Chapada Gaúcha

Chapada Gaúcha-MG
banner

Bem-vindo a Chapada Gaúcha!

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em Chapada Gaúcha e muitas outras opções de hospedagem na cidade Chapada Gaúcha. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em Chapada Gaúcha.

A cidade de Chapada Gaúcha, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1997. A localidade está em uma altitude de 858m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 5.154 habitantes. A área total de Chapada Gaúcha é de 2.477,2km², e sua densidade demográfica é de 2,08hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Chapada Gaúcha-MG é 39314-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Chapada Gaúcha

Roteiros do Brasil

Região Turística Grandes Sertões

Circuito Turístico Urucaia Grande Sertão

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O município de Chapada Gaúcha, antiga Vila dos Gaúchos, teve seu início de povoamento no ano de 1976, quando chegaram os primeiros moradores oriundos do Rio Grande do Sul, pelo projeto PADSA, (Projeto de Assentamento Dirigido a Serra das Araras), que integrava os municípios de Formoso, Arinos, Januária e São Francisco.
No ano de 1994, houve um plebiscito no povoado de Vila dos Gaúchos para escolher o nome do novo Distrito, os nomes mais votados foram: Novo Horizonte, Chapada Gaúcha e Serra Gaúcha, como já havia outros Distritos com a denominação Novo Horizonte, automaticamente prevaleceu o segundo nome mais votado, (Chapada Gaúcha).
Neste mesmo ano, a Câmara Municipal de São Francisco aprovou a Lei nº 1523 de 19 de dezembro de 1994 criando o novo Distrito de Chapada Gaúcha, tendo seu território desmembrado do Distrito remanescente de Serra das Araras. Em 28 de Janeiro de 1995, foi instalado o Distrito de Chapada Gaúcha, na antiga Vila dos Gaúchos; neste mesmo ano, começou o processo de emancipação do município.
Ocorreu um fato inédito no Estado de Minas Gerais, pois, a Chapada Gaúcha foi o único povoado que virou Distrito e Município no mesmo ano, criado pela Lei 12.030 de 21 de dezembro de 1995, onde houve a junção dos Distritos de Chapada Gaúcha e Serra das Araras, criando assim o mais novo município do Grande Sertão Veredas, (CHAPADA GAÚCHA), tendo a Serra das Araras como Distrito.
Em 1996 aconteceu a primeira eleição municipal e em 1º de Janeiro de 1997 instalou-se a primeira administração, tendo como Gestor e Prefeito, Narciso Eloe Baron.
A partir da promulgação da Lei Orgânica, que ocorreu em 07 de novembro de 1997, estabeleceu-se a comemorar o aniversário do município em 25 de Julho, por ser dia do agricultor (colono/trabalhador rural) e dia do motorista, devido ao município ser essencialmente agrícola.

Gentílico


Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade


População

10.792  habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Economicamente, o município de Chapada Gaúcha é o que mais cresce no Estado de Minas Gerais, caminhando para um desenvolvimento agro-silvo-pastoril acelerado por o maior produtor de sementes de capim do país, deixando a condição exploradora e extrativista, para se tornar um município potencialmente econômico e tecnológico.

Clima

Tropical de Altitude

Temperatura Média

24,1° C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Norte do Estado de Minas Gerais

Limites

Arinos, Januária, São Francisco, Urucuia e Cocos

Acesso Rodoviário

BR-479

Distâncias:

Da Capital:

772 km

Outras


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Grande Sertão Veredas - MG
   
A criação do Parque Nacional Grande Sertão Veredas, em 1989, está ligada a estudos realizados pela ONG Funatura - Fundação Pró-Natureza. Em parceria com o Ibama, a Funatura administra até hoje os 83.364 hectares do parque.

Parques

O povo de Chapada Gaúcha se orgulha de ter o maior Parque Nacional da Região do Cerrado, o “Parque Nacional Grande Sertão Veredas”, o “Parque Estadual Serra das Araras” e a “Reserva de Desenvolvimento Sustentável Veredas do Acari”,

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- A maior festa religiosa do interior de Minas: Festa de Santo Antônio de Serra das Araras, que é comemorada a mais de 100 anos.

- Outro grande acontecimento que muito nos orgulha é sediar, “O Encontro dos Povos do Grande Sertão Veredas”, que já esta em sua sétima edição e de ter em nossa história personagens como: João Guimarães Rosa, Antônio Dó e Eloi Ferreira da Silva, entre outros.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CHAPADA GAÚCHA

E-mail:

Telefones: (38) 3634-1110

Sites: http://www.chapadagaucha.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFICIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (38) 3634-2062 / 2026

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Chapada Gaúcha

Gostaria muito de conhecer esse local maravilhoso.
Por: marcela

conheço cahapada gaucha la e otimo,temos belezas naturais!!!!!!!!!e muito lindo
Por: tatiane

Nossa! Como diz o grande João Guimarães Rosa "Deus nos dá pessoas e coisas, para aprendermos a alegria... Depois, retoma coisas e pessoas para ver se já somos capazes da alegria sozinho... Essa... a alegria que ele quer. Então morar em chapada gaúcha é grande alegria, e o prazer maior e conviver com as pessoas hospitaleiras. Agradeço a Deus por todas as coisas boas, inclusive de passear sempre em chapada gaúcha.
Por: Renata Grazielle de Oliveira Rodrigues

Um dia conheci Chapada Gaucha de passagem mais o suficiente pra me apaix por eata lnd cidade. Acho mesmo que ainda era povoado, mais que lindo! a mulherada é de arrasar, de deixar a ver navio. Parti para o DF e por ser de familia humilde e qoe tambem precisava trabalhar ingressei na policia onde estou até hoje. Sempre visitando Urucuia qual foi minha grande surpresa ao ver a estrada sendo piquetada para o progresso(asfalto) chegar a esta linda cidade. Qualquer dia deste irei com certesa visitar minha linda Ch. Gaucha e ver as pequenas que ai deixei. Gostaria de ver o meu portal enriquecido por pessoas de outros estados. Minha linda Chapada te amo. te gosto e vou continuar te amando.Irei ai pra tomar todas e te conhecer melhor. Um abração a todos os abts e as gatinhas dai. Amo todos vocês. Beijos, mil beijos, fuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii.
Por: R.Campos

A Chapada Gaúcha têm uma exuberante paisagem natural, com belos riachos, cachoeiras e também têm-se preservado bem os costumes culturais.
Por: Diana

nossa eu sou de chapada gaucha mais atualmente estou em planaltina -DF sei q chapada e um lugar ecepsional e muito bm de se viver ;;;;;;;;;;;;;;;minha filha esta la ate hoje pois sei q la ela vai ter sempre aquela vida tranquila;;;;;;;;;;;;;;;;mil beijos pra todos e qm não foi ;;vai logo pois vcs tambm vão se apoixonar;;;;;;;;;;
Por: gabryela

Adoro CHAPADA GAUCHA porque foi onde praticamente nasci e porque la e uma cidade que tem muitas culturas,festas,diversao etc...Os estudos de chapada Gaucha sao otimos mais avançados,agora moro em Manbai mas continuo com muitas saudades da minha cidade natal.sou GLAUCIMARA tenho 13 anos deixo esse comentario para dizer que essa cidade e linda com tantas riquezas culturais e naturais na minha opiniao.
Por: GLAUCIMARA

cidade maravilhosa moro em brasilia mais tenho uma irma que mora em fazenda no rio beirao fim de ano estaremos com voces abraços......................................
Por: carlos

JA OUVI FALAR MT BEM DA CIDADE E DO POVO TAMBEM E TENHO MT VONTADE DE CONHECER DE PERTO ESTE POVO VALENTE E CORAJOSO QUE FZM DA CHAPADA UM EXEMPLO PARA TODA MG. PARABEMS MINEIROS DA CHAPADA AVANTE E PROSIGAO
Por: cesar Fontinelhi

Não só conheço como nasci la...é uma cidade maravilhosa, que eu amo de paixão...fico muito feliz quando posso ir visita-la..indico Chapada Gaúcha para ser visitada. Ana
Por: Ana Claudia Gomes Martins

muito bunito rsssssssssssssss. u mesma sou de la ,
Por: jssica

eu conheço chapada gaucha eu fui em uma das melhores festas da cidade a festa do chop.conheci muita gente bonita visite a cidade vcs vam gostar tem muita gente bonita e solteira por la!
Por: alessandra soares

chapada gaucha tem uma da festa mais bonita que e a festa de santo antonio situado no distrito de serra das araras para melhora mais so falta infrestura [janio fumeiro] abraço.
Por: janio rodrigues

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Chapada Gaúcha
Fundação:
1997
Altitude:
858m
População:
5.154 habitantes
Área:
2.477,2km²
Densidade Demográfica:
2,08hab/km²
CEP:
39314-000

Envie seu comentário sobre Chapada Gaúcha