Centralina

Centralina-MG
banner

Bem-vindo a Centralina!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Centralina, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Centralina. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Centralina para programar a sua viagem.

A cidade de Centralina, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1953. A localidade está em uma altitude de 531m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 9.626 habitantes. A área total de Centralina é de 323,1km², e sua densidade demográfica é de 29,79hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Centralina-MG é 38390-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Centralina

Roteiros do Brasil

Região


hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Centralina e Canápolis eram distritos pertencentes ao município de Monte Alegre de Minas. Na época, o Distrito de Centralina se fez representar politicamente pelo vereador Paulo Vilela de Andrade. Canápolis que comungava os mesmos sonhos de desligamento e almejava a mesma situação de progresso somou forças e, juntos, conseguiram a liberdade política, porém, Centralina atrelada ao município de Canápolis. O acontecimento, marcado pela Lei Estadual nº 336/48, ocorreu em 27/12/1948. A 12 de dezembro de 1953, então, é criado o município de Centralina, fato outorgado pela Lei Estadual nº 1.039. Apesar da criação do município, sua comarca ainda hoje é a cidade de Canápolis. Daí Centralina estava emancipada, porém, somente em 09 DE JANEIRO DE 1954, é que foi instalado o município

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

09 de Janeiro

Gentílico

centralinense   

População

10.270 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

De uma beleza que encanta à primeira vista. A população oferece aos visitantes várias formas de passarem suas horas de folga e lazer. Venha conferir!

Clima

Tropical

Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba

Limites

Canápolis, Monte Alegre de Minas, Tupaciguara e Araporã. 

Acesso Rodoviário


Distâncias:

Da Capital:

566 km

Outras:

90 Km de Ituiutaba

128 Km de Uberlândia

234 Km de Uberaba

189 Km de Frutal

68 Km de Prata

40 Km da BR-365

18 Km de Itumbiara

663 Km de Belo Horizonte

725 Km de São Paulo

450 Km de Brasília

1.160 Km de Rio de Janeiro

1.265 Km de Vitória

hspace=0 TURISMO

Resumo:

O Município de Centralina é considerado "potencialmente turístico", o que pode ser comprovado pelas paisagens à beira dos Rios Paranaíba e Piedade. Inúmeras construções como ranchos e pousadas podem ser vistas e visitadas por longo trecho daqueles rios. O Rio Paranaíba, com quase 4.000 km de extensão, tem as águas menos poluídas e com grande número de peixes, justamente no local que passa pelo Município de Centralina.           

Principais Pontos Turísticos

 

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Há festas típicas, como o Congado, Quadrilhas, Encontros Religiosos, Culturais e Esportivos (capoeira, dança, futebol, voleybol, basquetebol), realizadas na cidade, assim como o Carnaval, a Exposição Agropecuária e o Juninão, que atraem milhares de visitantes todos os anos.

- Abril ou Maio - Festa de São José e São Sebastião

- Maio - Exposição Agropecuária de Centralina MG (Expocen)

- Junho - Festas Junina realizada pelas escolas do Município

- Julho - Campeonato Regional de Futsal

- Setembro - Festa de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito

- Novembro - Baile do Hawai

- Novembro - Festa do Padroeiro Cristo Rei e Nossa Senhora Aparecida

- Dezembro - Kaptura Fest Fantasy (Festa a Fantasia)

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CENTRALINA

E-mail:

Telefones: (34) 3267-8000 

Sites: http://www.centralina.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933  

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (34) 3267-1287

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

http://www.cnm.org.br/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Centralina

Boa cidade, sempre apareço por lá. Queijo e doce mineiro muito bom e abacaxi excelente. Carneiro assado também vai bem.
Por: firmino barcelos

sou de centralina e minha mãe mora na rua dos pereira,40 mas moro na cidade de campo belo-mg, mas meu coração esta nesta belissima cidade em que eu nasci mas estou com muita saudade dai pois eu adoro esta minha cidade natal.minha mãe chama-se AFONSA MARIA DOS SANTOS
Por: Nisdaves José Dos Santos

Trabalhei e morei nesta Princezinha do Atrantico de Abril/1990a Abril/1993, neste periodo, o Turismo, ainda não era tanto explorado, mas mesmo assim já existia uma grade procura de pessoas no periodo de Férias, principalmente nas férias de Julho, quahdo é realizado o melhor campionato de Futebol de Salão. Que na época era organizado pelo meu amigo "Xisto", de quem eu tenho muitas soudades. Abçs, obrigado por esta oportunidade.
Por: AlbertoPereira sthel

Morei em Centralina em 1970, já era uma belíssima cidade, tenho muitos amigos e gostaria de voltar a morar lá. Parabens Centralina vc é de ++++++++++++++++++
Por: Corina Nunes Garcia

Jó morei por 10 anos em Centralina e posso falar com conhecimento de causa. A cidade é ótima, povo hospitaleiro e terras férteis. A economia predominante é a agricultura de algodão, milho e soja.
Por: Benedito A. Ferreira

para mim e um grande pazer falar dessa cidade maravilhosa convivi um bom tempo ai hoje moro em uberlandia mas nunca deixei minha terra sempre que posso estou ai ,centralina e uma beleza de cidade abraço centralina obrigado por ter este portal
Por: sergio v barcelos

Sinto-me muito orgulhosa por ver q a minha terrinha tão linda e acolhedora.Há anos mudei-me daí, mas nunca a esqueci!Trago-a no fundo do meu coração.Pena q ñ podemos voltar ao tempo, mas ñ importa, sou com orgulho centralinense.
Por: Elizabeth Zei de Assis Ferreira

eu ja morei ai por 10 anos gosto muito dai eu tenho filho que mora ai eli chama daniel pereira silva sinto muito falta de li
Por: elisia pereira silva

Morei em Centralina dos 10 aos 13 anos e foi ótimo.Conheci pessoas maravilhosas,aprendi muito com a simplicidade da cidade e do seu povo. Levo Centralina no meu coração.
Por: Lívia

Centralina Centralina terra querida que tanto quero bem! Centralina és minha vida, a amo como ninguém. Centralina como e bom, em seu seio ter nascido. Deus me deu-me como presente. Sou sim, com orgulho centralinense. Centralina terra querida! A sua humildade me entaltece, a união do seu povo me engrandece. És para mim, o mais belo jardim! Salve, salve sem parar! Mesmo vivendo longe de ti, nunca deixarei te amar! Quem sabe um dia Centralina, juntinho contigo vou morar. Quando os meus olhos se fecharem, a minha respiração findar. O meu corpo eu quero, na terrinha querida repousar!
Por: Elizabeth Zei de Assis Ferreira

que cidade maravilhosa que eu adorie conhecer e inequesivel.
Por: maria jose reis

Conheço Centralina. Nasci ai em 1953. No ano seguinte minha familia veio para Goiás. Minhas irmas falam muitas historias ai acontecidas.
Por: Lisete de Souza moraes

Eu amo essa cidade onde cresci e morei ate os nove anos de idade.
Por: Leticia

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Centralina
Fundação:
1953
Altitude:
531m
População:
9.626 habitantes
Área:
323,1km²
Densidade Demográfica:
29,79hab/km²
CEP:
38390-000

Envie seu comentário sobre Centralina