Arantina

Arantina-MG
banner

Bem-vindo a Arantina!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Arantina e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Arantina.

A cidade de Arantina, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1962. A localidade está em uma altitude de 1.049m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 2.876 habitantes. A área total de Arantina é de 89,7km², e sua densidade demográfica é de 32,06hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Arantina-MG é 37360-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Arantina

Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Um pequeno povoado surgiu às margens da estação ferroviária de Arantes situada no município de Mantiqueira (hoje Bom Jardim de Minas). Assim, por alguns muitos anos, o então povoado que hoje é Arantina, pertencia a Bom Jardim de Minas, como na espécie de arraial de Bom Jardim de Minas. O povoado era conhecido como “Várzea do Paiol” porque na atual sede do município existia um paiol utilizado para guardar o milho colhido pelo fazendeiro Juca Pereira, dono de grande parte das terras do município.
O povoado se consolidou com a inauguração da Cerâmica Nossa Senhora Aparecida (atualmente desativada). Ela fabricava tijolos e telhas que eram exportados para as cidades vizinhas. Ainda são encontradas telhas produzidas pela Cerâmica nas casas mais antigas da cidade. Em dezembro de 1943 foi elevado a distrito, recebendo o nome de sua estação ferroviária de Arantes. O distrito foi emancipado em 1 de Março de 1962 com o nome de Arantina.
A história de Arantina está diretamente ligada à ferrovia. Na época a Estrada de Ferro Oeste de Minas, inaugurada em 21 de Julho de 1914. A ferrovia pretendia ligar Sul de Goiás a Angra dos Reis (RJ) passando por Barra Mansa (RJ). Em Arantina havia um entroncamento da EFOM com a Linha da Barra (nome derivado da cidade de Barra do Piraí (RJ)[7]), ligava a Bom Jardim de Minas a linha de Barra Mansa[8], hoje extinta. A linha operava trens de passageiros e cargas, ligando Angra dos Reis a Região Centro-Oeste. A hoje a ferrovia é operada pela concessionária FCA (Ferrovia Centro-Atlântica).
Atualmente na FCA, circulam apenas trens de carga, transportando minérios e outros produtos da indústria de base. A cidade ganhou ainda uma moderna ferrovia a Ferrovia do Aço, considerada um marco na engenharia brasileira com o maior túnel ferroviário da América do Sul, localizado no município Bom Jardim de Minas (trecho na Serra da Mantiqueira), com 8.645 metros de extensão. Destinada ao transporte massivo de minério de ferro.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

1º de Março

Gentílico

arantinense

População

2.823 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

As atividades econômicas são basicamente agropecuárias. O município produz 700 mil litros anuais de leite e agricultura de sub-existência. Outra atividade é a produção de brita.

Clima 

Tropical de altitude

Temperatura Média

20º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Sul/Sudoeste de Minas

Limites

Andrelândia, Liberdade, Bom Jardim de Minas

Acesso Rodoviário

BR-040, BR-267

Distâncias:

Da Capital:

360 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Cachoeira Três Quedas

Instituto cultural, científico e ecológico Ovídio Antônio Pires

Fundado em 16 de abril de 1999, na cidade de Arantina, tem por objetivo gerir e manter um museu, uma biblioteca e zelar por duas chaminés, refúgio das andorinhas migratórias e representantes, também, da memória industrial do município. Situado em um antigo armazém, construído possivelmente em 1914 e expandido em 1928. Parte do armazém tem exposto o telhado, coberto pelas primeiras telhas fabricadas na cidade, possuidora no passado de duas cerâmicas.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARANTINA

E-mail:

Telefones:  (32) 3296-1217 

Sites: http://www.arantina.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

E-mail:

Telefones:  (32) 3296-1439

Rodoviaria de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (32) 3296-1390 / 8424-6499

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

http://www.cnm.org.br/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

Comentários de Arantina

cidade maravilhosa,cheia de encantos mil, coração do meu brasil.esta e minha dedicação, para todos arantinenses, abraços de seu conterranio, luis celso (cabinho)
Por: luis celso fernandes

Arantina, minha cidade natal, onde iniciei meus estudos, tenho o prazer e sinto-me muito orgulhoso ter sido aluno da segunda turma do curso ginasial desta querida cidade que me conduziu até o curso de pós graduação em direito empresarial, por isso, a amo de coração. Gostaria de dizer que sou muito grato ao sr. Ulisses Fernandes(im merium), ao Ovidio Pires e ao Joãozinho Fernandes, que muito me encentivaram nos estudos. Soudações Arantinenses para todos daí! Vicente Primo/ 14/08/10
Por: vicente Primo

Fiquei muito feliz, por saber que Arantina, tem um portal, pois, à cidade merece! É uma cidade acolhedora, tem um clima excelente, ar 100% (cem por cento) puro, típico de cidade serrana. Arantina, um abraço de seu filho que a esquecerei. Vicente Primo
Por: vicente Primo

Arantina, cidade maravilhosa, cheio de encantos mil,coração do meu brasil.
Por: luis celso fernandes.

Arantina,è um lugar tranquilo,bonito e tem òtimas comidas.Afinal minas è tudo de bom!
Por: Ana Paula dos Santos

Eu nasci e cresci em arantina mg eu amo essa cidade,se eu pudece nunca tinha saido de lá.quem puder vai conhece-la voces vão adorar. cidade do meu coracão
Por: lucelia de fatima almeida silva januario

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Arantina
Fundação:
1962
Altitude:
1.049m
População:
2.876 habitantes
Área:
89,7km²
Densidade Demográfica:
32,06hab/km²
CEP:
37360-000

Envie seu comentário sobre Arantina

banner