Barão de Cocais

Barão de Cocais-MG
banner

Bem-vindo a Barão de Cocais!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Barão de Cocais, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Barão de Cocais. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Barão de Cocais para programar a sua viagem.

A cidade de Barão de Cocais, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1943. A localidade está em uma altitude de 740m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 24.259 habitantes. A área total de Barão de Cocais é de 341,7km², e sua densidade demográfica é de 71,00hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Barão de Cocais-MG é 35970-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Barão de Cocais

ROTEIROS DO BRASIL

Região Turística Coração das Gerais

 Circuito Turístico do Ouro 

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

No inicio do século XVIII, alguns bandeirantes portugueses e brasileiros procedentes do Rio, São Paulo e Bahia, deslocaram-se do povoado do Socorro, onde se achavam estabelecidos, e desceram o rio por dez quilômetros e no lugar a que deram o nome de “MACACOS” construíram suas cabanas e uma pobre capela. Conhecida nacionalmente como Portal do Caraça, foi fundada no inicio do século XVIII, por bandeirantes portugueses e paulistas que descobriram o lugar depois de descer o rio São João, a partir do povoado Socorro. O primeiro nome de São João do Presídio do Morro Grande foi porque o arraial nasceu ao sopé de um extenso morro e por isso ficou conhecido como Morro Grande. Em 1764, teve início a construção da atual Igreja Matriz São João Batista do Morro Grande, primeiro projeto arquitetônico de Aleijadinho, que esculpiu a imagem de São João Batista na porta de entrada e projetou o conjunto da tarja do arco-cruzeiro no interior da igreja. Foram gastos 21 anos para a conclusão da Matriz, que foi inaugurada em 1785. O alvará régio de 1752 e a Lei nº 2 de 14 de setembro de 1891, criou o distrito com a denominação de São João do Morro Grande. Com a implantação da Usina Morro Grande o lugar toma impulso. Em 1938, o nome do distrito foi reduzido para Morro Grande. Através do decreto lei estadual nº 1058 de 31 de dezembro de 1943, é emancipado o distrito de Morro Grande, que se separa de Santa Bárbara, passando a chamar-se Barão de Cocais, em homenagem ao Barão José Feliciano Pinto Coelho da Cunha, que nasceu e viveu na antiga Vila Colonial de Cocais, atual distrito de Barão de Cocais. 

Significado do Nome:

Seu nome presta uma homenagem ao patrono, Tenente Coronel José Feliciano Pinto Coelho da Cunha, que tinha o título de Barão de Cocais. 

Aniversário da Cidade:

-Em 1764, teve início a construção da atual Igreja Matriz São João Batista do Morro Grande.

-Em 14 de setembro de 1891, criou o distrito com a denominação de São João do Morro Grande.

-Em 31 de dezembro de 1943, é emancipado o distrito de Morro Grande, que se separa de Santa Bárbara, passando a chamar-se Barão de Cocais, em homenagem ao Barão José Feliciano Pinto Coelho da Cunha, que nasceu e viveu na antiga Vila Colonial de Cocais, atual distrito de Barão de Cocais.

Gentílico:

cocaiense

População:            

30.501 habitantes - censo IBGE/2013

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Município histórico da zona metalúrgica, no Centro do Estado, conhecido com o Portal do Caraça, Barão de Cocais possui a arquitetura típica do Ciclo do Ouro, com casario colonial e os caminhos feitos em pedra. Seu padroeiro é São João.

Clima:

Temperado Quente

Temperatura Média:

19º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:

BR-262  /  MG-436

Localização:

Município da Região Metropolitana de Belo Horizonte no Estado de Minas Gerais. 

Limites:

Bom Jesus do Amparo, Caeté, Santa Bárbara e São Gonçalo do Rio Abaixo.

Distâncias:

-Belo Horizonte/MG - 99 km

-Brasília/DF - 827 Km

-Rio de Janeiro/RJ - 486 km

-São Paulo/SP - 678 km

hspace=0 TURISMO

Resumo:

O município possui ótimos atrativos naturais. Uma boa dica é o Distrito de Cocais, onde é possível encontrar um verdadeiro oásis escondido na mata, a Cachoeira Cocais, que pode ser alcançada por trilha. Ela possui dez quedas d’água que descem de uma montanha de pedras com mais de 30 m de altura, proporcionando um espetáculo maravilhoso. Os saltos formam duchas naturais e uma grande piscina que proporciona gostosos banhos. Outra atração imperdível no distrito é a Pedra Pintada, onde algumas pinturas rupestres podem ser apreciadas. Vale lembrar que Barão de Cocais está bem no caminho para o Santuário do Caraça, outro passeio imperdível para quem está no município.

Principais Pontos Turísticos:

-Cachoeira do Cambota

  -Localiza-se no Córrego São Miguel, onde formam-se vários saltos ao longo do seu curso, que não ultrapassam 7 m de altura. O volume de água não é grande, pois o seu leito tem aproximadamente três metros. A água é límpida com temperatura média de 20º C. Logo após os saltos, há duchas naturais e piscinas, onde é possível tomar banhos. Em torno da cachoeira, existe uma mata de galeria que, em uma certa época do ano, é substituída por campo. Nesta região estão várias espécies de Orquídeas, Canelas-de-Ema e Samambaias. Não é necessário o acompanhamento de guias.

-Cachoeira do Cume

  -Está situada no Córrego São Miguel. Nesta parte do córrego, surge uma formação rochosa, onde a água escorre e forma pequenos poços, com altura de aproximadamente 10 metros. O volume de água não é grande. A água é límpida e a temperatura média é de 20ºC. Logo após o salto há uma piscina natural, onde é possível tomar banhos. Em torno da cachoeira existe uma mata de galeria, que é substituída por campos. Nesta região, existem várias espécies de Orquídeas, Canelas-de-Ema e Samambaias. Não é necessário o acompanhamento por guias, pois este local não apresenta perigo.

-Campos do Garimpo

  -É uma grande área de campinas, com uma enorme variedade florística, destacando-se a Canela-de-Ema, Cipós, Orquídeas, Maracujá e algumas Bromeliáceas. Também são encontrados minerais diversos, como ferrosos, calcários, alumínio, ouro rolado em elevada altitude no Espinhaço e manganês. O local oferece vistas panorâmicas, podendo-se avistar seis cidades em seu raio de visão. Ali também estão situados os picos da Água Limpa e do Cume. Nesse lugar, nasce o rio Una que banha Cocais. 

-Cruzeiro das Almas

  -Tem mais de duzentos anos de existência, está virado para a antiga trilha dos Caetés, tribo indígena que habitava a região. Foi construído no século XVIII, como pagamento de uma promessa de um cavaleiro, que foi impedido de passar ali, por almas de outro mundo. Assim, muitas lendas giram em torno do lugar. O Cruzeiro tem as seguintes inscrições: P.N.A.M, pelas almas - 13 de dezembro de 1788. J.T.S, Sábado, dia de Santa Luzia, pelas dez horas da noite, sairam as almas voando.

-Cachoeira de Cocais ou Pedra Pintada 

  -Esta cachoeira é um verdadeiro oásis escondido na mata. É a principal cachoeira formada no leito do Rio Una. As dez quedas que descem de uma montanha de pedras de mais de 30 metros, proporcionam um espetáculo maravilhoso. Logo após os saltos, formam duchas naturais e uma grande piscina, onde é possível tomar banhos, a água é limpa e a temperatura gira em torno de 20º C. 

-Pedra Pintada

  -Abrigo natural de rochas quartzíticas, onde os homens pré-históricos deixaram sinais de sua permanência no local através de pinturas rupestres.

-Fonte Três Bicas

  -Localizada próxima à praça central da cidade, a fonte encontra-se em local cimentado e cercado com grades. Captada de uma única fonte, é dividida entre três bicas utilizadas para lavar roupas. A água vem de uma nascente de uma antiga mina de ouro, existente nos fundos da casa de nº 184, da mesma rua. Há informações de que a água é ferruginosa.

-Igreja Matriz de São João Batista

  -Construída em 1763, teve sua primeira construção em 1713. O seu traço contou com a colaboração de Aleijadinho. Abaixo de um dos altares há a imagem de madeira do Senhor Morto, os altares mais antigos possuem talha e douramento, pois os outros vieram da fazenda de Morro Grande. No interior, a igreja dedicada a São João Batista conserva muitas riquezas não só arquitetônicas, mas também ornamentais.

-Pedra da Cambota

  -Considerado na região como um ponto chave para estudos geológicos, está localizado nas proximidades do córrego São Miguel, de onde se descortina uma bela vista panorâmica. A vegetação em seu entorno é composta por gramíneas, Canelas de Ema, Orquídeas e algumas Bromélias. No local encontram-se as torres de TV e da Telemar. O local oferece vistas panorâmicas, atingindo várias cidades em seu raio de visão. 

-Sobrado do Cartório 

  -É uma das últimas construções coloniais existentes na Vila de Cocais. De dois pavimentos, é quase idêntico ao sobrado do Barão de Cocais, que existia de frente à Igreja de Santana. Foi construído pelos bandeirantes Furtado Leite, fundadores de Cocais, e pertenceu a Fernando José do Espírito Santo, conhecido por Fernando Toco. O Sobrado se transformava, às vezes, em casa de danças e diversões e em sede de encontros políticos. Hoje, pertence à família Prandini, que ali possui um cartório de registro, onde se encontra assinaturas do Barão de Cocais, Visconde de Barbacena e de Fernando Toco.
 
-Solar da Ladeira 

  -É um dos últimos casarões antigos existentes na Vila Colonial de Cocais. Conhecido pelos moradores do lugar com a “Casa do Mingote”, este casarão já hospedou Duque de Caxias, em 1842, em  visita ao Barão de Cocais. O Solar da Ladeira fica situado no alto de uma ladeira no Largo de Santana. O Solar da Ladeira é atualmente de propriedade da Companhia Vale do Rio Doce e está arrendado para a Mineração Socimex.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

-Junho

  -24 - Festa de São João

 -Julho

  -Festa de Pé de Pomba

 -Agosto

- Festa do Perpétuo Socorro - Povoado do Socorro

- Cavalgada e Reodeios

 Setembro

- Festa do XIII - Bairro Leão XIII

 Novembro

11 e 12 - Festival Jabutitanga - Festa da Jabuticaba e da Pitanga

 Dezembro

31 - Galinhada de Cocais - Distrito de Cocais 

     - Festa de aniversário da cidade

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE BARÃO DE COCAIS

E-mail: [email protected]

Telefones: (31) 3837-1853 

Sites: http://www.baraodecocais.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933  

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS E PROTESTOS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (31) 3557-3817   

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Créditos:

Sites de Fotos e Informações:

-http://pt.wikipedia.org

-http://www.panoramio.com

-http://distanciacidades.com

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Barão de Cocais

Barão é uma cidade historica e saudosa, já morei ai e só tenho boas lembranças, apesar de alguns amigos já terem partido para glória eterna e outros para outras cidades. mas mesmo assim, tenhou saudade dos velhos tempos quando estudei no Grupo Escolar e depois no Ginásio. Ainda tenho parentes ai meu primo Dr. Fábio, Ana Maria (cunhada) Wagner Jr. (sobrinho) Michele (sobrinha). Bom e tomar banho no açude, muito bom.
Por: David

Sendo eu prof.universitário no RJ e estando em pesquisa sobre presença inglesa no Br.em destaque para o Tratado Comercio e Nav. 1810-Cl. XII-cemiterio dos ingleses. Venho, por favor, solicitar no possivel informações sobre presença de um cemiterio para ingleses nesta Cidade. sou agradecido. heraldo costa [email protected]
Por: Heraldo Costa

Barão de cocais me lembra toda minha infância pois morei 21 anos e posso dizer que é um lugar maravilhoso pra passar as férias; pacata, calma e tranquila. Têm vários pontos turíticos,por ser uma cidade histórica. Hoje, moro em Rondônia mas todos os meus irmãos residem em Barão e ou redondesas.
Por: Wilson Chaves Merces

Morei lá desde que nasci, saí de lá com 21 anos e hoje moro no estado de São Paulo. Pra quem procura, vida pacata, coisas da roça, cachoeiras, aquela região é muito boa.Hoje já não é tão calma devido ida de indústrias para lá, mas em toda aquela região há muito o que se ver e conheçer. Recomendo.
Por: Douglas

EU JA FUI EM BARÃO DE COCAIS E GOSTEI MUITO DA CIDADE INCLUSIVE TENHO ATE PARENTES QUE MORAM AI,MUITO BOM É O BAIRRO LAGOA TEM UMA ÁREA DE LAZER INESQUECIVEL.ESPERO QUE CONTINUE UMA CIDADE LEGAL COM MUITAS PESSOAS BOAS DE SE VIVER,UM FORTE ABRAÇO A TODOS OS PESSOAIS DE BARÃO DE COCAIS.
Por: KALISTHER DA SILVA SANTOS

Há muitos anos atrás eu passava minhas férias em Barão de Cocais...Já fazem uns 25 anos que não vou mais até lá....espero um dia poder voltar... As vezes eu sonho que estou caminhando pelas ruas da cidade, que de tão linda ficou gravada em minha memória. Minha 1ª namorada era Fernanda, ela era de Barão de Cocais.
Por: DOUGLAS Rafael Fernandes

Sensacional !!! pessoas lugares como Caraça... tudo muito bom !!! SAUDADES !
Por: sandra rachel

barao de cocais é uma cidade linda .com muita opção de turismo e lazer .tenho orgulho de ter morado lá.
Por: junio

Eu conheco Barão a anos e uma cidades maravilhosa adoro esta cidade,para quem não conhece vale a pena ir conhece esta BELA cidade as cachoeiras são otimas as Festas são D++ a que eu mais gosto e a de PE DE pombas e o carnaval.
Por: ARIANE JUNIA SANCHO DOS REIS PEREIRA

Sou de Barão de Cocais,e orgulho de ser filho desta cidade atualmente moro no estado de goías.
Por: Marcelo Braz de Oliveira

adoro Barão cresci ai ,conheço cada canto cada pedacinho da cidade! tenho muita saudade ,pois agora moro um pouco distante e ja faz algum tempo que não apareço. No meu coração trago boas lembranças dai e de todos familiares e amigos
Por: vera aparecida silva

nao conheço mais vou conheçer baroae um lugar maravilhoso
Por: lorena

B de Cocais é facinante.Cidade hospitaleira,povo solidário.Morei aí uns seis ou sete anos.Foi o melhor lugar por onde andei.Tenho bons motivos pra recordar e sentir saudades de Barão.Um abraço pra todos.
Por: amarildo santos silva

cidade maravilhosa de um povo acolhedor que trabalha para conserva a tradiçao,a catequese e radiante nossa e uma hora dizer que eu moro em barao de cocais todos estao de parabens pelo trabalho e dedicaçao pela cidade
Por: debora rodrigues

Nasci em Santa Barbara, mas os primeiros anos da minha infancia foi em Barão de Cocais. Sinto saudade deste lugar, meus tios tocavam na banda Santa Cecilia isso ja foi ha muito tempo
Por: Lacyr José Soares

adorei esta belissima cidadeprincipalmente o municipio de cocias e suas belas cachoeira
Por: reinaldo dos reis

Sou Cocaiense e me orgulho de ser filho desta cidade moro atualmente em Goias.
Por: marcelo braz de oliveira

tenho orgulho de ter nascido aí, à beira da linha férrea; meus pais residem em cocais. Apesar de ser nativo ainda não tive o prazer de participar da festa do pé de pomba ausente, mas, se Deus quiser em 2011 estarei aí. Hj sou Delegado de Polícia na cidade de Ubatã/BA, porém jamais esqueço da cidade tão linda em que nasci. Feliz natal aos meus conterrâneos e um ano novo cheio de conquistas. Bj a todos
Por: raimundo nonato figueiredo

tá mesmo querendo saber? Ô! Cidadezinha gostosa, muita agua muita muie bonita muito emprego, bam dimais sô!!!
Por: ze mané

, ,adoro está linda cidade ela e todos que lá residem te recebem com alegria e aconchego,lindos lugares para conhecer ,bares e restaurantes familiares,sem contar que fica pertinho do santuário do caraça ,aproveite suas férias e conheça este lindo lugar.
Por: fernanda r. ferreira.

nasci em baraõ e morei ai alguns anos, tenho lenbranças de muitos amigos alguns que já partiram e outros se mudaram, guardo boas lembranças das decadas 50 60 70, foi um periodo de muitas alegrias, um abraço a voce que ama a minha querida pé de pomba. do campo do metaluzina do time do flamengo do jabaquara do tupy etc dos locais de banho no rio o antigo salves a pissarra perto da antiga cadeia publica o remanso cascalho o cabral e que dizer do cine rex do footing apos a missa isto saõ saudades do meu baraõ de cocais
Por: delsio

Nascí no municipio de Santa Barbara ( Brucutu ) por ser mais acessivel, era a cidade de maior contato. Quando criança, embarquei muitas vezes na estação de Barão com destino a BH. Muito delas na antiga maria fumaça. ( Pena destruiram até a estação ). O que agente produzia, vendia na cidade. Saudade daquele sol escaldante e daquela poeira de minerio. Hoje sou reformado da Policia Militar, e moro em Juiz de Fora.
Por: germano vieira filho

Vivi parte da infancia e adolescencia em Barão de Cocais. Lembro bem do armazem do Amable, bar do Tataco e daquele camelô q postava a sua mercadoria na entrada da ciderurgica. Não posso deixar de mencionar a estação do trem, onde por varias vezes embarque pa BH, estação esta, que a Vale do Rio Doce encarregou de destruí-la. Hoje, reformado da PMMG, moro em Juis de Fora. Mas quanta saudade destas coisas; principalmente da Estação, do Sol Escaldante e da Poeira Vermelha de Barão de Cocais. " SAUDADES"
Por: Germano Vieira Filho

Barão de cocais é o melhor lugar para se viver, lindas cachoeiras,casarões,igrejas com obras belissimas de artistas famosos,cocais com suas lindas cascatas e as marcas primitivas dos nossos antepassados escritas na pedra pintada, como em cidades estrangeiras; com essa afinidade foi que cursei condutor de turismo,meu negocio é turismo,sensibilidade p/ o turismo,venda de produtos turistico,turismo escolar e tecnico em guia de turismo regional pelo CEFET de Ouro preto.Hô! Barão de Cocais quem te conhece não esquece jamais.Eu amo esta cidade.
Por: lucia souza

Nao conheco barao de cocais,mas adoria conhecer.Li o livro gongo soco e adorei a historia,e muito interessante.
Por: silvia

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Barão de Cocais
Fundação:
1943
Altitude:
740m
População:
24.259 habitantes
Área:
341,7km²
Densidade Demográfica:
71,00hab/km²
CEP:
35970-000

Envie seu comentário sobre Barão de Cocais

banner