Camanducaia

Camanducaia-MG
banner

Bem-vindo a Camanducaia!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Camanducaia, informações atualizadas sobre a cidade Camanducaia, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Camanducaia.

A cidade de Camanducaia, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1840. A localidade está em uma altitude de 1.048m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 17.365 habitantes. A área total de Camanducaia é de 528,9km², e sua densidade demográfica é de 32,83hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Camanducaia-MG é 37650-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Camanducaia

Roteiros do Brasil

Região Turística Estâncias do Sul

Circuito Turístico Seras Verdes do Sul de Minas

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

No calor das comemorações dos 11 anos da Independência do Brasil, os habitantes do arraial de Jaguari  “resolveram proclamar a independência do arraial, até a decisão da Regência do Império”.
Alegavam  que as autoridades judiciais da Vila de Pouso Alegre eram arbitrárias e não prestavam as informações que eram solicitadas. A decisão de elevar o arraial à vila contou com a unanimidade de toda a população, incluindo os guardas nacionais e o Padre Francisco de Paula Toledo.
O acontecimento não teve a aprovação da administração provincial, e os juízes locais foram presos e condenados. Eram eles os seguintes juízes de paz: Pedro de Alcântara e Silva, do distrito de Jaguari; Felix José de Noronha Negreiros, de Santa Rita; Antônio Marques de Oliveira, de Cambuí; e Manoel Antônio da Silva, de Capivari. Quando o grupo dos sediciosos de Ouro Preto foi  anistiado em 1835, os juízes  da região do Jaguari  também se beneficiaram da anistia. 
 Em 1840, finalmente o antigo desejo dos habitantes foi realizado; o arraial foi elevado à vila. Pela lei de nº 1.527, de 20 de Julho de 1868, a Vila de Jaguari foi elevada à condição de cidade, adotando um antigo nome pelo qual a região já vinha sendo conhecida – Camanducaia.
A grande atração de Camanducaia é a bela estação climática de Monte Verde , que é um distrito do município. Pinheiros, eucaliptos, partes da mata atlântica e um clima seco e frio fazem dessa típica vila de montanha, com arquitetura européia, um lugar muito especial onde a  natureza é a grande atração.
Monte Verde possui uma ampla infra-estrutura turística, com uma excelente rede hoteleira e variado comércio, onde se encontram artesanato, malharia e lã, cerâmica, ferro batido, artigos esotéricos, perfumaria, chocolates e outros interessantes produtos. Os restaurantes e casas de chá fazem de Monte Verde um paraíso gastronômico. Especialidades européias como fondues, raclettes, apfelstrudels e trutas estão presentes em quase todos os cardápios, inclusive, uma das opções de passeio é a visita a uma criação de trutas. Mas, Monte Verde também é mineira e, por isso, não faltam os restaurantes com nossa saborosa culinária.

Significado do Nome

"Camanducaia" é um termo tupi que significa "mata do amendoim queimado", através da junção dos termos ka'a ("mata"), mandubi ("amendoim") e kaî ("queimar").

Aniversário da Cidade

20 de Julho

Gentílico

camanducaiense

População

21.074 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Camanducaia, muito aconchegante de belas riquezas naturais. Venha fazer parte desse convívio pessoalmente. Será inesquicível!

Clima

Tropical de Altitude

Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Sul/Sudoeste de Minas

Limites

Cambuí, Córrego do Bom Jesus, Paraisópolis, Gonçalves, Sapucaí-Mirim, São José dos Campos, Joanópolis, Extrema, Itapeva.

Acesso Rodoviário

 


Distâncias:

Da Capital:

459 km

Outras


hspace=0 TURISMO

Resumo:

O município possui inúmeras atrações turísticas, como as grutas José Pereira, do Pico do Selado, além da bela cachoeira do Quinzinho, onde se pode pescar trutas. Mas são as áreas naturais de Monte Verde - distrito de Camanducaia - as mais belas e atrativas da região.
O distrito de Monte Verde, considerada a "Suíça Mineira" por sua semelhança com os Alpes Suíços, é hoje um dos melhores locais para quem deseja um maior contato com a natureza.
Serras, cascatas, pinheiros, ciprestes e um ar mais puro compõem a sua paisagem.

 

Principais Pontos Turísticos

Monte Verde 

Atrativos Históricos - Culturais - Aquitetônicos / Casarios / Prédios.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Companhia Sinfônica de Teatro. 

- A cidade ainda conta com eventos típicos como Carnaval de Rua, Aniversário da Cidade (20 de julho), Festa da Padroeira (8 de dezembro), Festa do Peão de Boaiadeiro, entre outras festividades.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMANDUCAIA

E-mail: [email protected]

Telefones:

Sites: http://www.camanducaia.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933   

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS, REGISTRO DE TÍTULOS E DOCUMENTOS E CIVIL DE PESSOAS JURÍDICAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (35) 3433-1406

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Camanducaia

Apesar de Ana Maria Braga ter dito horrores da cidade,eu posso dizer bcom toda certeza,ela estava totalmente enganada.É uma cidade linda e muito gostosa,tem um amanhecer preguiçoso,do tipo de quem está em ferias procura.Venha conhecer e sentir o verdadeiro sentimento mineiro em suas comindas e no seu cotidiano.
Por: Paulo Cesar de Morais

Camanducaia.. é maravilhoso... gente simpatica..comia gostosa... ô terra boa..sô...!!!
Por: Hérica Helise

o que falar dessa cidade maravilhosa! sem palavras, sou nascido neste paraiso e hoje moro em jundiai-sp, meus parentes moram em camanducaia bjos e abraços a todos ai
Por: alexandre aparecido rodrigues

Camanducia,cidade querida, minha terra natal.Mesmo longe daí há 31 anos, ainda é o melhor lugar de se viver. Tenho muita saudade desta terrinha.
Por: Maria Mercedes S.Marabolin

Morei em Camanducaia em 1957,nao precisando o endereco,lembro-me que era perto do rio (das Antas?)onde quase aprendi a nadar,nao o fazendo por pavor,pois meu pai(cabo Arruda)do 8º Batalhao,me atirava na agua ,o que me fez ter medo.Ainda visitarei-a,se Deus quizer.Tenho um irmao nascido aí,morando em Juiz de Fora.Saudades.
Por: silvio antonio ribeiro arruda

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Camanducaia
Fundação:
1840
Altitude:
1.048m
População:
17.365 habitantes
Área:
528,9km²
Densidade Demográfica:
32,83hab/km²
CEP:
37650-000

Envie seu comentário sobre Camanducaia

banner