Caparaó

Caparaó-MG
banner

Bem-vindo a Caparaó!

banner

Comece planejando a sua viagem para Caparaó utilizando o menu no lado esquerdo para escolher uma opção de hospedagem. Temos diversas pousadas em Caparaó e hotéis separados por categoria. Você também vai encontrar muitas fotos enviadas por internautas, para planejar o que fazer em Caparaó.

A cidade de Caparaó, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1962. A localidade está em uma altitude de 850m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 4.668 habitantes. A área total de Caparaó é de 104,9km², e sua densidade demográfica é de 44,50hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Caparaó-MG é 36834-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Caparaó

Roteiros do Brasil

Região Turística Resevas da Natureza

Circuito Turístico Pico da Bandeira

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Os primeiros habitantes da região foram indígenas que originários da Capitania do Espírito Santo que deixaram o litoral em busca de novas terras devido as perseguições dos colonizadores.
Antônio Dutra de Carvalho, conhecido como Dutrão integrante da Revolução Liberal de 1842 fugindo das tropas de Caxias se refugiou na região levando com ele a família, escravos e seu rebanho bovino. 
Desse local onde Antônio Dutra se estabeleceu surgiu um povoamento, a terra fértil contribuiu para o crescimento de fazendas que se dedicaram ao cultivo de café introduzido por Manoel Francisco Pinheiro por volta de 1848. Em 1851 surgiu uma outra grande plantação de café, a Fazenda Santa Maria, de propriedade de Manoel Esteves Lima. 
Com a chegada da Estrada de Ferro Leopoldina em 1913 à região o povoado conheceu uma fase de desenvolvimento. Também marcante foi a criação do Parque Nacional do Caparaó em 1961.
Em 30 de Dezembro de 1962, pela lei nº 2.764 foi criado o município de Caparaó. 

Significado do Nome

"Caparaó" é um termo tupi que significa "mar azul da mata", através da junção dos termos ka'a ("mata"), pará ("mar") e oby ("azul").

Aniversário da Cidade

01 de Março

Gentílico

caparoense

População

5.209 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Lugar ótimo pra passar as férias, um lugar de beleza exuberante.  A cultura vive em todos os cantos do lugar. Imperdível!

Clima

Temperado

Temperatura Média

21º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Zona da Mata 

Limites

Alto Caparaó, Alto Jequitiva, Luisburgo, Divino, Espera Feliz

Acesso Rodoviário

BR-381, Br-262, MG-111 

Distâncias:

Da Capital:

351 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Área de Proteção Ambiental 

A Área de Proteção Ambiental de Caparaó é uma reserva de Mata Atlântica. Em um estudo coordenado pela Conservation International. Esta APA foi indicada por especialistas como uma área prioritária para conservação da biodiversidade em virtude dos níveis de ameaça aos quais está submetida.
 
Estação Ferroviária de Caparaó 

A Estação Ferroviária de Caparaó foi construída em 1913. O seu funcionamento representou o início de uma nova fase de desenvolvimento do município, através da implementação de uma alternativa de transporte, que possibilitou o aquecimento do comércio e da cultura local. Desde sua desativação, a estação foi utilizada para outros fins, como, por exemplo, para servir de sede da Polícia Militar. Em março de 1995 a estação foi tombada pelo Patrimônio Histórico Municipal, pela lei número 780 do ano de 1995.

Igreja Presbiteriana de Caparaó 

Templo evangélico mais antigo de Caparaó possui em seu interior um púlpito em madeira trabalhada com cindo cadeiras coloniais e um órgão musical, que é uma verdadeira relíquia. Os bancos para assento são novos, os antigos podem ser encontrados na congregação, que fica a 6 Km da cidade na zona rural do Córrego Açude Grande. Além dos horários de funcionamento dos cultos e trabalhos públicos, a igreja fica aberta às quartas-feiras durante todo o dia para os membros e visitantes terem um momento de oração individual. Recentemente foi construído um prédio ao lado com salão, refeitório, cozinha e sanitários. A igreja também possui salas anexas para reunião de grupos e uma casa pastoral.

Praça da Astronomia - Mirante da Torre 

A Praça da Astronomia de Caparaó localiza-se no mirante do Município, onde se podem apreciar as belezas da Serra do Caparaó. A estrutura é rústica e oferece atualmente dois quiosques de madeira, que servem de apoio para realização de eventos, com destaque para o de Astronomia. Em dias de céu claro e sem nuvens é possível avistar o Pico da Bandeira.  Desse ponto também se avista a paisagem rural do município: as lavouras de café, as pastagens e algumas fazendas antigas.

Caminho da Luz

Depois de pernoitar em Espera Feliz, a próxima parada é em Caparaó, passando, antes, por Pedra Menina - localidade que recebeu este nome em virtude da montanha ali existente, a qual, segundo a lenda, é uma jovem índia que preferiu a morte a ter que deixar um amor proibido, sendo, por isso, transformada em pedra - e Quiçé. A região destaca-se por sua cultura cafeeira, sendo mundialmente conhecido o café das montanhas de Minas. Caparaó está situado a 814 metros de altitude, possui rampa de vôo livre e belas montanhas, além de um povo amigo e acolhedor. De Espera Feliz até Caparaó, a caminhada é quase toda feita em estrada plana, sendo que, dali para frente, o caminhante começa a subir as serras que levam ao Alto Caparaó.   

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Março 

1 e 2 - Aniversário da Emancipação Política de Caparaó. 

 Junho 

Festa Junina.

 Agosto/Setembro 

- Festa do Cafeicultor.    

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAPARAÓ

E-mail:

Telefones: (32) 3747-1282

Sites: http://www.caparao.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933   

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

E-mail:

Telefones:

Sites: 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Caparaó

Nasci em Caparaó, MG. Hoje moro no Rio de Janeiro, mas continuo amando a cidade onde nasci e vivi toda a minha infância e adolescência.
Por: Jacira Cordeiro

Esta cidade é abençoada por Deus, Eu nacido é criado nesta cidade, lá tem um povo muito amigo ´hospitaleiro. por isso eu digo com com muita honra por ter nacido lá . mando um abraço para todos de lá . Isaias Alves de Almeida.
Por: Isaias Alves de ALMEIDA

O que eu tem a falar de caparao,que e uma cidade maravilhosa,um povo hospitaleiro,felezmente eu naci nesta cidade abencoada. Eu gosto muito de la. Isaias
Por: Isaias Alves de Almeida

Minha familia e de Caparao, visito meus parentes que ainda residem la, mas que saudade da infancia, das ferias na casa dos avos, isso vai viver para sempre na minha lembranca
Por: Claudia Helena Ferreira

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Caparaó
Fundação:
1962
Altitude:
850m
População:
4.668 habitantes
Área:
104,9km²
Densidade Demográfica:
44,50hab/km²
CEP:
36834-000

Envie seu comentário sobre Caparaó

banner