Diogo de Vasconcelos

Diogo de Vasconcelos-MG
banner

Bem-vindo a Diogo de Vasconcelos!

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em Diogo de Vasconcelos e muitas outras opções de hospedagem na cidade Diogo de Vasconcelos. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em Diogo de Vasconcelos.

Informações de Diogo de Vasconcelos

Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A origem de nosso município se deve às "Entradas" ou aos "Bandeirantes", instalada na pequena colina e descendo ladeira abaixo, de Mariana, em direção da Zona da Mata.
Os descendentes dos exploradores e pioneiros paulistas, enriquecidos com as pedrarias, metais, possuíam muitos bens e grande número de escravos, indo com um grupo habitar numa região denominada "do Engenho" (próximo do lugar ghamado atualmente de "fazenda dos Caldeirões") e um outro grupo foi instalar-se no lugar conhecido como Santo Antônio (posteriormente "Retiro dos Creolos", por ter se tornado quase exclusivamente num reduto de "Negros Escravos".
No engenho veio morar um fazendeiro que tinha um filho seminarista que estudava no seminário de Mariana. Chamava-se o futuro sacerdote Domingos Coelho da Rocha. Após ordenar-se padre veio morar com seus pais na fazenda. Sendo muito devoto de São Domingos, logo tratou de erguer uma ermida para venerar-lhe a santidade numa pequena elevação que panoramicamente dominava todo o lugar, onde está construída a atual Matriz de São Domingos de Gusmão.
Construída a ermida, o Padre Domingos conseguiu uma imagem de São Domingos de Gusmão em Mariana em Mariana, daí a primeira dominação do lugarejo de "São Domingos", passou a ser chamado de São Domingos de Mariana. Com a chegada da imagem, como era de esperar, fez crescer a frequência das pessoas nos atos religiosos, aumentou a população no território compreendido entre o "Engenho" ou "Fazenda de Joaquim Alves", "Fazenda dos Caldeirões", "Garapa ou Nicaço", (hoje Fazenda do Jequitibá), "Retiro dos Creolos" etc.
Exercendo política, social e financeira, grande influência no lugar os "Carvalho Sampaio", generosamente tomaram a frente da construção de uma verdadeira e confiável igreja. Na construção do novo Templo, muitos esforços foram solicitados a todas as pessoas de boa vontade. Não faltaram braços para o trabalho pesado e duro. A frente um descendente dos Carvalho Sampaio: João Ignácio tendo ao seu lado homens como Gomes Cândido Santana, Joaquim Gonçalves Cunha e muitos outros.
Logo surgiram os primeiros sítios e fazendas, importantes na produção de alimentos na região.
O povoado foi fundado pelo Padre Domingos Coelho da Rocha, em época ignorada. Em 1881, o povoado foi elevado a freguesia e, um ano depois, foi criada a Paróquia sendo o Povoado conhecido como São Domingos e depois São Domingos de Mariana.

Significado do Nome

Em homenagem ao historiador Diogo Luiz Pereira de Vasconcelos, o distrito passa a denominar-se: Diogo de Vasconcelos, em 1928.

Aniversário da Cidade

08 de Setembro

Gentílico


População

4.080 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Cidade de interior tranquila que acolhe muito bem aos turistas com a hospitalidade mineira de sempre!

Clima


Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Metropolitana de Belo Horizonte

Limites

Mariana, Acaiaca, Piranga, Guaraciaba 

Acesso Rodoviário

BR 040, BR 356 e MG 262

Distâncias:

Capital:

171 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Cachoeira da Laranja

Localizada a 12 km do centro, tem uma queda de aproximadamente 15 metros e um pequeno poço de propriedade privada. Faltando 5 km para a sede do município tem uma pequena ponte de cimento, antes de passar a ponte entrar à direita em uma estrada de terra por cerca de 3 km, Fazenda Laranjeiras, passar em frente da fazenda e descer direto. Se a estrada não tiver condições de tráfego, seguir à pé mais 1 km.
 
Casas

Casas da década de 40 e 50, com arquitetura característica da época.
 
Igreja São Domingos do Gusmão

Lá se encontra o tumulo de Padre Arlindo - Arquitetura Contemporânea.
 
Praia Branca

Prainha as margens do Rio Galaxo do Sul.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Agosto

04 - Festa do Padroeiro - São Domingos de Gusmão.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE DIOGO DE VASCONCELOS

E-mail: [email protected]

Telefones: (31) 3886-1237

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

Telefones: (31) 3886-1119

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Diogo de Vasconcelos

O site de apresentação da cidade ficou faltando o brasão e a bandeira. Conheco a cidade e um povo acolhedor.
Por: Joyce Pedrosa Zevedo

eu amo esta cidade val e conhessa o bar da aleandria
Por: Nilson s teixeira

A cidadezinha é encantadora e bucólica. Dá vontade de voltar no tempo, andar a cavalo pelos arredores ou até ficar uns dias. Qualquer dia desses volto para curtir melhor a comidinha boa, a gente simpática, enfim, tudo de bom.
Por: Kátia Maria Nunes Campos

conheço e amo muito essa cidade,eu nasci lá e quero voltar pra lá quando minhas condiçoes financeiras me permitir
Por: ARLINDO ANTUNES DE FREITAS

meus pais joaquim e julia nasceram em diogo, nao nasci ai mas morei até meus 6 anos. Hoje moro em mato grosso.Beijos a todos de Diogo de Vasconcelos
Por: Ana Lucia

Nossa não tenho nem palavras pra descrever essa cidade então resumi ela em uma só palavra 'cidade maravilhosa'
Por: Larissa Evelyn

Fui criado nesta pequena cidade, não sou natural de lá mas morei lá mais de 20 anos . Amo muito a cidade, é um lugar muito tranquilo uma é comunidade maravilhosa e acolhedora .temos duas tradicionais festa lá ,no mes de agosto a do nosso padroeiro são domingos de gusmão , Padre Arlindo Vieira. Em setembro acontece a festa de emanicipaçao do municipio com tres dias de festa muito boa ;geralmente e dia 06 07 08 09 de setembro. abraços a todos...Silvinho
Por: silvio paulo coelho

A CIDADE DE DIOGO DE VASCONCELOS E CONHECIDA MUNDIALMENTE ATRAVES DO PADRE ARLINDO VIEIRA QUE FOI SEPULTADO DENTRO DA IGREJA MATRIZ DE SAO DOMINGOS A ELE SAO ATRIBUIDOS VARIOS MILAGRES
Por: FLAVIO AUGUSTO SAMPAIO DE OLIVEIRA

Conheço sim, como também sou nascida e criada em Diogo. Morei nesta cidade até os meus onze anos de idade a partir dai moro em São Paulo Capital. Mas gosto muito da minha cidade Natal.
Por: Rosely Luiza Gomes

Apenas o que posso dizer que amo essa ciade, é muito tranquila com pessoas maravilhosas,Amo sempre que posso visitar a ciade, Recomendo aquelas pessoas que precisam de descanço e traguilidade.
Por: Edislene Guimarães Cunha Alves

Não só conheço a cidade como meu pai nasceu em Diogo, estivemos visitando sábado 25/09/10 e adorei rever depois de 23 anos sem passar por essa cidade encantadora, foi ótimo meu marido adorou, meu irmção que naépoca que conheci ñ era nascido tbem gostou muito.Quem for em Diogo ñ esqueça de visitar a igreja e conhecer um pouco da história de Pe. Arlindo.
Por: ElisângelaMoreira Pimenta

Concordo com o prof. Joyce, além do povo acolhedor a cidade tem comida caseira feita no fogão à lenha . Hummmmmm, que delicia! Não vejo a hora de voltar novamente e rever a família e minha amiga Gelusa. bjs a todos.
Por: Marli campos

Prezado: Senhor Gostaria muito de conhecer a Cidade de DIOGO DE VASCONCELOS, Porque eu tambem tenho O mesmo Nome...... Grato DIOGO FRACISCO PORTO
Por: DIOGO FRANCISCO PORTO

esta cidade e maravilhosa tudo de bom tem bastante pisagem vale a pena conhecer diogo donhecer Digo de vasconcelos.
Por: rose

uma cidade calma aconchegante pequena porem muito bonita
Por: geraldo antunes

Esta cidade e legal cheio de verdes rios etc. Lá não é igual essas cidades poluida ,quem falar mal desta cidade pode proucurar imediatamente um (médico ispecialista em visão.
Por: Rafaela

Esta cidade e legal cheio de verdes rios etc. Lá não é igual essas cidades poluida ,quem falar mal desta cidade pode proucurar imediatamente um (médico ispecialista em visão.
Por: Rafaela

No dia 28.12.1996 eu casei na igreja de São Domingos em Diogo, com Teca, filha dessa terrinha que tanto tenho saudade. Cidadezinha pequena, mas inspiradora e acolhedora.
Por: Heziel Evangelista Braga

Eu conheço a cidade de Diogo de Vasconcelos, desde que a estrada era de terra, morei ai a uns três anos com o meu tio que eraPadre, o nome dele era Padre Oswaldo Martins, foi ele quem iniciou a trajetoria de Pare arlindo, construiu o sala dos milagres, construiu o hotel do lado da Igreja,pois existia duas festa no ano nós meses de janeiro e agosto, sou natural de Pnte nova, tenho saudades de aparecer ai qualquer hora, já faz uns 20 anos que não vou ai, moro em Belo Horizonte a 43 anos.
Por: Paulo Eduardo

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Diogo de Vasconcelos

Envie seu comentário sobre Diogo de Vasconcelos