Bocaina de Minas

Bocaina de Minas-MG
banner

Bem-vindo a Bocaina de Minas!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Bocaina de Minas, informações atualizadas sobre a cidade Bocaina de Minas, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Bocaina de Minas.

Informações de Bocaina de Minas

Roteiros do Brasil

Região Turística Estâncias do Sul

Circuito Turístico Montanhas Mágicas da Mantiqueira

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Uma curiosa lenda marca a história da cidade. Dois fazendeiros proprietários de grandes extensões de terra na região, onde se situa o município, por volta de 1790, decidiram iniciar um povoado. Indecisos quanto ao melhor lugar, resolveram sair a cavalo, cada qual de sua fazenda, e erguer uma capela no local onde se encontrassem. Assim o fizeram, e o povoado nasceu ao pé do pico de Bocaina na serra da Mantiqueira.

Significado do Nome:

Devido a localização do povoado que nasceu ao pé do pico de Bocaina na serra da Mantiqueira.

Aniversário da Cidade:

12 de Dezembro

Gentílico:

bocainense

População:

5.000 habitantes- censo IBGE/2010

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Região lindissima por sua natureza exuberante e montanhosa com belas cachoeiras de águas cristalinas, belos riachos em direçao a Santo Antonio, nascente do Rio Grande e o famoso vale do Paiol com suas belas cachoeiras e lindas montanhas.   

Clima:

Tropical

Temperatura Média:

23,2° C

hspace=0 COMO CHEGAR:

Pelo estado do Rio - trevo de Resende. Pela estrada de Juiz de Fora / caxambu . estrada prefeito Joanito Balieiro asfaltada entrada trevo de liberdade

Localização:

Município da Região Zona da Mata no Estado de Minas Gerais.

Limites:

Aiuruoca, Alagoa, Carvalhos, Itamonte, Liberdade, Passa-Vinte, Itatiaia (RJ) e Resende (RJ).

Acesso Rodoviário:

Rodovias: BR-040 e BR-267  

Distâncias:

Da Capital:

380 km

Outras:

Rio de Janeiro 250 km

São Paulo 400 km

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Nas imediações do município encontram-se várias cachoeiras, como a de Santa Clara, Alcantilado, Paiol, Rio Grande e outras, locais de atração turística com serviços de bar e restaurante, podendo o visitante adquirir peças do artesanato local.

Principais Pontos Turísticos:

-Cachoeira Barra das Antas

  -A cachoeira Barra das Antas possui quatro quedas de aproximadamente 02 metros de altura, cada uma por uns 02 metros de largura. Um dos poções é bastante profundo e largo, porém perigoso para a pratica de natação.
O local é bastante pedregoso, de onde, inclusive, pode-se ficar apreciando a paisagem. É cercado de mata fechada com acesso por trilha ao poço.
A água tem a temperatura bastante fria, sendo transparente e límpida. É permitida a visitação.
Como Chegar: Saindo da praça salgado, seguir a estrada em direção à Maringá entrando á direita mais ou menos no km 08, onde há dois barracões e uma ponte de madeira, depois atravessar a ponte e seguir por aproximadamente 01 km até o local.
 
-Cachoeira da Prata

  -A cachoeira da Prata tem aproximadamente 20 metros de altura por três de largura. Forma um grande poço de mais ou menos dois metros de profundidade, propício para a natação.
A água apresenta uma temperatura bastante fria, sendo límpida e transparente.
O local é bastante pedregoso às margens do poço, seguido de vegetação rasteira e após a mata fechada. Há variadas espécies de flores e pássaros silvestres.
Chega-se de carro a mais ou menos 20 metros da cachoeira e após seguir por trilha. Uns 20 metros abaixo dessa cachoeira encontra-se outra, de mesmo nome e semelhante à primeira.
Como Chegar: Saindo da praça Salgado subir estrada em direção ao Vale da Prata, chegando no grupo escolar, entrar à direita e seguir em direção a fazenda, ficando a 20 metros da sede.

-Cachoeira do Alcantilado

  -A cachoeira do Alcantilado é formada por sete quedas dágua que variam de um a três metros de altura. Elas formam duchas e no final um grande poço, raso nas beiradas e fundo no meio. A água é transparente e gelada. Há possibilidade de natação.
O local possui mata fechada em um dos lados e grama do lado que dá acesso às quedas. Há trilhas que levam até a nascente do rio, localizada acima das quedas.
Há ocorrência de flores e pássaros silvestres.
A área da cachoeira é cercada, onde é cobrada uma pequena taxa de entrada. É de propriedade do Sr. Josias Antero.
Como Chegar: Seguir estrada de terra em direção ao Mirantão. Seguir placas de sinalização até a estrada.

-Cachoeira do Escorrega

  -A cachoeira do Escorrega fica no rio Preto, que divide os Estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro. O acesso só é possível pelo lado do Rio de Janeiro.
O rio desce sobre uma grande formação rochosa, de aproximadamente 40 metros de extensão, semelhante a um escorregador. Daí o nome de escorrega.
Após a pedra, a água cai num polo com mais ou menos quatro metros de diâmetro e até três metros de profundidade. Após o polo, o rio continua descendo no meio das pedras, formando corredeiras. O local é cercado por vegetação densa e exuberante (do lado de Minas).
É possível escorregar na pedra e nadar no poço. A água é límpida e fria.
Como Chegar: Seguir a estrada que margeia o rio Preto, do lado do Rio de Janeiro à direita em direção a Vila de Maromba/RJ.
 
-Cachoeira do Paiol

  -Como Chegar: A 22Km de Bocaina de MInas
 
-Cachoeira do Rio Grande

  -A cachoeira é formada por várias quedas menores, caindo de um grande bloco de pedra com aproximadamente 10 metros de altura. As quedas variam de 2 a 5 metros de altura com um metro de largura, formando duchas.
Na época de chuva a pedra fica encoberta pelas águas. Há possibilidade de natação no poço que se forma abaixo da queda, com profundidade que vai até um metro. A água é gelada, límpida e transparente.
A área que circunda a cachoeira é de mata fechada do lado oposto ao acesso da cachoeira e, do outro lado, é gramada.
Horário de Funcionamento: Saindo da praça Josias da Costa, seguir a estrada de Santo Antônio/Itamonte por 7Km.
 
-Cachoeira Santa Clara

  -A cachoeira de Santa Clara tem o mesmo nome do rio que a forma. É uma queda de aproximadamente 40 metros de altura por 15 de largura que desce sobre uma grande rocha, com alguns degraus, dividindo-se em duas partes ate chegar ao poço.
A água cai no poço em forma de ducha. A água apesar de escura é límpida e muito fria.  0 local é cercado por mata fechada exceto na clareira que dá acesso ao poço, que possui vegetação rala, com arvores de grande porte.
Há trilhas que levam na parte superior da cachoeira, onde se encontra outro poço.
Como Chegar:  Saindo da vila de Maringá seguir do lado do RJ, em direção a vila de Maromba, entrando, à direita no Km 2,5 e após seguir a esquerda por mais 300 metros. Parar na estrada e seguir por trilha conforme placa indicativa. 
 
-Igreja de Nossa Senhora do Rosário

  -A igreja de Nossa Senhora do Rosário, de médias proporções, foi construída provavelmente em 1862, século XlX - e reformada em 1966. A fachada é lisa, com duas torres laterais. O frontão é triangular, com óculo, relógio ao centro e janelas na altura do coro.
O interior da igreja possui ornamentação simples, com coro cercado por balaustrada de madeira trabalhada. No nicho central encontra-se a imagem de Nossa Senhora do Rosário ladeada por dois nichos menores com as imagens de São José, o Menino Jesus e a imagem de Cristo Rei.
Provavelmente, na igreja foram enterrados os dois primeiros padres. 
Telefone: (32) 3294-1152
Como Chegar: Saindo da praça Deputado Feliciano Pena, subir a rua Nossa Senhora do Rosário até a igreja.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

-Dezembro

  -Dia 12 - Festa de aniversário da cidade

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE BOCAÍNA DE MINAS

E-mail:

Telefones: (32) 3294-1129

Sites: http://www.bocainademinas.hd1.com.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (32) 3294-1138

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites:

-http://pt.wikipedia.org/

[email protected]

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

-Coronel José Quirino de Almeida

-João de Souza Balieiro

-João (Joanito) Máximo Balieiro

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


Comentários de Bocaina de Minas

Estive em Bocaina de Minas à quatro anos , gostei muito da cidade e pretendo voltar final de janeiro 09.Fiquei sabendo que um grande amigo de infância foi Prefeito da Cidade, seu nome é José Rogério Honório profissão Médico.
Por: Itamar Mattos

Nasci nesta maravilhosa cidade que tanto eu amo. Ha trinta anos moro fora desta cidade, mas a amo muito. Sempre que posso eu sempre estour visitando. Deixo um grande abraço a todos os Bocainenses e em especial a Familia DINIZ.
Por: Teresinha de Fatima Diniz kodama

Região lindissima por sua natureza exuberante e montanhosa com belas ca choeiras de águas cristali- nas belos riachos em direçao a Santo Antonio, nascente do Rio Grande e o famoso vale do Paiol com suas belas cachoeiras e lindas montanhas
Por: Gilberto

BOCAINA DE MINAS UM LUGAR TRANQUILO, DE NATUREZA EXUBERANTE, ÁGUAS CRISTALINAS, ÓTIMA CLIMA, AR PURO ENFIM TUDO DE BOMMMM
Por: PATRÍCIA M. ALMEIDA

A cidade é ótima para quem procura relaxar e curtir a vida no estilo mineiro. O tempo no relógio demora a passar. A igreja no centro da cidade no alto do morro chama atenção pelo seu estilo. A cidade preserva ainda o relógio da igreja matriz que é pontual e ainda badalam seus sinos a cada 30min. Lugar de cachoeiras, águas gelidas e clima serrano. Cidadãos simpáticos e prestativos. Uma cidade para quem gosta do jeito mineiro.
Por: Rafael Faria de Sousa (Casado com a neta do Sr. Nagel)

Bocaina é um pedacinho do céu! Na minha infância e adolescência vivi momento de muita alegria ai! Sempre nas férias e feriados. A noite é muito boa e as festas também, sem falar na natureza. Bocaina ... grandes lembranças...
Por: karina ferraz soares

Conheci e amei tudo em Bocaina de Minas. Amei, mesmo, foi a gentileza de todos moradores de Sto Antonio do Rio Grande.
Por: Marta Matto

BocainaMG minha querida magnifica terra natal sou filho desta magnifica terra hospitaleira vendo a cidade atravez do site recordo com saudades do meu tempo de criança do meu primeiro dia de aula no grupo escolar Alvaro Benfica a minha primeira professora das brincadeiras de pique ao redor da igreja matriz entre os tumulos que havia atras da igreja dos jogos de futebol no campo do sr Jose Mendes que que nos expulsava colocando os cachorros atraz de nos das reúnioes na praça nas noites enluaradas de todos os meus amigos e do meu primeiro amor sinto imensa saudades o tempo passou com os anos hoje ja não sou mais um menino que corria e brincava que saudades de tudo e de todos hoje vivendo nesta selva de concreto armado e asfalto eu penso de quando eu era criança sinto que eu era Feliz e não sabia a verdadeira felicidade custa tão pouco! LUIZ CARLOS UM Bocainense Que carrega dentro do peito um grande orgulho das suas raízes
Por: Luiz Carlos Viana Pereira

olhar e cuidar melhor do vale da st clara que pertence a este municipio obrigada
Por: angelita

Em Bocaina de Minas é tudo de bom. Lá estão minhas origens. Meus avós, mãe, tios e primos nasceram lá. Um lugar que tem tudo para quem ama a natureza, saudável, cheio de paz e de pessoas simples e ospitaleiras.Tenho as lembranças mais lindas da minha infância e adolescência, curtindo as cachoeiras que passavam no quintal da fazenda de minha avó. Lá eu tomava leite fresco, comia frutas nas árvores tirava mel fresco e cozinhávamos no fogão à lenha os pratos mais saborosos da comida mineira. Quem conhece jamais esquece!
Por: Mara Cristina de souza

A natureza não poderia ser mais generosa...as montanhas,os rios.a variedade de flores e pássaros...tudo maravilhoso.Até as estradas sem alfalto são um convite à aventura.Existem trilhas com um visual de tirar o fôlego.Os amantes do estilo ecoturismo não podem deixar de conhecer.O grande problema é onde hospedar-se.Apesar do povo ser muito acolhedor e a culinária típica muito boa,no aspecto estruta hoteleira a cidade deixa muito à desejar.Mas vale apena conhecer.
Por: Adilson Naldi Dias

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Bocaina de Minas

Envie seu comentário sobre Bocaina de Minas

banner