Buritis

Buritis-MG
banner

Bem-vindo a Buritis!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Buritis, informações atualizadas sobre a cidade Buritis, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Buritis.

A cidade de Buritis, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1962. A localidade está em uma altitude de 538m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 21.254 habitantes. A área total de Buritis é de 5.238,1km², e sua densidade demográfica é de 4,06hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Buritis-MG é 38660-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Buritis

Roteiros do Brasil

Região

"BURITIS - A CIDADE DAS BELAS CACHOEIRAS"

 

 

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Quando em 1716 como registra a historia, chegaram às margens do Rio Urucuia, chamado na época pelos índios de Rio Vermelho, as irmãs Joaquina e Luíza Aldonso, vindas de Paracatu do Príncipe e de São Romão (MG) à procura de ouro , ficaram encantadas com a beleza do Vale , escolhendo as suas margens para fundar o Porto de Sant’Anna. Após o encontro passaram as terras deste belo vale a pertencerem a Nossa Senhora da Pena, Santa que era da devoção das irmãs Aldonso. Passando assim a ser a Padroeira do local, consagrando o dia 8 de setembro, por coincidir com a data de fundação do Porto. Naquele século, diante das dificuldades de aproximação do Rio Urucuia, pelas densas matas e presença de animais ferozes e diversas doenças, que eram implacáveis, principalmente a febre amarela, malaria e também as transmitidas por mosquitos, resultando na morte dos que tentavam vencer estas dificuldades, decidiram as construções das primeiras casas às margens da vereda próxima , onde existia um vasto buritizal , razão pela qual tomados pela beleza do local , mudaram o nome de Porto de Sant’Anna para Porto de Sant’Anna do Buriti. Inicio-se então, um ponto de referência os que buscavam ouro, e tinham nesta terra, um ponto de descanso e de vanguarda, para aqueles que desbravaram a região. A maior dificuldade existente na época era a comunicação, e somente existiam encontros predeterminados , razão do desenvolvimento caminhar a passos lentos. Com o passar dos anos, surgiu o primeiro Estafeta, que era responsável por trazer e levar as boas e más notícias, tudo ao lombo do burro, o primeiro foi José Augusto, que morreu em 1932 com 82 anos de idade, as primeiras famílias que aqui chegaram foram Rodrigues, Queiroz e Fonseca. Porto de Sant’Anna do Buriti foi elevado a Vila em 1725 . Somente em 1805 foi criado a Paróquia de Nossa Senhora da Pena de Buritis por provisão de Dom Joaquim da Cunha Azevedo, Bispo de Pernambuco, a quem estava a região jurisdicionada por determinação da Igreja Católica, que nomeou como primeiro vigário da paróquia ,o Padre Timóteo Rodrigues Monteiro , embora em 1739, já existisse a cesmaria concedida a Francisco Alvares de Carvalho , e nela já era mencionado o Sítio de Buritis .De 1810 a 1840 aqui vieram muitos homens alfabetizados, como vemos nos Históricos .Não que esses primitivos tivessem aprendido as letras aqui nesse imenso sertão. Era impossível pois não avia escolas publicas naquele mundo passado. Por tanto, todas as pessoas alfabetizadas que aqui viveram naquela época vieram dos estados da Bahia e Pernambuco , outrora do centro de ensino Brasileiro. Depois de 1890 o coronel Cândido José Lopes trouxe as primeiras professoras de Januária e São Romão - MG para lecionar no antigo povoado.

Significado do Nome

O Município tem o nome de Buritis, por causa de o povoado, desde o seu surgimento, estar localizado ao lado da Veredinha, que possuía em sua volta uma grande quantidade de pés de "Coco Buriti" em áreas alagadas brejosas, as veredas que caracterizam "O Grande Sertão Veredas" em que a região de Buritis está incluída, (obra do grande escritor mineiro, João Guimarães Rosa).

Aniversário da Cidade

1º de Março

Gentílico

buritisense

População

22.737 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

O enorme potencial turístico de nosso município é indiscutível. Geograficamente nossa região é extremamente beneficiada com a proximidade de grandes centros urbanos, como Brasília, Goiânia e Anápolis. A principal vocação turística de Buritis é o eco-turismo, pois grande parte das nossas reservas ecológicas permanecem intocadas.
Nossos vastos recursos hídricos e nossa grande extensão territorial garante ao turista uma enorme variedade de opções, como por exemplo, para a pesca contamos com uma variedade de grandes rios (Urucuia, Piratinga, Fetal, São Vicente, São Domingos, Palmeiras, etc.), todos com um grande potencial pesqueiro, tendo um destaque especial para o já famoso Rio Urucuia, todos esses rios são amplamente navegáveis por pequenas embarcações.

Clima 

Semi-árido

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Vale do Rio Doce 

Limites

Formoso, Arinos, Unaí e Formosa,(GO),Cabeceiras(GO), Vila Boa(GO) e Flores de Goiás(GO).

Acesso Rodoviário

 

Distâncias:

Da Capital:

534 km

Outros:


hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos


hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE BURITIS

E-mail:

Telefones: (38) 3662-3525 

Sites: http://www.buritis.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

Telefones: (38) 3662-1405

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Buritis

Olá! o q tenho a dizer é q já morei em Buritis, a cidade é maravilhosa e vivi muitos momentos felizes, cidade aconchegante, rios e cachoeiras lindas.Vão conhecer e aproveitem,vcs não vão se arrepender.
Por: lidiane

O CIDADINHA INQUESIVEL DE GENTE BOA ABRAÇO POVÃO DE BURITIS ....
Por: bruno

MORO CASTANHAL .PA, JÁ VISITEI BURITIS, 2 VZ, AMIGOS DO MEDIUM VALDECI. DR.PEDRO A. PRADO. CIDADE PACATA,GENTE HOSPITALEIRA CLIMA GOSTOSO.SEMPRE VOLTAREI.ALCANCEI UMA CURA.GRAÇA A DEUS DA MINHA ESPOSA MARIA DA CONCEIÇÃO.
Por: JORGE OLIVEIRA DE SOUZA

essa cidade e muito pacata e bonita quando estive ai, gostei muito pretendo voltar mais vezes.Um abraço para todos os mineiro de BURITIS. TIAU.
Por: lucileide de souza bastos

AMO BURITIS, NASCI AQUI, AQUI CRIO O MEU FILHO E AQUI MORA O AMOR DE MINHA VIDAO HERNANE, DAQUI NUNCA VOU SAIR. BURITIS É O MEU LUGAR.
Por: NALVA RIBEIRO DE SOUZA

sou de buritis trabalho em brasilia ..mais nao esqueço jamais dessa cidade maravilhosa .eu amo buritis .um abraço a todos
Por: edilene

adoroo!!!! melhor ainda as festas de rodeios nas vilas
Por: julia neta

Buritis cidade linda, pessoas maravilhosas, amores inesquecíveis...
Por: lana

Buritis é uma cidade que defendo em tudo, aqui nasci e não pretendo sair daqui, Mais Informações de Nossa cidade pelo portalburitis.com.br
Por: Luan Cordeiro - PortalBuritis

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Buritis
Fundação:
1962
Altitude:
538m
População:
21.254 habitantes
Área:
5.238,1km²
Densidade Demográfica:
4,06hab/km²
CEP:
38660-000

Envie seu comentário sobre Buritis