Caxambu, MG
Descubra o melhor de Caxambu.

Bem-vindo a Caxambu!
Caxambu é um município mineiro conhecido nacionalmente por ser uma rica fonte de água mineral, gasosa e medicinal. Por isso, para quem gosta de água e tranquilidade, a cidade é um prato cheio. A cidade de Caxambu fica a 370 km de distância da capital mineira Belo Horizonte.
O balneário Hidroterápico atrai turistas de toda parte do Brasil e do mundo. Localizado dentro do Parque das Águas de Caxambu, é um paraíso para quem procura tranquilidade. Com banhos de imersão em água mineral, piscinas de hidroterapia, saunas e tratamentos estéticos, é possível lavar a alma. Um destaque é que os azulejos que compõem as piscinas do balneário formam lindos desenhos de mosaico, um espetáculo à parte.
Outro roteiro para quem quer renovação das energias é o parque das águas, um complexo enorme com cerca de 210.000 m², situado bem no centro de Caxambu. Aliás, esta é a principal atração da cidade. O parque tem a maior concentração de águas carbogasosas do mundo. Além disso, há 12 fontes de água mineral que abastecem o parque, e há também um grande gêiser que proporciona espetáculos emocionantes. As piscinas de água mineral são maravilhosas, há lagos onde é possível andar de pedalinho, há brinquedos para as crianças em playgrounds e, também, teleférico. O parque fica aberto o dia todo, das 7 h às 18 h. Dica importante: use bastante protetor solar, pois o sol quente pode machucar a pele, mesmo sem você perceber.
Caxambu é uma cidade muito calma. Uma forma interessante de conhecê-la é através dos passeios de charrete e a cavalo. É possível fazer um tour pela cidade e conhecer os principais pontos turísticos, como a Chácara das Roas (um local de terapias holísticas) e o Portal das Águas (uma chácara aberta à visitação com opção de trilha ecológica, onde é possível entrar em contato com nascentes e lagos).
É possível, também, conhecer as fazendas de criação de cavalos de raça pura, como o Mangalarga Marchador. Para as crianças, passeios de pôneis e, é claro, na hora da fome, um delicioso almoço típico e ou um café colonial de primeira.
Informações de Caxambu
Caxambu: O Paraíso das Águas Minerais
Localizada nas montanhas do sul de Minas Gerais, Caxambu é um destino turístico que oferece uma experiência única e inesquecível. Com seu clima ameno e seco, chuvas de setembro a abril e temperatura média de 21°C, é o lugar perfeito para se relaxar e rejuvenescer. A cidade é conhecida por seu complexo hidromineral, o maior do mundo, com 12 fontes de água mineral com propriedades diferentes.
Desde a época do Brasil colonial, Caxambu conquista seus visitantes com seu colorido paisagismo, belezas naturais, jardins floridos e o valor inigualável de suas águas miraculosas. A cidade tem um conjunto arquitetônico e paisagístico de rara beleza, que reflete sua rica história e cultura. A Igreja Santa Isabel da Hungria, construída em 1875, é um dos principais patrimônios da cidade e é tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA).
Em Caxambu, você pode desfrutar de atividades ao ar livre, como caminhar pelas trilhas da Serra da Mantiqueira, visitar as fontes de água mineral, relaxar em um dos muitos spas e termas da cidade ou simplesmente aproveitar o clima agradável e a beleza natural da região. Além disso, a cidade oferece uma variedade de opções gastronômicas, desde comidas típicas mineiras até restaurantes de alta gastronomia.
Visite Caxambu e descubra por si mesmo o que torna esta cidade um destino turístico tão especial. É uma experiência que você nunca esquecerá!
Como Chegar
Caxambu está localizada no sul de Minas Gerais, na região da Serra da Mantiqueira. A cidade é acessível por rodovias, sendo a mais próxima a rodovia que liga Soledade de Minas, Conceição do Rio Verde e Baependi.
Características da Cidade
Caxambu é uma cidade com uma população de 21.719 habitantes e é conhecida por sua história, cultura e beleza natural. A cidade é uma ótima opção para quem busca uma experiência de turismo que combine relaxamento, aventura e descoberta cultural.
Significado do Nome
O nome Caxambu é originário da língua tupi, que significa "bolhas a ferver" ou "água que borbulha". Outra teoria sugere que o nome deriva de duas palavras africanas, "cacha" (tambor) e "mumbu" (música), que eram utilizadas para designar os instrumentos e a dança dos escravos no século XIX.
Comentários de Caxambu
Muito Linda esta cidade,passei minhas férias lá tenho certeza que na proxima estarei lá novamente. vale a pena conhecer é uma cidade encantadora maravilhosa.Obrigada pela hospitalidade que o povo mineiro tem.Não percam a oportunidade de conhece-la
Por: Luciana Barros
nossa eu moro em caxabu aconcelho todos a vir conhecer........
bjussssssss
Por: debora eloisa
Estive aí no final de 2007 passeando, conhecendo a cidade. Adorei. Andamos de teleférico, tomamos muita água na fonte, andamos de charrete, enfim, estava muito bom. A cidade é realmente linda. Sem falar no povo que é muito bonito e simpático. Fiz muitas amizades lá.
Por: Heloísa Helena
Caxambu é uma cidadezinha maravilhosa e encantadora! Possui um parque rico com suas 12 fontes de agua mineral de propriedades inigualáveis, além, de uma paisagem linda! Muito ar puro, tranquilidade e hospitalidade! Temos diversos restaurantes com a comida típica mineira, deliciosa, diveros hoteís e pousadas com preços acessíveis!! Venham conhecer!!!
Por: Ângela Sarkis
eu sou desa cidade maravilhoza estou a 7 anos a qui en santo andre mai nunca dechi de ir ai so tenho pena de naó poder mora ai por falta de cerviso acho que esta cidade poderia cer melhor do qur e mais tenho fé que um dia vai cer
Por: kelcilene de souza
Caxambu possui o melhor croquete de carne cozida que já comi. simplesmente delicioso e pode ser degustado na Padaria Caxambuense bem em frente ao hotel Caxambu. Da ultima vez que fui em Nov 2010 custava 1,50 e acabei comendo 3 pois não é pesado como os salgados comuns.
Por: Cristiano Osório
Um maravilhoso lugar para se passar férias, feriado prolongado, local de descanso e diversão ao mesmo tempo. Parque das águas maravilhoso, com excelente Balneário com piscinas de água mineral, saunas seca e a vapor e demais tratamentos, como banhos imersos.
Por: Ricardo Adolfo
Eu conheço CAXAMBU, realmente e uma cidade agradavel para se hospedar, clima agradavel, pessoas acolhedoras boa comida, enfim tudo de bom por ai.
Por: Paulo
Uma cidade muito linda!
O parque das Águas é deslumbrante, de tão lindo que é.
Por: Patricia Tomaz
Esta cidade é um cantinho do céu é uma cidade limpa de pessoas hospitaleiras amo ir a Caxambu tenho ido bastante e falo sempre pras pessoas pra que vão conhecer este lugar que aprendi a gostar tanto .Voltarei em breve .
Por: Nanci gonçalves de souza Silva
- Fundação:
- 1901
- Altitude:
- 895m
- População:
- 22.591 habitantes
- Área:
- 100,5km²
- Densidade Demográfica:
- 224,79hab/km²
- CEP:
- 37440-000