Brazópolis

Brazópolis-MG
banner

Bem-vindo a Brazópolis!

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em Brazópolis e muitas outras opções de hospedagem na cidade Brazópolis. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em Brazópolis.

A cidade de Brazópolis, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1901. A localidade está em uma altitude de 922m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 15.036 habitantes. A área total de Brazópolis é de 362,1km², e sua densidade demográfica é de 41,52hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Brazópolis-MG é 37530-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Brazópolis

Roteiros do Brasil

Região Turística Estâncias do Sul

Circuito Turístico Caminhos do Sul de Minas

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A história da cidade começa em 1803, quando o Padre José Geraldo de Souza e Silva chega com uma comitiva no alto do Morro do João Bernardes, situado em uma localidade conhecida como Vargem Grande. Após celebrar uma missa, Padre José Geraldo, em nome da diocese de São Paulo,  tomou posse do lugar.
Em 1838, Dona Ana Chaves doou trinta alqueires de terra para a capela que seria construída em homenagem a Santa Ana. Como aconteceu em grande parte do povoamento das Minas Gerais, surgiu, ao redor da capela, um povoado, que ficou conhecido como Vargem Grande ou Sant’Ana da Vargem Grande.
O poderoso Coronel Caetano Ferreira da Costa e Silva propôs a mudança de nome devido ao fato de haver várias localidades homônimas. Sua proposta para o novo nome foi São Caetano, não só porque não havia outra localidade com esse nome, mas por ser São Caetano o seu santo protetor.  A proposta foi aceita, mas, quando o povoado foi elevado a distrito, em 12 de março de 1846, a denominação constante na lei era de Vargem Grande.
Dois anos depois, quando o distrito foi elevado à paróquia, o nome constante nos documentos era o de São Caetano da Vargem Grande.
Considerado o grande benfeitor, esse coronel foi Presidente da Câmara Municipal, quando, então, realizou muitas obras como saneamento, construção da Estação ferroviária e Santa Casa de Misericórdia, abertura de ruas, entre outras.

Significado do Nome

A elevação à cidade aconteceu no dia 16 de setembro de 1901, e, no dia 7 de setembro de 1923, passou a se chamar Brasópolis, em homenagem ao Coronel Francisco Braz Pereira Gomes, pai do Presidente da República Wenceslau Braz.

Aniversário da Cidade

16 de Setembro

Gentílico

brazopolense

População

14.663 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Com uma economia voltada para a agropecuária, a banana vem se destacando, especificamente a banana-prata, com percentual de 27 a 30 por cento de teor de açúcar no fruto. Do tronco da bananeira, são extraídas as fibras, que, depois de processadas, incrementam o artesanato e a renda familiar. Os objetos de arte e decoração feitos com fibras de bananeira vêm sendo comercializados com sucesso.

Clima

Tropical de Altitude

Temperatura Média

18,2º C 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Sul/Sudoeste de Minas

Limites

Piranguinho a norte e nordeste, Piranguçu a leste, São Bento do Sapucaí (SP) ao sul e Paraisópolis, Conceição dos Ouros e Cachoeira de Minas a oeste.

Acesso Rodoviário


Distâncias:

Da Capital:

490 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos 

Atrativo Natural

Com clima e natureza privilegiados, esta cidade situada ao pé de um contraforte da Mantiqueira possui uma significativa reserva de Mata Atlântica, o que proporciona ótimas trilhas e opções para o turismo de aventura.

Laboratório Nacional de Astrofísica

Importante observatório astronômico do país, que recebe visitantes de todos os lugares.

Atrativo Cultural

A cultura é coisa séria para os brasopolenses. A musicalidade é algo latente na cidade, que se orgulha da centenária Corporação Musical Santa Cecília, fundada em 1878, e de seus corais, entre eles, o Vozes de Euterpe. 

Artesanato

A cidade valoriza também o artesanato, através de uma associação de artesãos que promove o “Arte na Praça”, e as artes cênicas, mantendo o “Teatro Amador Brasopolense”, outra importante atividade cultural.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Carnaval    

- Encenação da Semana Santa    

- Feira do Peixe    

- Festa de Corpus Christi    

- Festas Juninas    

- Festa da Banana de Bom Sucesso 

 Agosto

- Enduro das Montanhas

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE BRAZÓPOLIS

E-mail:

Telefones: (35) 3641-1373

Sites: http://www.brazopolis.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (35) 3641-1485

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Brazópolis

Conheço bem a cidade tenho varios amigos ja passei varios carnaval breve estarei ai ,mais conhecido como Pinico um beijao para mulherada
Por: Alexandre Claro dos Santos

Oiee! Eu não moro em Brasópolis, mas minha família toda é de lá, então sempre que dá estou indo...Ô cidade boaa, tranquila, sem muita coisa pra fazer,com bastante janelas e com o melhor carnaval da região! Eu amo Brasópolis! Valeu!
Por: Gabriela

Brasópolis é uma cidade tranquila, sem muitas opçõesde lazer, mas só a tranquilidade que ela nos oferece é muito bom, é uma cidade com veia artística, musical, além do carnaval que é uma delicia, durante o carnaval temos ótimos blocos que animam este carnaval, ah... sem falar dos maravilhosos bonecos gigantes, não é por falar não, mas são os bonecos mais bem feitos e bonitos que já vi, sem desmerecer os de Olinda, tem um ar delicioso, barzinhos simples mais gostosos pra bater um papo, sem contar com aquela gente boa que mora lá, vcs já ouviram falar do Mar de Minas, então, é onde poderemos estar mais perto do céu, visitando o NOSSO Observatório Astrofísico Brasileiro, ah... passerm por lá, vcs vão adorar, deixo aqui um gde beijo pra esta cidade que tanto amo.
Por: Kátia Mello

gosto muito de brazópolis cidade crinatica quando posso sempre passo uns dias com minha esposa com a familia do mercadinho real eu sou de são jose dos campos forte abraço .
Por: jeremias

ESTA CIDADE É D+ PENA Q FUI PERCEBER ISTO MUITO TARDE,SE TIVER OPORTUNIDADE VA ATE O BAIRRO DE BOM SUSSESO e´muito legal mas procure alguem q con nheça bom passeio lili
Por: ELISANGELA H.S.M.

sou conhecido como mala em braso... meu pai e dessa cidade linda irmao do grande ja falecido tio fumaca estou muito satisfeito de rever 1 pouco dessa cidade linda 1 grande abraço a todos
Por: eraldo j. a. s

sou conhecido como mala em braso... meu pai e dessa cidade linda irmao do grande ja falecido tio fumaca estou muito satisfeito de rever 1 pouco dessa cidade linda 1 grande abraço a todos
Por: eraldo j. a. s

Amo essa cidade, apesar de me trazer recordações muito tristes de um amor impossível... de ilusões perdidas... de sonhos não realizados...foi lá que vivi os melhores anos de minha vida, foi lá que tive todas as euforias da juventude, foi lá os meus melhores carnavais, foi lá, os grades amigos, que se foram todos ao passar dos anos... é uma cidade inesquecível... recomendo à todos, inclusive aos meus filhos...
Por: Jaqueline

amo essa cidade .muitas saudades, e lindas recosdaçoes
Por: neide maria ferreira

sou mineira com muito orgulho. e uma pena nao morar nela .mas e minha de coraçao
Por: neide maria ferreira

passei o final de ano em brasopolis e me apaixonei fui com meu namorado nao conhecia ainda o local agora em maio ja estamos com viagem marcada de volta,achamos q e o melhor local para comemorarmos nosso aniversario de namoro local lindo d paisagens belas m apaixonei
Por: josiane ferigato

nasci na parte rural da cidade brasopolis acho a cidade muito bonita, não me criei ai mas, gostaria muito de ir morar ai ,moro à mais de 20 anos em sp gostaria de refrescar a cabeça no interior, nada melhor do que na cidade onde nasci .sempre passo as férias ai tem lugares maravilhosos para passar ótimos finais de semanas beijos para .brasópolis à cidade maravilhosa.
Por: maria ap rib silva

ola boa tarde! eu sou casado com uma mulher de bom sucesso fiquei apaixonado por essa cidade. sou nascido e criado no rio de janeiro mas meu sonho é um dia me mudar para ai.obrigado e um grande abraço a todos brazopolenci.
Por: wellington v b de oliveira

Cidade da Janelinha!!! Muito boa, aconchegante com pessoas hospitaleiras...
Por: Viajante de minas

Nasci e cresci nesta cidade, hoje moro em sjcampos, essa cidade é maravilhosa, todos os feriados estou ai curtindo esta cidade e meus queridos pais, que com muita tristeza meu pai se foi no dia 23 de agosto de 2010, ele era o Mauricio Antonio do Carmo ( Mauricio Barbeiro), que ficara na saudade de todos os Brasopolenses.
Por: Rosa do Carmo Bessa da Silva

moro em PE mas sou Brasopoplense. amo esta cidade foi ai que dei meus primeiros passos. sinto muita saudade dessa cidade tao pacata.
Por: neide ferreira

sua tranquilidade fascina a tds . suas cachoeiras sao admiraveis
Por: neide ferreira

Estive m Brasópolis pela primeira vez no Natal deste ano. Tive uma agradável surpresa com o clima descontraído e aconchegante da cidade. Gente bonita, paisagem exuberante, uma Matriz linda e um clima festivo característico de cidades mineiras. Gostei tanto que volto para o Reveillon. Não vi ou li a programação da cidade para esta data, mas mesmo carente desta informação vou pra Brasópolis porque estando ai, a impressão que se tem é de que tudo, absolutamente tudo, está exatamente onde deveria estar. Parabéns . Henrique - São José dos Campos -SP
Por: Henrique Carvalho

Brazópolis é minha cidade natal,há 50 anos moro em são josé dos campos,o que posso descrever de minha terra é que ela é muito boa o povo é muito hospitaleiro, o clima maravilhoso e a cidade é muito tranguila.abraços!!!!
Por: Ana Maria Faria Sena

brazopolis e uma cidade maravilhosa e principalmente o bairro de bom susseso sempre que puder visite garanto não ira perder seu tempo
Por: joão paulo g. ambrosio

Brasopolis possui tambem varios locais para a pratica de esportes mais radicais, por exemplo Moutain Bike, moro aqui e ando de bike em varios lugares, os mais bonitos estão proximo ao observatorio e à divisa de Brasopolis com Campos Do Jordão, na serra da mantiqueira. POR ISSO CONHEA BRASOPOLIS VOCE TAMBEM!!!!!
Por: joão vitor carvalho

Brasopolis uma cidade muito bonita,tranquila,limpa e organizada,tenho parentes nesta cidade e vou todos os anos.parabens brasopolis.
Por: Vanderson Luiz da Silva

Adoro Brazópolis, morei muitos anos nela pena que agora tenho visitado tão pouco.Valeu
Por: Rodolfo

bom eu sou suspeito ao falar de minha terra .lugar onde nasci esta cidadezinha entre as montanhas lugar lindo onde ,quando vou eu me sinto criança de novo me lenbrando do me tempinho de criança quando passava minhas ferias de escola na casa de meus avos ,apesar de sempre morar em sao jose dos campos mas sempre sentindo a falta de minha terra . bom resumindo tudo vai conhecer nao percam a oportunidade vai se deparar com uma paisagem linda nao deixe de conhecer tambem a igreja da cidade patrimonio maravilhoso de minas gerais onde tenho orgulho de dizer que fui batizado conheçam depois comentem.
Por: sandro jose oliveira pereira

meus tempos em brasopolis foram na decada de 80 pra 90 tenho muitas saudades .EU nasci ai mas faz muito tempo que fui ai da ultima vez minha vida proficional me limita um pouco mas vou visitar assim que puder vou ate ai uai . um grade abraço a todos.
Por: sandro jose o.pereira

eu nasci em brazopolis mas ja faz tempo que nao vou ate ai mas logo estarei ai . um grande abraço a todos.
Por: sandro

Bem, sou suspeito para falar deste lugar abençoado por Deus, foram apenas cinco anos longe daqui, por várias vezes quase saí novamente. Mas este é meu lugar e o meu aconchego. E prá quem diz que aquí não têm nada pra fazer, deveria se aprofundar um pouco mais na região, pois temos muitas cachoeiras, hotéis fazenda, pesqueiros entre outros lugares. Isto, sim poderíamos dizer que é o paraíso na terra!
Por: Estefer

Claro q conheço, meu tio mora aí e minha mãe tbm já morou qdo criança. Estive em Brasópolis 2x, mas a visita q mais gostei foi no ano de 87, qdo tinha 11 anos. Me diverti muito. Quem conhecer meu tio Dito Faria, Fala q a sobrinha dele de Campinas tá mandando um abraço. A cidade é gostosíssima. òtima pra descansar. Vale a pena visitar!!!!
Por: Angelica

quero conhecer o obiservatorio e voar de para peti
Por: alexandre

saudaçoes a todos. aqui estou novamente outra vez para deixar meu comentario a essa cidade . cidade que de onde observa o universo as estrelas desifra os misterios das estrelas ,planetas e os mais remotos lugares que possamos imaginar que existao nas entre linhas do horizontes . bom eu como filho ilustre dela vou pedir venham conhecer e observar oceu por ela e o mas lindo que ja vi e me encantou. 18/07/11 saudedes de brazopolis...
Por: sandro jose o.pereira

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Brazópolis
Fundação:
1901
Altitude:
922m
População:
15.036 habitantes
Área:
362,1km²
Densidade Demográfica:
41,52hab/km²
CEP:
37530-000

Envie seu comentário sobre Brazópolis