Araguari

Araguari-MG
banner

Bem-vindo a Araguari!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Araguari, fotos, informações, os principais hotéis de Araguari, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

A cidade de Araguari, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1882. A localidade está em uma altitude de 921m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 98.399 habitantes. A área total de Araguari é de 2.741,0km², e sua densidade demográfica é de 35,90hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Araguari-MG é 38440-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Araguari

Roteiros do Brasil

Região Turística Recanto de Minas

Circuito Turístico Triângulo Mineiro

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE 

O município existe desde 1843, sendo, nessa época, um arraialete chamado Brejo Alegre. Sua autonomia municipal aconteceu em 1882.Araguari, além de destacar-se nas áreas da indústria e pecuária, apresenta um grande potencial turístico, podendo-se citar, principalmente, a Usina da Emborcação: para quem gosta de pesca e esportes náuticos, este é o lugar ideal. A usina faz divisa com o norte de Goiás, possuindo uma paisagem  de grande beleza.A cidade possui outros atrativos, como a igreja barroca de Nossa Senhora de Fátima, o clube Pica Pau, a represa das Araras, e, como não poderia faltar, a tradicional hospitalidade mineira...

Significado do Nome

Araguari está situada no Triângulo Mineiro e seu nome significa água ou rio da embaixada dos papagaios, sendo  as suas águas um forte atrativo para os turistas.

Aniversário da Cidade

28 de Agosto

Gentílico

araguarino

População

109.801 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Araguari está em 222° no ranking dos municipios Brasileiros (PIB). Produto Interno Bruto, acima de vários municípios com população superior.O município produz, em média, 600.000 sacas/ano (com 90% de suas lavouras irrigadas) de um dos cafés de melhor qualidade do Brasil e do mundo, tanto no tipo quanto no sabor. São 20.000 hectares com 42 milhões de covas além de extensas áreas com lavouras de soja, laranja, milho, arroz, tomate, feijão, maracujá, acerola e uva que são colhidas e processadas pela indústria local, o que inclui três das maiores empresas de suco do país (Dafruta, Maguary - ebba, sucos izzy ) que produzem 70 % dos sucos consumidos no país. É também a maior produtora de tomate do Estado, inclusive o de longa vida. Araguari possui uma das maoires indústrias de processamento de soja do Brasil, a Selecta, A cidade conta com varias industrias de medio e pequeno porte como: Frigorificos, Calçados, Metalúrgica, Laticínios, Inox e varias outras, O município vem recebendo grandes investimentos, o distrito industrial, um deles é a VALE/FCA que está construindo um superterminal de cargas(já em fase final).

Clima

Tropical de altitude

Temperatura Média

23,4° C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba

Limites

Uberlândia, Tupaciguara, Catalão, Cumari, Anhanguera, Cascalho Rico, Estrela do Sul, Indianópolis.

Acesso Rodoviário

BR 050

Distâncias:

Da Capital:

569 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Arquivo Público Municipal 

Dando cumprimento ao Ato das Disposições Gerais e Transitórias, artigo 19, da Lei Orgânica do Município de Araguari, foi criado o Arquivo Público de Araguari, para proteger o patrimônio do município. Foi inaugurado em 19 de agosto de 1994.
Ao patrimônio arquivístico compete: guardar documentos de valor legal, administrativo ou histórico, oriundos dos órgãos integrantes dos Poderes do Município, provenientes de outras entidades públicas ou de direito privado.
0 acervo do arquivo consta principalmente de livros, documentos oficiais, coleções de jornais, leis municipais, acervo fotográfico (negativos e fotos), etc. Desenvolve projeto na área de história oral e videoteca.
Atende a pesquisadores, universitários e comunidade em geral.

Artesanato - Casa do Artesanato 

A Casa do Artesão, criada pela lei 2840 de Abril de 93, busca incentivar o artesão araguariano, mostrando o artesanato para a população e visitantes. A Casa do Artesão, com seu artesanato variado, como porcelanas, ponto cruz, vagonite, arraiolos, pintura em tecidos, crochê, tricô, jato de areia, arranjos de flores e outros artesanatos, busca mostrar a habilidade dos artesãos.
A Casa do Artesão funciona o ano inteiro, sendo o local ideal para o visitante apreciar e adquirir lembranças artesanais da cidade.

Bosque John Kenedy 

O bosque, com uma área de 113.434 m2 está localizado dentro da área urbana. Sua vegetação é composta por mata nativa com árvores de grande porte, como a pau-de-óleo, plantas rasteiras, pequenos arbustos e algumas variedades de flores. A fauna inclui tucanos, corujas, macacos, pássaros silvestres, araras, entre outras espécies.
Na infra-estrutura do bosque, incluem bancos, lixeiras, sanitários, lago artificial, concha acústica e um restaurante. O parque é administrado pela prefeitura.

Cachoeira do Picarrão 

A cachoeira do Picarrão tem aproximadamente cinco metros de altura por sete metros de largura e apresenta um volume regular de água. A água desce de um paredão rochoso com uma só queda, formando logo abaixo um pequeno poço. Continua seu curso em área bastante pedregosa, cercada de um lado, por vegetação de mata nativa, com árvores de grande porte e, do outro lado (o que dá acesso), vegetação rasteira com árvores esparsas de pequeno porte.
Há mais ou menos 150 metros abaixo da queda, existe, ainda, a casa de força da antiga Usina da Prada, que foi a primeira a fornecer energia elétrica para a cidade de Araguari.
A água da cachoeira é de tonalidade esverdeada, límpida, transparente e fria. A uns 500 metros acima da cachoeira, existe possibilidade de natação em local mais raso, com pequenas áreas gramadas com ocorrência de cascalho. O acesso à cachoeira é feito por escadaria de aproximadamente 400 degraus, bastante inclinada, com corrimão de segurança, de onde se pode avistar a cachoeira e a paisagem circundante. Logo acima da cachoeira, existe uma ponte, atualmente desativada, que servia de acesso à Usina.

Corredeira do Pau Furado 

Atrativos Naturais / Ecológicos - Cachoeiras / Cascatas
As corredeiras estão no Rio Araguari, que divide os municípios de Araguari e Uberlândia. Elas são formadas pelo estreitamento do rio provocado pelas rochas, nesse trecho, sua largura varia entre 10 a 30 metros. Às margens do rio, a vegetação é de mata de galeria e a  fauna é composta dos peixes jaú, piara, dourado e piau, o que torna o local propício para a pesca
A água esverdeada é fria e turva, sendo possível nadar antes das corredeiras. Em suas margens, há pequenos bancos de areia, o que possibilita uma prazerosa contemplação do lugar.

Lago do Paraíba ou Emborcação 
 
O lago de Emborcação, formado pelo Rio Paranaíba, localiza-se numa área conhecida como Pirapitinga, atualmente coberta pelo lago. Nas margens há possibilidade de natação, esportes aquáticos (velar), sendo que a profundidade vai aumentando à medida que se entra. A vegetação que circunda o lago é típica de cerrado (com árvores esparsas de pequeno porte e áreas com vegetação rasteira). A fauna é constituída de aves aquáticas e várias espécies de peixes como: tucunaré, traíra, pintado, mandi, etc. A água tem uma tonalidade azul, límpida, transparente e morna. Alguns trechos das margens são aproveitáveis para entretenimentos, existindo ranchos, inclusive para alugar, e um clube, inacabado com uma área livre, onde se pode acampar mediante uma taxa. Existem algumas ilhas de variados tamanhos de propriedade da Cemig. A paisagem circundante apresenta algumas elevações, pastagens e fazendas de gado. Não há ancoradouros. Nas margens do lago, existem praias, sendo as mesmas de terra e grama, existindo alguns trechos cimentados.

Praça Manoel Bonito 

A praça Manoel Bonito é o principal ponto de referência da cidade. Ela é cercada por árvore de grande porte, sendo rodeada por canteiros arborizados. Possui em uma das laterais, uma fonte luminosa cercada de tela. Ao centro, existe uma passarela aproveitando o desnível da praça, onde vemos os mastros para hasteamento de bandeiras. Sob a mesma, funciona a Casa do Artesão e dois sanitários públicos (masculino e feminino). A praça é iluminada e possui bancos, lixeiras e orelhões. A praça serve também de palco para eventos. Ao seu redor, encontra-se o cinema, a sede social do clube Recreativo, uma igreja presbiteriana e lojas comerciais.

Prédio Câmara Municipal 

A construção, de médias proporções e dois pavimentos, é de 1915. O acesso é pela lateral através de escadaria até o segundo pavimento. Desde o início, foi construído para ser Câmara Municipal.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Exposição Agropecuária.   

- Ultrafly/2001 - 4ª Feira Aerodesportiva do Triângulo.   

- Produtos  8º Encontro Nacional de Irrigação da Cafeicultura do Cerrado.   

 Setembro

02 e 03 - Encontro  8º Encontro Nacional de Moto.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARAGUARI

E-mail: [email protected]

Telefones: (34) 3690-3000  

Sites: http://www.araguari.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

E-mail:

Telefones: (34) 3690-3181 - Fax: (34) 3690-3138

Rodoviaria de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (34) 3246-8465

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

http://www.cnm.org.br/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Araguari

conhei Araguari já a bastante tempo, aproximadamente 18 anos atrás. Estava noiva de um mineiro de lá, e tudo para mim foi lindo.Gostei muito da cidade, da hospitalidade, das pessoas, a cidade é linda e até hoje eu fico babando com as fotos. arcelo, no caso, me levou para conhecer até Araxá, foi uma viagem inesquecível, estou sentindo as mesmas sensações hoje , porque na época estava passando Pantanal, com está hoje, e as boas lembranças ficaram.
Por: monica lucena

eu ja morei em araguari e tenho muita saudades dessa cidade;otima para morar e pessoas muito legais fiz muitas amizades ai e quero voltar um dia p/ver meus amigos.araguari eu nuca vou lhe esquecer!
Por: rosangelapereira

Sou da famlia Sopranzetti mas vivo em Florianopolis ... Apos 57 anos retornei na cidade natal fiquei maravilhado, estou pensando muinto em voltar a morar na minha querida Araguari ...
Por: paulo sopranzetti pereira

minha cidade perdiletaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
Por: lorena

morei 5 anos em araguari la e uma cidade otima para morar, gostei muito de la, conheci muitas pessoas mineiras.o que eu posso dizer que la e uma cida de muito alegre, bom de se viver. visite araguari tenho certeza que voce nunca ira se arrepender de ter ido numa cidade maravilhosa.
Por: jailson

Eu nasci em araguari,mas moro em Palmas tocantins e morro de saudades dassa terra amada,já faz dez anos q ñ vou ai 1000 bjux araguari te amo de S2.
Por: diogenes fritz

Essa cidade é realmente linda! Sou nascida aí, mas moro em outra cidade ; mas tenho muitas saudades, com certeza não dá pra ficar muito tempo longe.
Por: isabel

Sou natural de Araguari, no momento estou moro em Manaus-AM. Estou ausente da minha cidade desde 1985, quando sai a trabalho, mas nunca deixo de sonhar no dia em que irei retornar de vez. Araguari é a cidade sorriso, de um povo amistoso e alegre. Que Deus continue a abençoá-la.
Por: Rubens José Teixeira Filho

hem 1992 servi o exercito nesta querida cidade.cidade esta que passei a amala de coraçao omde fiz muitas amizades apesar que depois de ter dado baixa do exercito hem 1993 nunca mais voltei.mas que dera o destino Deus colocou uma primcesa na minha vida filha de Araguari.todos seus familhares mãe,irmãos,sobrinhos,cunhados.todos reside hem Aaguari.nos residimos hem Itumbiara-Goias.um forte abraço a todos desta cidade tão maravilhosa e acolhedora.que Deus abençoi todos desta querida Cidade.um forte abraço.
Por: fabio ferreira da silva

Araguari, sem ti não vivo jamais...terra de amor e amizades inesqueciveiss amuh araguariii
Por: ana maria

Morei em Araguari nos anos 50. Faz um bocado de tempo né? Sou paulistano e resido em Curitiba. O que lá tem de melhor é o seu povo. Gente hospitaleira, acolhedora e alegre. A culinária local é algo inesquecível, alíás uma característica de Minas. A última vez em que passei por Araguari foi em 2008. Sempre é bom rever este local com pessoas da melhor qualidade!
Por: Levino Brandão

Ja estive em Araguari, e adorei essa cidade mineira, tenho boas lembranças dela.Um dia pretendo voltar ai. abraços.
Por: josivane

sou filho de araguari, tenho muita saudade desta terra.
Por: washington c. andrade

Essa é a melhor cidade do mundo!!!!!!!!!!!!!! Amo Araguari...
Por: Ellen

cidade maravilhosa que me tras tantas lembraças boas
Por: karolina

Araguari é tudo de bom! É uma cidade limpa, de ruas largas, um comércio muito bom, hotéis idem, comida excelente, povo amável e gentil. A água não tem igual. e Não lhe falta belezas naturais.
Por: Noeme

morei em araguari 19 anos adoro araguari agora estou morando em altonia pr perto da fronteira com paraguai curti de montão araguari abraços
Por: fabio ferreira gonçalves

Boa tarde!Infelizmente, não conheço ainda este maravilhoso lugar, como diz minha mãe, pq eu só nasci aí e nunca mais voltei, para minha cidade. Entrei hj no site, adorei e se puderem, enviem fotos e td mais que puderem. Será bem recebido. Muitos bjs aos meus queridos mineiros.
Por: Carmélia Dalécio

tive boas informaçoes de araguari e este ano pretendo ir morar ai se DEUS quiser, agora no fim do ano! tenho quatro filhos ,sou casado e sou pernambucano e agora quero ser mineiro em julho estarei ai pra alugar uma casa,ok.
Por: Amara Grinalria Da Silva

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Araguari
Fundação:
1882
Altitude:
921m
População:
98.399 habitantes
Área:
2.741,0km²
Densidade Demográfica:
35,90hab/km²
CEP:
38440-000

Envie seu comentário sobre Araguari

banner