Caiana

Caiana-MG
banner

Bem-vindo a Caiana!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em Caiana, informações e fotos da maravilhosa Caiana. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Caiana, recomendadas por internautas.

A cidade de Caiana, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1962. A localidade está em uma altitude de 750m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 3.980 habitantes. A área total de Caiana é de 107,3km², e sua densidade demográfica é de 37,09hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Caiana-MG é 36832-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Caiana

ROTEIROS DO BRASIL

Região Turística Reservas da Natureza

Circuito Turístico Pico da Bandeira

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Em meados de 1819, surge o povoado que deu origem ao município de São Paulo do Muriaé, hoje denominado Muriaé. Ao ser dividido, Muriaé deu origem a vários outros, entre eles: Faria Lemos, Ubá, Tombos, Carangola e Espera Feliz. Em 1856, o coronel português, Manuel Francisco Pinheiro, adquire de um “puri” – indígena habitante da região - uma gleba de 60 alqueires onde hoje está instalada a fazenda Bom Jardim. Ao fixar residência nessa localidade, traz consigo sementes de café e milho, que se tornaram culturas típicas da região. Leny Lopes Ferreira, moradora de Caiana, acredita que, por volta do ano de 1878, começou a formação do arraial de São João do Rio Preto.A história da região começou com seu desbravamento e colonização a partir de 1819. Dos vários povoados que surgiram um ganhou o nome de São João do Rio Preto em homenagem ao padroeiro São João e por ser banhado pelo Rio Preto, que nasce na Serra do Caparaó. No ano de 1938 seu nome foi modificado para Caiana. 
O município faz fronteira com os estados do Espírito Santo e do Rio de Janeiro. Caiana se emancipou de Espera Feliz em 1962. 

Significado do Nome:

A versão que fala do topônimo diz que quando da implantação da ferrovia a maioria dos empregados era composta de espanhóis e portugueses. Estes últimos, ao se dirigirem à dona Ana Borges, mantenedora de um comércio em uma das três únicas casas do lugar, diziam “vain cai, Ana”.

Aniversário da Cidade:

1º de Março

Gentílico:

caianense

População:

5.260 habitantes - censo IBGE/2013

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Com clima de interior, várias opções de turismo, inclusive rural, cachoeiras, rios, de uma beleza encantadora, tranquila, pacata e bastante aconchegante, a cidade de Caiana é uma excelente opção para suas férias. O calor humano que emana de seu povo, faz com que o turista volte sempre para descansar e se divertir.

Clima:

Temperado

Temperatura Média:

18,8º C

hspace=0 COMO CHEGAR:

Pelas Rodovias: BR-262, BR-116, BR-482

Localização:

Zona da Mata 

Limites:

Espera Feliz, Carangola, Faria Lemos 

Distâncias:

-Belo Horizonte/MG - 356 km

-Brasília/DF - 1.084 km

-Rio de Janeiro/RJ - 407 km

-São Paulo/SP - 723 km

hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

-Antiga Caixa dÀgua 

  -A Caixa d’Água da antiga Estação Ferroviária de Caiana foi construída pela Rede Ferroviária Federal- RFF/AS  em 25/07/1911. Durante muitos anos foi utilizada para abastecimento de trens de ferro.
Em 1974 a Estação foi desativada. Atualmente a Caixa d’Água permanece preservada em bom estado de conservação.
 
-Cachoeira da Fumaça 

  -A cachoeira possui 80 m de queda livre, uma formação do rio Preto que faz divisa entre os estados de Minas Gerais e do Espírito Santo. Na sua base apresentam inúmeros blocos de pedra que formam, na época de seca, um grande trecho de corredeiras. Ao pé da cachoeira, do lado esquerdo, no município de Dores do Rio Preto - ES existem as minas de um antigo moinho d’água que foi construído de pedra e madeira de lei. Na parte alta, na margem direita do rio, existem três canais de desvio de água sendo um deles utilizado para acionar um pequeno gerador de energia para aquelas casas.

-Caminho da Luz

  -Levando no coração a lembrança desta terra de povo fraterno e hospitaleiro, o caminhante ruma para Caiana cortando uma serra de beleza fascinante, cuja ampla visão abrange as montanhas rochosas de Minas Gerais, do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. Apesar da beleza de todo o Caminho da Luz, muitos chegam a dizer que um dos mais belos trechos do Caminho é o que vai da Parada General até Ernestina, atravessando os municípios de Carangola, Faria Lemos e Caiana, com seus extensos paredões, ora adornados por bromélias, ora por samambaias ou avencas. Isso sem falar das nascentes ao longo de tal trajeto, da mina de cristais, da fonte de Santa Clara, das antigas construções da Estrada de Ferro Leopoldina, do túnel de pedra, das matas, dos mono-carvoeiros, da morada do eremita José Maurino (um dos ícones do Caminho, cuja memória é guardada com carinho por todos que o conheceram), das histórias da extinta linha férrea e dos seres elementais que muitos afirmam ver durante o trajeto. São três a quatro horas de caminhada por um lugar mágico, impregnado de energias que fascinam o Caminhante da Luz. Depois deste cenário de pura magia, a chegada à sossegada Caiana, que concentra grande energia gerada pela diversidade de minérios ali existentes em suas minas de cristal, mica e pedras semipreciosas. 

-Casarão antigo 

  -Construído por um português em 1911, o casarão tinha como finalidade o armazenamento de café para exportação. Sua estrutura foi alicerçada em pedras, paredes dobradas e telhas francesas, A construção apresenta pé direito com 6 metros de altura e um total de vinte e dois cômodos. A área da chácara onde se encontra o casarão é de 5.669,52 m².

-Lavra de São Roque 

  -A Lavra de São Roque é uma escavação subterrânea onde se extrai quartzo, cristais, feldspato e outras rochas. O local é bem interessante para quem busca se aventurar e conhecer, com segurança, a exploração de rochas subterrâneas. Dentro da lavra encontram-se lagos de águas cristalinas que também são explorados.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

-Março 

  -01 - Festa de aniversário da cidade 

-Junho

  -22 à 24 - Festa do Padroeiro São João Batista. 

-Novembro 

  -Última semana - Recital de Música e Poesias do Ensino Médio.  

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAIANA

E-mail:

Telefones: (32) 3745-1049

Sites: http://www.caiana.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933  

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

Telefones: (32) 8406-5037

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Créditos:

Sites de Fotos e Informações:

-http://pt.wikipedia.org

-www.descubraminas.com.br

-www.caminhodaluz.org.br

-www.indi.mg.gov.br

-http://www.panoramio.com   

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Caiana

Caiana é o lugar mais lindo uqe Deus colocou na terra.Povo lindo, alma linda, pureza e simplicidade.As pessoas que visitam esta terra nunca mais esquece o acolhimento e o calor humano. Sou nascida, criada e hei de viver em Caian para sempre. è questão de muito amor.Sou professora e aqui me tornei poetisa e escritora infantil, pois nesta terra querida pude desenvolver a sensibilidade do amar e do ser feliz com as coisas simples.
Por: Cenir Daniel Rodrigues

sou de caiana nasci no dia 11/02/63 tenho muita saudade desta terra linda minha caiana que esta no meu coração saudades
Por: josmar de souza

Vive grande parte de minha mocidade em Caiana, sinto-me honrado pois Deus me deu este privilégio. Goataria de saber noticias de Ivan Moreira, Adílio Moreira , Zaneth, E todos que fizeram parte de nosso convivio aí, por favor transmita o meu Email. se possível. E que Todos possam estar bem. Me emocionei quando encontrei Caina na net.
Por: Edson Alim Alves de Moraes

adoro caianas lugar mto bom,meu grande encontrei em caianas....
Por: adriene

Nasci em Caiana,em 1970,e tive o prazer de ficar neste pedacinho do céu 16 anos.Tenho uma saudade imensa,se pode-se voltaria o tempo.Mais a maior grandeza desse povo está na simplicidade.O que aprendi em Caiana foi o suficiente para encarar as coisas da cidade grande.Amo muito O lugar que nasci.Beijo a todos.
Por: Lucimar de Oliveira

Moro em Caiana, e esta é uma cidade pequena, no entanto, acolhedora e bastante aconchegante. Seu clima de interior deixa-nos livres para podermos desfrutar da linda natureza que nos rodeia. Enfim , para quem deseja conhecer um lugar com essas características , sem dúvida, Caiana é uma excelente opção.
Por: Tereza Cristina Soares de Sales

eu gosto muito de caiana, porque aqui me traz uma paz e armonia muito grande. aqui nos somos feliz. Caiana é um lugar calmo cheio de esperança e com gente acolhedora que traz uma paz divina... por isso amo caiana.
Por: joao roberto

Nasci em Caiana , aos 24/07/60 . tenho uma familia maravilhosa e sinto-me muito amada por todos. Sou professora há 33 anos, amo muito minha Escola Estadual " Prefeito Jayme Toledo" e meus alunos; tenho muita admiração pelos colegas de trabalho. Sou catolica, tenho muito carinho e respeito por todos meus irmãos de outras religiões. Por tudo isso posso dizer que sou feliz e moro numa cidade encantadora.
Por: Valleria Aperecida Villete Gripp Modesto

ONDE ESTÃO AS FOTOS DA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE CAIANA?JÁ NÃO BASTOU ARRANCAR UM PEDAÇO DA HISTÓRIA?TO AINDA CHOCADA COM O QUE FIZERAM ..SOU CAIANENSE DE CORPO E ALMA,PENA NÃO ESTAVA PRESENTE PRA LUTAR POR ESTE MONUMENTO DA CIDADE..
Por: NILZA TOLEDO

eu passei o ano novo em caiana fiquei 4 dias em caiana e realmente e uma cidade maravilhosa eu so do rio de janeiro mais eu prefiro 50 vezes caiana i e isso
Por: natan mota de araujo

não conheço Caiana, mas no entanto não dá pra esconder a grande curiosidade e desejo de conhecer a região serrana que mais parece cenário de conto de fadas!
Por: patricia xavier de sousa

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Caiana
Fundação:
1962
Altitude:
750m
População:
3.980 habitantes
Área:
107,3km²
Densidade Demográfica:
37,09hab/km²
CEP:
36832-000

Envie seu comentário sobre Caiana

banner