Araújos

Araújos-MG
banner

Bem-vindo a Araújos!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Araújos, informações atualizadas sobre a cidade Araújos, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Araújos.

A cidade de Araújos, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1953. A localidade está em uma altitude de 821m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 6.386 habitantes. A área total de Araújos é de 246,3km², e sua densidade demográfica é de 25,93hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Araújos-MG é 35603-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Araújos

ROTEIROS DO BRASIL

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Por volta de 1750, no período do ouro e das bandeiras, uma família de nome Araújo mudara pra a região onde se encontra o atual município que tem a mesma dominação. Construiram uma capela, um cemitério e grandes fazendas, dando início ao povoado, cuja emancipação aconteceu em 1953. Milho e arroz são ali produzidos em grande escala. Lapidação de pedras preciosas é também importante atividade na economia municipal. Duas praças públicas, ruas limpas e arborizadas, fazem da cidade-sede verdadeiro cartão-postal. O atual município teve sua origem no desbravamento e na colonização empreendidos na região pelos bandeirandes em busca de ouro. Em 1750, aproximadamente, a família Araújo se instalou na área onde hoje se encontra o município e deu origem ao povoado denominado Mata dos Araújos. No local, em 1880, foram construídos uma capela e um cemitério. Posteriormente, com a estrada Belo Horizonte - Uberaba passando por suas terras, o povoado desenvolveu-se rapidamente e foi elevado a distrito. A instalação do reservatório de água potável, em 1940, e a criação da Cia. Força e Luz Araujense, em 1953, possibilitaram o crescimento da indústria de beneficiamento de arroz e café. No mesmo ano, o distrito é emancipado com o nome de Araújos. A festa do Reinado reúne, todos os anos, na primeira semana de setembro, grupos folclóricos de várias regiões, que se apresentam nas ruas da cidade, onde ocorrem também barraquinhas e espetáculos pirotécnicos.

Significado do Nome:

Aniversário da Cidade:

1º de Janeiro

Gentílico:

Araujense

População:

8.517 habitantes - censo IBGE/2013

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Araújos, cidade muito agradável e tranquila, excelente hospitalidade e ótima comida. Venha conhecer Araújos/MG.

Clima:

Temperado

Temperatura Média:

22,1° C

hspace=0 COMO CHEGAR:

Rodovias: BR-494 e MG-252

Localização:

Município da Centro-Oeste de Minas Gerais

Limites:

Moema, Perdigão, Santo Antônio do Monte, Nova Serrana

Distâncias:

-Belo Horizonte/MG -156 Km

-Brasília/DF - 703 km

-São Paulo/SP - 557 km

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

Atrativos:

-Ponte dos Crioulos

  -Situada à 12 km de Araújos, a Ponte dos Crioulos apresenta uma bela paisagem. Na altura da ponte, as corredeiras do Rio Lambarí, oferecem condições adequadas para a prática de esportes, como o rafting e a canoagem.

Cachoeira do Funil, Complexo Esportivo, Cultural e de Lazer "Dona Aurora de Lourdes Cabral", Igreja Matriz.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- A cidade tem como principais fontes de turismo a festa de Nossa Senhora do Rosário (reinado),e o Lago do funil. Na festa de Nossa Senhora do Rosário, a população da cidade dobra, pois é uma festa alegre  e com muita religiosidade. O lago do Funil, mais conhecido por Lagoa da Mina, é um lugar interessante, e bastante harmonioso.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARAÚJOS

E-mail:

Telefones:  (37) 3288-3000 

Sites: http://www.araujos.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

eEndereço: Rua Bom Despacho, 1766 - Centro

Telefones: (37) 3288-1437 / 1381

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

POLÍCIA MILITAR: (37)9973-0184

POLÍCIA CIVIL: (37) 3288-2000

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites de Fotos e Informações:

-www.indi.mg.gov.br

-http://pt.wikipedia.org

-Colaboração: Claudia Gonçalves Faria

-http://www.panoramio.com

-http://distanciacidades.com

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Araújos

o site até que é bacana,mais a foto que era pra ser a cidade de Araujos ta a de perdigao.
Por: junio santos

Ha agora sim é de Araujos.A anterior era da igreja de perdigao.
Por: junio santos

cidade muito agradável e tranquila, excelente hospitalidade e ótima comida
Por: Jeferson Pereira

Araujos quem te conhece nao te esquece jamais. Cidade igual nunca vi, é o berço de Deus.Venha conferir e nao vai se arrepender.
Por: karla

Cidade que passei grandes férias na casa de minha vó!!!! que tinha uma casa grande perto da igreja, no fundo quintal um enorme pé de jaboticaba historias esnequeciveis dessa maravilhosa e enesquecivel cidade!!!! abraços pra todos araujenses e familiares!!!!
Por: Hércules

Nascí em Araújos, e tenho ougulho de minha cidade natal. Minha família é muito conhecida aqui, e é uma família numerosa. Minha mãe foi uma das primeiras frofessoras desta cidade.O querido ex Prefeito Abel Cabral, reconhrcendo os trabalhos que minha saudosa mãe fez por esta cidade , construiu uma Escola e deu o nome de: Escola Municipal Dona saninha. E toda minha família sentiu honrada pela belíssima homenagem dedicada a minha maezinha! Lá do céu ela deve estar sorrindo de felicicidade, por ter ser sido lembrada pelo seu ex-aluno: Senhor Abel Cabral. Abel, Deus lhe pague!
Por: Alice Duarte Batista

Araújo é uma cidade linda , estou até pensando em mudar para , esta cidade , cidade tranquila , pessoas maravilhosas UMA FESTA MARAVLHOSA QUE NÓS DAQUI DE BELO HORIZONTE NÃO PERDEMOS " O REINADO " ESTAMOS TODOS ANSIOSOS PARA CHEGAR DIA 29 DE AGOSTO ,ABRAÇOS A TODOS OS DE ARAUJO .
Por: anete bomtempo

Cidade melhor que o Araújos nunca ví, já visitei muitos lugares, pois não há lugar melhor que o Araujos, passei todas as minhas férias nesta cidade, sou de uma família grande neto do Vicente Amador, marido da Agostinha, adoro a cidade e um dia ainda vou morar nela
Por: Thiago " Preto do Rio"

Eu sou de Salvador, porém não conheço a cidade de Araújos, mais me parece ser um cidade bem acolhedora, com ruas largas, povo hospitaleiro, gostaria de um dia poder conhecer esta cidade que me parece ser bastante encantadora. Att. Anderson Queiroz
Por: Anderson Queiroz

Uma cidade muito bonita com gente digna e trabalhadora que sempre constroi o futuro de todos os seus e se empenham para servir bem os visitantes.
Por: Tadeu Lobo

araujos nao e so isso temos as mais bela cachoeira de minas tais como ponte dos criolos,funil,cachoeira bonita,banco,passaginha de pintores, tambem temos ( essa eu falo com toda autoridade ) temos a melhor festa de reinado da regiao.
Por: claudio luiz gomes

tenho varios parentes nessa cidade aora ir lá,sou meio sulpeita pra falar dela e a festa do reinado é bom dimaise as roças são melhores ainda
Por: liliane da conceição silva

cidade de minha sogra, conheci e me apaixonei, lugar de gente hospitaleira,e educada, vale a pena conhecer.
Por: Givaldo

eu conheço araujos a muito tempo,atraves de um amigo conhecido como faustao(sergio) fui a bh e depois fomos a araujos fiquei encantado com a hospitalidade das pessoas.tenho muitas saudades de la.um abraço para minhas amigas elida e lucimar
Por: leo vieira

cidade agradável e acolhedora, onde a gente se sente em casa!
Por: SILVIO ANTONIO LOPES

cidade maravilhosa super bem cuidada e usada muitas reas de lazer pessoal super educado e bem umorado festas bem planejada e organisada ospedagem de primera e e iso brigado pela atensão ...jayne
Por: jayne

EU penso, que Araújos é uma cidade pra qual quer morador de Bem mora!! venha Venha vc tbm conhecer Araújos .
Por: daniel

Cidade pequena e tranquila. Boa para quem quer descansar. Moradores acolhedores e amigáveis. No mês de agosto tem uma festa que tradicional Festa de Reinado. Recomendo.
Por: Vanessa Helena

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Araújos
Fundação:
1953
Altitude:
821m
População:
6.386 habitantes
Área:
246,3km²
Densidade Demográfica:
25,93hab/km²
CEP:
35603-000

Envie seu comentário sobre Araújos