Consolação

Consolação-MG
banner

Bem-vindo a Consolação!

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em Consolação e muitas outras opções de hospedagem na cidade Consolação. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em Consolação.

A cidade de Consolação, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1962. A localidade está em uma altitude de 1.035m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 1.830 habitantes. A área total de Consolação é de 86,1km², e sua densidade demográfica é de 21,25hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Consolação-MG é 37670-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Consolação

Roteiros do Brasil

Região Turística Estâncias do Sul

Circuito Turístico Serras Verdes do Sul de Minas

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

No final do século XVIII em 1813, Francisco Borges de Castro, natural de São Antônio de Parede, arcebispado de Braga Portugal, recebeu do Governo Português uma Sesmaria. O local era mata fechada ainda não desbravada, correspondendo hoje ao município de Consolação em sua totalidade, e parte dos municípios de Cachoeira de Minas, Estiva, Conceição do Ouros e Paraisópolis. A sede da Fazenda foi construída no Bairro Santo Antônio de Itaim. Começando assim o povoamento da região, desenvolveu-se a agricultura com o plantio de café e milho, entre outras culturas. Desenvolveu-se também o manejo de rebanho bovino, suíno e outros.
Foi depois de 1750 que os moradores da Fazenda do Capivari - freguesia de Pouso Alto - requereram provisão para construir uma capela da invocação de Santana.
Dois anos mais tarde, o casal Antônio Rabelo e Maria Ribeiro Maia doaram uma sorte de terras para a edificação do templo. Dom Frei Manoel da Cruz concedeu o benefício, registrado no cartório de São João Del Rei.
Em 1824, Dom Frei José da Santíssima Trindade registrou nos códices eclesiásticos de Mariana que havia em Santana do Capivari uma capela curada. Outros registros históricos provaram que Maria Gertrudes de Jesus também fez doação do terreno da atual Matriz, que no século XIX substituiu a primitiva capela. Em 1832, as principais figuras do povoado, pleitearam elevação da capela a curato, por provisão, criando o Curato de Nossa Senhora da Consolação do Capivari.
O patrimônio foi acrescido, em 1849, com doações de terras feitas pôr José Pinto de Oliveira e sua mulher, e por Flavio Antônio Simões e sua mulher. Mais tarde, outras doações de terras foram feitas para o patrimônio.
Em 1923, a lei nº 843 de 07 de Setembro mudou a denominação do distrito de Capivari para Tapari. Em 31 de Dezembro de 1943, novamente a denominação foi mudada para Consolação. Com a criação do município, em 30 de Dezembro de 1962, Consolação foi elevada à categoria de Cidade, e em 1º de Março de 1963 foi emancipada.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

1° de Março

Gentílico

consolense

População

1.727 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Na agricultura, Consolação destaca pelo plantio de morangos, pois a cidade apresenta um excelente clima para a produção da fruta. A mandioca também é cultivada na cidade, e utilizada pela fábrica, instalada no município, para a produção de polvilho, que são distribuídos para todo o Brasil. Outro importante recurso natural muito bem aproveitado economicamente pela cidade é a água mineral.

Clima

Tropical

Temperatura Média

21,3° C

hspace=0 COMO CHEGAR

Partindo de Belo Horizonte: BR-381

Localização

Sul/Sudoeste de Minas

Limites

Estiva
Cambuí
Córrego do Bom Jesus
Paraisópolis
Conceição dos Ouros
Cachoeira de Minas

Acesso Rodoviário


Distâncias:

Da Capital:

448 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Cachoeira do Urubu 

Casarões Antigos 

Gruta do Zé Teixeira 
 
Igreja Matriz 
 
Pedra da Independência 
 
Praça José Pinto de Oliveira
 
 
Praça Maria Augusta Carneiro 
 
Serra do Caçador 
 
Serras do Bairro Cascavel 

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Semana Santa - Encenação da morte de Jesus Cristo - Missa tradicional, encenação da morte de Jesus Cristo, barraquinhas de doces e salgados, bingos.

- Festa do Morango - Será a primeira festa do Morango com as seguintes atrações: eleição da rainha do morango, gincanas, jogos de futebol com o pessoal da cidade contra os convidados, concurso de guloseimas de morango, festival de música sertaneja, palestra sobre morango, caminhada ecológica e um grande baile no Clube recreativo Nogueirão.

- Festa de N. Sra. da Consolação - Missa, procissão, leilão de bezerros, diversas barracas de alimentação, bingo, violeiros, e um grande baile no Clube Recreativo Nogueirão.

- Festa de São Sebastião - Leilão de gado, missa, procissão, bingos, diversas barraquinhas de doces e salgados.

- Carnaval    

- Festa de São João - Festa de caráter religioso, com fogueiras, barracas de comida típica e fogos de artifício.

Outubro

- 2ª Semana - Festa de Nossa Senhora Aparecida.
A Festa oferece as seguintes atrações: missa, bingo, leilão de gado, diversas barracas.

 Novembro

- 2ª Semana - Festa de Nossa Senhora Rainha da Paz

A Festa oferece as seguintes atrações: Missa, leilão de gado, bingo, barracas de doces e salgados.

- A cidade faz parte também do “Caminho da Fé”, que liga a cidade de Tambaú á Aparecida, no interior de São Paulo.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CONSOLAÇÃO

E-mail:

Telefones: (35) 3656-1220 

Sites: http://www.consolacao.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

Telefones: (35) 3656-1217 / 9829-2193

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Consolação

Consolação sem dúvida é uma cidade maravilhosa, bonita, e hospitaleira só quem já morou ou mora lá, tem a idéia de como Consolação é bom!
Por: Karen Rocha

Breve estarei lançando a biografia de minha mãe, Maria Aperecida Simões Azevedo, filha de Benedicta Carneiro Simões e neta de Dona Mariquinha - Maria Augusta Carneiro ( Praça). Gostaria de saber a quem e endereço devo encaminhar um exemplar. No livro consta fotografias de vários personagens da vida da cidade de Capivary, hoje Consolação. Aguardo resposta. Cordiais saudações, Vera Azevedo
Por: Vera Lucia Simões Azevedo

*Consolação terra de gigantes.....................................................................
Por: Huender Robson Teofilo Correa

ola pessoal tudo bem? espero que sim, eu nao coheço Consolaçao mas gostaria muito de conheçer moro em sao paulo a 36 anos mas sou mineiro de Sao gonçalo do sapucai e de coraçao gostaria de saber onde me hospedar e quais sao os atrativos da cidade .obrigados e um forte abraço .mande se possivel algumas fotos
Por: jose sebastiao de sousa

ola gostaria muito de conheçer esta simpatica cidade.mande-me se possivel mais fotos .adoro esta regiao .moro em sao paulo a 36 anos. sou de sao gonçalo do sapucai bem perto dai .aguardo resposta e ate breve. um abraço a todos .
Por: jose sebastiao de sousa

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Consolação
Fundação:
1962
Altitude:
1.035m
População:
1.830 habitantes
Área:
86,1km²
Densidade Demográfica:
21,25hab/km²
CEP:
37670-000

Envie seu comentário sobre Consolação