Caratinga

Caratinga-MG
banner

Bem-vindo a Caratinga!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Caratinga, fotos, informações, os principais hotéis de Caratinga, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

A cidade de Caratinga, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1890. A localidade está em uma altitude de 578m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 72.959 habitantes. A área total de Caratinga é de 1.254,5km², e sua densidade demográfica é de 58,16hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Caratinga-MG é 35300-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Caratinga

Roteiros do Brasil

Região

Cidade das Palmeiras

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Em 1841 aportou por estas terras o grande desbravador Domingos Fernandes Lana, que aqui permaneceu até 1847.
No final desse ano, João Caetano do Nascimento, João Antônio de Oliveira e João José, bravos pioneiros, vieram de mudança, trazendo suas famílias, formando o primeiro núcleo habitacional.
Em junho de 1848, a localidade foi elevada à categoria de Paróquia e Conselho Distrital, subordinada à Câmara de Mariana até 1860.
Pertenceu, posteriormente, a Ponte Nova, Abre Campo e Manhuaçu, da qual desmembrou-se em março de 1890, pouco após a Proclamação da República, por decreto do estadista Cesário Alvim. Em 1892, surge a Comarca de Caratinga.  Caratinga, conhecida também como Cidade das Palmeiras, tem uma população estimada de 77.732 mil habitantes.
Atualmente, é sede da Regional Administrativa da Vertente Ocidental do Caparaó.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

24 de Junho 

Gentílico

caratinguense

População

85.322 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS 

Caratinga, tranquila e animada. Lugares onde a natureza se supera. Venha passar momentos agradáveis e inesquecíveis nessa cidade.

Clima 

Tropical subquente

Temperatura Média

21,2° C

hspace=0 COMO CHEGAR

Posicionado na porção leste mineira, sua ligação a partir de Belo Horizonte se dá pela BR-381 até a cidade de João Monlevade, onde se tem acesso pela BR-262 até o entroncamento com a BR-116, no distrito de Realeza, a partir do qual percorre-se mais 60 Km, aproximadamente, em direção ao norte.
O total desse percurso é de 320 Km. Através da BR-262, numa distância de 342 Km, atinge-se a cidade de Vitória, outro importante centro polarizador da região.   

Localização

Município do Rio Doce no Estado de Minas Gerais

Limites

Inhapim, Imbe de Minas, Piedade de Caratinga, Ubaporanga, Iapu, Ipaba, Santana do Paraíso,
Ipatinga, Timoteo, Bom Jesus do Galho, Vargem Alegre, Entre Folhas, Raul Soares, Santa Rita de Minas, Santa Barbara do Leste, Simonesia, Ipanema.

Acesso Rodoviário

BR-116, MG-425

Distâncias

Da Capital:

295m

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Praça Cesário Alvim

O conjunto arquitetônico e urbanístico da praça Cesário Alvim é composto pela Escola Estadual Princesa Isabel, fachada do Palácio do Bispo, coreto Ronaldo Oliveira da Silva Araújo e Catedral de São João Batista, além da praça.
As características arquitetônicas desse conjunto passam pelo estilo eclético, Art-Decô, Neo-Gótico até o modernismo, retratando a obra do arquiteto Oscar Niemeyer, tombada pelo decreto nº 13/98, 35, 36, 37/2002, sujeito à proteção especial de acordo com a Lei Municipal nº 2420/97. 

Prédio da Estação Ferroviária

Situado à praça Coronel Rafael Silva Araújo, s/n, construído no final dos anos 20, possui estilo colonial de construção em alvenaria.
Sua importância justifica-se por ser o único vestígio do tráfego ferroviário no município.
O prédio foi tombado através do decreto nº 10/98, e está sujeito a proteção especial de acordo com a Lei Municipal nº 2420/97.
 
Igrejinha de São João

Situada à rua Major Carlos Teixeira, s/n, o bem é de grande valor histórico e arquitetônico.
É a primeira igreja do município e uma das últimas construções do século XIX. 

Pedra Itaúna

No setor de turismo destaca-se a Pedra Itaúna com 1012 metros de altitude. A pedra é tombada pelo patrimônio histórico por seu valor paisagístico e tem atraído aventureiros do rapel, paraglider e escaladas.

Estação Ferroviária

Linha de Caratinga-km 628,717 (1960) 
Inauguração: 12.02.1931
Uso atual: unidade de saúde da Prefeitura - com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTÓRICO DA LINHA: Este trecho da Leopoldina na verdade era uma junção de várias linhas isoladas originalmente, construídas em épocas diferentes. O trecho entre Entre Rios (Três Rios e Silveira Lobo foi aberto em 1903 e 1904; o seguinte, até a estação de Guarani, ficou pronto em 1883 e havia sido construído e operado pela Cia. União Mineira, até a entrega à Leopoldina, em 1884; o trecho entre esse ponto e Ligação ficou pronto em 1886, enduanto daí para a frente, até Ponte Nova, foi entregue entre os anos de 1879 e 1886. Entre 1912 e 1926, entregou-se a linha até Matipoó (Raul Soares) e finalmente, em 1931, a linha chegou a Caratinga, de onde não passou. Havia um trem de Barão de Mauá, no centro do Rio de Janeiro, para Caratinga, via Petrópolis, todos os dias, desde que a linha completa foi entregue, em 1931. Sem trens de passageiros desde os anos 80 (em 1980 ainda existiam trtens mistos fazendo o serviço de passageiros entre Ubá e Caratinga, vindo de Recreio, na antiga linha-tronco da EFL), a linha foi erradicada em 1994 nos trechos Três Rios-Ligação e Ponte Nova-Caratinga; o trecho intermediário consta até hoje como tendo tráfego suspenso.
 
A ESTAÇÃO: Em 13 de dezembro de 1930 foi provisoriamente aberto ao tráfego o prolongamento de Raul Soares até Caratinga, e, e em 12 de fevereiro de 1931, considerado oficialmente inaugurado. Caratinga era na época uma cidade de 5 a 6 mil habitantes, centro de zona riquíssima em café e suínos, além de apresentar um grande movimento de importação. (fonte: E. F. Leopoldina, 1938). Passageiros ainda desembarcaram na estação pelo menos até 1980, utilizando trens mistos. A estação ainda está de pé em 10/2004, e segundo descrição, assemelha-se ao modelo da de Viçosa, bem típica da Leopoldina. Situado à praça Coronel Rafael Silva Araújo, s/n, construído no final dos anos 20, possui estilo colonial de construção em alvenaria. Sua importância justifica-se por ser o único vestígio do tráfego ferroviário no município. O prédio foi tombado através do decreto nº 10/98, e está sujeito a proteção especial de acordo com a Lei Municipal nº 2420/97.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Junho

- Aniversário da Cidade

24 - dia do padroeiro São João Batista

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CARATINGA

E-mail:

Telefones: (33) 3329-8000

Sites: http://www.caratinga.mg.gov.br:8080/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933  

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (33) 3321-2195

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Caratinga

Meu pai nasceu em caratinga e ate hj sonha em voltar para sua terra natal... É extrememente apaixonadoi pelo lugar e se Deus quiser um dia voltaremos com muito orgulho para essa maravilhosa cidade.... Bjos Sebastião Trindade!
Por: Elaine Trindade

olá!gostaria apenas de dar uma sugestão:coloquem fotos dos hotéis pra termos uma idéia de como ée fotos diferentes da cidade .grata
Por: mrina

caratinga e uma cidades muito bonita com lazeres diferente adorei estar ai,,,
Por: andressa

Resido em Bragança Paulista desde 1998, mas sou natural de Caratinga, nasci no Corrégo dos gomes "antigo municipipio de Bom Jesus do Galho". Adoro a Cidade de Caratinga, é uma pena termos que sair deta Cidade maravilhosa para vir ganhar a vida aqui fora, longe da Cidade que a gente gosta e até mesmo longe da família e amigos. cidade maravilhosa é caratinga, e o que eu mais gosto e até procuro muito na internet é o Santuário e a Catedral que é uma referencia muito linda para Caratinga.
Por: Sinésio Maurício Gomes

eu sou de Alagoas, morei um ano lá, mais pense numa cidade porreta de boa, a praça das palmeiras muito linda, a pedra Itauna, o principal ponto turistico, e as mulheres lindas demais!!!
Por: eduardo

Olá!Nasci em Caratinga,sai dessa cidade ainda criança,aos 9 anos,moro em Ssa-Ba.Adoro a praça da matriz,c/aqlas lndas palmeiras exuberantes!!!Alguns parentes por parte de pai,ainda moram lá.Pretendo visitar minha cidade em breve e desfrutarda deliciosa culinária mineira!!!
Por: Elenice Assis

Caratinga , tudo de bom, terrinha boa mesmo sóoo.nao nasci em caratinga mas fui criada nela e é nela que eu as vezes pego pensando nos bons e masu momentos que por lá passei. mas valei, se valei. bejus
Por: Dulcinea

CARATINGA(a cidades linda com otimas festas venham voces conheçer gente nova...
Por: jessica

caratinga é tudo de bom. Tem um bom comércio, boa infraestrutura para receber turistas e um povo maravilhoso, além é claro de oferecer diverções para todos os gostos desde uma noitada com muita gente bonita a ótimos passeios e pescarias pelo intrior do distrito. Cratinga é nota mil !!!!!!!
Por: roberto

Uma boa cidade,bem desenvolvida e cidade natal de um grande escritor brasileiro Ziraldo,estou indo de mudança para ai,fico orgulhoso por ter a honra de morar na cidade de um dos grandes escritores brasileiro.um abraço
Por: felipe barros

a cidade de caratinga é muito linda!!limpa ,a minerada em geral ssão muitos lindos!!vale a pena ir visita-la os mineiros recebem muito bem as pessoas de fora
Por: vera lucia

eu ja estive em caratiga omelho eu morei la a cidade e muito bonita eo povo de la e um povo muito acolhedor lugar maravilhoso povo amigo como eu nuca vi lugar muito bom diquino de se pasar ferias
Por: alexandre batista de carvalho

caratinga e uma cidade linda principalmente a noite as suas praças as suas avenidas o menino maluquinho o santuario e a pedreira itauna que é vista de qualquer ponto da cidade isso fica marcado na mente de qualquer um que a visita.
Por: Jose Hebert Gomes

amo caratinga apesar de não morar mais ai isso me deixa triste moro no rio de janeiro mais a cidade maravilhosa para mim e caratinga mg sou louca por essa cidade bjs a todos de caratinga elizabeth ramos.
Por: elizabeth ramos

OLA BOM DIA CARATINGA.SOU MINEIRA TAMBEM, GOSTO MUINTO DESTA CIDADE , PRIMEIROQUE TENHO FAMIHLAAI AI . AS COMIDA DADAI.
Por: lucia c. da silva

Amoo minha City, vou morrer de saudades de todos....
Por: Laura

Sou de Caratinga. Já morei fora e voltei para minha cidade. Valorizo a tranquilidade, o fato de ser uma cidade pequena. E a historia desse povo daqui. Conheçam Caratinga.
Por: Humberto

Infelizmente não conheço CARATINGA, mas pretendo conhecê-la, pois as pessoas que são daí ou as que já conhecem, elogiam muito. A todos, o meu abraço, FELIZ NATAL, FELIZ ANO NOVO/2010.Vicente.
Por: Vicente Moreira Martins

CIDADE MUITO ACLHEDORA,E MUITO MOVIMENTADA COMECIALMENTE.VALE A PENA CONHEÇER.
Por: MARCOS RESENDE MOTA

Olá pessoal, me hospedei por um dia em Caratinga. gostei do hotel, da praça central, fizemos fotos da esculrura do meino maluquiho. enfim eu e minha familia adoramaos Cartinga. Abraços, Vilson.
Por: Vilson

por tais beleza que adoro este limda cidade . venha voce ;conhecer este lugar repleto de aventura,e prazer.!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Por: ilcimar araujo de cristo

Caratinga é uma das cidades mais linda e progressista do nosso Estado de Minas gerais. Tem bons hoteis; bons restauranates, boas Faculdades e um povo muito legal. Eu a amo Caratinga.
Por: José Bartolomeu Guedes

sou de caratinga mas moro em pindamonhangaba sp quero levar alguns amigos para conhecer esta cidade para isso estava consultando preço de diaria mas nao achei parabens pela linda cidade
Por: claudia marcia lopes

cidade que amo nunca vou esquecer, as maiores alegrias da minha vida passei aí. E se Deus quiser volto em breve
Por: carlos Augusto Israel

Uma cidade linda! Mora no meu coração... Já passei muito por toda a cidade, tenho saudades. Gostaria muito de voltar
Por: jose casita de oliveira

OLA CARATINNGA MINHA CIDADE DO CORAÇAO
Por: WANDERSON

EU AMO ESTA CIDADE,ESTIVE LA RECENTIMENTE E MARAVILHOSA SIM PODE APOSTAR.NASCI LA ,MAS ATUALMENTE MORO NO RIO DE JANEIRO.
Por: VALERIA BOTELHO DE OLIVEIRA.

Como conheço Caratinga, nascido em 08/1954 até 1976 vivi nesta cidade que sem duvida alguma posso chama-la de CIDADE MARAVILHOSA. Sai de Caratinga em Abril de 1976 para outra Cidade Maravilhosa, Rio de Janeiro, que me acolheu e me ajudou á minha formação e á de meus filhos (03). Quanta saudades tenho de Caratinga, Tenho ainda nesta cidade grandes e fieis AMIGOS, para não cometer injustiça prefiro não nomea-los, mas afirmo que os tenho em meu coração. Os carnavais no CTC, as peladas no America, os Bailes no Caratinga, a pracinha após o cinema, as domingueiras no Club Municipal, o amendoim do Minueto, a bicicleta do Sol pra Lua, a Maria Toreira, os salgadinhos do quinzim, o CNEG e Nossa Senhora das Graças, enfim a cidade me faz lembrar muito o meu passado. Cidade de grandes personalidades, José Alencar, ( Vice Presidente da Republica) Agnaldo Timoteo ( Cantor e Politico) Miriam Leitão ( Jornalista) Zirando ( cartunista) e outros tantos. Caratinga é uma Cidade fincada na zona da Mata que em muito orgulha os mineiros e em especial os Caratinguenses, cidade hospitaleira, com um povo amigo. Não existe uma só pessoas que apostaria algum valor que nossa Caratinga cresceria tanto como cresceu nos ultimos 35 anos, mesmo com a falta de interesse dos politicos que sempre se arvoraram de nossa Caratinga, e ela continua a Cidade Maravilhosa resistindo a tudo e todos. Hoje em dia sempre que vou a Caratinga com minha familia fico no Hotel ABC, centro , até porque não temos como andar de Carro mais nesta cidade as rua são as mesmas que deixei um dia, mas o volume de veiculos não. BEIJOS saudosos a todos os Caratingueses. Sinto orgulho de ter nascido em CARATINGA e ter convivido com varias pessoas que direta e ou indiretamente tem sua parcelas de influencia na minha vida. ATÉ BREVE.
Por: José Geraldo Coelho de Oliveira

Uma cidade que sempre tive vontade de morar desde que a conheci no final década de 80, hospitaleira e muito aconchegante. clima perfeito. uma pena que estou em Tocantins. tenho soudades deste lugar.
Por: Antônio Neves

amo caratinga nacida nessa cidade maravilhoza moro em bh mas caratinga sempre no coracao
Por: marilia

Olá, não conheço a cidade pessoalmente, mas já faço planos prá no próximo ano conhecê-la. Sei que os nativos, são em excelência hospitaleiros e simpático e isso me faz ter mais vontade conhecer esta linda cidade de pessoas bonitas e simpáticas. Só lamento a dificuldade de informações prá quem é de fora (outra cidade) se preparar melhor. Mas fica aqui minha sugestão ou pedido. Como faço prá obter mais informações?
Por: Fabio

Nasci no corrego dos gomes,,morei em ,caratinga vários anos, hoje moro em BH, mas vou á Caratinga pelo menos tres vezes por ano. A cidade éMARAVILHOSA
Por: Maria Lucas

Eu ja morei em Carantinga MG e bom o lugar maravilho cheio de historias para comtar e e so isso
Por: Augusto

amo a cidade de paixao vivi ai dos meus nove anos ate a idade adulta ha muitos anos moro no rio. mas quando vou ai passear me sinto em casa o cidade gostos adorina
Por: adorina maria de jesus oliveira

sou filho da terra,moro em amparo interior de sp e e vou pelo menos quatro vezes ao ano, tem lindas cachoeiras , berço do maior primata das americas,municipio muito grande e varias lagoas como a silvana, do tiriricae a do pial. povo hopitalheiro e fica a cerca de 100km do pico da bandeira, regiao montanhosa e linda com cinturo~es de mata atlantica, vitinos se´ra uma honra.
Por: Jose Candido de CASTRO

sou filho da terra,moro em amparo interior de sp e e vou pelo menos quatro vezes ao ano, tem lindas cachoeiras , berço do maior primata das americas,municipio muito grande e varias lagoas como a silvana, do tiriricae a do pial. povo hopitalheiro e fica a cerca de 100km do pico da bandeira, regiao montanhosa e linda com cinturoes de mata atlantica, vitisi-nos será uma honra
Por: Jose Candido de CASTRO

MINHA ALMA,MEU CORAÇAO,MINHA INFANCIA,MEUS AMORES,MEU OXIGENIO,E ASSIM VOCE PARA MIM MINHA CARATINGUINHA DO MEU SER.PARABENS GESTORES PELA BELA ADMINISTRAÇAO E PELA TRANSPARENCIA QUE E MUITO PECULIAR A TODOS OS FILHOS DESTA TERRA.SAUDADES DE:MGIUEL MARCELO . PALMAS TOCANTINS.
Por: MIGUEL MARCELO FERNANDES

nasci nesta linda cidade, estudei no colegio caratinga ,me casei tbem ai, hoge moro em Itabuna- Ba . quando crianças moravamos no bairro limoeiro ,isto a mais de 40 anos, ainda temos amigos ai neste bairro. meu pai era borracheiro no posto da churascaria de bambu. Paraiba era o nome dele.
Por: MARIANGELA LOPES VIEIRA SILVA

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Caratinga
Fundação:
1890
Altitude:
578m
População:
72.959 habitantes
Área:
1.254,5km²
Densidade Demográfica:
58,16hab/km²
CEP:
35300-000

Envie seu comentário sobre Caratinga

banner