Conceição dos Ouros

Conceição dos Ouros-MG
banner

Bem-vindo a Conceição dos Ouros!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em Conceição dos Ouros, informações e fotos da maravilhosa Conceição dos Ouros. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Conceição dos Ouros, recomendadas por internautas.

A cidade de Conceição dos Ouros, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1948. A localidade está em uma altitude de 863m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 8.287 habitantes. A área total de Conceição dos Ouros é de 183,1km², e sua densidade demográfica é de 45,26hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Conceição dos Ouros-MG é 37548-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Conceição dos Ouros

Roteiros do Brasil

Região Turística Estâncias do Sul

Circuito Turístico Serras Verdes do Sul de Minas

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O território de Conceição dos Ouros foi habitado primeiramente pelos índios Cataguás. No final do século XVIII, as terras já eram ocupadas por famílias de origem portuguesa e seus escravos. Por volta de 1825, o povoado recebeu inúmeras famílias, principalmente, de Pouso Alto, entre elas a família Motta Paes, liderada pelo Major Félix da Motta Paes e sua esposa Lucinda Maria de Jesus.
Em 1853, Major Félix da Motta Paes combinou com seu amigo e vizinho Inácio da Costa Rezende a construção de uma capela para atender a população que freqüentava, com dificuldade, a freguesia de Pouso Alegre, a seis léguas de distância. O patrimônio da capela seria doado pelos dois fazendeiros e demarcada junto ao Ribeirão dos Rezendes, limite das duas propriedades. Esse plano foi desfeito, mas, os dois não desistiram do projeto e construíram cada qual uma capela, doando terras para a constituição do patrimônio. Assim, surgiram duas cidades distantes 8 km uma da outra.
No dia 08 de Dezembro de 1854, o Pe. João Dias de Quadros Aranha celebrou a primeira missa na capela dedicada a Nossa Senhora da Conceição, dando origem à cidade de Conceição dos Ouros.
Fundado o povoado, teve ele várias denominações: Capela de Cima, Nossa Senhora da Conceição dos Ouros, Ouros e Capela de Ouros.
Conceição dos Ouros pertencia, como Distrito, ao município de Paraisópolis. Em 27 de Dezembro de 1948, pela Lei Estadual nº 336 foi criado o município de Conceição dos Ouros, que foi instalado em 01 de Janeiro de 1949. 

Significado do Nome

O nome Conceição dos Ouros , foi escolhido para homenagear a padroeira do município. E, como referência ao ouro de aluvião que então era explorado num ribeirão,  hoje leva o nome de Ribeirão dos Ouros 

Aniversário da Cidade:

06 de Agosto 

Gentílico:

ourense

População:

10.388 habitantes  

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Harmonia é a principal característica desse roteiro singular. É também a oportunidade de desfrutar a natureza local. No município cachoeiras bucólocas convidam a um simples banho. Imperdível!

Clima:

Tropical de altitude 

Temperatura Média:

21,3° C  

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Sul/Sudoeste de Minas  

Limites:

Cachoeira de Minas, Paraisópolis, Brasópolis, Consolação 

Acesso Rodoviário:

 

Da Capital:

450 km 

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Cachoeira da Fazenda Santa Rita  

Cachoeira das Três Cruzes  

Cachoeira do Ribeirão dos Ouros  

Cachoeira do Ribeirão Pequeno  

Capela de Nossa Senhora da Conceição 
 
Casarões antigos  

Gruta da Serra Grande  

Kaskata de Ouro 

Pesqueiro e piscina natural 
 
Mata da Bexiga  

Morro do Quilombo   

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Festa da Padroeira - Nossa Senhora da Conceição.

- Carnaval - O evento terá um trio elétrico com bailarinas(os) e locutor animando as tardes e noites carnavalescas até 0:00h. Logo após acontecerá carnaval de salão com banda completa. Haverá troféus para blocos de rua e salão; infantil e adulto individual em várias modalidades.

 Abril

20 - 1º Festival Ourense de Teatro - O festival contará com a participação de grupos teatrais formados por pessoas da comunidade com baile de Máscaras. O objetivo do festival é valorizar a cultura despertando o interesse pela arte.

 Junho

09 - 2º Ouros Country Fest - A festa de rodeio contará com a participação de amadores e profissionais. Para animar ainda mais a festa, acontece um bailão country no Poliesportivo. No domingo, dia 09 de junho, desfile de cavaleiros com entrega de troféus e show na praça. 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CONCEIÇÃO DOS OUROS

E-mail: [email protected]

Telefones: (35) 3653-1220 / 1200

Sites: http://www.conceicaodosouros.com/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Transul

Telefone: (11) 2221-4823

Site: http://www.transulbr.com.br/

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:
 
Av. Cel. Domingos Rosa, 205 - Bairro: Centro    
Conceição dos Ouros-MG - CEP: 37548-000
 
E-mail: [email protected]
 
Telefone: (35) 3653-2455

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://portal.mj.gov.br

http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

Comentários de Conceição dos Ouros

uma cidade pequena mas que tem muitas fabricas de placas que são transportadas para outros estados e tambem uma cidade que é conhecida como a capital do polvilho data comemorada em agosto,nas festas do polvilho da cidade já tocaram no palco Chitãozinho e Xororó,NXzero,Nando Reis,Paulo Ricardo,Biquine Cavadão E TEM MAIS ESSE ANO!!!
Por: nah

A cidade é linda.Tem um rico acervo histórico, principalmente no Museu do lugar. Lá é possível encontrar desde objetos escravocratas até objetos de indígenas pré-colombianos. A cidade fica mais movimentada durante a Festa do Polvilho, que acontece em agosto. Por dia de festa a cidade recebe mais de 25 mil pessoas.
Por: Fernando Borges

conheço e adoro conceicao dos ouros, meus pais são nascidos em conceciao dos ouros e cachoeira de minas, sempre passava férias nos sítios da minha família, e agora que moro no estado de são paulo, sempre que posso vou visitar a cidade. é um povo bem receptivo...
Por: amanda mota guimaraes

adorei o banho de espuma passei um carnaval maravilhoso em 2009 e gostaria de saber se vai ter de novo em 2010 pois somos em 14 pessoas e gostariamos de repetir a dose ,pois o banho de espuma é demais de bom sera que vai ter de novo em 2010 tomara que sim pois é um atrativo e tanto beijoa todos
Por: marcia

Recanto querido onde nasçeu minha querida mãe(já faleçida). Primeira cidade que conheçi após a minha terra natal, P.Alegre. Meu sobrenome Carvalho é oriundo desta terrinha amável e tenho orgulho.. Passei muitos e muitos momentos felizes na amada CONCEIÇÃO DOS OUROS.
Por: Jair Narciso de Carvalho

amo conceiçao dos ouros,fui muitas vezes quando meu tio padre gerado resende morava ai,espero voltar em breve com meu filho p/ mostrar as belesas da cidade e dos biscoitos de polvilho,ate breve
Por: sergio igmar rodrigues

Esta cidade é maravilhosa, quando jovem passava minhas férias ai, e agora quero fazer o mesmo com meus filhos!!!
Por: Celia Regina Ribeiro

Eu já morei em Conceição dos Ouros, e garanto que apesar de ser uma cidadezinha muito pequena e pacata é um ótimo lugar para se viver,!
Por: Gabriela Teixeira e Freitas

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Conceição dos Ouros
Fundação:
1948
Altitude:
863m
População:
8.287 habitantes
Área:
183,1km²
Densidade Demográfica:
45,26hab/km²
CEP:
37548-000

Envie seu comentário sobre Conceição dos Ouros

banner