio Jaguarí, a 8km do centro, onde encontra-se um conjunto de cachoeiras de pequeno e médio porte. O parque situa-se no bairro do Salto de Baixo, onde futuramente será construído o  Museu da Memória Mineira.

Igreja Matriz de Santa Rita de Cássia

Construção de 1874, em estilo barroco mineiro, e é mais antiga do Município
Localização: Praça Presidente Vargas, s/nº, Centro

Fundação Cloé- Misael Cardoso Pinto Filho

Fundação que defende as causas ecológicas, reconhecida pela UNESCO

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Resumo:

- Festa do Imigrante - Festa de confraternização de colônias estrangeiras residentes em Extrema.
Local: Praça Coronel Simão Estelita Cardoso. 

- Festa do Peão de Boiadeiro - Data: Primeiros meses do ano - Festa tradicional realizada há mais de dez anos no município reunindo peões de vários estados.
Local: Pátio Externo do Ginásio Poliesportivo.

- Festanejo - Data: No inverno - Festival da canção sertaneja, ocorre anualmente em meados do ano.
Local: Clube Literário e Recreativo.

 Maio

22 - Festa de Santa Rita de Cássia - Festa da Padroeira e também aniversário da cidade. Encontro Estadual de Bandas de Música - Local: Praça Presidente Vargas  e Praça da Matriz.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE EXTREMA

E-mail: [email protected]

Telefones: (35) 3435-1911 /  1576

Sites: http://www.extremamg.com/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (35) 3435-1622

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Extrema

fiquei 2 dias em extrema e me apaixonei pela cidade e pelo povo dai gostaria muito de poder morar em extrema
Por: sandra feltrim

Gostaria de enfatizar neste comentário que a cidade de Extrema conhecida como o portal de minas é simplismente um pedaço das coisas boas que Deus fez , e tambem parabenizar pelo fato de ter visitado 02 parques municipais e ter achado ao mei do século 20 ainda respeito com a natureza.
Por: Manoel Derneval dos Reis

Extrema? como falar de extrema! A cidade é maravilhosa,não canso de ir à Extrema, fico horas sentada na praça, olhando aos redores, o ar gostoso. Parabéns!
Por: Maria de Lourdes Macedo Silva Bossa

sou de alagoas mais gostei muito ao visitar essa cidade.gostaria muito de morar nesse paraiso . espero voltar algum dia pra matar a saudade que está em mim.
Por: leonaldo ferreira figueireso

ja morei em extrema e e tudo de bom expero mora de denovo muitas saldade de extrema
Por: jose ailton

Pense ki cidade maravilhosa!!!!!!!!!! Moro aki ha uns 4 anos e amo essa cidade. Foi aqui que me casei e vivo feliz, graças a Deus!! Venha visitar minha cidade quem ainda nao conhece, vcs vão amar de paixão igual eu amo... Abraço a tdos...
Por: ozana

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Extrema
Fundação:
1901
Altitude:
973m
População:
20.297 habitantes
Área:
243,7km²
Densidade Demográfica:
83,29hab/km²
CEP:
37640-000

Envie seu comentário sobre Extrema

banner