Betim

Betim-MG
banner

Bem-vindo a Betim!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Betim, informações atualizadas sobre a cidade Betim, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Betim.

A cidade de Betim, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 17/12/1938. A localidade está em uma altitude de 860m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 302.108 habitantes. A área total de Betim é de 346,8km², e sua densidade demográfica é de 871,13hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Betim-MG é 32500-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Localizada no estado de Minas Gerais, muitos são os indivíduos que logo associam à cidade de Betim com seu polo industrial totalmente desenvolvido, principalmente no que diz respeito às montadoras e fábricas de veículos e seus acessórios.

Porém, a verdade é que a cidade vem se desenvolvendo de maneira cada vez mais expressiva no que diz respeito à sua infraestrutura turística, principalmente por conta dos seus atrativos ecológicos, culturais e rurais.

A cidade de Betim está rodeada por uma variedade de alambiques, fazendas e reservas naturais como um todo. Além disso, suas atrações prometem encantamento não só para os visitantes mais jovens, como para os turistas de todas as faixas etárias.

Um dos grandes atrativos da região vai para o Parque Ecológico Vale Verde, que dispõe de passeios realizados em antigas charretes, além de contar com orquidários e espaço com viveiro para aves.

No mesmo espaço devemos destacar um dos museus que mais chamam a atenção para os que adoram bebidas destiladas: o Museu da Cachaça.

Esse museu conta com mais de 1.700 diferentes rótulos de cachaça, além de permitir a produção, a própria degustação e a comercialização da branquinha. E tem mais, é também possível comprar no mesmo espaço outros atrativos da culinária de Minas, como é o caso dos queijos e doces.

Nos arredores de Betim, o turismo é marcado por trilhas, sendo a mais famosa e procurada delas a Trilha dos Bandeirantes. Essa trilha permite a realização de várias atividades, como é o caso do trekking, cavalgadas e até mesmo mountain bike.

Outro atrativo da cidade de Betim é marcado por conta do seu artesanato local, que é famoso em todo o estado de Minas Gerais. Ele pode ser não só apreciado como também comprado no Salão do Encontro, que reúne o trabalho de mais de 300 artesãos em um mesmo ambiente. Os produtos variam entre mantas e tapetes de tricô, móveis desenvolvidos em madeira, vasos de cerâmica e assim por diante.

Além de realizar as suas compras, você pode aproveitar para visitar as oficinas em que esses artesanatos são produzidos, já que elas ficam totalmente à disposição dos visitantes.

Informações de Betim

Roteiros do Brasil

Região Turística Coração das Gerais

Circuito Verde - Trilha Bandeirantes

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Capela Nova do Betim, esta foi a primeira designação do local que teve sua origem no século XVIII e, hoje, é uma das mais importantes cidades da grande Belo Horizonte. Seguiu a trajetória de muitas localidades mineiras que dedicaram grande parte da sua história a atividades agropastoris e, no início do século XX, tiveram seus núcleos urbanos desenvolvidos devido a chegada do trem de ferro e da luz elétrica. Em 1910 foi construída a estação ferroviária Capela Nova e em 1914 a luz elétrica iluminava o distrito através da construção da Usina Hidroelétrica Dr. Gravatá. O distrito foi tomando um novo impulso com o surgimento de estabelecimentos como curtume, serraria, matadouro e alambiques.
Em 1901, o local se tornou distrito de Santa Quitéria, hoje município de Esmeraldas. A emancipação só aconteceu em 1939 e nome escolhido para o  novo município foi Betim. 
O grande salto econômico aconteceu na década de 60, com a instalação da Refinaria Gabriel Passos. Com a chegada da Fiat Automóveis, em 1976, tornou-se nacionalmente conhecida. A partir daí, tornou-se um pólo industrial com as industrias satélites da Fiat e outras que acabaram sendo atraídas.
Em Betim temos duas significativas referências sociais: a Colônia Santa Isabel, que abriga os portadores de Hanseniese  desde a década de 30, e o Salão do Encontro, que desenvolve o ensino de diversas técnicas artesanais, sendo um exemplo de resgate da infância e da adolescência.  
O município tem uma política de tombamento do patrimônio histórico e cultural, que revela a conscientização da importância da preservação dos bens patrimoniais, e vem fomentando atividades culturais através da Fundação Artístico-Cultural de Betim - Funarbe, Centro Artístico-Cultural Frei Estanislau e a Casa de Cultura. Além disso, apoia manifestações populares como o grupo de Gongada e outros. Na área da conscientização ecológica, a cidade vem realizando a Barqueata do Rio Paraopeba e resgatando a trilha ‘Caminho de Santa Quitéria’, antiga estrada que liga Betim a Esmeraldas. No âmbito do Turismo Rural, já é possível visitar fazendas e pitorescos restaurantes especializados.
Sobre a história antiga de Betim, o historiador Rodrigo Cunha Chagas nos conta:
“A origem de Betim está relacionada com o início do ciclo do ouro em Minas Gerais, em princípios do século XVIII. Especificamente, a cidade está ligada às “vilas do ouro” de Sabará e Pitangui. Do ponto de vista geográfico, vindo de São Paulo, está localizada na confluência dos caminhos para Pitangui e Sabará. Dessa forma, a localidade se configura como ponto estratégico para viajantes (sertanistas, tropeiros são mais freqüentes) para o pouso e reabastecimento de viagens, que tinham como destino a Vila Real de Sabará ou a de Pitangui.
O fato é que o ouro das vilas contribuiu imensamente para o tráfego nos caminhos e trilhas das Minas. Era de interesse da coroa portuguesa que os caminhos às vilas fossem de fácil acesso, pois dessa maneira, além de abastecê-las dos mais diversos gêneros, facilitava também a saída do metal precioso para o erário real. Com esses intuitos, foram emitidos bandos e outras ordens reais que se destinavam à construção de pousadas para os viajantes e à manutenção dos caminhos de acesso às vilas do ouro.
Em Betim, que no início do século XVIII era conhecida como Capela Nova do Betim, existe um casarão da época destinada ao uso de pousada e, ao mesmo tempo, venda (estabelecimento comercial) de secos e molhados – este casarão abriga atualmente a Casa da Cultura Josephina Bento. Trata-se de uma construção em estilo bandeirista edificada numa porção de terras altas. Ao redor dessa pousada foram sendo construídas, no decorrer dos anos, casas menores de populares. Em frente à pousada, erigiu-se primeiro uma capela, conforme provisão episcopal de 9 de novembro de 1754 (este feito é um indício de formação de núcleo urbano).
O nome “Betim” é alusivo a José Rodrigues Betim, sertanista, que em 14 de Setembro de 1711 recebe sesmaria de Antônio Albuquerque Coelho de Carvalho, “das terras que ficam entre o (Rio) Paraopeba e a estrada das Abóboras (Contagem)” (Geraldo Fonseca). Em 1867, é construída, no local da capela, uma Igreja maior, destinada à devoção de Nossa Senhora do Carmo. Este fato é um outro indício de aumento de população e de importância de ordem.
Neste sentido, toda a conjuntura do século XVIII, que envolve o ciclo do ouro, assim como a presença de José Rodrigues Betim, contribuem para a origem e afirmação da “cidade Betim”. Os fatores decisivos para tanto, na época, foram à construção da pousada e as ereções da capela e da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, que servem como vetor de afirmação de um núcleo urbano.”
 

Gentílico

Betinense

Significado do Nome

 

 

Aniversário da Cidade

17 de Dezembro

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Clima

Tropical 

Temperatura Média

21,7° C

 

 

hspace=0 COMO CHEGAR

 

Localização

Belo Horizonte

Limites

Contagem, Ibirité, Juatuba, Mário Campos, Sarzedo, Igarapé, São Joaquim de Bicas e Esmeraldas.

Acesso Rodoviário

BR 381 

Distâncias

30 km da Capital

hspace=0 TURISMO

 

 

Principais Pontos Turísticos

 

Casa da Cultura Josephina Bento 

Atrativos Histórico - Culturais - Conjuntos Arquitetônicos / Casarios / Prédios.
 
Colégio Betinense 

Arquitetura Civil - Casa. 

Capela de São Sebastião 

Atrativos Histórico - Culturais - Igrejas / Capelas / Santuários.
 
Capela Nossa Senhora do Rosário 

Atrativos Histórico - Culturais - Igrejas / Capelas / Santuários.
 
Estação Ferroviária Capela Nova 

Arquitetura Civil - Casa.
 
Represa Várzea das Flores 

Atrativos Naturais / Ecológicos - Represa.
 
Salão do Encontro 

Atrativos Histórico - Culturais - Centros Culturais / Centros de Memória.  

hspace=0 EVENTOS

 Março

25 - Ensaio do Axé Brasil Extra 2006

 Junho

09 à 11 - 5º Rodeio Show do Imbiruçu.

 Junho/Julho

- Festa Junina em Betim (Dia de Santo Antônio).   

- Festa Junina (Dia de São João).   

- Festa Junina Esporte Solidário.   

- Festa Junina (Dia de São Pedro).   

 Julho

06 - Festa da Padroeira N.Sra. do Carmo. 

 

 

 

 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

Prefeitura Municipal de Betim.

hspace=0 [email protected]

hspace=0 (31) 3594-3690

hspace=0

hspace=0

 

 

 

 

hspace=0

hspace=0

 

hspace=0

 

 

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:   www.descubraminas.com.br

           www.betim.mg.gov.br

           www.panoramio.com/

Fotos colaboração: kardec, Altemiro Olinto Cristo, Alexandre Chagas.

Comentários de Betim

conheço betim ja passei 6meses dioreto ai vou 4 ou mais veses em betim por ano,.
Por: jose neves

Apaixonada por Betim. Sou Betinense de Coração. Annie do Maranhão
Por: anniemaranhao

muito bonito alias esta cidade esta de parabens!!!!!!cada vez maior cada vez melhor;....
Por: nadia

betim e uma das cidades mais maravilhosa de minas gerais,e o lugar onde vivo,onde trabalho onde mora meus amigos e familiares betim o minas gerais.
Por: silvia sebastiana fernandes

cidade muito linda e acolhedora,adoro!!!Ah noite de Betim é maravilhosa,adoro muito esta cidade!
Por: fernanda

fui visitar meus parentes que moram la e gostei muito da cidade e muito bom,recomendo, quem tiver oportunidade vai conhecer vai gostar.
Por: silvanir alfredo vieira

Olá eu moro aqui 4 anos bom uma cidade feita realmente para trabalhar,isso o q não falta tem muita festa a cidade é a 2º mais rica do estado de Minas Gerais e outra tem a Montadora Fiat venha Conheçer.......
Por: Wilian Lourenço

ADORO ESTE LUGA HOJE MORO NO LITORAL SP SAO SEBASTIAO MAS MOREI POR 10 ANOS AI SEMPRE VIZITO
Por: LUCIANA

vi as fotos e amei esta cidade desejo muito conhecer e futuramente morar quem sabe?Acredito em Betim
Por: francisca silva

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Betim
Fundação:
17/12/1938
Altitude:
860m
População:
302.108 habitantes
Área:
346,8km²
Densidade Demográfica:
871,13hab/km²
CEP:
32500-000

Envie seu comentário sobre Betim

banner