Barbacena

Barbacena-MG
banner

Bem-vindo a Barbacena!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Barbacena, fotos, informações, os principais hotéis de Barbacena, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

A cidade de Barbacena, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1791. A localidade está em uma altitude de 1.164m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 113.079 habitantes. A área total de Barbacena é de 790,1km², e sua densidade demográfica é de 143,12hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Barbacena-MG é 36200-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Barbacena

Roteiros do Brasil

Região Turística Coração das Gerais

Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Os primeiros povoadores da região, subiram pelo Rio das Mortes até o vale chamado de Ribeirão de Alberto Dias.
A primeira capela, dedicada a Nossa Senhora da Piedade, surgiu no local chamado de Campolide, apesar de modesta recebeu a investidura de Matriz, com a criação de freguesia , em 19 de agosto de 1726.
Em 27 de novembro de 1748, estando pronta apenas a capela mor, construída de taipa, foi consagrada a igreja. Situava-se no alto da colina inteiramente isolada. Então os moradores pediram licença para formarem um arraial em torno da igreja, e em 9 de maio de 1747 o engenheiro Alpoim, demarcou o espaço do arraial. Só em 15 de maio 1753, por um despacho de sua majestade ( ganho de causa dos moradores contra Gomes Freire de Andrada e Estevão dos Reis que queriam monopolizar o comércio na cidade) as primeiras casas foram construídas iniciando assim o arraial. Em 1759, devido a precariedade da construção, a igreja estava em ruínas e pelo próprio Alpoim deu-se o início da reconstrução do templo. Em 1764 a construção foi concluída, depois de enfrentar problemas financeiros que implicou até na interferência de Sua Majestade que permitiu o Padre Feliciano Pita de Castro a licença para lançar uma finta (logro, calote) de modo que todos moradores contribuíssem para o término da construção.
Em 14 de abril de 1791 foi criada a vila com o nome de Barbacena. Com a elevação a vila, existia o privilégio de se ter um pelourinho, e o próprio Visconde de Barbacena presidiu a cerimônia do levantamento do pelourinho.
Em 9 de março 1840 foi elevada à categoria de cidade, com a denominação de nobre e muito leal cidade de Barbacena.
Em 7 de setembro de 1923 foi dado ao distrito da sede o nome de Barbacena, pois ainda era denominado de Nossa Senhora da Piedade de Barbacena. 

Significado do Nome

Homenagem ao Visconde de Barbacena 

Aniversário da Cidade

09 de março 

Gentílico

barbacenense

População

126.325 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

É um grande produtor de frutas e de flores. Se destaca como centro de ensino, com expressiva influência regional, tendo também um comércio diversificado.

Clima

Tropical de altitude

Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Campo das Vertentes

Limites

 

Acesso Rodoviário

BR 040 

Distâncias:

Da Capital:

173 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

Basílica de São José Operário 

Construção moderna da década de 1960, tem arquitetura em cruz grega. As peças de destaque desta Igreja são: a imagem de São José Operário, a Pia Batismal e a Via-Sacra. Chama a atenção os vitrais em estilo dos da Antuérpia.

Biblioteca da EPCAR 

Possui vasto acervo de livros antigos, com destaque para a literatura aeronáutica. Está localizada no prédio da EPCAR (Escola Preparatória de Cadetes do Ar).

Biblioteca da Escola Agrotécnica 

Possui um grande acervo voltado para as áreas de agricultura, zootecnia, agroindústria, paisagismo, turismo, informática, administração, meio ambiente e enfermagem. Está localizada no prédio da Escola Agrotécnica Federal de Barbacena.

Biblioteca Municipal 

Possui alguns livros antigos. Existe bibliografia escolar e literária, bem como periódicos e jornais. Há ainda um pequeno arquivo com coleção de mapas e alguns textos de referência histórica. Funciona no antigo prédio da Cadeia Pública.

Câmara Municipal de Barbacena 

Localizado no centro da cidade, diante da Praça dos Andradas. De estilo colonial, possui dois pavimentos e conjunto de janelas que se abrem para a rua. O prédio abriga a Câmara Municipal de Barbacena e é conhecido também por Palácio da Revolução Liberal, uma vez que ali se reuniam os integrantes da referida revolução.

Casa de Cultura - Cadeia Velha 

No antigo prédio da Cadeia Pública funciona hoje a Casa da Cultura de Barbacena, tombada pelo IEPHA, abrigando a Biblioteca Pública Municipal e o Conservatório Municipal. Construção da época Colonial, foi feita em duas etapas, apresentando visivelmente diferenças de arquitetura. A 1ª parte fora construída desde os primeiros anos do século XIX, não possuindo data certa. Abrigou a 1ª cadeia pública do município. Na década de 1980 passou por muitas reformas, o que adulterou significativamente sua arquitetura original. 

CEFEC (Centro Ferroviário de Cultura) 

Instalado na estação ferroviária, onde são realizados cursos na área de dança, esportes, artes plásticas e ciências, além de funcionarem oficinas e uma galeria de arte.

Chafariz A Leda e o Cisne 

Artística estátua de mármore de Carrara. Presenteada à Câmara Municipal de Barbacena em 1887. Localizada no Jardim do Globo, possui dois segmentos, fazendo com que a água transborde de um para o outro. É ladeado por um pequeno jardim de flores. O chafariz faz referência à antiga lenda grega de Leda e o Cisne, na qual Zeus se transforma em cisne para seduzir a bela e graciosa Leda.

Epcar 

Localizada no centro do município, este belo exemplar da arquitetura neo-clássica abriga hoje a Escola Preparatória de Cadetes do Ar. Com vasta área, a Escola possui biblioteca, teatro, cinema, exemplares de aviões desativados, quadras esportivas, campos de futebol, piscina e muitos outros equipamentos de lazer e entretenimento. O casarão foi sede da Chácara de Herculano Ferreira Paes, tornando-se depois colégio providência, Colégio Abílio, Ginásio Mineiro e por fim a EPCAR.

Escola Agrotécnica Federal de Barbacena 

Fundada em 1913 pelo educador Diaulas Abreu, a Escola Agrotécnica possui um conjunto arquitetônico de estilo normando projetado na França. Possui uma torre lateral, em cujo interior existe um relógio alemão. Localizada no centro do município, esta é a escola agrícola mais antiga do país. 

Estação Ferroviária

E. F. Dom Pedro II (1880-1889)
E. F. Central do Brasil (1889-1975)
RFFSA (1975-1996) 
Município de Barbacena, MG
Linha do Centro - km 378,236 (1928)   MG-0373
Inauguração: 27.06.1880
Uso atual: espaço de recreação da Prefeitura   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d 
 
HISTÓRICO DA LINHA: Primeira linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889 passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais, atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém, havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio. Entre Japeri e Barra Mansa havia o Barrinha, até 1996, e finalmente, entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996, restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira ainda existe... para trens cargueiros.
 
A ESTAÇÃO: O Eng. Henrique Dumont, pai de Santos Dumont, foi empreiteiro do trecho João Ayres-Barbacena. A estação ferroviária original foi inaugurada em 27 de junho de 1880, sob a administração do Eng. Herculano Veloso Ferreira Pena, sendo sido demolida quando, em 15/11/1931, foi inaugurada a atual estação, construída pela firma Dolabela, Portela & Cia. Daqui saía, desde 1910, um dos entroncamentos da linha do Paraopeba, da antiga E. F. Oeste de Minas, que, embora até 1931 possuísse sua própria estação, a partir daí passou a dividir a nova estação da Central. Esse ramal tinha a bitola de 0,76 m e parte dele encontra-se em operação até hoje, entre Tiradentes e São João DEl Rey, para fins turísticos. Os trens de passageiros não passam por Barbacena desde o fim do lendário Vera Cruz, em 1991.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE BARBACENA

E-mail:

Telefones: (32) 3339-2003

Sites: http://www.barbacena.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário: (32) 3332-1874

Rodoviaria de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

E-mail:

Telefones: (32) 3333-1528

Sites:

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.estradareal.org.br

www.cnm.org.br

www.estacoesferroviarias.com.br

http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Barbacena

Sim eu conheço! Mais eu conheço pouco, a familia da minha mulher mora ai. Mais eu quero conhecer mais da cidde, eu só conheço do pontilhão até o centro e o municipio de Pinheiro Grosso. Queria sber aonde tem cachoeiiras, parques, e muitos outros lugares, na verdade os mais interessantes mesmo.Um abraço!!!!
Por: washington

Adoro a cidade,as pessoas que conheci e todos os anos trabalho no parque de exposições no clube do cavalo. Visito a cidade sempre que tenho tempo, pois se pudesse moraria em Barbacena.
Por: Edmar Monteze

cidade otima pra se morar um clima otimo varios ludares pra passeo e etc amo morar aqui em barbacena
Por: tassia fernanda silva santos

eu vivo em barbacena a milhares de anos mineira de coraçao
Por: laura

eu gostaria de passar uns dias nesta cidade e conhecer a cidade toda.
Por: fernando bernardino

Moro em Barbacena e gosto muito. Temos lugares muito bonitos para serem visitados, como por exemplo a Basílica de São José Operário, que possui lindos vitrais. A Festa das Rosas também é ótima sempre termina no dia 12 de outubro, dura geralmente uns 4 dias. Expositores da região mostram muitas variedades de rosas e flores, fazem desfile de carros alegóricos e elegem a Rainha das Rosas. Venham conhecer nossa cidade, temos hotéis para todos os gostos, mas é bom fazer reserva pois a cidade recebe visitantes de vários lugares do Brasil para esta festa.
Por: MartaM. Rezende

Se conheço Barbacena?? Amoooo de Paixão, toda minha familia esta aí, e qdo vou chegando na cidade , sinto o cheirinho da terra, q nunca me sai da cabeça desde criança! Bjs e ate dezembro...! Ivete
Por: ivete

ADORO BARBACENA ATE PORQUE TENHO 2 FILHOS QUE MORAM LA. MAS MINHA CIDADE E SENHORA DOS REMEDIOS QUE AMO MUITO TAMBEM,APESAR QUE MORO NO DF HA 17 ANOS TO ME ORGANIZANDO PARA UM DIA VOLTAR.
Por: ana

gostaria mto conhecer barbacena. tenho um amigo ai; e pretendo ir ai em maio no dia 15/05 á 29/05. Sou de Petropolis estado do Rio de Janeiro. mais irei visita la esta cidade.
Por: ivanete de cassia chaves constancio

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Barbacena
Fundação:
1791
Altitude:
1.164m
População:
113.079 habitantes
Área:
790,1km²
Densidade Demográfica:
143,12hab/km²
CEP:
36200-000

Envie seu comentário sobre Barbacena