Areado

Areado-MG
banner

Bem-vindo a Areado!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Areado e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Areado.

A cidade de Areado, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1911. A localidade está em uma altitude de 815m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 11.682 habitantes. A área total de Areado é de 281,5km², e sua densidade demográfica é de 41,50hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Areado-MG é 37140-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Areado

Roteiros do Brasil

Região Turística Estância do Sul

Circuito Turístico Lago de Furnas

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A povoação de São Sebastião do Areado teve início em 1823, a partir da doação de uma área de 500 hectares feita por Antônio dos Reis Rosa e João Marques de Araújo. Com a abertura de uma clareira em plena mata, foi iniciada a construção de uma capela, em torno da qual se desenvolveu o núcleo habitacional da futura cidade de Areado. Em 1911, o povoado foi elevado à vila, com o nome de Vila Gomes, desmembrada de Alfenas. Em 1919, passou a denominar-se Areado, que foi considerada cidade em 1925. O espaço onde se localiza Areado corresponde à área de inundação da Represa de Furnas.

Significado do Nome

A primeira denominação foi Povoado de São Sebastião de Areado, até quando criou-se a vila que recebeu o nome de Vila Gomes. Em 20 de setembro de 1919, teve seu nome trocado para Areado, pela Lei Estadual nº 747.
Desde os tempos coloniais, os descobridores de Minas chamavam de Areado a um lugar plano e arenoso, a beira-rio ou qualquer terreno onde há muita areia fina como em baixada de vales, margem de rio, ribeirão ou córrego. A prosódia vulgar mineira é “ariado”.
Um topônimo indígena Ibycuhy (de Iby “terra” e cuí “pó fino”) corresponde ao nome aresal, porque para o gentio, a terra fina é a mesma areia formada de grãos de terra mineral.
As caravanas de boiadeiros que passavam pela região, aproveitavam a areia fina existente às margens de um córrego para arear os utensílios de cozinha. Este fato deu origem ao nome Areado, como ficou conhecido o local.

Aniversário da Cidade

10 de Setembro

Gentílico

areadense

População

13.729 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

 

Clima

Tropical

Temperatura Média

18,8° C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Município da Região Sul no Estado de Minas Gerais

Limites

Norte – Alterosa;
Sul – Divisa Nova;
Leste - Alfenas;
Oeste – Monte Belo e Cabo Verde.

Acesso Rodoviário

BR-050/ SP-30/ SP-338/ BR-491

Distâncias:

Da Capital:

406 km

Outras:

Rio de Janeiro: 440 km (aproximadamente).

São Paulo: 400 km (aproximadamente).

hspace=0 TURISMO

Resumo:

Com a construção da barragem, a cidade ficou circundada por belos lagos. À margem deles existem vários atrativos, como praias pluviais e áreas de camping e pesca, que levam o município a ser chamado de Morada dos Peixes. O Turismo na cidade está concentrado nos dias em que se celebram o Carnaval de Areado. Um grande palco é montado na principal praça da cidade, que fica lotada de foliões todos os dias de Carnaval. Pela noite, o agito segue na praça, e muitas pessoas optam por frequentar os bailes realizados nos salões dos clubes. Os visitantes costumam vir das cidades mineiras próximas à Areado, vindo também de São Paulo e Santos.

Principais Pontos Turísticos

Condomínio Muzambo

O condomínio se encontra em uma área privilegiada, em frente ao Lago de Furnas.
O local é voltado para a prática da pesca e é dotado de infra-estrutura apropriada para este fim.
O condomínio possui duas casas equipadas com sala de estar, cozinha, banheiro e dois quartos quádruplos.  Oferece também, uma casa equipada com sala de estar, cozinha, banheiro e três quartos, sendo estes um duplo e dois quádruplos.
Há, no condomínio, um amplo estacionamento e um pomar.
Endereço: Rodovia Areado/Alterosa, quilômetro 04 - Rio Muzambo
Distância ao Centro: 12 Km
Como Chegar: Lago de Furnas

Cruzeiro de São Sebastião

O Cruzeiro de São Sebastião está localizado no centro de uma pequena área de piso em ardósia. De estrutura metálica, possui aproximadamente 8 metros de altura, fixado em um pedestal de cerca de 3 metros de altura. O acesso até o cruzeiro é feito por um calçadão em pedras de mais ou menos 100 metros, que termina em uma escada de 17 degraus de ardósia. A estrutura metálica possui iluminação interna, e os braços da cruz medem cerca de 4 metros de comprimento. Em todo o entrono do cruzeiro há figuras geométricas que se alternam dentro de quadrados. No local, realizam-se festas populares e religiosas.
Bairro: Bairro Alto do Cruzeiro 
Como Chegar: Igreja Matriz de São Sebastião e Praça Henrique Vieira.
 
Igreja Matriz de São Sebastião

Construída em estilo moderno, a Igreja Matriz de São Sebastião possui adro iluminado por globos. O acesso a seu interior é feito por escada de quatro degraus. A porta principal é em vidro, ladeado por duas básculas. Acima, encontra-se uma rosácea, também ladeada por duas básculas e encimada por um relógio. Possui duas torres retangulares com sineira e telhado construído em duas águas. O interior é composto por uma nave única. O teto é sustentado por colunas, sendo o acesso ao altar-mor feito por escada. No altar, encontram-se as imagens de São Sebastião e de Nossa Senhora Aparecida.
Endereço: Praça Henrique Vieira
Horário de Funcionamento: Diariamente de 08:00 às 20:00h
Como Chegar: O atrativo localiza-se na praça principal da cidade.
 
Pesqueiro do Areado Hotel

O pesqueiro localiza-se em área situada de frente para o lago de furnas. Suas atividades são voltadas para a prática pesqueira, oferecendo uma infra-estrutura apropriada.
No local, encontra-se um amplo restaurante equipado com bar e cozinha, alojamento com 8 quartos para serem alugados, sendo assim dispostos: 1 quarto quádruplo, 4 quartos triplos e 3 quartos duplos. O Hotel oferece também uma área de camping.
Endereço: Estrada Areado/Alterosa
Bairro: Bairro Cruzes
Como Chegar: Lago de Furnas
 
Praça Henrique Vieira

Localizada no centro da cidade, a praça é toda arborizada e possui uma flora diversificada, apresentando espécies raras, como o Pau-Brasil. A iluminação é feita por pequenos postes e, ao meio, a praça é cortada por uma alameda cimentada, onde estão distribuídos 22 bancos e rampas que dão acesso às ruas laterais.
Endereço: Centro
Como Chegar: Centro da cidade.
 
União Atlética Areadense

O Clube União Atlética Areadense possui um campo de futebol, gramado e com arquibancada coberta.
O clube oferece aos visitantes duas saunas, quadra com arquibancada que é utilizada em jogos de futebol, vôlei e basquete, bar, salão de jogos, sala de TV, uma ducha, dois banheiros e dois vestiários.
Endereço: Praça João Loureço, centro
Como Chegar: Igreja Matriz de São Sebastião.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

  Janeiro

20 - Dentre as comemorações folclórico-religiosas, destaca-se a do padroeiro São Sebastião,  caracterizada por folguedos populares tais como Congado e Caiapós.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE AREADO

E-mail:

Telefones: (35) 3293-1333   

Sites: http://www.areado.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (35) 3293-1888

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

http://www.cnm.org.br/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

Comentários de Areado

Sou de São Paulo e vou para Areado a cada dois mêses, meu sogro o Sr: Silva da Primeira Igreja Batista mora aí pertinho da pista na entrada principal depois de nova areado, gosto muito daí, do clima da região e das pessoas que moram aí, temos muitos familiares por parte da minha sogra e sogro residindo nessa belíssima cidade mineira, gostaria que vcs divulgassem melhor os pontos turístico da região, a maravilhosa vista do por do sol que vejo da janela da casa do meu sogro. Se for do interesse de vcs posso mandar algumas fotos da região com vistas maravilhosas. Estarei aí dia 30 de dezembro até dia 04 de janeiro 2009, meu celular´para contato: 11-8342-6510. Abraços e até breve.
Por: Wanderlei Dosso

frequentei areado por volta de 1973 a 1975 não tive mais oportunidade de voltar, fiz varios amigos o prefeito era dono da farmacia e eu ficava, na casa dos avos do meu amigo wilson, eramos de santo andre e ficamos ai familia russo e namorava uma menina chamada eni, sinto muitas saudades dai abraço e sempre desejei que areado seja uma cidade prospera sucesso a nova gestão do prefeito atual
Por: jose roberto micheloni

É UMA CIDADE LINDA MARAVILHOSA TUDO DE BOM COM ARQUITETURAS RICAS EM DETALHES.... QUE ENRIQUECE OS OLHOS
Por: SERGIO MURILO

Areado alem de ser banhada pelo lago de furnas a onde tem local de lazer e pesca náutica. Você pode e deve conhecer o artesato feito no tear manual. La você vai conhecer a (Minas Artesanato )A maior e mais bem montada loja de artesanato do sul de minas um prédio amarelo bem na entrada de Areado com uma variedade bem gande de artesanato, tudo a preço de fábrica, vale a penas conhecer.
Por: Milton Donizetti de Oliveira.

conheço areado,sou descendente de areadence.gosto muito desta cidade.bonita calma e charmos cidade de minas.
Por: andreia andrade da silva

AO PORTAL FÉRIAS MORO EM SÃO PAULO,ESTIVE VÁRIAS VEZES EM AREADO MG, ESTAREI VOLTANDO EM OUTUBRO NOS DIAS 30,31 E DE 01 À O5/11/2009. FICO SEMPRE NA COLONIA DOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS DO ESTADO DE SÃO PAULO.É UM POUCO RETIRADO DA CIDADE , MAS VALE, POIS, FICO NO PARAÍSO. DA PRÓXIMA VEZ QUE ESCREVER PROMETO FOTOS.
Por: Vanderlei Fernandes da Silva

este lugar é um pequeno paraizo, povo hospitaleiroe paisagens lindas
Por: sergio

minha terra natal..tenho saudades pois moro em portugal a 3 anos nao vou ai ...bjs a tds !!!
Por: damaris reis

ainda não conhece areado.Morro de vontade,pois tenho amigos que são daí.Falam maravilhas! Ainda vou conhecer!
Por: celia janezi

nao conheso ainda vou prai mes que vem valeu um abraso monte siao mg 07 06 2010
Por: paulo henrique gaspardi

aqui naci,aqui quero morrer.melhor que aqui so no paraiso
Por: Claudinei

Adorei saber que a cidades ,agora tem turismo. Sou carioca estudei no colégio n.s. das graças em 1969 e 1970 gostaria de entrar em contato com as madres e me comunicar com algumas colegas. sou da época da Madre Antonia, CARMELINDA E MADRE Marcia. um beijos grande para todos.
Por: norma sueli lima de souza

amo minha cidade e nao troco ela por nenhuma outra cidade , bjs para todos os areadenses
Por: ana lucia

moro em areado e o que tem de melhor sao as festas
Por: ana lucia

Nos últimos seis anos passo parte de meu período de férias em Areado, gosto muito da hospitalidade das pessoas, gente simples e acolhedora. Lugar ótimo para fugir da agitação e stresse da cidade grande.
Por: Pérycles de Oliveira Dutra

É UMA CIDADE MUITO GOSTOSA, TENHO VARIOS PARENTES NESSA CIDADE, E NA MINHA INFÂNCIA VIAJAVA MUITO PARA ESSA CIDADE. TEM VARIA PESSOAS ESPECIAS NESSA CIDADE E O POVO É MUITO AMAVEL. TEM MUITA AGUA AO REDOR, VALE A PENA CONHECER.
Por: JOSIAS BARROS

Eu adorei conhecer areado,gostei muito das pessoas,,e da comida mineira,,,e o frango caipira da celinha do pesqueiro do sr.celio pio,,pai da roberta,,,,ze vagner,,,,e o bolo da d.irene de milho,,,hummm k delicia,,,um dia ainda volto em areado...Aracelia de Manaus.....
Por: Aracelia

Gostaria de tecer um comentario, sobre esta maravilhosa cidade do sul mineiro. Gente boa hospitaleira de culinaria maravilhosa bares e diversao a vontade violencia ZEROOOO!!!!. Tenho familiares e amigos nesta linda cidade, mando um abraço forte para o Pilaozinho, Sopa, Bodao, Moiado, Otavio, Ximbinha, meus Cunhados, Sobrinhos e demais amigos. Cerveja Gelada e no Otavio, Pizza no Pilaozinho, Costelinha no Moiado, e drinks no meu Amigo Marcos Jose ( Bodao ). Galera estarei la no Carnaval, podem ir nao vao se arrepender, e animado e sem violencia, podem ir com a familia, Abs, Marcus Abreu
Por: MARCUS ALEXANDRE P ABREU

OLA BOA NOITE FUI EM AREADO E AMEI A CIDADE MEU GENRO TEM UMA CHARA NA BEIRA DA REPREZA FIU LA E ACHEI LINDO OLUGAR E OTIMO PFINAL DE SEMANA
Por: JORDINA

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Areado
Fundação:
1911
Altitude:
815m
População:
11.682 habitantes
Área:
281,5km²
Densidade Demográfica:
41,50hab/km²
CEP:
37140-000

Envie seu comentário sobre Areado