Crucilândia

Crucilândia-MG
banner

Bem-vindo a Crucilândia!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Crucilândia, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

A cidade de Crucilândia, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1948. A localidade está em uma altitude de 908m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 4.019 habitantes. A área total de Crucilândia é de 167,0km², e sua densidade demográfica é de 24,07hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Crucilândia-MG é 35520-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Crucilândia

Roteiros do Brasil

Região Turística Coração das Gerais

Circuito Turístico Veredas do Paraopeba

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Existem várias versões sobre a origem do município. A primeira é a de que, em 1674, a bandeira de Fernão Dias Paes Leme, transpôs a Serra da Mantiqueira e fundou Ibituruna, depois fundou Santana do Paraopeba, passando por Bonfim em direção ao Sumidouro. Dois portugueses dessa bandeira, vindos de Alcobaça (Portugal) atraídos por pepitas de ouro, seguiram um ribeirão de águas límpidas onde em suas margens fixaram suas residências e ali ergueram uma cruz. Mais tarde, o lugar ganhou o nome de Santa Cruz das Águas Claras.
Outra versão afirma que a fundação do município se deve ao fato de dois integrantes de uma Bandeira vinda do Sul, em direção aos sertões de Goiás atraídos pela beleza do lugar e principalmente pelo ouro que se encontrava no ribeirão, se desligaram da mesma e fundaram um povoado às margens deste rio.
Em 27 de dezembro de 1948, o distrito de Crucilândia foi elevado a município pela Lei Estadual Nº 336. O nome já era Crucilândia desde 1943. O primeiro Prefeito foi um “Intendente” designado pelo Estado Sr. Moacir Flores. O Primeiro Prefeito eleito pelo povo foi o Sr. Ronam Gumercindo de Souza e o Vice-Prefeito o Farmacêutico João Bartolozzi.
Juntamente com Crucilândia, outros nomes foram expostos para escolha de uma comissão local. Entre eles “Campina Verde”, e “Entrocamento”. Foi escolhido Crucilândia, pelo motivo de antigamente ter tido o lugar o nome de “Santa Cruz”, e também porque a padroeira da cidade é a Santa Cruz.

Gentílico


Significado do Nome

Crucilândia, topônimo híbrido latino-alemão. Cruci que significa: cruz e lândia: terra, por isso também conhecida como Terra da Cruz.

Aniversário da Cidade

27 de Dezembro

População:

4.749 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Quem é adepto da natureza não pode deixar de conhecer a cidade. Cachoeiras de águas claras e cristalinas. Diversão é o que não falta!

Clima


Temperatura Média

21,8º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Município da Região Central no Estado de Minas Gerais

Limites

Itaguara, Rio Manso, Bonfim, Piedade dos Gerais e Piracema.

Acesso Rodoviário

MG-040, BR-381

Distâncias:

Da Capital:

99 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Cachoeira dos Machados

É a que possui maior destaque no município, sendo uma das maiores atrações turísticas do lugar. Fica a 4Km da cidade, na região denominada Almeidas.
 
Cachoeira do Zé Ventena

Ou do Pe. Ângelo – a maior e mais bela do município, situada a 9Km da cidade, no Ribeirão da Cachoeira, povoado que tem o mesmo nome.  

Cachoeira das Bibocas

Corredeiras do Rio Manso, com grande incidência de formações rochosas no leito do rio em grande extensão, formando um sumidouro. Fica a 4 km do povoado conhecido como “Maias” e “Campestre de Baixo”. 

Cachoeira da Usina Antiga

Fica a 5Km do povoado do Campestre onde ficava a antiga usina elétrica da cidade. No município encontra-se varias cascatas, em lugares muitas vezes de difícil acesso, mas que são deslumbrantes. 

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Janeiro e Outubro

- Folia de Reis – contamos com vários grupos, que compõe o Encontro de Folias de Reis. 

 Maio

03 – Dia da santa cruz – padroeira da cidade

 Outubro

16 – Dia da Festa de São Geraldo

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CRUCILÂNDIA

E-mail:

Telefones: (31) 3082-2991

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (31) 8458-3060

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Crucilândia

Olá! nesci em crucilandia mas moro em bh desde meus 13 anos e infelizmente não conheço mais esta cidade, gostaria de receber noticias dos eventos culturais e religiosos. Helena
Por: Helena M de J. Dias

Conheço Crucilândia há muitos anos. Já passei férias, carnaval, ano novo nesta cidade. Mas p/ mim a melhor festa é a de rodeio que acontece geralmente entre final de julho e princípio de agosto. É tudo de bom! Gente bonita, shows, apresentação dos peõesw, desfile de carros de boi. E puro agito!
Por: Eliane

conheço Crucilandia, acho a cidade aconchegante, muito tranquila, e lugar ideal para se morar com qualidade de vida,e criar filhos com seguirança. pena nao ter como me fixar na cidade. Adoro aquilo lá.
Por: belline de rezende

OLA ESTIVE AI A POUCO TEMPO GOSTEI MUITO! PRETENDO PASSAR FERIAS AI,EU E MINHA FAMILIA.CIDADE ACONCHEGANTE. UM ABRAÇO.
Por: RUBENS G SANTOS

cidade maravilhosa,pessoas incriveis e melhores festas: como semana santa,rodeio e a famosa festa de soa geraldo.Tudo em crucilandia é lindo!!!!!
Por: perpetua miranda

estou com muita saudade da terra onde estao meus pais e todos meus amigos afinal sou filho desta terra no carnaval estarei ai
Por: ze do levi

Crucilandia é a cidade pra curtir as férias ,além de passar o carnaval que é muito bom!
Por: Brenda

Crucilandia é a cidade pra curtir as férias ,além de passar o carnaval que é muito bom!
Por: Brenda

ola a todos sou luka tenho 25 anos nasce e cresci em crucilandia a cidade e linda e muito aconchegante um otimo lugar para descansar e desfrutar de tudo de bom que a cidade nos oferece mas infelismente hoje ja nao vivo la moro fora do pais moro em lisboa com meu marido e meu filho mas morro de saudades da minha terra e em breve estaremos de volta para a terra onde passamos a maior parte das nossas vidas tenho imensas saudadese e otimas recordaçoes e se tiverem a oportunidade de conhecer este lugar um dia aproveitem
Por: maria vilaça luka

Recente, adquirimos uma pequena chácara nesse município, na localidade denominada "COSTAS". Ficamos impressionados com a tranquilidade dessa cidade bem como a hospitalidade das pessoas que moram nessa cidade, diferentemente do que vemos nas grandes metrópoles, como por exemplo, Belo Horizonte. É também visível a ótima adminitração pública realizada pelo Executivo Municipal. A cidade é limpa, arborizada, belos jardins, ótima praça, dentre outros. Sintimos-nos honrados em possuirmos um imóvel nesse município. Um grande abraço a todos. Selmo Daniel de Lima, Ivana Moraes de Lima e filhas: Gabriela Moraes e Carolina Moraes.
Por: Selmo Daniel de Lima

Nasci em Santa Fé, area rural, estudei em Crucilândia até 8ª série. Formei em Belo Horizonte e voltei para Crucilândia em 1975 mais ou menos. Dei aulas para as turmas de 5ª a 8ª série. Tenho até hoje os nomes dos meus alunos da chamada provisória de presença feita a mão. Tenho muitas saudades! Hoje moro em BH, sempre que posso vou até lá... A cidade hoje está uma gracinha...Toda colorida e limpa... Vale pena ir visitá-la. Um grande beijo a todos que conheço... E demais habitantes. Vera Vilaça Duarte
Por: VERA LÚCIA VILAÇA DUARTE

Há um ano comprei uma chacara neste municipio,no qual era desconhecido para mim e familia uma vez que somos do vale do jequitinhonha.Que riqueza de água e que espetáculo de natureza vimos como a ação do homem ainda não chegou em determinados lugares.Pessoas simples,mas disposta a trabalharem e melhorarem esta cidade como o atual prefeito no qual tive oportunidade de ouví-lo no carnaval. Crucilândia é apaixonante,visite você vai amar.
Por: Ivana Moraes

Cidade maravilhosa, povo muito bom, local proprio para descansar.
Por: antonio luiz

Conheço lá,uma cidade bastante acolhedora,seus habitantes são hospitaleiros e a cidade é rica em belezas naturais,com diversas cachoeiras e rios.
Por: Hugo Pylro Lopes

somos netas do zé tambureti q participava da folia d reis.estamos deixando nosso abraço e dizer q a cidade esta cada vez + linda,vale a pena conferir!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Por: thais e daniela

Essa cidade Maravilhosa quem conheci nunca esqueci a festa do pião dos carros de boi são ótimas amOO minha cidade agora em julho só banda boa vem conferir cheiro de amor ,lex luthor atc..... e tem a festa junina agora em 4 e 5 de banda calsinha preta na praça ao vivo de graça quem vai perder essa festa linda espero vcs beijão !!!
Por: dener andrade

te amOOO cidade linda ... venha conhecer as mais lindas cachoeiras !! cidade mineirinha uai ... gente bonita ,lindas pousadas ,hoteis ,restaurantes,a melhor comida caseira bar e restaurante do João Carlos , cozinheira Neia , cerradão ótimos jogos rurai piracema, moeda ,bomfim,piedade dos gerais ,itaguara !! venha comferir bjs ....
Por: fernanda andrade

sou militar trabalhei ai de 1988a1999,gostei muito da cidade mas por motivos particulares tive que sair fiz muitos amigos alguns ainda me lembro o nome um grande abraço para o romeu que era despachante ai se vc aida estiver por ai mande noticias um grande abraço a todos.
Por: julio cesar dias lages

Para as férias de Julho, Crucilandia é uma excelente opção, principalmente para quem tem crianças. Na ultima semana de julho acontece a maior festa de carro de boi, rodeio e shows. principalmente as cachoeiras que rodeiam a cidade. Muito acolhedora e aconchegante.
Por: moises

O RODEIO É MARAVILHOSO, A CIDADE É MARAVILHOSA, NASCI EM CRUCILANDIA ,HOJE MORO FORA, SINTO MUITAS SAUDADES.ABRAÇOS A TODOS OS MEUS PARENTES QUE RESIDEM AÍ.
Por: ELAINE MARIA PINHEIRO MONTEIRO

É a melhor cidade de interior de minas gerais que eu conheço..
Por: emanuelle

crucilandia e a melhor cidade para si mora eu gosto muito um abraco paratodos
Por: silvester

Olá. Estou com vontade de conhecer essa cidade, passar o carnaval. Não vejo nenhum lugar para se hospedar. Estamos só querendo ir para um local tranquilo, sair de BH, que nessa época é muito agitada. Não tem muita segurança pra se andar nas ruas. Somos apenas um casal sem filhos.
Por: Euler Jorge Cardoso

Sim estivi ano passado na festa do carro de boi,quero voltar este ano 2011 gotaria de pegar os tel. dos Hoteis da cidade! ass. José Élio BH
Por: jose élio gonçalves

Sou do Município de Crucilândia (Cachoeira).Apesar de morar fora,sempre que posso vou visitar.Gosto mto da cidade.Estou fazendo um trabalho na faculdade sobre Crucilândia, mto interessante.
Por: Neuza

minha mãe nasceu em crucilândia, morrou até seus 18 anos, depois q ela veio para bh não voutou mais, vai fazer 10 q ela não vai ai, eu meus irmãos fomos conhecer crucilândia nas ferias de julho, nos adoramos está cidadizinha, acolhedora e ospedeira, e as pessoa de lá parece q conhece agente a anos. amei passar as ferias lá.
Por: daiani norononha

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Crucilândia
Fundação:
1948
Altitude:
908m
População:
4.019 habitantes
Área:
167,0km²
Densidade Demográfica:
24,07hab/km²
CEP:
35520-000

Envie seu comentário sobre Crucilândia

banner