Campos Altos

Campos Altos-MG
banner

Bem-vindo a Campos Altos!

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em Campos Altos e muitas outras opções de hospedagem na cidade Campos Altos. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em Campos Altos.

A cidade de Campos Altos, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1943. A localidade está em uma altitude de 1.050m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 12.091 habitantes. A área total de Campos Altos é de 721,2km², e sua densidade demográfica é de 16,77hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Campos Altos-MG é 38970-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Campos Altos

Roteiros do Brasil

Região Turística Caminhos do Cerrado

Circuito Turístico da Canastra

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Uma abordagem histórica de Campos Altos através de períodos culturais diversos se inicia com a ocupação indígena que durou milhares de anos. As marcas e a influência destes primeiros habitantes estão presentes em forma de vestígios arqueológicos, nos hábitos alimentares, nas crenças e práticas de medicina tradicional. De certa forma Campos Altos, como todo o Brasil é um imenso sítio arqueológico. É tanto que muitas igacabas? urnas funerárias? encontradas no solo do município são consideradas testemunhos da antiga presença indígena.
Pela tradição oral consta que no Século XVII houve as primeiras incursões dos bandeirantes, que atravessaram a região em busca de metais preciosos, escravos indígenas e fugitivos negros aquilombados.
Em meados do Século XVIII, escravos fugidos da região de São João Del Rey e outras vilas mineradoras encontraram refúgio nas montanhas das serras de Campos Altos. Fundaram mais de vinte núcleos de resistência na região, como o quilombo Dornadas Catiguá ou Tengo-Tengo. A região também era conhecido como Sertão dos Quilombos de Campo Grande, por causa do grande número desses refúgios. O maior deles foi o Quilombo do Ambrósio, cujas ruínas situam-se no distrito de São São Jerônimo dos Poções.
As guerras coloniais entre colonizadores, indígenas e quilombolas duraram décadas. Somente nos anos de 1750, com a derrota dos quilombolas, foi aberta à ocupação colonial.
Segundo constam nos dados históricos alusivos ao surgimento da povoação, hoje cidade de Campos Altos, o primeiro morador teria sido Leandro Henrique de Provença (ou Proença) Lara que, requerendo uma Sesmaria no local, ali se fixou, construindo uma casa que viria a ser a primeira sede da Fazenda Palestina. Posteriormente, novas famílias foram chegando e instalando novas fazendas. A atividade agrícola cresce e, com ela, o povoado.
A evolução do povoado foi incrementada com a inauguração da estação de estrada de ferro Urubu, em 1913, nas terras da Fazenda Palestina, e pelos novos armazéns, das novas casas grandes do Dr. Luiz de Souza Coelho e do Coronel Frederico Franco, e cafuas, residências de dormentes inutilizados, onde moravam negros e mestiços pobres, trabalhadores braçais da linha ferroviária.
O nome Urubu foi derivado pela proximidade da Serra do Urubu, assim conhecida desde o Século XVIII.
Em 1921 a estação foi rebatizada de estação de Campos Altos.
Em 1943 foi criado o município de Campos Altos.

Significado do Nome

O topônimo municipal, pelo que se sabe, teve sua origem na própria configuração física do território, onde predominam os terrenos de campos e a altitude em que se encontra a cidade.

Aniversário da Cidade

23 de Setembro

Gentílico

campos-altense

População

14.231 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Venha conhecer e sentir o verdadeiro sentimento mineiro em suas comindas e no seu cotidiano.

Clima

Tropical

Temperatura Média

20° C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Município da Região Alto do Paranaíba do Estado de Minas Gerais

Limites

Ibiá, Pratinha, Córrego Danta, Santa Rosa da Serra, São Gotardo, Rio Paranaíba.

Acesso Rodoviário

BR-040/ BR-354

Distâncias:

Da Capital:

98 km

Outras


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

 

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPOS ALTOS

E-mail:

Telefones: (37) 3426-9100

Sites: http://www.camposaltos.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (37) 3426-1300

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 

Comentários de Campos Altos

A cidade de CAMPOS ALTOS e muito bonita sou a fa numero 1 de .
Por: karolayne

CAMPOS ALTOS É UMA CIDADE MARAVILHOSA, TRANQUILA MUITO ACOLHEDORAS,TENHO FAMILIARES QUE MORAM LÁ,E TODOS OS ANOS VAMOS PASSAR ALGUNS DIAS DE FÉRIAS.CONHEÇAM,VALE A PENA!
Por: PRISCILA

amo essa cidade.sou camposaltense de coraçao é uma cidade tranquila e linda
Por: juliana batista borges

Há, Campos Altos! Quanta saudade! Cidade tranquila. De pessoas amigas e acolhedoras. Sou camposaltense com muito orgulho.
Por: Adriane Dias Lima Brasil

amo campos altos pois nasci nesta linda cidade breve estarei ai para ver meus conterranenos não esqueço nucnca esta cidade gosto muito de ver foto de satélite de toda esta região.
Por: sebastião mateus rodrigues

campos altos é uma cidade muita acolhedora venha visitar alem de ser lindo ela tem o 2 santuario diocesano maior do basil é muito lindoo eu amo campos altos quem visita apaixana venha apaixonar por essa cidade tbm
Por: raiane

queridos conterrareos nasci nesta cidade em 24/04/55 mudei me para uberlândia com 15 anos mas até hoje tenho vontade morar ai novamente um abraço a todos ai dê um abraço em meu irmão ai nome jose mateus(tem um caminhão o mesmo trabalha em lavoura um beijo atodos ai até um dia!
Por: sebastião mateus rodrigues

Gosto muito de campos altos e a minha terra natal. Fui nascido e criado nesta cidade, mando um grande abraço a todos. Em dezembro estarei passando as minhas ferias se Deus quiser.
Por: César

Um grande abraço a todos camposaltense. Sou nascido e criado nesta cidade, amo campos altos, e uma cidade tranquila. Final de ano estarei ai passando as minhas ferias com os meus pais. César
Por: César

Cidade da fé e do melhor café!!!!!!!!!!! melhor lugar de Minas Gerais o sosego mora ali!!!!!
Por: erildo nunes

Kz Tem o segundo maior santuário de nossa senhora Aparecida do Brasil com uma grande e bem frequentada festa no dia doze de outubro!!!!
Por: erildo nunes

quanta saudades, morei ai algun tempo sou filha do leonidas de lima foi gerente do banco, morei na rua da pratinha, e gostaria muito de rever meus amigos que ai deixei, Ieda, Crustodia, Dineli,Raquel, Jose Carlos, e Carlos irmao da Sandra professora de Ed fisica abraços a todos
Por: cristina lima

Que linda cidade,estou apaixonada desde quando minha mae me falou sobre esta cidade,pois ela saiu dai quando criança, e ela faleceu com vontade de voltar ai! mas tenho prazer de voltar por ela.
Por: claudia

Campos altos é uma cidade com poucas opções de lazer mas localiza-se em uma região bela. Nesta cidade localiza-se o 2° santuário de Nossa Senhora Aparecida muito visitado no dia 12 de outubro. De lá tem-se uma vista belíssima da região e de toda a cidade de aproximadamente 11000 habitantes.Ao fundo é possível visualizar a Serra do Urubú e as luzes de várias cidades à noite.O carnaval já foi muito divertido .A cidade surgiu coma a estrada de ferro . Na praça central ainda podemos ver a antiga estação ferroviária e o cinema da mesma época com seu estilo art Deco.É urgente a sua preservação pois o conjunto da praça está sendo destruído com a construção de obras viárias (viaduto) e uma passarela monumental para pedestres com o objetivo de transpor a estrada de ferro
Por: maria ester

campos altos cidade da paz do ar puro de gente amiga campos altos o melhor lugar para se viver!!!!
Por: augusto(padeiro)

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Campos Altos
Fundação:
1943
Altitude:
1.050m
População:
12.091 habitantes
Área:
721,2km²
Densidade Demográfica:
16,77hab/km²
CEP:
38970-000

Envie seu comentário sobre Campos Altos