Bem-vindo a Catas Altas!
Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Catas Altas, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Catas Altas.
A cidade de Catas Altas, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1997. A localidade está em uma altitude de 752m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 4.108 habitantes. A área total de Catas Altas é de 241,0km², e sua densidade demográfica é de 17,05hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Catas Altas-MG é 35969-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.
Informações de Catas Altas
Roteiros do Brasil
Região Turística Coração das Gerais
Circuito Turístico do Ouro
HISTÓRIA DA CIDADE
Catas Altas tem um conjunto arquitetônico muito rico e de grande harmonia, sendo um dos mais homogêneos e representativos da arquitetura colonial mineira. O pano de fundo do povoado é a Serra do Caraça. Seu nome provém das profundas escavações que se faziam no alto do morro. Fundado em 1703, o lugar era conhecido como Catas Altas do Mato Dentro para diferenciar de Catas Altas da Noruega. O mais antigo registro de batismo encontrado, foi celebrado em 1712, na Capela de Nossa Senhora da Conceição. Nessa época já se delineava o aglomerado urbano que se formava ao redor da mineração. A elevação à freguesia, através de medidas da administração colonial, deu-se em 1718, sendo a paróquia declarada de natureza coletiva e seis anos mais tarde foi nomeado seu primeiro vigário colado. Em 1730, iniciam-se as obras para a construção da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, que a partir de 1738, sem ser concluída, passa a ser utilizada pela população, e que está inacabada até os dias de hoje, confirmando sua originalidade. Com o esgotamento das minas, Catas Altas tornou-se um arraial abandonado e em ruínas, e os habitantes que ali permaneceram se dedicaram ao cultivo de pequenas roças de subsistência. A maior mineração sobrevivente era feita nas lavras do Guarda-Mor Inocêncio Vieira da Silva. Quando o naturalista francês Saint Hilaire visitou a área e aconselhou-o a substituir a exploração do ouro pela do ferro, cujas reservas eram abundantes na região, isto em 1816. Em 1817, os naturalistas alemães Spix e Martius, hospedaram-se com o Guarda-Mor Inocêncio Vieira da Silva e visitaram a sua lavra, que possuía apenas 80 escravos para o trabalho. Visitaram também o Caraça e conversaram com o irmão Lourenço que estava cego e com mais de cem anos. Em 1820, chegaram ao Caraça os Padres Lazaristas para fundar o Colégio que por quase 150 anos tornou-se famoso em todo o Brasil. Em 1839, por ocasião da emancipação do município de Santa Bárbara, Catas Altas, passa a pertencer à sua jurisdição. Em mais de dois séculos, a população do arraial pouco se alterou, somando 2.429 habitantes em 1950. Sua revitalização se deu graças ao incremento da mineração do ferro através da Companhia Vale do Rio Doce. O censo demográfico de 1970 já registrou um aumento de mais de 20,4% da população atual, de 4.300 habitantes. A emancipação do Distrito de Catas Altas, ocorreu em 21 de Dezembro de 1995.
Significado do Nome
Aniversário da Cidade
08 de Dezembro
CARACTERÍSTICAS
Clima
Temperatura Média
COMO CHEGAR
Localização
Metropolitana de Belo Horizonte
Limites
Acesso Rodoviário
MG 436
Distâncias
120km de Belo Horizonte
TURISMO
Principais Pontos TurísticosSantuário do Caraça
A história do Caraça foi iniciada pelo irmão Lourenço de Nossa Senhora, português de origem desconhecida, que fundou, em 1774, uma ermida e um convento, no Caraça. Em 1819, ao morrer, deixou seu santuário a D. João VI, pedindo-lhe que construísse um colégio no local. Já em 1820, dois lazaristas portugueses receberam de D.João VI e fundaram o Colégio do Caraça, que viria a se transformar famoso em todo país. A partir daí, e em plena atividade, as construções foram aumentando e outras surgindo (como o edifício de três andares - que abrigava salas de aulas, teatro, biblioteca, etc. - a igreja em estilo neogótico, substituindo a capela barroca do irmão Lourenço, entre outras). Em 1968, um incêndio destruiu o edifício de três andares, juntamente com o teatro e a biblioteca, permanecendo intactas a igreja e suas alas. Assim, foram interrompidas as atividades do famoso colégio, que hoje tornou-se um lugar de repouso e meditação, aberto aos turistas interessados em conhecer a sua história e passear por uma das mais belas paisagens naturais, denominada pela importante Serra do Caraça. Dentre os atrativos históricos e culturais ali existentes, destaca-se, além do prédio onde ocorreu o incêndio (atualmente restaurado mas preservando as ruínas) o Santuário e o prédio do antigo colégio que guardam um importante acervo, construído de peças antigas, adornos artísticos incorporados à construção, pelas Catacumbas (onde eram enterrados os padres), livros raros e o famoso quadro da Santa Ceia, pintado por Ataíde, em 1828.
Banho de Belchior
Fica a 3 Km do Santuário ou a 40 minutos de caminhada leve, por trilha sinalizada. O córrego Canjerana desce formando corredeiras e piscinas naturais até o local denominado Banho de Belchior, que tem um poço de 40m de comprimento por 10m de largura, aproximadamente. Os poços ou piscinas são rasos, com água de cor amarelada e tão transparente que pode-se ver nitidamente o fundo pedregoso. Apesar de a água ser muito fria, há possibilidade de banhos. Existe bastante vegetação ao redor da piscina, o que torna o local muito agradável e bonito. Nota-se na região, a ocorrência, em abundância, da jaboticabeira-de-mato (Mirtácea).
Bicame de Pedras
A 12 Km de Catas Altas, destacam-se na paisagem as ruínas de um grande aqueduto de pedra, construído com o objetivo de abastecer a cidade ou a mineração. Atualmente, existem cerca de 100 metros do monumento, que tem, ao centro, um portal com a inscrição da data de construção - 1792. Incrustada em uma das laterais do potal, existe uma escadaria que dá acesso à parte superior do aqueduto. Ao seu redor e entre as pedras, há ocorrência de vegetação rasteira.
Cachoeira Cascatinha
Fica a 2 km do Colégio do Caraça, chegando-se lá por uma caminhada leve. A trilha é sinalizada, podendo-se ir também de bicicleta. São várias cachoeiras que caem em desnível, formando numerosas piscinas naturais. A última é a maior e a mais procurada pelos excursionistas. A água é pura, espumante e de coloração amarelada, em razão da matéria orgânica que desce da serra. Há possibilidade de banhos, porém é preciso ter cuidado com as pontas de pedras e áreas mais profundas.
Cachoeira Cascatona
Localizada na Reserva Particular do Patrimônio Natural do Caraça, a 6Km do Colégio, no ribeirão Caraça. O acesso é feito por trilha sinalizada, passando pela Estrada Real. A cachoeira tem, aproximadamente, 80 metros de altura, em desnível, com água cuja temperatura está em torno de 17° C.
Cachoeira da Garganta
Localizada no povoado do Morro dÁgua Quente, possui uma queda pequena de aproximadamente 5m de altura. A vegetação constitui-se de mata de encosta com a presença de samambaiaçus que ornamentam o local. O poço é profundo com cerca de 2,5 de profundidade.
Cachoeira das Almas
Localizada à direita dis trilhos, entre a sede e o Morro dÁgua Quente, sua queda mede aproximadamente 4m de altura e tem pouco volume d´água. Não possui poço, mas sua água límpida e fresca proporciona aos caminhantes frescor e revigoramento de energias. Durante o percurso, o excursionistas pode avistar a cidade de Catas Altas, a cachoeira de Maquiné, o Pico de Catas Altas, a mineração e o povoado de Morro dÁgua Quente.
Cachoeira de Valéria
Esta cachoeira é formada em rio de mesmo nome, no sítio do Valéria com acesso por estrada de terra. Chega-se à cachoeira por cima, onde há um grande poço, cercado de vegetação de mata, mais densa em uma das laterais. Logo após o poço, a água desce sobre alguns degraus, seguindo de um grande bloco rochoso com, aproximadamente, 10m de largura. Em um dos lados há uma bomba dágua. O local é muito bonito, a água tem um tom esverdeado no poço da cachoeira e sua temperatura é fria.
Cachoeira do Córrego do Maquiné
A maior queda da Cachoeira do Maquiné tem aproximadamente 12m de altura e, forma um poço de 3m de diâmetro e 0,5m de profundidade. A cabeceira se caracteriza por várias quedas pequenas que formam poços em desníveis naturais. A mata circundante é de galeria e, suas águas são geladas durante todo o ano. No local, é feita a captação de água para o abastecimento da cidade.
Cachoeira do Córrego do Mosquito
Ás águas do córrego do mosquito correm sobre área bastante pedregosa formando corredeiras. O trecho mais interessante está a 1 km do Distrito de Morro de Água Quente. Sem sinalização é aconselhável o uso de um guia local. Ao longo do Córrego encontram-se antigos pilões de pedra, caixa dágua, também de pedra e um poço de água quente. Ainda é praticado no local o garimpo de aluvião.
EVENTOS
Informações Úteis
Prefeitura Municipal de Catas Altas.
(31) 3832-7121
Créditos
Informações e fotos
Sites: www.cnm.org.br
Comentários de Catas Altas
OLA!!!
CATAS ALTAS É UMA DAS CIDADES MAIS LINDAS QUE EU JA CONHECI.TEM UMA SERRA MARAVILHOSA,CACHOEIRAS LINDAS E OTIMAS POUSADAS. HHHÁA.. E AS FESTAS TAMBEM SAO OTIMAS..!!!
AS PESSOAS SÃO SUPER HOSPITALEIRAS E CARINHOSAS!!!
ACONSELHO TODOS A CONHECEREM ESTE LUGAR.
TODO ANO EU E O MEU NOIVO VAMOS P/ LÁ!!!
BJUUUSSS!!!!
Por: BARBARA VERUSCA
Amo Catas Altas. A cidade bonita, sossegada. Seus moradores são muito cordiais e atenciosos.
Por: Isabel Cristina da Silva
catas altas,terras de encantos 1000,lindas montanhas de belas cachoeiras,terra de uma arquitetura que ilumina e ilustra com perfeicao nossa minas gerais,seus casaroes,suas ruas suas igrejas seculres,suas paisagens,fascinam a todos com sua beleza inigualaveu,terra de um povo acolhedor e ospitaleiro com todo encanto mineiro de serCATAS ALTAS MG EU AMO VOCE!!!!!!!!!!!!!
Por: Amilcar Augusto Teixeira dos Santos
- Fundação:
- 1997
- Altitude:
- 752m
- População:
- 4.108 habitantes
- Área:
- 241,0km²
- Densidade Demográfica:
- 17,05hab/km²
- CEP:
- 35969-000