Bueno Brandão

Bueno Brandão-MG
banner

Bem-vindo a Bueno Brandão!

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em Bueno Brandão e muitas outras opções de hospedagem na cidade Bueno Brandão. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em Bueno Brandão.

A cidade de Bueno Brandão, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1938. A localidade está em uma altitude de 1.204m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 10.481 habitantes. A área total de Bueno Brandão é de 356,0km², e sua densidade demográfica é de 29,44hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Bueno Brandão-MG é 37578-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Certamente o que faz com que a região de Bueno Brandão seja presenteada é a sua localização privilegiada, em meio a Serra da Mantiqueira. Dessa forma, ela conta com muitos vales, picos que dividem espaço com mirantes e cachoeiras e uma infinidade de montanhas. Dessa forma, já deu para perceber que o destino é extremamente indicado para os amantes de aventuras, não é mesmo?

Pois é: em meio a essas montanhas, cachoeiras, mirantes, vales e outros, devemos ainda destacar a presença de trilhas para os que querem realizar esportes radicais como é o caso de trekking, cavalgadas e off-road. Além disso, a região também é repleta de paredões e de penhascos que possibilitam a prática de rapel, e corredeiras para os que adoram acquaride.

A cidade de Bueno Brandão é parte do território mineiro, porém, ela está mais próxima do estado de São Paulo do que de Minas Gerais.

Uma das cachoeiras que mais chamam a atenção na cidade é a Cachoeira dos Luís, que dispõe de duas diferentes quedas, uma paralela à outra, com 30 meros de altura. Porém, essa cachoeira oferece ainda poços, possibilita o arvorismo e a prática de tirolesa.

Do outro lado temos a Cachoeira dos Félix, que conta com 40 m de altura, uma pequena praia, piscina natural e muita movimentação, ideal para quem prefere o agito. Além disso, o destaque vai também para Limoeiro, que conta com várias quedas pequenas e contínuas, que por fim, acabam gerando cascatas e poços.

As quedas do Machado também estão entre os principais atrativos de quem vai à Bueno Brandão, isso porque conta com uma das mais belas paisagens de toda a região. Porém, algo pode acabar desmotivando a visita: não é possível se banhar nessas quedas já que a água cai muito forte, de uma altura de mais de 10 metros.

A Cachoeira de David I, por sua vez, é repleta de quedas pequenas que terminam em poços; já a Cachoeira de David II está um pouco mais escondida do que a primeira e é ideal para promover um encontro romântico de casais.

Os mirantes também são ótimas opções de passeio na cidade, com belíssimas paisagens apreciadas por meio dos picos de Dois Irmãos, da Torre e o morro da Serrinha, todos eles com altitude que variam entre 1.500 a até 1.800 metros.

Informações de Bueno Brandão

Roteiros do Brasil

Região Turística Estâncias do Sul

Circuito Turístico das Malhas do Sul de Minas

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Bueno Brandão está localizado no Sul de Minas, e foi elevado a município em 1938. Antes disso, chamou-se  Senhor Bom Jesus do Ribeirão das Antas,  Senhor Bom Jesus do Campo Místico e Campo Místico. O nome atual da cidade é uma homenagem a Júlio Bueno Brandão, político que chegou a ser governador do Estado e nasceu no município.
O povoado que deu origem à atual cidade de Bueno Brandão surgiu na primeira metade do século XIX, às margens do Ribeirão das Antas. Contam os moradores que a cidade se originou do descontentamento dos desbravadores portugueses com a proclamação da Independência do País. Não tendo aderido ao recém-fundado Império, os desbravadores foram banidos para os sertões, indo se instalar às margens do Ribeirão das Antas, onde já se encontrava um grupo de moradores.
A cidade se destaca pelos picos, como o da Serrinha e o da Torre e pela Mata da Prefeitura, um parque onde se preserva 50 hectares de Mata Atlântica.
Em Bueno Brandão pode-se visitar igrejas antigas, como a Matriz do Senhor Bom Jesus, que foi construída entre 1820 e 1822.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

06 de Agosto

Gentílico

bueno-brandense

População

10.892 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Num cantinho das Minas Gerais, nas cristas da Mantiqueira, encontra-se um pedaço do paraíso. Clima ameno na maior parte do ano, fontes de águas cristalinas, cachoeiras inesquecíveis e uma população, que no seu jeito interiorano de ser, torna-se extremamente receptiva. Esta é BUENO BRANDÃO.

Clima

Tropical de Altitude

Temperatura Média

20º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Sul/Sudoeste de Minas

Limites

Ouro Fino, Inconfidentes, Bom Repouso, Senador Amaral, Munhoz, Monte Sião e Socorro (SP)

Acesso Rodoviário

A principal rodovia que corta o município é a MG-295.

Distâncias:

Da Capital:

454 km

Outras


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Cachoeira da Boa Vista dos Barbosa I-II 
 
Cachoeira da Guatura 

Cachoeira da Malacacheta 

Cachoeira da Ponte Alta 

Com corredeiras e uma queda de 6 metros, possui grande volume dágua, sendo de fácil acesso. A cachoeira se encontra dentro de um pesqueiro.

Cachoeira da Usina 

A cachoeira da Usina é formada pelo rio Antas e localiza-se em meio a uma Mata de Araucária e Mata Galeria. Após a corredeira, a mata é fechada em um dos trechos. A água é límpida e fria e o local é bastante pedregoso, formando corredeiras, o que não possibilita os  banhos.
As corredeiras têm uma largura de 15 metros. Existem, ainda, pequenas quedas abaixo. O acesso é difícil e de propriedade particular.

Cachoeira do Campo Grande 

Cachoeira do Cascavel 

Com grande volume de água, a Cachoeira do Cascavel possui uma queda de 30 metros, situada dentro de uma mata.

Cachoeira do Cigano 

Cachoeira do Davi I-II 

De difícil acesso, com descida íngreme, possui uma corredeira apelidada de Alameda das Águas, com grande volume de água.

Cachoeira do Félix 

A Cachoeira dos Félix localiza-se no rio Cascavel e cai formando degraus sobre um paredão rochoso. Primeiramente, forma pequenas quedas, seguindo-se, posteriormente, a queda principal, de aproximadamente 40 metros. É recomendável que se utilize apenas a piscina natural para banhos, pois a subida até a cachoeira pode ser perigosa.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Carna-Verão - Contando com cerca de 8 mil turistas além da população local que lotam a praça Virgílio de Melo Franco, local onde acontece os desfiles das escolas de samba (Zunidos da Saudade e Unidos da Vargem Grande) e onde se encontra o palco com bandas ao vivo e som mecânico todos os dias de carnaval.

 Julho

06 à 09 - Tradicional Festa Junina, que leva este nome em homenagem ao sr. José Coutinho dos Santos Júnior, apelidado de Zé Bagunça , que por promessa a São João realizava festas juninas todos os anos com ajuda dos vizinhos e amigos. Nada era comprado, cada casa de sua rua doava ao público algum produto típico de Festa Junina (quentão, biscoito, broa, pipoca, etc.). No entanto, esta festa foi crescendo e atraindo cada vez mais público e hoje é realizada em prol das entidades assistenciais.

 Agosto

06 - 1º encontro Fim Serras Verdes 

 Novembro

- Último Sábado e Domingo -  Mostra de Dança Bueno Brandão. 

 Dezembro 

- Encontro de Bandas 

- Comemoração do aniversário da cidade.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL BUENO BRANDÃO

E-mail: [email protected]

Telefones: (35) 3463-1000 - Fax: (35) 3463-1068

Sites: http://www.buenobrandao.com.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (35) 3463-1787

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.descubraminas.com.br

www.cnm.org.br

http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Bueno Brandão

Adorável cidadezinha. Tipicamente mineira.Clima de montanha, com altitude média de 1300 ms., podendo chegar a 1800 (Bairro da Torre),Trinta e tantas cachoeiras dentro do município. Ir de preferência com um 4X4. levando montain bike ou motocross. Um bom binóculo ou telescópio completa a festa, á noite. Imperdível a visita ao sr. Zé do Vinho, com jantares inesquecíveis. pena que o plebiscito recente tenha mantido o nome atual da cidade, e não restabelecido o antigo, Campo Místico, muito mais palatável
Por: marcos garcia

possuo uma chacara em bueno todos meus amigos que levei até hoje ficaram apaixonados pela cidade não troco por lugar nenhum
Por: nilson scoleso junior

Bom, já conheço Bueno Brandão, é um lugar muito pacato e tem muita gente boa. Meu pai, meu irmão e minha sogra que é a minha mãezona moram lá e tem mais, as cachoeiras são mais do que um espetáculo, se você pisar nesta cidade, te garanto não vai mais querer ir embora porque lá é d+d+d+d+d+!!!!!!
Por: José augusto stekhardt

Ae galera se vcs ainda não conhece estaavilhosa vcs não sabe oque estão perdendo muita mais muitas msm cachueiras catalogadas tem se eu não me engano tem 43 são muito lidas e mais o carnaval desta cidade e imperdivel . bom esto deixando este comentario porque sempre que posso esto la ok minha familha e ums dos melhores amigos moram laum abraço a todos fiquem com Deus.
Por: jose augusto melhor Zé boga

bom dia ja estive a muito tempo em bueno brandão. foi em 99, gostaria de saber se ai na cidade tem encontro de ciclismo e quando é. gostaria de voltar a essa maravilhosa cidade onde fiz e deixei alguns amigos. obrigado...
Por: otavio

nasci em bueno brandao pra min e o lugar melhor de se morrar
Por: jacob luiz de siqueira

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Bueno Brandão
Fundação:
1938
Altitude:
1.204m
População:
10.481 habitantes
Área:
356,0km²
Densidade Demográfica:
29,44hab/km²
CEP:
37578-000

Envie seu comentário sobre Bueno Brandão