Capelinha

Capelinha-MG
banner

Bem-vindo a Capelinha!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Capelinha, informações atualizadas sobre a cidade Capelinha, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Capelinha.

A cidade de Capelinha, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1911. A localidade está em uma altitude de 948m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 30.448 habitantes. A área total de Capelinha é de 969,6km², e sua densidade demográfica é de 31,40hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Capelinha-MG é 39680-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Capelinha

Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A decadência da mineração em Minas Gerais, ao final do século XVIII, foi um dos fatores que desencadearam a expansão do povoamento que desencadearam a expansão do povoamento do território mineiro. Assim, no limiar do século XIX, muitos eram os que vendiam parte de seus escravos na região de Minas Novas para se internarem pelas matas nas adjacências de Alto dos Bois e vales dos rios doce e Mucuri, com o objetivo de aí se estabelecerem com fazendas de criação de gado e lavouras em geral.
Em 1801, Manuel Luiz Pego se instalou nas proximidades de um córrego localizado no atual município de Capelinha e que hoje tem o seu nome. As terras que pretendia ocupar, em uma grande extensão, faziam limites com outras terras ocupadas pelos temíveis índios Botocudos, amplamente espalhados pelo vale do rio Doce.
Em 1808, estando no Brasil, D. João VI (rei de Portugal) instituiu uma lei declaratória de guerra ofensiva contra a nação dos índios Botocudos, com a finalidade de exterminá-los e explorar as riquezas existentes em suas terras. Para tanto o rei criou Divisões Militares em todo o vale do rio Doce e perseguiu cruelmente as tribos. Acuados, os índios debandaram-se em direção principalmente do Mucuri e Jequitinhonha. Nessa sua fuga, por onde passavam vingavam-se dos colonos, ora tirando-lhes a vida e a de seus familiares, ora incendiando roças e pastos. Manuel Luiz Pego, ao tomar conhecimento dessa debandada dos índios, retirou-se da fazenda há pouco estabelecida e, juntamente com os familiares e amigos, instalou-se às margens do córrego Areão, exatamente onde se encontra hoje a cidade de Capelinha.
Após a morte de Manuel Luiz, provavelmente em 1812, seu filho Feliciano Luiz Pego recebeu por herança a fazenda do córrego Areão. Nesse mesmo ano, mandou construir uma humilde capela dedicada a Nossa Senhora da Graça. As pessoas da região começaram então a denominar a fazenda de Capelinha. Muitos moradores foram se mudando para as proximidades, fazendo nascer o arraial, que se desmembrou de Minas Novas, pela Lei n.566, de 30 de agosto de 1911. A instalação do município, porém, só se deu a 24 de fevereiro de 1913, daí ser esta a data máxima que se comemora em Capelinha.
Não havia nessa ocasião o regime de Prefeituras, só instituído em 1930 por Getúlio Vargas, e os municípios eram administrados por um Agente Executivo foi o senhor Antônio Pimenta de Figueiredo. O primeiro Prefeito Municipal, nomeado após a Revolução de 1930, foi o senhor Jacinto José Ribeiro.

Significado do Nome

Após a morte de ManuelLuiz Rego, seu filho, Feliciano Luiz Pego, manda construir uma modesta capela dedicada a Nossa Senhora da Graça, onde a família e parentes faziam suas preces.  

Aniversário da Cidade

24 de Fevereiro

Gentílico

capelinhense

População

34.796 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Tendo como base econômica a agricultura e o comércio. Seu principal produto de exportação é o café.

Clima 

Subtropical

Temperatura Média

20,1° C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Jequitinhonha/Mucuri 

Limites

Minas Novas
Turmalina
Veredinha
Itamarandiba
Aricanduva
Água Boa
Angelândia 

Acesso Rodoviário

BR-381, MG-434, BR-120, MG-129 

Distâncias:

Da Capital:

468 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos


hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAPELINHA

E-mail: [email protected]

Telefones: (33) 3516-1348 

Sites: http://www.pmcapelinha.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (33) 3516-4430

Sites: http://portal.mj.gov.br/data/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

Comentários de Capelinha

Amo esse lugar, nasci e vivi dias magnificos nesse lugar. Pena que após tantos anos a desigualdade social ainda e gritante. Hoje moro em uma regiao pobre de cultura, porem a dignidade humana e preservada. bjs
Por: Terezinha Aparecida Alves Carvalho Jawarski

eu amo capelinha e uma cidade muito tranguila para mora sou da familia caputo
Por: carla adriana estrela fiche

LINDA CIDADE, QUANDO FOR EMBORA DOS ESTADOS UNIDOS FINAL DE 2009 , ESSA SERA MINHA CIDADE DE CORACAO. ESPERO MORAR AI COM MINHA FAMILIA. SOU DE GUANHAES, MAS AMO CAPELINHA .VALEU
Por: ROGER SILVA

OLA. SOU DE GUANHAES MAS MORO ATUALMENTE NOS ESTADOS UNIDOS. ESPERO NO FINAL DO ANO QUANDO FOR EMBORA MORAR AI EM CAPELINHA. ADORO ESSA CIDADE. UM ABRACO A TODOS VCS . VALEUUUUUUUUUU
Por: ROGER SILVA

Cidade linda onde tive uma infancia feliz.Hoje vivo em BH,mas Capelinha que é meu lugar.mil saudades desta terra amadae abençoada por Deus.Beiiiiiiiiijos!
Por: Sonia Abreu

capelinha e minha terra eu gosto das misas daqui com padre carlos e com o conego obrigado
Por: jose lucio

eu amo capelinha de coraçao, ja morei na cidade por 2 anos, adoro o clima dai, as pessoas sao maravilhosas tambem tenho muita saudades do povo capelinhence e dos meus primos e tia, k ai residem. paixão por alguma coisa não se discute, vem do coração. atualmente moro em PRESIDENTE PRUDENTE-SP BJUS .
Por: regina alves de azevedo

ADORO ESSA CIDADE - Morei em muitas cidades por esse Brasil, mas a cidade que mais marcou a minha foi Capelinha, la plantei raizes, pois deixei muitos amigos, compadres e comadres, espero voltar lá e rever meus amigos.Adoro meus amigos que lá deixei, entre eles:Sebastião Sampaio e familia, miha amiga Miria, Dé da padaria e familia, Carlinhos Batista e familia, e muitos outros. Samuel Alves de Freitas - Nova Cruz/RN
Por: Samuel Alves de Freitas

eu amo d++ essa cidade...ta no meu S2 gente num deixe de conhecer essa cidade q é uma maravilha... amo q amo... o capelinhense ausente é a melhor festa da região....
Por: ana paula

Olá, vejo que as pessoas ao refir a essa cidade, falam com muita paixao, percebo que realmente é um lugar muito legal. Espero que no mes de setembro vou conhecer CAPELINHA. moro em BH.
Por: Pr. isaac zalton

tenho muita sudades da pessoas q sao muito ospitaleira a cidade entao nem se fala dois lugares que m marcaran o resturante cascata eo bijo pra pao burgue quen sabe um dia eu vouto
Por: anderson luiz

Sou mineira de Agua Boa ,e conheço um pouco a cidade de capelinha .É uma cidade linda e existem pessoas maravilhosas , assim como todo o estado de MG. Amo meu estado de paixão. Bjos pra todos .
Por: Tatiane

Capelinha linda cidade, pessoas maravilhosas ,bonitas e alegres. Adoro Capelinha vale a pena passar por lá. Principalmente na FESTA do CAPELIENSE (festa do café)
Por: Paula Deyserreh Vieira de Souza

amuuuuuuu capelinha é uma cidade linda!!! é td de bom.. adoro
Por: geovana

cidade maravilhosa,q cada dia fica melhor coma diversidade de coisas mais naturais.
Por: laurinda as

Capelinha, cidade maravilhosa, de um povo bastante carismático. Quem por aqui passar, jamais esquecerá essa terra abençoada.
Por: Rita de Cassia Cunha

meu marido e desta cidade maravilhosa que ainda nao conheco mas espero que no ano que vem eu va participar da festa
Por: REGINACARLINE

ha quareta anos que deixei esta cidade mais nunca esquci
Por: leana ferreira de Almeida

estou feliz em ver minha terra natal nen que for por fotos
Por: maria edvirgen costa de macedo

estou feliz em ver minha terra natal nen que for por fo tos é muinto linda esta cidade
Por: maria edvirgen costa de macedo

sou filha de capelinha deixei minha terra natal aos 17 anos .e uma cidade linda maravilhosa povo acolhedor gente fina eu amo todos capelinhese
Por: maria edvirgen costa de macedo

Sou de capelinha,mas estou trabalhando no estado de mato grosso do sul,na cidade de Maracajú á 20 anos.Já faz sete anos que não visito esta cidade que amo tanto. Acompanhando a cidade por fotos neste site,ela está cada vez mais maravilhosa. Neste final de ano visitarei tds meus amigos e sentirei novamento o prazer de estar ai,junto com tds.Amo minha cidade.Capelinha estará sempre no meu coração.Abraços....
Por: joão evangelista ramos pego

A cidade de capelinha é uma das mais belas cidades do vale do jequitinhonha.SOU filho de capelinha com muito orgulho. Estou morando no estado do MS,mas amo minha cidade natal. Neste final de ano,pretendo passa-lo ai junto com meus amigos e familiares que estão ai.Parabens capelinha,a terra do CAFÉ.Abraços..
Por: joao evangelista ramos pego

ja visitei capelinha a quase dois anos atras..adorei..o clima,achei mt interessante,a cidade fica no alto e o comercio embaixo..tem uma paisagem inesquecivel..mt linda mesmo..recomendo a tds que visitem capelinha.....
Por: rosangela

Capelinha tem inumeras coisas maravilhosas... A cachoeira da neblina, não sei dizer bem a localização, mas é na saida do chapadão. Não não posso deixar de falar a festa do Capelinhense ausente, com seu charmoso "café da tarde", os violeiros da cidade, as comidas típicas e o lindo artsanato.
Por: Maria Creusa de Macedo Reinfederon

Capelinha é terra de gente hospitaleira e humilde,mulheres prendatadas e trabalhadeiras. Abraço a todos os conterraneos capelinhenses. Cleumira
Por: cleumira carvalho

Oi, Capelinha...Tudo bem?... Eu nunca te visitei,e só te conheço através das tuas lindas fotos,e eu as observo e te admiro e te amo.Como você é linda Menina...Do mesmo jeito deve ser a sua gente.Eu estou apaixonado por Você.Um abraço e um Beijo de quem você conquistou mesmo eu estando a milhares de kilometros de VOCÊ...
Por: Odilon

Moro atualmente em bh mas sou de capelinha ,é uma cidade maravilhosa que deixa saudades quando se passa por ela.A festa do Capelinhense ausente é a melhor adoooòooooro!!! Beijos
Por: Rosangela Rodrigues Rocha

capelinha e uma cidade muito boa de se viver e morar/
Por: rogero

capelinha é tudo de bom é d+ é a melhor cidade do mundo todo!
Por: vera

nasci nesta cidade de capelinha....e admiro muito a hospitalidade com que esse povo acolhe seus visitantes .... hoje atualmente moro em betim ,mas sempre que posso vou passear ai , pois minha familha esta toda nesta cidade, gostaria que tivesse mais sites com todas as informaçoes da cidade ,eventos, turismo etc ,um grande abraço.
Por: cristiane

cidade maravilhosa onde convivi com muita gente, terra do café e de povo hospitaleiro
Por: orlando pereira da silva

ADORO ESSA CIDADE DE CORAÇÃO,AMOOOOOOOOOOMUITO ESSA CIDADE QUE EU NACI!
Por: eduarda lopes

Genta eu moro em capelinha, e muito bonita visita.tem as melhores pessoas elas te tratam bem.........
Por: bel

estive em capelinha em 2006 e me apaixonei pela cidade e pela hospitalidade de seu povo,simplismente maravilhosa.
Por: jose arimateia silva

Capelinha cidade maravilhoso quem conhece não esquece jamais!!!!!
Por: Helen

maravilha, vale a pena conhecer,todos os anos estarei lá.......
Por: renato

nasci em capelinha ,mas ha 28 anos estou ausente mas grande parte da minha familia ainda reside ai ,é minha raiz ta nesse chao. ainda ei de voltar para passeio e prestigiar essa cidade linda
Por: luziana

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Capelinha
Fundação:
1911
Altitude:
948m
População:
30.448 habitantes
Área:
969,6km²
Densidade Demográfica:
31,40hab/km²
CEP:
39680-000

Envie seu comentário sobre Capelinha

banner