Carandaí

Carandaí-MG
banner

Bem-vindo a Carandaí!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Carandaí, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Carandaí. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Carandaí para programar a sua viagem.

A cidade de Carandaí, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1923. A localidade está em uma altitude de 1.080m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 21.803 habitantes. A área total de Carandaí é de 487,7km², e sua densidade demográfica é de 44,71hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Carandaí-MG é 36280-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Carandaí

Roteiros do Brasil

Região Turística Coração de Minas

Circuito Turístico Villas e Fazendas de Minas

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A tradição local informa que o Barão de Santa Cecília erigiu uma Capela e dois sobrados, estabelecendo-se no lugar com seus escravos, esta informação não é datada mas sabe-se que foi antes de 1872 que foi quando o povoado se elevou à freguesia, com o nome de Santana da Ressaca. Em 12 de julho de 1876 mudou o nome para Santana de Carandaí, integrado ao município de Barbacena. Em 7 de setembro 1923 é emancipado com o nome de Carandaí. Em 28 de outubro de 1881 foi inaugurada a Estação Central do Brasil, que favoreceu o crescimento e o desenvolvimento da região. O ramal ferroviário que rumava a Ouro Preto esteve ali paralisado por 8 anos enquanto se construía um pontilhão. Desta forma o povoado ficou sendo o fim do ramal por um longo tempo, fazendo com que os viajantes lá desembarcassem até a retomada da viagem. As mercadorias vindas do interior em carro de boi ou lombo de burro, ficavam armazenada até o embarque. Com isto Carandaí chegou a ter 4 hotéis e várias hospedarias e seu comércio floresceu. Em 1923 foi criado o município, mas só foi instalado em 27 de abril de 1924 e a sede elevada a cidade em 10 de setembro de 1925. 

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

27 de Abril 

Gentílico

carandaiense

População

23.341 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Conhecido como o Celeiro de Minas Gerais , o município de Carandaí é o maior horticultor de Minas Gerais e está à 1057 metros acima do nível do mar.

Clima

Tropical de altitude

Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Campo das Vertentes

Limites

Caranaíba, Casa Grande, Lagoa Dourada, Prados, Dores de Campos, Barbacena, Ressaquinha, Senhora dos Remédios, Capela Nova, Barroso e Cristiano Otoni.

Acesso Rodoviário


Distâncias:

Da Capital:

137 Km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Biblioteca Municipal 

Descrição: Funciona no antigo prédio da prefeitura municipal. Possui acervo de livros, revistas e jornais.

Cachoeira do Campestre 

Descrição: Localizada no início do Rio Piranga, possui trecho em declive de grande corredeira, onde existem, ainda hoje, as instalações da antiga usina hidrelétrica que abastecia o município. Seguir BR 040 até Km 668, logo após Carandaí e pedir informações.

Capela de Nossa Senhora da Glória 

Descrição: Situada na localidade de Ressaca. Construída no século XVIII (aproximadamente 1760), em estilo barroco colonial. Em seu interior existem riquíssimas imagens datadas do mesmo século.

Estação Ferroviária 

Descrição: Localizada no centro do município, a estação ferroviária foi construída entre os anos de 1952 e 1954. Edifício de dois andares, com instalações de telégrafo e armazém anexo coberto. Em sua construção foram utilizadas pedras da primeira estação (de 1881) e pedras adorno do antigo pontilhão.

Fazenda Contra-Mestre 

Descrição: Fazenda situada no distrito de Hermílio Alves, localidade de Ressaca. Com mais de 200 anos e ainda conserva seu estilo original, possuindo antiguidades e vasta área. De fácil acesso, está em fase de tombamento pelo município.

Feira de Artesanato 

Descrição: Feira recém-criada. Funciona todos os domingos na Praça Capitão Policarpo Rocha. Ali são vendidos os variados artesanatos produzidos no município.

Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens 

Descrição: Situada na localidade de Bom Jardim, zona rural de Carandaí. Estilo barroco clássico, não possuindo torre. Em seu interior enconttram-se imagens do século XVIII.

Lagoa do Pesque e Pague 

Descrição: Pertencente ao pesque e pague Mar e Mar, esta lagoa natural é margeada pela antiga estrada união-indústria. Além do pesque e pague ainda possui em suas margens um restaurante.

Pontilhão da R.F.F.S.A. 

Descrição: Pontilhão construído entre os anos de 1881 e 1889 para fazer a ligação entre Carandaí e Ouro Preto. Totalmente descaracterizado, uma vez que a estrutura metálica vinda da Inglaterra perdeu-se, bem como as pedras utilizadas para adornar os arcos, restando apenas algumas poucas jogadas ao pé da construção.

Sagrado Coração de Jesus 

Descrição: Situada ao lado do prédio da Prefeitura Municipal, esta igreja, em estilo neo-clássico (construída na década de 1930), possui escadaria frontal cercada por gradil construído recentemente. Possuindo torre central, esta igreja tem vitrais e pinturas interiores.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CARANDAÍ

E-mail:

Telefones:

Sites: http://www.carandai.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Carandaí-MG

Telefone:
(32) 3361-1450

Rodoviaria de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (32) 3361-1176

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS: (32) 3361-1481

CONSELHO TUTELAR: (32) 3361-3602

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA: (32) 3361-1939

OUTROS:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Carandaí

Carandaí conheci no aniversario da cidade em 2008 e e voltei no carnaval desse ano . Amo essa cidade ja estou morendo de saudades . E no aniversario desse ano eu volto . =D
Por: Willer Henrique de Souza

Sou carandaíense de coração, não há cidade mais bela no interior do estado...esse clima delicioso, essa gente hospitaleira, essa maravilha de cidade estará para sempre em meu coração.
Por: Aristides Carvalho Diniz

oi boa tarde essa cidade e tudo de bom aonde revejo os amigos e toda a minha familia
Por: jairo lucio mesquita

OLHA QUE COISA + LINDA + CHEIA DE GRAÇA É A BELA CARADAI QUE PASSA AMO MUITO CARANDAI APRENDIA RESPEITA-LÁ COM SEUS PEQUENOS DEFEITOS
Por: BABI

melhor cidade para se morar .amo essa carandai .quem nao conhece tem que conhecer
Por: maria jose

É um lugar bacana e sossegado, vale a pena visitar .
Por: César MAgno

Realmente eh maravilhosa. Gostaria que tivesse o destaque e cuidado necessário que merece, pelas autoridades.
Por: Márcia Alice

sou apaixonado por carandai. pela sua traquilidade e qualidade de vida. um forte abraço de um carioca apaixonado por MINAS
Por: claudio roberto marinho

ciadade maravilhosa, fui uma vez e me apaixonei, lugar traquilo pra viver, mt paz e um clima otimo,pessoas educadas e mt hospitaleiras, nao vejo a hora de voltar. Sou do estado do amazonas, mando um abraco pra todos on minerinhos..............
Por: elizangela pinheiro mattozinhos

Pois e ,faz 1 ano q conheci essa cidade maravilhosa!Não vejo a hora de voltar e levar minha mae p conhecer.Minha sogra mora na cidade,no dia q fui embora ,chorei demais querendo ficar,mas infelizmente tive q voltar p Rio!!!Meu sonho e morar em Carandai c/minha familia e ficar perto de minhas cunhadas e sogra.Não vejo o dia de voltar!!!Bjos p todos da cidade.Essa sim e cidade maravilhosa!!!!!
Por: Marcela Zalaza dos Santos

Não me canso de comentar desta cidade!! Minha sogra e cunhadas moram na cidade. Sinto muuuuuuuitas saudades d todos.Meu sonho e levar minha mae p morar ai,mas por enquanto não da !!!! Mas Deus ira profetizar!!!!!1 Bjos a todos os mineirinhos!!!
Por: marcela

carandai e uma cidade maravilhosa;tem uma paz inigualavel...parabens carandai...
Por: gisele de almeida amorim

carandí é uma cidade muito bonitae gostosa de morar apesar de ser pequena,aqui tem tem varios hoteis fasendas para ficar e eles são muitos gostosos de ficar
Por: regiane

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Carandaí
Fundação:
1923
Altitude:
1.080m
População:
21.803 habitantes
Área:
487,7km²
Densidade Demográfica:
44,71hab/km²
CEP:
36280-000

Envie seu comentário sobre Carandaí

banner