Catas Altas da Noruega

Catas Altas da Noruega-MG
banner

Bem-vindo a Catas Altas da Noruega!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Catas Altas da Noruega, informações atualizadas sobre a cidade Catas Altas da Noruega, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Catas Altas da Noruega.

Informações de Catas Altas da Noruega

Roteiros do Brasil

Região Turística Coração das Gerais

Circuito Turístico Villas e Fazendas de Minas

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O município surguiu em torno de uma capela erguida em 1727 e teve concessão de pia batismal em 23 de novembro de 1730. Em 11 de fevereiro 1744, foi constituído o patrimônio por Sebastião Pedrosa. Pelos anos de 1750, inicia-se a decadência da mineração e grande parte dos moradores do lugar se viu na miséria. Diante desse fato, o governador Gomes Freire e Andrade pocurou incentivar novas descobertas, além da catequese dos índios e a colonização das matas. Assim, formaram-se fazendas e povoados, sendo Catas Altas da Noruega elevada a freguesia em 1840. Em 30 de dezembro de 1962 é criado o município, desmembrado do município de Conselheiro Lafaiete. 

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

1º de Março 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Clima

 

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Metropolitana de Belo Horizonte

Limites

 

Acesso Rodoviário

BR 482 

Distâncias

142 km da Capital

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

Alto da Lagarta 

Mata virgem, localizada no município de Santo Inácio.

Alto do Barbeiro 

O Alto do Barbeiro é um morro recoberto com vegetação nativa, remanescente de mata atlântica (floresta estacional semi-decidual). Sua altitude aproxima-se de 1300 metros. Está localizado na Comunidade do Cinco Réis, acesso pela estrada municipal para o João Dias (“estrada do alto”).

Alto do Cruzeiro 

Recoberto por vegetação nativa, neste local está instalado um cruzeiro que, além de mirante onde se avista parte da cidade, é utilizado também nas celebrações da semana santa. Está localizado próximo a Rua das Goiabeiras.

Cachoeira do Jequitibá 

Localizada no município de Água Limpa esta cachoeira é pequena e o acesso a ela é ruim.

Cachoeira do Pirapetinga 

Bela cachoeira que forma pequenas corredeiras.

Capela Nossa Senhora da Conceição 

Uma das primeiras construções do atual município a pequena Capela Nossa Senhora da Conceição está localizada na Comunidade da Noruega e foi edificada antes do ano de 1720. Esta capela fica no alto de um morro e é cercada por cemitério e um muro de pedras construído por escravos. 

Igreja de Nossa Senhora do Rosário 

A imponente Igreja do Rosário foi construída na parte alta de Catas Altas da Noruega. De sua torre avista-se toda a cidade. Após sucessivas reformas perdeu sua característica original, entretanto seu altar-mor e pia batismal em pedra-sabão datada de 1765, dentre outros objetos e adornos remontam ao século XVIII. Nas proximidades desta igreja encontra-se o cemitério da cidade e a Capela do Santíssimo Sacramento.

Igreja Matriz São Gonçalo do Amarante 

Datada de 1727, a Matriz de São Gonçalo do Amarante é um exemplar de traços estilísticos inspirados na primitiva arquitetura dos jesuítas, é um prédio preservado em suas características originais, contando-nos muito sobre os processos construtivos e artísticos das Minas setecentistas. Possui urn altar-mor e quatro altares laterais e duas capelas internas. Seu estilo de construção é barroco. Nesta igreja encontra-se a Imagem de Nossa Senhora das Graças e também um Salão de Milagres (Ex-Votos), além de possuir objetos sacros de diversas épocas e estilos.

Igreja Nossa Senhora dos Remédios 

A Igreja está localizada no alto de um morro ao qual se tem acesso por estrada de terra. A capela é anunciada por um cruzeiro de madeira localizado do lado esquerdo do portão de entrada do adro. É uma edificação muito bem preservada em suas características originais, de interesse de preservação pelo seu valor histórico, arquitetônico, religioso e simbólico. Apresenta características jesuíticas, destacando-se o altar-mor em talha, o púlpito, as tribunas e os nichos laterais para imagens de vestir. Nas comemorações do mês de maio um anjo em madeira desce do alto da igreja para coroar Nossa Senhora. Construída em 1752 pelo Frei Francisco Vieira, em meados do século XVIII teve como sacerdote o Pe. Bento de Souza Lima possuidor de minas de ouro e engenho de cana-de-açúcar na região, fundador da cidade de Santa Margarida no leste de Minas e primeiro pároco de cidade de Lamim (MG). 

hspace=0 EVENTOS

 

hspace=0 Informações Úteis

Prefeitura Municipal de Catas Altas da Noruega.

hspace=0 [email protected]

hspace=0 (31) 3752-1260

hspace=0

hspace=0

hspace=0

hspace=0

hspace=0

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:   www.estradareal.org.br

Comentários de Catas Altas da Noruega

Eu Moyses Abreu Soares, tenho a honra de deixar meu comentarios de saudades de minha passagem de moradia de seis anos, que variaram anos 70. A marca maior as missas nas igrejas de São Gonçalo e Nossa Senhora das Graças,onde estudei no Grupo Escolar onde Dona Nair era Diretora, formei no Colégio Comercial São Gonçalo onde lembro do Padre Luiz era o Diretor, das professores alguns me lembro da professora Isabel, Lidia, Ligia,do professor de matemática que suicidou em Lafaiete, lembro de varios colegas da Maria das Graças que era funcionaria na casa da dona Nair,da Maria da Graças Pereira filha do senhor Raimundo,da Maria Ines, da Lili filha da dona Nair, do Cirlei filho do senhor Euclides, do Dendeco, Gidinho, Geraldo Pascoal que trabalhou como secretario no Colégio. Lembro do senhor Henrique que era funcionario da Igreja.Lembro de um dia muito triste para os moradores de Catas Altas da Noruega e região a morte do senhor Jorge da farmacia. Lembranças a parte só sei que devo muito meu inicio de vida a Catas Altas que quando formei no colégio prestei concurso na Policia Militar de Minas Gerais, onde trabalhei trinta anos, em 2004 passei para reserva.Hoje ADPM/BM Associação da Policia Militar e Bombeiros Militares me patrocinam para representa-los nas corridas rusticas no CESPORTE de Juiz de Fora,Estrada Real,corridas regionais e estaduais.A ultima conquista de Medalhas foi a da Corrida Internacional de São Silvestre em São Paulo, dia 31 de Dezembro de 2008.Vou terninar porque breve encontrarei voces ai em Catas Altas da Noruega.Meu endereço Rua Wanda Barbosa Campos,116, Bairro Santa Teresinha, CEP 36045-520,Juiz de ForaMG.Faço parte um pouco da historia de Catas Altas da Noruega. Peço o fovor de acusar o recebimento deste momento de boas lembraças. Ficarei muito alegre.
Por: Moyses Abreu Soares

esta cidade e simplismente maravilhosa me orgulho muito de ter la vivido.claudio b.h.
Por: claudio porfirio

boa noite minha cidade natal onde for que eu esteja numca esquecerei pessoas simples e acolhedora etc.
Por: luciano

MEU PAI E NATURAL DESTA LINDA CIDADE TIVE O PRAZER DE VISITALA A ANOS ATRAS,ESPERO POD ER RETONAR OUTRAS VEZ ES.UM ABRAÇO A TODOS.
Por: EDSON FELIPE MENDES.

JA VISITEI ESTA CIDADE MUITO BONITA E ACOLHED ORA MEU PAI SR. ENEDINO FELIPE MENDES NATURAL, DAI,TENHO PARENTES AINDA MORANDO EM MG. PRETENDO VISITAR AI QUALQUER DIA. EDSON MENDES.
Por: EDSON FELIPE MENDES.

Este povo Humilde e hospitaleiros de Catas Altas da Noruega MG estão classificados como 8ª maravilha do Mundo.Moysés e familia, Juiz de Fora MG
Por: Moyses Abreu soares

E a mais bela cidade domundo.gran des estabelecimentos comerciais e industriais,hoteis maravilhos. boa cosinha e aguardente
Por: marta carvalho dos reis

Lindo o portal fiquei com vontade de conhecer a cidade.
Por: Alzira Montes

Quando Deus abriu a janela do Céu e me viu, perguntou.... MOYSÉS qual é o teu desejo para hoje? Eu respondi... Senhor, por favor, cuida bem deste povo de Itaverava e Catas Altas da Noruega MG por eles terem depositado confiança em mim e na minha família. Sem sombra de dúvidas, são seres humanos diferenciados pela forma de tratar e acolher ao próximo.Porque aqui na cidade grande está em extinção este tipo de povo.
Por: Moyses

esta cidade é linda quando me aposentar com certeza vou morar ai
Por: nivaldo dos santos

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Catas Altas da Noruega

Envie seu comentário sobre Catas Altas da Noruega

banner