Curimataí

Curimataí-MG
banner

Bem-vindo a Curimataí!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Curimataí, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Curimataí.

Informações de Curimataí

                      

Roteiros do Brasil

Região Turística Coração das Gerais

Circuito Turístico dos Diamantes

 

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Uma das hipóteses para o surgimento do distrito em meados do século 18, entre os anos de 1760 e 1770, é a construção do curral da contagem de gado, que funcionava como entidade alfandegária. A região era responsável pelo abastecimento do distrito, o que explica a ocorrência deste ponto de fiscalização. Outra suposição levantada é de que os primeiros habitantes do local eram sonegadores de impostos referentes à extração de diamantes e ouro da região do Arraial do Tejuco.

Um relato do viajante e naturalista francês Auguste de Saint Hilare em 1817 descreve o que viu no início do povoado:

“De todas as povoações por onde passei desde o começo da viagem pelo sertão, Curimatahy foi a única em que vi jardins, os vegetais aí plantados dão a essa localidade um ar de frescor que não possuem Contendas (hoje Brasília de Minas), Coração de Jesus, etc. Mas é preciso convir que os habitantes de Curimatahy são favorecidos no que respeita à água: pois que correm da montanha vários regatos, que deslizam em volta da povoação, entretem nela um pouco de umidade e fornecem os meios para fazer irrigações”.
Ainda hoje Curimataí conserva algumas características do início de sua ocupação - ruas de terra batida e grama, casas que mantêm o mesmo material de sua construção e outras que preservam a fachada típica das casas mineiras do século 18 e 19.
Antigo povoado da região dos diamantes, pertenceu originalmente à Vila do Príncipe, hoje cidade do Serro, também pertenceu a cidade de Curvelo, antes de ser integrado a Diamantina em 1832. Em 7 de setembro de 1923, através da Lei nº 843, quando é criado o município de Buenópolis, Curimataí é transferida para este município, que até hoje não ajuda em nada para melhorar o lugar.

Curral de Contagem ou Curral de Pedras:


O Curral de Contagem é uma construção do século 18 e parece ser a única do gênero em Minas Gerais. Possui um formato quadrado, com duas aberturas para cancelas.
Trata-se de uma edificação de pedras filetadas irregulares com junta seca dispensando, assim, o uso de argamassa e utilizando como acabamento a interpolação de pedras menores entre as maiores. O resultado são paredes bastante largas, com 70 cm de espessuras e 2 m de altura. Com o intuito de facilitar a visibilidade para a contagem do gado, ao lado das cancelas e em uma das laterais, existem degraus de pedra em balanço, para facilitar o acesso ao topo do muro.
Apesar de não existirem documentações que tratem especificamente do Curral da Contagem ou, como também ficou conhecido, Curral de Pedras, sabe-se que o mesmo foi utilizado como entidade alfandegária para que se fizesse a contagem do gado destinado ao abastecimento da região de Diamantina. Existe até mesmo uma hipótese de que a ocupação de Curimataí se deu pela existência desta atividade na região, o que ocasionou a aglomeração de casas na época da formação do povoado.
Ainda hoje, o Curral preserva suas características iniciais, apesar das cancelas de madeira terem sido retiradas, a reconstrução e restauração feita pelos moradores locais.

Significado do Nome:

O nome dado ao distrito tem etimologia indígena, e significa “rio dos curumatãs, peixe de escamas e de carne saborosa”. Provavelmente há alguma relação com o grande número de cachoeiras e cursos d’ água da região.

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico:


População:

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Clima:

Tropical de altitude

Temperatura Média

30º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Central Mineira

Limites

Augusto de Lima , Joaquim Felício, Diamantina , Bocaiuva, Lassance.

Acesso Rodoviário


Distâncias:

Da Capital

217 km

Outras

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:


hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE BUENÓPOLIS - DISTRITO DE CURIMATAÍ

E-mail:

Telefones: (38) 3756-1213

Sites: http://buenopolis.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (38) 3756-1413 / 9981-1480

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

http://www.cnm.org.br/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Curimataí

Curimataí é um dos lugares mais bonitos que já visitei e tenho vontade de voltar, quem nao conhece nao sabe o q ta perdendo
Por: Mariana

Curimatai, tudo de bom. Na rua do meio encontra-se a grande movimentacao da cidade. tenho saudades do tempo de crianca, estudei ali ate o 4; ano e depois fui p/Buenopolis. Nao esqueco da professora D.Maria de Dico e tbbem de Leonir. Sempre q/posso vou p/la pois meus pais moram por la. Vale apen conhecer! Terra boa! Agua boa!!! um abraco a todos daquela terrinha...
Por: Waldir Magalhaes

MARAVILHOSO - IMPRECIONANTE - FANTASTICO - um dos lugares mais lindos que já vi. Fui em 2005 espero voltar em breve. Anastacia
Por: Anastácia Moncao

E nem mim fala... E como conheço!!! Sou filha da terra,ohh terra boa. A paz reina naquele lugar,onde houve os passaros cantar e o barrulho das águas da cachoeira rolarem naquelas pedras. Saudades é o que nao falta!!!
Por: kleria

Sou de lá, minha terra querida, valeu Sú!!!!!! É isso aí....abraços jú.
Por: jussara

Morei em curamatai por 8 meses foram os melhores dias de minha vida fiz varios amigos que se tornaram mnha familia ate um afilhado tenho na cidade ranan filho de raimundo e rosimeire .Em 2008 ajudei a cortar o mastro da festa do divino , acacampamos noranchao, ficamos uma noite no curral de pedras que foi feito elos escravos .bebbi...muito golo com os amigos no bar da odete ...Estamos indo em setembro na festa do divino eu e minha esposa e visitar meu afilhado . Um abraco a esta gente tao acolhedora que me receberam muito bem ... rosimeire raimundo, dudu,odete,pretinho do cecilio,cleber da ambulancia ,dona carmelita mae de odete e todos que aqui nao citei ...saudades curamatai em breve estarei ai .. carlinhos pintor.
Por: carlinhos pintor

essa cidade nada mais è que maravilhosa!!!!!!! saudades currimtai.
Por: cidalia castro

Nasci em curimatai,admiro muito todos aquelas que puderam ficar por lá, é um paraiso. quase todos parentes.sinto saudades da nossa juventude por lá fisemos festas,bailes e tantos divertimentos.isso lá nos anos 1900 e bolinha imagine hoje com o progresso a cultura e tudo ficou muito melhor, sei que deixei meus familiares, e quando posso gosto de matar a saudade visitando meus parentes e amigos.quem não conhece curimatai não deixe de ir até lá.É bem gostoso.
Por: carmina moura

curimatai ..eu conheço muito bem. ja morei la os meus pais ainda la e, uma cidade muito bonita bom para temporada de ferias tem as belas pousada , o poço de aguas quentes ,as cachoeiras em fin e´um ponto turitico eu amo o curimatai raial.
Por: maria da conceição afonso borges

sou filha desse lugarsinho maravilhoso amo muito minha terrinha quanta coisa boa ja vivi ai sinto saudades da minha infancia ir pro rio lavar roupa ,q vida boa !te amo curi
Por: lenita

eu naci em curimatai conheço muito bem o lugar ;la e maravilhoso muito bom para pasar ferias ; quem for la vai querer voltar sempre um abraço para todos em breve estarei ai
Por: ivan costa

Meu nome é Arlen Monteiro e casei com Cristiane Moura que é natural de Curimatai, e quero deixar bem claro que apaixonei desde o primeiro dia que fui lá. o lugar é maravilhoso e as pessoas são nota 10. Recomendo a todos para conhecer este maravilhoso lugar, onde se preserva até hoje a cultura como Folia de Reis, Festa do Divino Espírito Santo, Carnaval, Cavalgadas, Festa de São Sebastião etc.
Por: Arlen Monteiro

Adoro curimatai, um lugar perfeito para quem gosta da natureza, onde se encanta com as belezas naturais e de um povo muito hospedeiro.
Por: luciana pereira guedes

Olha gente eu tou doida pra conhecer este lugar que todos falam que e tão maravilhoso, tou super ansiosa vou pro carnaval.
Por: Jusçara

CONHEÇO ESTA CIDADE TERRA BOA UM ABRAÇO AOS AMIGOS
Por: OLIVIO DE JESUS ROSA

André vc tá de parabéns, gostei muito. Continua colocando mais foto, valeu abraços Zé Maria
Por: JOSÉ MARIA DE FATIMA MOURA

Nasci e morei em Curimataí, até os 17 anos de idade, curimataí, é uma cidade para quem gosta da natureza, Há três cachoeiras maravilhosas, um povo hospitaleiro, não ha hoteis, pois estes ficam na cidade de Buénopolis há 40km de lá. Este lugar maravilhoso tem apenas três ruas se você procura sossego é para lá que deve ir.
Por: Marilza

moro hoje no rio mas estudei por um bom tempo em cury, conheci muitas pessoas maravilhosas professores e amigos,tambem tem uma cachoeira maravilhosa e tambem tinha uma piscina de agua quente natural adorei la por tudo e todos.
Por: fabio custodio de medeiros

Acabo de ver as fotos de alguns pontos e outras delícias de Curimataí, por uma colega que chegou de lá , apenas há algumas horas e já se sente com imensa saudade do lugar. Não duvido dela. Apesar de ainda não conhecer o lugarejo já me apaixonei por ele. Já imagino o dia e a hora de me entregar ao seu deleite e às suas delícias, no mais próximo finais de semana. "Curi", ja te escolhíiiiiiiiiiiii.
Por: Donatelli

Sou de Curimataí. Terra boa de povo bom. Se fala saudades da minha infancia falo saudades de Curimataí; Amo aquele luga pena q não continuo morando l´. Abraço a todos os Curimataiesses.
Por: suzana moura

lugar onde ainda vive Atranquilo, tenho saudade deste lugar.
Por: olivio de jesus rosa

Curimatai é tudo de bom. Vale apena conhecer. quem conhece volta sempre. abraço Adelson Rocha
Por: NELSON ADELSON ROCHA

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Curimataí

Envie seu comentário sobre Curimataí