Arcos

Arcos-MG
banner

Bem-vindo a Arcos!

banner

As melhores pousadas em Arcos podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

A cidade de Arcos, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1938. A localidade está em uma altitude de 740m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 31.820 habitantes. A área total de Arcos é de 514,4km², e sua densidade demográfica é de 61,86hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Arcos-MG é 35588-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Arcos

Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Arcos, que por volta de 1823 se chamava São Julião(em 1833 passou a denominar-se Arcos) e possuía 1.175 habitantes. Em 1839, o distrito de Formiga é elevado a categoria de Vila e à de Cidade em 1858. Arcos passou, assim, a pertencer à Vila de Formiga, juntamente com os distritos São João do Glória, Abadia do Porto além dos de Estiva, Aterrado e Bambuí.
No dia seguinte, ao seguir viagem, a comitiva encontrou-se com outra que se dirigia ao interior de Minas Gerais. Interpelado pelo chefe da expedição que seguia para o interior sobre o local da pernoite anterior, o responsável pela tropa respondeu: à margem de um córrego onde deixamos alguns arcos.
Tal pergunta se repetiria algumas vezes e, pouco depois o Córrego era conhecido como Córrego dos Arcos, ou simplesmente Arcos. Aos poucos, as primeiras residências arcoenses foram sendo construídos onde hoje é o bairro Niterói para abrigo das comitivas e, alguns anos depois, o lugar transformou-se em povoado.

Significado do Nome:

A origem do nome do município possui várias versões. A mais corrente diz que, havia uma trilha que perlongava o riacho à margem do qual se encontrava a cidade, cujo caminho era utilizado pelos bandeirantes rumo a Goiás. Certos tropeiros, vindos de longa viagem, resolveram pernoitar no local. Alguns arcos foram deixados de lado ao desprenderem uma barrica.

Aniversário da Cidade:

16 de Julho

Gentílico:

arcoense

População:

36.582 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Com as reservas de calcário situadas próximas à cidade, encontram-se instaladas em Arcos várias empresas de grande porte exploradoras e mineradoras de calcário. Elas são responsáveis pela grande mão de obra gerada na cidade. O calcário retirado da cidade é utilizado para a fabricação de cimento, utilizado no processo de fabricação do aço, bem como para ser utilizado nas áreas rurais, como forma de ajudar no plantio de roças de vários alimentos, sementes, etc.

Clima:


Temperatura Média:

 20,7 º C

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

Oeste Minas

Limites:

Formiga, Pains, Iguatama, Córrego Fundo, Santo Antônio do Monte, Luz.

Acesso Rodoviário:


Distâncias:

Da Capital:

210 km

Outras:

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

A cidade é privilegiada por estar situada numa das regiões com as maiores reservas de calcário do mundo. Sendo assim, é possível desfrutar das belezas que a própria natureza proporciona aos moradores e turistas da cidade. Nas reservas, estas situadas a poucos quilômetros da cidade, pode-se ter acesso à várias grutas, fazer rapel nos paredões de calcário, conhecer as pinturas rupestres, bem como poder apreciar a própria paisagem que o local oferece. Além das reservas, outros lugares interessantes à serem visitados são: " A Usina Velha", a Casa de Cultura, Museu Histórico da Companhia Siderúrgica Nacional e o Poliesportivo da cidade.

Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARCOS

E-mail:

Telefones: (33) 3359-7900

Sites: http://www.arcos.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (37) 3351-2450

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Arcos

aii pessoal arcos e uma cidade pra la de boa e a cidade do meu dindo e da minha dinda joana e tuca!!! bjoss obrigado pelo carinho!!!
Por: carolina da silva rocha

minha terra natal , e simplesmente a décima maravilha do mundo , com seu povo hospitaleiro , gentil e todo de bom , um grande abraço a todos os arcoenses deste mundo.
Por: geraldo da silva campos

eu moro em arcos !!!!! eu amo ser arcoence...
Por: jordania gomide rodrigues

Moro em Arcos, um cidade bonita e promissora, de muitas indústrias e com vocação para os estudantes, aqui tem uma unidade da PUC, muitas grutas e cachoeiras, como a famosa cachoeira da Usina Velha. Vocês precisam conhecer!!!
Por: JOSÉ RONALDO DO NASICMENTO

eu adoro este lugar e o irmao sao abancoados de mais ele sao amorsos
Por: sayone

eu ja fui la varias vezes la tem uma linda cachoeira e as pessoas sao muitas educadas eu vou la visitar meu pai edson e a colega da minha mae e minha colega vera la e otimo
Por: larissa

Estou fora de Arcos, há 55 anos.moro em São Paulo, e o meu sonho é voltar a morar nesta maravilhosa cidade.
Por: jose francisco da cunha

Com esta cidade não tem igual...EU AMU ARCOS...minha cidade querida,saudades...
Por: camila giacomim

sou arcoense com muito orgulho, tive que sair muito cedo, para poder estudar, na minha epoca nao tinha faculdade como hoje, povo hospitaleiro, lugar tranquilo, pessoas de um amor imenso nos seus coracoes
Por: cidinha

SIM CLARO,CONHECI E AMO D PAIXAO A CIDADE DE ARCOS..A FAMILIA DO MEU PAI MORAM NELA, E REVELAM SER FELIZES DA VIDA!! UM BEIJO A TODOS ARCOENSES.. FABIANA DE GOIANIA GO
Por: FABIANA

Amo Arcos tenho vontade de voltar, o povo e amavel e o lugar me supreendeu. bjusss a todos Arcoenses.
Por: Sandra Mara Corrêa Lourenço Rodrigues

gosto muito da cidade de arcos estive ai neste comeso de ano sou natural de spaulo tenho parentes ai estou para comprar um lotr nesa cidade para fixar residencia ai
Por: arlindodelima

adorei a cidade pequena e bonita hospitalidade fantastica parabens a todos que estao envolvidos que continue assim,um abraco isabel de montes claros minas
Por: sebastiana isabel gomes viana

A MELHOR,A MAIS BONITA CIDADE DO BRASIL,SE CHAMA ...... ARCOS MG
Por: OTAVIO DE OLIVEIRA LIMA

povo maravilhoso cidade maravilhosa mulheres lindas
Por: vivilima

Só não conheço, como sou Arcoense. Vivi aí até os meus 10 anos, mas não deixamos de visitar nossos parentes que moram em Arcos. Sou neta de Donato Rocha, Farmacêutico na época.Adoro Arcos,e admiro o tanto que desenvolveu.Parabéns!!
Por: Elaíne Rocha

adoro linda d+ sou de Curvelo pertinho de BH morei 1 mês em Arcos e AMEI pessoal legal tenho saudades .Beijo pra todo mundo.
Por: walkiria dos reis

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Arcos
Fundação:
1938
Altitude:
740m
População:
31.820 habitantes
Área:
514,4km²
Densidade Demográfica:
61,86hab/km²
CEP:
35588-000

Envie seu comentário sobre Arcos

banner