Augusto de Lima

Augusto de Lima-MG
banner

Bem-vindo a Augusto de Lima!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Augusto de Lima e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Augusto de Lima.

A cidade de Augusto de Lima, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1962. A localidade está em uma altitude de 534m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 4.509 habitantes. A área total de Augusto de Lima é de 1.254,6km², e sua densidade demográfica é de 3,59hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Augusto de Lima-MG é 39220-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Augusto de Lima

Roteiros do Brasil

Região Turística Terras do Velho Chico

Circuito Turístico Serra do Cabral de Minas e Cachoeiras

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O surgimento da ferrovia em Augusto de Lima não apenas mudou o nome do lugar como expandiu as estruturas econômicas. Assim como em outras cidades mineiras, ela provocou um desequilíbrio crítico no comportamento das populações interioranas, como a possibilidade de deslocamento de massas. As ocorrências policiais dos municípios, além de clamarem por um aumento dos continentes policiais (com a justificativa de estar a cidade permanentemente invadida por elementos estranhos, que chegavam a noite pela estrada de ferro praticando assaltos e arrombamentos), descreviam também distúrbios e conflitos entre os moradores e os estranhos que chegavam, dentre eles, uma infinidade de prostitutas, jogadores, malfeitores e vagabundos. A ferrovia, com sua racionalidade e eficiência, introduziu um novo ciclo econômico e social, deixando para trás a ação civilizadora de outros personagens que ligaram os mineiros a outras fronteiras: o tropeiro, o mascate e o cometa.

Significado do Nome

O nome da cidade é uma homenagem ao mineiro Antonio Augusto de Lima, que contribuiu de forma decisiva para a chegada de uma estrada de ferro na cidade. Nascido em Sabará, em 1858, foi um intelectual destacado nas letras e na política. Jornalista durante muitos anos no Diário de Minas, diretor do Arquivo Público Mineiro, redator da revista Archivo e membro da Academia Brasileira de Letras. Publicou vários livros, entre eles Contemporâneas, livro que marcou época na literatura do Estado. Como homem público, exerceu o cargo de juiz de direito de Ouro Preto, deputado federal e o de governador de Minas Gerais.

Aniversário da Cidade

1º de Março

Gentílico

augustolimense

População

4.962 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

A cidade encontra-se em uma região famosa pelas belezas características do cerrado mineiro, assim como descrito nas obras de Guimarães Rosa. Palco de belas paisagens, lugar de um povo amistoso e hospitaleiro.

Clima

Tropical

Temperatura Média

19,4º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Município da Região Norte de Minas

Limites

Corinto, Buenópolis.

Acesso Rodoviário

BR 135 e é um importante meio de ligação entre Belo Horizonte e Montes Claros.

Distâncias:

Da Capital:

249 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Estação Ferroviária

Categoria: Atrativos Histórico - Culturais

Igreja Matriz Nossa Senhora Imaculada Conceição

Categoria: Atrativos Histórico - Culturais

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Suas principais festas são o carnaval e o "Forró de Augusto de Lima", que atrai muitos turistas e familiares.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE AUGUSTO LIMA

E-mail:

Telefones: (38) 3758-1279

Sites: http://augustodelima.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (38) 9968-1979

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

http://www.cnm.org.br/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Augusto de Lima

parabens. pela cidade que nasci e esta cidade e muito amada por mim e minha familia, so queria dizer o novo prefeito que cuide do patrimoni historico de nossa Cidade como a Estaçaõ Ferroviaria , que faca deste local uma casa de cultura, restaure a calçada as laterais a casa que morava o chefe do trem ,Gastaõ Rezende, olimpio Resende etc. gostaria de ter um mail para falar com Senhor Prefeito pode me enviar por jentileza. josemary
Por: josemary

Sou mineira de teixeiras,não so conheço Augusto de lima,como já morei uns tres anos ai para estudar,uns 28 anos atras,atualmente moro no Mato Grosso do Sul, mas morro de saudade dai de Minas,amo esta cidade.Desculpe fugir do assunto mas não deu para evitar.Beijos miiiiiiil
Por: Andréa de Fátima primo Alves

Não conheço, mas tenho muita vontade de conhecer, para divulgar esta cidade q deve ser linda. Minha família é de senhora da glória, curvelo e corinto, sou natural de Belo Horizonte, mas fui batizada em Corinto. Meu primo, Pedro Chaves foi prefeito de Sto Hipólito e eu tenho a paixaão de minha vida, um homem nascido nessa cidade aí. Sou professora de portugues, atualmente faço o curso de direito, no centro universitário Una e gostaria muito de conhecer Augusto de Lima. envie-me fotos, se puder. Também curiosidades sobre a cidade. tentarei divulga-la o máximo, aqui em BH.
Por: lusimar batista de almeida

Sou de Augusto de Lima, mas atualmente moro em Jequitinhonha. Somente quem conhece aquela cidade sabe expressar o que é conviver com as pessoas de lá. É um lugar ímpar, onde se pode andar tranquilamente pelas ruas, as crianças podem ficar "soltas"... Se bem que já começa a apresentar alguns sinais de restrição a algumas liberdades. Entretanto, é um lugar acolhedor, onde os "forasteiros" geralmente são bem recebidos e fazem amizades, o que os leva a estarem sempre de volta. Segue duas dicas de épocas para se conhecer Augusto de Lima: Carnaval e Forró da Praça (geralmente no feriado de Corpus Crhisti),
Por: Sérgio Félix de Godoy

Não nasci em Augusto de Lima, mas a familia de meu pai e minha mãe pertencem a esta cidade a vários anos. Passei a maioria das minhas férias escolares na pequena fazenda do meu avô paterno Raimundo Rodrigues, que faleceu à 7 anos. Como tenho saudade dessa época. Como me divertir com meus primos. Era muito bom colher fruta no pé, beber leite quentinho no curral, comer os doces e comidas feitos no fogão à lenha. No inverno a gente brigava para sentar perto fogão na cozinha. No verão nadávamos nos corregos de água cristalina. lembro das festas de rua tão divertidas e seguras que junto com minhas tias aproveitávamos até o último segundo. Quando busco na memória Augusto de Lima me lembro do trem, que pena que não funciona mais. Mas tenho orgulho de dizer que já viajei de trem para lá.Que falta você me faz cidadezinha. Tenho planos de um dia comprar uma casinha e passar as tardes sentada em sua porta vendo as pessoas subindo e descendo a rua. Quem não te conhece não sabe o que está perdendo.
Por: Rosangela Rodrigues da Silveira

Cidade Hospitaleira de pesooas simples, bela cochoeiras, rios para pescar e se divertir, bares e outras atraçoes como o municipio de Santa Barbara a 35 km da cidade (asfaltada)
Por: Carlos Henrique Teixeira

Parabens AUGUSTO DE LIMA por suas conquistas e desafios vencidos,que continue sempre em desenvolvimento e nunca deixando de ser essa cidade maravilhosa hospitaleira que sempre deixa saudades para quem visita-la e principalmente aos filhos ausentes que ficam ansciosos em chegar o dia do FORRO DA PRAÇA para que possam encontrar os amigos e as belas mulheres.
Por: Venilson Marcio Fernandes

sou complice de falar dessa cidade, é uma cidade pequena mas de grandes corações,aconchegante,hospitaleira, maravilhosos pontos turisticos e um povo recepitivo.um ótimo lugar de se viver, passei grande parte da minha infancia e adolescencia lá, hoje resido em nova lima, mas augusto de lima é a cidade do meu coração.
Por: anderson wagner

Compratriotas vamos colocar material e fotos neste syte,pois e a melhor forma de divulgar nossa cidade
Por: luizblau

seria eu suspeito em falar.morei em augusto de lima por 10 anos.lugar de pessoas maravilhosas,hospitaleiras e agradaveis.foram os melhores 10 anos de minha vida.visitem essa maravilhosa cidade.
Por: anderson ferreira ruas

eu adoro essa cidade essa cidades tem muitas coisas paar conta é uma historia muita bonita
Por: rafaela estefany da silva moura

Eu adoro esta cidade maravilhosa ,moro bh mas sempre que posso estou ai curtindo com a galera. quando vai ser a forro da cidade
Por: Fernanda vieira da rocha

eu amo essa cidade eu moro aq tem muito tempo ela é tudo uma cidade simplis mas com muitas coisas boas
Por: rafaela estefany da silva

Sim, conheço é uma cidade maravilhosa tem os Rios que são ótimos como o da Prata. A festa no mês de junho é otimo. As pessoas são hospitaleiras enfim vá a Augusto de Lima
Por: Marilson Gonçalves Teixeira

Nasci em Augusto de Lima, em 1975. Hj moro na Italia, mas nao me esqueço da minha querida cidadezinha e da minha infancia maravilhosa. Gostaria de encontrar meus velhos amigos, sou filha de Alaide Alves Silva e Antonio Felix de Godoi (falecido), quem se lembrar de nos por favor deixe um recado, vamos restabelecer contato. Abraço
Por: Nilceia Felix de Godoi

já fui nesta cidade quando era criança pretendo voltar para visitar não tenho ideia de como está agor por isso procurei saber como está a mesma tualmente. qdo ia aí foi na década de 60.Vou olhar as fotos no momento.Obrigada
Por: Dea Assis de Menezes

naci ai oge vivo em SP e linda que beleza de cidade
Por: joao

eu moro em augusto de lima e adoro aqui e uma cidade muito legal antes eu morava em bh mas agora eu moro aqui e estou muito satisfeito
Por: vinicius

cidade onde passei os melhores momentoa da minha vida e é para onde ainda volto um dia . " terra de pinga boa e mulher bonita .
Por: eduardo carneiro

Uma cidade pequena mas com moradores bem resepitivos e calorosos.Com uma paisagem bela principalmente o belo rio da PRATA.
Por: ROSILEIA SILVA

É com muito prazer que falo das dádivas deste belo e inesquecível lugar chamado Augusto de Lima que, me deixa bastante feliz por morar aqui. Você que não conhece, vai se apaixonar pelos rios, cachoeiras e , pela tranquilidade oferecida neste lugar. As famílias tradicionais (principalmente os Diniz) recebem bem os turistas e os tratam com amor. Essa cidade eu amo e falo bem, quem mora aqui não quer mais sair e os que mudaram sempre voltam para este inesquecível lugar. Um forte abraço de Rick Diniz.
Por: Carlos Henrique Diniz

EU ADORO ESTA CIDADE.SINTO SAUDADES DE MORAR EM AUGUSTO DE LIMA
Por: gessica

Moro nesta cidadezinha desde que nasci e confesso que a amo de paixâo. Tem como atrativos uma beleza natural de seus rios, cachoeiras e um povo simples e acolhedor. Parabéns Augusto de Lima.
Por: josiane Fernandes Amorim

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Augusto de Lima
Fundação:
1962
Altitude:
534m
População:
4.509 habitantes
Área:
1.254,6km²
Densidade Demográfica:
3,59hab/km²
CEP:
39220-000

Envie seu comentário sobre Augusto de Lima

banner