Bambuí

Bambuí-MG
banner

Bem-vindo a Bambuí!

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em Bambuí e muitas outras opções de hospedagem na cidade Bambuí. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em Bambuí.

A cidade de Bambuí, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1881. A localidade está em uma altitude de 706m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 21.852 habitantes. A área total de Bambuí é de 1.459,6km², e sua densidade demográfica é de 14,97hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Bambuí-MG é 38900-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Bambuí

Roteiros do Brasil

Região Turística Caminhos do Cerrado

Circuito Turístico da Canastra

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Os bandeirantes atravessaram a região, através da picada de Goiás, à procura de ouro. No seu rastro, os povoados foram se formando - entre eles, o de Bambuí. A primeira notícia que se tem sobre a sua origem data de 1737, quando o capitão-mor João Veloso de Carvalho solicitou para si a sesmaria. Este primeiro povoamento, entretanto, não sobreviveu porque os índios Caiapós e os negros aquilombados expulsaram os moradores brancos da região. Somente 50 anos depois foi possível o desenvolvimento do arraial, cuja posse foi disputada pelas câmaras de Pitangui e São José do Rio das Mortes. A cidade foi criada em 1886. Entre as lendas que se contam, uma diz que a primeira missa celebrada no povoado aconteceu debaixo da gameleira existente no pátio de uma das escolas estaduais da cidade. Outra aponta a família Magalhães como descendente de um irmão de Tiradentes, que teria se instalado na região na época da Inconfidência. A partir de 1911, com a inauguração da estrada de ferro, Bambuí teve seu progresso acelerado.

Significado do Nome

O significado do nome de Bambuí é motivo de grandes controvérsias, afirmando uns que é “Rio dos bambus” outros, que é “rio das águas sujas” ou “rio dos gravetos” ou, ainda, “rio gravetos ou cipós”.O que se ensina nas escolas locais e está tradicionalmente consagrado é que Bambuí é palavra indígena que quer dizer “Rio das águas sujas”.

Aniversário da Cidade

10 de Julho

Gentílico

bambuiense

População

22.790 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

A principal produção mineral de Bambuí é a extração de caolim, e a agrícola é o café, arroz, milho e soja. A economia da cidade está sendo movimentada pela instalação futura de uma grande usina de álcool e açúcar da Total Agroindústria Canavieira S/A, cujo investimento previsto é de cerca de 250 milhões de reais.

Clima

Tropical

Temperatura Média

22,5° C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Município da Região Centro Oeste no Estado de Minas Gerais

Limites

Tapiraí, Iguatama, Medeiros, Piumhi, Doresópolis, Córrego Danta, São Roque de Minas e Luz.

Acesso Rodoviário

BR-262

Distâncias:

Da Capital:

250 km

Outras:

Bambuí / São Paulo: 530 KM 

Bambuí / Rio de Janeiro: 617 KM 

Bambuí / Brasília: 634 KM 

Bambuí / Goiânia: 695 KM

hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos


hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Festa do Preto

- A Exposição Agropecuária de Bambuí (EXPO-BI) é um evento anual que ocorre na cidade de Bambuí, Minas Gerais. Iniciada em 1969, é uma festa de produtores rurais que inclui torneios de rodeio profissional e shows artísticos diversos.

 Julho

26 - Padroeira Nossa Senhora de Santana 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE BAMBUÍ

E-mail:

Telefones: (37) 3431-5180  

Sites: http://www.bambui.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

2º TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

Telefones: (37) 3431-3558

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Bambuí

Cidade de muita festa e pessoas alegres!!! Adoro este lugar e sempre que posso estou ai e me divertindo muito!
Por: Gilza Carvalho Soares

nasci e fui criada em bambui e a minha cidade natal que amo de coracao
Por: maria nair da silva

oii pessoal quero mandar um beijao, para o tio peixe tia mariinha e pro pedro!!!!
Por: carolina da silva rocha

Bambuí minha Bambuí, terra de encatos mil. Povo hospitaleiro e amigo. Dizem que quem bebe da agua de la nao esquece jamais. Eu te amo Bambuí
Por: hugo pinheiro

Nasci ai em Bambui.Hoje resido em São Paulo Cap. Mas se pudesse voltaria a morar ai ..Muito ar puro,Verde,simpatia Simplicidade, deste povo acolhedor,comida simples e gostosa...Mas o destino nos obriga a estas coisas. Um enorme abraço a todos meus conterraneos
Por: NIESA RESENDE FERREIRA

Sou de Bambuí, e amo esse terrinha querida. Tenho muita saudade dos meus tempos de criança e adolecente que passei aí. Hoje moro em São Paulo, mas nunca deixei de amar esse lugar tão divino. Minha terra natal. Bjs a todos os Bambuienses. Ca.
Por: Carmélia Gomes de oliveira

Ainda não conheço Bambuí, mas tenho um desejo enorme. Conheço um morador desta cidade Há mais de 20 anos, mas nunca fui convidada para conhecer. É o Majela da Cefet. Meu amigo desde a nossa adolescencia. Gostaria de ver mais fotos da cidade. Parece bonita e tranquila.
Por: elisete dias marzullo

visitei esta cidade cidade a muito tempo adorei, conheci pessoas maravilhosas, passei dois anos e seis meses, sou maranhense minha irmã tem muito tempo que mora ai todos os familiares do esposo é desta cidade maravilhosa. tô com saudades!
Por: Iranilde

Uns dos melhores circuito da Canastra..... Cidade Hospitaleira,mas cercada por montanhas com mais de 100 anos de história.....Tenho orgulho de ser Bambuense!!!!
Por: Marilda Ap. de Sousa Lourenço

Uns dos melhores circuito da Canastra..... Cidade Hospitaleira,mas cercada por montanhas com mais de 100 anos de história.....Tenho orgulho de ser Bambuiense!!!!
Por: Marilda Ap. de Sousa Lourenço

Cidade aconchegante... Linda... Lugar maravilhoso... Adoro
Por: Luana

GOSTO MUITO DE BAMBUI MINHA TERRA NATAL MORRO EM GOIANIA A 20 ANOS.BEIJOS A TODOS MINEIRINHOS.
Por: GISLEN DA SILVA

bambui so deus para ajudar essa cidade , cruz credo nunca vi uma cidade assim tao boa deus abencoe essa cidade maravilhosa vai em frente bambui voce vai chega la fui
Por: junio

Amo Bambuí de paixããão... E os moradores de lah tb!!! Cidade gostosa... by...
Por: Débora Leão

DEPOIS DE MUITO PROCURAR ACHEI DOIS HOTEIS, MAS NAO ACHEI NENHUMA POUSADA. MESMO ASSIM, NAO POSSO DEIXAR DE ELOGIAR ESTA CIDADE LINDA, QUE É O MEU BERÇO. SAUDADES, UM DIA EU VOLTO PARA TI
Por: Antonio Alves de Oliveira

nassi nessa terra querida,mudei faz uns 25 anos hoje moro em sao joaquim de bicas/MG,mas se eu pudesse estaria morando aii...um abraço a todos bambuense
Por: adriano

TENHO PARENTES EM BAMBUI VOU SEMPRE QUE POSSO E GOSTO MUITO DA FESTAS DE SANTANA E DA EXPOBI
Por: WANDERSON MACHADO DA SILVA

Estou com muita saudade da minha terrinha. Pois amo muito esta Cidade, onde passei a minha infância e adolecência.
Por: Carmelia

sou nascido e criado em bambui mas ha 30 anos moro em sao paulo mas todo ano eu visito minha querida bambui uma boa dica para quem quer conhece-la e visita-la em julho na exposicao agro-pecuaria. esta e uma boa dica. um abraco.
Por: antonio expedito gomes

Sim, conheço, já visitei Bambui, mas faz bastante tempo. Sou de Tapiraí . Tenho muita vontade de retornar e rever parentes que moram aí em Bambui. A cidade de Bambuí é bem localizada , possui várias opções de lazer .
Por: Helenice G Pedrosa

é minha terra natal,tudo de bom,grandes e verdadeiros amigos,terra hospitaleira.meu torrão amado.breve estarei de volta.
Por: chico bahia

Conheço Bambuí apenas pelos causos que já li no blog tabui.blogspot.com São causos muito bons, muito bem escritos e retratam uma Bambuí romântica e engraçada, com um povo muito divertido.
Por: Tercius Lana

nuss nao tenho nen palavras para dizer o quanto bambui eé uma cidade maravilhosa,eu amo passiar nessa cidade linda ,linda
Por: daniela

eu amo minas gerais, minha terra preferida,se amar e viver vivo por que amo bambui
Por: inae

Toda a minha familha é daí, morei aí até quando estava no 2º Cientifico. Vim para Lavras pra estudar e acabei ficando por aqui. Faz uns cinco anos que não vou aí, más quero ir nesse ano ainda. Gosto muito daí, lembro do meu tempo de criança. Tenho divulgado a nossa terra aqui. Ajudei a fundar aqui em Lavras o Clube do Cavalo e o Núcleo do Cavalo Mangalarga Marchador. Abraços
Por: Silas Faria dos Santos

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Bambuí
Fundação:
1881
Altitude:
706m
População:
21.852 habitantes
Área:
1.459,6km²
Densidade Demográfica:
14,97hab/km²
CEP:
38900-000

Envie seu comentário sobre Bambuí