Congonhas

Congonhas-MG
banner

Bem-vindo a Congonhas!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Congonhas, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Congonhas. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Congonhas para programar a sua viagem.

A cidade de Congonhas, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1938. A localidade está em uma altitude de 871m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 41.622 habitantes. A área total de Congonhas é de 306,4km², e sua densidade demográfica é de 135,84hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Congonhas-MG é 36415-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


História, religião, preservação arquitetônica e cultura são características básicas para definir a cidade de Congonhas, no estado de Minas Gerais.

Em primeiro plano, não tem como começar a falar da cidade sem destacar a grande promessa de um imigrante de Portugal para com ela: a fundação da Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos. Feliciano Mendes foi um cidadão português que adoeceu após trabalhar anos e anos em pesadas minas de ouro. Porém, ele prometeu que, caso se recuperasse, ergueria um templo na cidade. Para manter a palavra, a obra marcou seu início em 1757, mesmo que ele tenha morrido não muito tempo após tê-la iniciada. Em 1985, a Basílica foi tombada como Patrimônio Mundial pela Unesco.

O conjunto barroso de Congonhas está separado em três diferentes partes, sendo a primeira delas ao ar livre. Pois é, nesse ambiente é possível dividir espaço com doze profetas que foram esculpidos em material de pedra-sabão. Essas estátuas levaram cinco anos para serem construídas, no início do século XIX.

A segunda parte do complexo conta com uma série de capelas, chamadas de “Capelas dos Passos”. Elas estão localizadas em uma região em que o calçamento é de pedra, e o plano do ambiente, inclinado. Dentro das capelas estão distribuídas mais de 60 imagens que contam histórias bem conhecidas aos católicos, retratando principalmente a Paixão de Cristo. A grande maioria das figuras foi feita por Aleijadinho e pintadas por Athayde.

Por fim, o destaque principal vai para a Igreja, que exibe sem medir esforços toda a inspiração portuguesa de Braga e de Matosinhos, guardando em seu interior uma decoração extremamente rica em relicários e entalhes.

Para os que estão pensando em conhecer a cidade de Congonhas, em Minas Gerais, melhor ainda se tiver como programar a viagem para o período da Semana Santa, que conta com vários atrativos. Durante os sete dias são realizadas encenações, novenas, procissões e muitas outras ações que realmente tornam o clima de Congonhas muito religioso e agradável para os fiéis. O auge de todas as festas ocorre na Sexta Feira Santa, que é quando mais de 200 atores encenam o Auto da Paixão ao vivo para toda a cidade, sendo essa ação seguida pela procissão de enterro.

Informações de Congonhas

ROTEIROS DO BRASIL

Região Turística Coração das Gerais

Circuito Turístico do Ouro

"Cidade dos Profetas"

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Os primitivos habitantes de Congonhas foram os mesmos portugueses que por volta de 1691 a 1700 povoaram a Vila Real de Queluz, hoje Conselheiro Lafaete e seguiram a Bandeira de Bartolomeu Bueno em desbravamento e exploração aurífera pela região do Rio Paraopeba. Sem dúvida é um dos centros de mineração importante, com altos rendimentos que contribuiu para a prosperidade de seus moradores primitivos. Feliciano Mendes, minerador, adoeceu e fez uma promessa ao Senhor Bom Jesus do Matozinho pedindo a sua cura. Obtendo a graça, começou a construir um santuário. Com as esmolas pedidas, em um ano construiu a nave maior da capela e erigiu uma cruz. Morre em 1765 deixando incompleto seu trabalho. Um sucessor continuou a obra e mais tarde Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho realiza suas obras em pedra sabão, os Profetas. Em 1827, entregou o Imperados o Santuário aos padres Lazaristas, fundando um grande colégio que funcionou até 1855. Em 1924 o santuário foi confiado aos padres Redentoristas que mantém ali um Seminário. Em 1938 o distrito foi elevado a categoria de município.

Significado do Nome:

O nome Congonhas, vem do tupi Congói, e quer dizer o que sustenta, o que alimenta. É uma designação para um arbusto abundante na região que serve para o preparo de chá.

Aniversário da Cidade:

17 de Dezembro 

Gentílico:

congonhense

População:

51.709 habitantes - censo IBGE/2013

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

A região é atravessada pelo rio Paraopeba e seu afluente, o rio Maranhão (em cujas margens se fundou o arraial primitivo), que recebe as águas dos riachos Santo Antônio, Goiabeiras e Soledade. O solo é rico em minério de ferro de alto teor.
Situada a setenta quilômetros de Belo Horizonte, Congonhas possui um expressivo conjunto de riqueza barroca do maior artista do gênero no Brasil: Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido pelo apelido Aleijadinho. No adro do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, Aleijadinho esculpiu em pedra-sabão as famosas imagens de doze profetas em tamanho real que são visitadas anualmente por milhares de turistas do Brasil e de todo o mundo. Cidade pequena, de um povo simples, mas consciente da importância cultural e histórica da sua terra, recebe os turistas com muito respeito e carinho.

Clima:

Tropical de altitude

Temperatura Média:

20°C

hspace=0 COMO CHEGAR:

Pela Rodovia: BR 040

Localização:

Metropolitana de Belo Horizonte

Limites:

Belo Vale, Jeceaba, São Brás do Suaçuí, Conselheiro Lafaiete, Ouro Branco, Ouro Preto.

Distâncias:

-Belo Horizonte/MG 89 km

-Brasília/DF

-Rio de Janeiro/RJ

-São Paulo/SP

hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

-Museu de Congonhas

  -Construído ao lado do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, um dos mais importantes projetos de preservação da memória do País, foi inaugurado no dia 15/12/2015 , pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A instituição, projetada pelo arquiteto Gustavo Penna, tem sala de exposições, biblioteca, auditório, ateliê, espaço educativo, cafeteria, anfiteatro ao ar livre e áreas administrativas. A Instituição estará aberta ao público, de Terça à Domingo, das 9hs às 17hs; e quartas, das 13hs às 21hs.   

-Beco dos Canudos 

  -Descrição: Formado por casas de propriedade da Reitoria da Basílica do Senhor Bom Jesus, preserva a arquitetura característica do período colonial. Estas edificações abrigam lojas de souvenir. O artesanato comercializado é bastante diversificado. São vendidos artigos feitos em gesso, pedra-sabão, madeira, cerâmica, tapeçaria, cestos, estanhos, pedras semipreciosas e outros.

-Cachoeira da Plataforma 

  -Descrição: Pequena queda dágua, formando pequenos poços, onde se pode nadar, cujo acesso se dá por uma bela trilha.

-Capela de Nossa Senhora da Ajuda 

  -Descrição: Localizada no distrito do Alto Maranhão. O estilo de sua construção não é muito conhecido, mas algumas características podem incluí-la na segunda metade do século XVIII. A sacristia possui um altar com as imagens de Nossa Senhora das Dores e do Senhor dos Passos. Um outro atrativo da capela é o chafariz feito em pedra-sabão e a sineira, que fica do lado de fora. 

-Capela de Nossa Senhora da Soledade 

  -Descrição: Localizada no distrito de Lobo Leite. A documentação da caplela é desconhecida, porém tanto seus aspectos externo e interno permitem atribuí-la à segunda metade do século XVIII. O conjunto é enquadrado por dois pilares com pedestal. A sineira fica separada da igreja. 

-Casa da Juventude 

  -Descrição: A Casa da Juventude localiza-se na histórica Ladeira do Bom Jesus e foi inaugurada em 23 de agosto de 2002. Neste espaço, a juventude congonhense tem acesso à cultura, à educação e à arte com sala de reuniões; sala de TV e vídeo; sala de jogos; sala de música; salas equipadas com computadores e internet, para trabalhos educacionais e culturais; sala de bate-papo com psicólogo; hall de exposições; secretaria e cafeteria. Rua Bom Jesus, 32 – Basílica. Telefax.: (31) 3731-3133

-Cine Teatro Leon 

  -Descrição: As obras do cinema foram iniciadas pelo Padre Leonardo, que faleceu antes de terminar sua construção. O Padre Anselmo Duarte deu continuidade às obras e inaugurou o Cine em 1960. Desativado na década de 80, foi reinaugurado em 20 de abril de 1996. Hoje, além de exibir filmes, o espaço é destinado para realização de atividades culturais, tais como: apresentação de espetáculos teatrais e musicais, palestras, formaturas, seminários, congressos e outras atividades afins.

-Estação Ferroviária 

  -Descrição: A Estação da antiga Estrada de Ferro Central do Brasil é uma edificação representativa da arquitetura eclética do início do século XX.

-Igreja Matriz de São José 

  -Descrição: Sua construção teve início em 1817 sendo concluída apenas no final do século XIX. A igreja é rica em esculturas e a fachada externa possui duas grandes torres circulares.

-Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição 

  -Descrição: Construída em 1749, matriz estilo jesuítico, com frontispício de Aleijadinho e pintura dos melhores artistas da época. A capela-mor recebeu douração de Manuel Francisco Lisboa, a que é atribuída a tribuna. Sua nave, sem coluna de sustentação é uma das maiores obras do barroco mineiro.

-Igreja Nossa Senhora do Rosário 

  -Descrição: Construída pelos escravos no século XVIII, esta igreja é a mais antiga de Congonhas. Possui uma fachada simples, no altar central encontra-se uma imagem da padroeira, esculpida em madeira. A sineira é separada da igreja. 

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:


hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CONGONHAS

E-mail:

Telefones: (31) 3731-1185

Sites: http://www.congonhas.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

Telefones: (31) 3731-3237

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Créditos:

Sites de Fotos e Informações:

-http://pt.wikipedia.org

-http://www.panoramio.com

-http://distanciacidades.com/

-http://lampiaoamarelo.blogspot.com.br

-http://www.brasil.gov.br

-http://www.congonhas.mg.gov.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Congonhas

JA ESTIVE NESTA CIDADE MUITO BONITA E ACOLHEDORA,PRAÇAS,PAR QUES,IGREJAS,CLUBES,ETC... TUDO OTIMO ESPERO VOLTAR QUALQUER DIA. EDSON MENDES.
Por: EDSON FELIPE MENDES.

Congonhas, tenho muita saudade desta cidade onde morei por dois anos, onde aprendir a adimirá-lo por sua gente alegre, pela arquitetura e obras do Alejadinho.Sou Baiano da pequena cidade de Caém, ainda sonho rever Congonhas com minha família.
Por: José Carlos Soares

CONGONHAS E UMA CIDADE ESPETACULAR COM SEUS PONTOS TURISTICOS E UM LUGAR MUITI BONITO
Por: ISABEBELLI LAIS FARINA JANA

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Congonhas
Fundação:
1938
Altitude:
871m
População:
41.622 habitantes
Área:
306,4km²
Densidade Demográfica:
135,84hab/km²
CEP:
36415-000

Envie seu comentário sobre Congonhas