Antônio Dias

Antônio Dias-MG
banner

Bem-vindo a Antônio Dias!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Antônio Dias, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

A cidade de Antônio Dias, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1911. A localidade está em uma altitude de 398m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 9.507 habitantes. A área total de Antônio Dias é de 880,4km², e sua densidade demográfica é de 10,80hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Antônio Dias-MG é 35177-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Antônio Dias

Roteiros do Brasil

Região Turística Encanto Verde

Circuito Turístico Mata Atlântica de Minas

300 anos de História - O Vale do Aço começa aqui 

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O arraial de Antônio Dias Abaixo foi fundado em 1706, na margem esquerda do Rio Picicaba, pelo bandeirante paulista Antônio Dias de Oliveira. A cidade de Antônio Dias, localizada em região aurífera,  já era conhecida por Borba Gato, anos antes de sua fundação. A freguesia de N.Sª de Nazaré de Antônio Dias Abaixo foi criada em 1832. Quase 80 anos mais tarde, criou-se a vila de Antônio Dias Abaixo com seu território desmembrado de Itabira. Já com o nome reduzido para Antônio Dias, a vila foi elevada à categoria de cidade em 1925 e preserva, até hoje, o nome de seu fundador, falecido em 1736, aos 90 anos de idade.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

1º de Junho

Gentílico

antoniodiense

População

9.573 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Antônio Dias é um município brasileiro do estado de Minas Gerais fundado em 1706. Pelo bandeirante Antônio Dias de Oliveira, também fundador de Ouro Preto. Sua localização encontra-se numa região aurífera. Sua população estimada em 2004 era de 10.184 habitantes. A pecuária e a silvicultura são atividades econômicas de destaque. A presença de atividade siderúrgica na região contribuiu para que Antônio Dias se tornasse uma cidade fornecedora de mão-de-obra e recursos naturais. O município chegou a ocupar extensas áreas até que, pouco a pouco, foi desmembrando-se em muncípios que logo o superariam em crescimento urbano. Alguns destes municípios são: Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo.

Clima

Tropical

Temperatura Média

23º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Município da Região Rio Doce no Estado de Minas Gerais

Limites

Coronel Fabriciano, Ferros, Jaguaraçu, Nova Era, Santa Maria de Itabira, São Domingos do Prata e Timóteo.

Acesso Rodoviário


Distâncias:

Da Capital:

172 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

O município tem como atrativos, as cachoeiras da Prainha, Serra Negra, do Salto, Caxambu e Cascatinha; a Gruta de São Joaquim da Bocaina e a Lagoa do Teobaldo.

Principais Pontos Turísticos

Igreja Matriz de N. Sra. de Nazaré

No centro da cidade, seu interior é de grande beleza, com arcos e pilares em madeira talhada e teto com pinturas de discípulos de Alejadinho.
Foi o bandeirante Antônio Dias de Oliveira quem construiu esta igreja e em cujo adro ele foi sepultado em 1736 aos 90 anos de idade. O altar mor, com retábulo de talha fina é de estilo rococó. Duas fileiras de arcadas  sobrepostas de madeira  moldurada separam a capela mor dos corredores laterais e tribunas, guarnecidas no segundo nível por balaustradas de madeira torneada. O piso é de campas, em tabuado corrido. Todo o conjunto apesar de um pouco descaracterizado por reformas é de grande importância artistico-histórica (IPHEA-MG).

Igreja de São Geraldo

Localizado em uma colina no centro da cidade, foi construída pelo Coronel Fabriciano (fundador da cidade que recebeu seu nome) e onde estão enterrados seus restos mortais. Na década de 80 a igreja recebeu uma reforma sendo totalmente Reconstruída e perdendo assim suas características originais.

Igreja na localidade do Arraial Velho

Sendo a mais antiga do município. Fica bem próximo ao local onde residia o bandeirante fundador da cidade.

Cachoeira da Crioula

Localização: São José da Barrinha.
Para chegar: No trevo de Antônio Dias (sentido quem vai do Vale do Aço para Belo Horizonte) virar a direita e pegar a estrada de São José da Barrinha. Até o local são 17Km.

Cachoeira da Prainha.

Localização: Estrada de acesso a Hematita.
Para chegar: Virar a direita (sentido quem vai do Vale do Aço para Belo Horizonte) logo após a ponte da Prainha pegando a estrada de Hematita. Até o local são 2 Km.

Ponte metálica

construída nos anos 40 para a passagem da maria fumaça, Estrada de Ferro Vitória Minas sobre a cachoeira do Amorim. Hoje não mais utilizada pela ferrovia dá acesso a várias localidades como Mangorreira e Machado. O rio é represado a alguns quilômetros acima desta  cachoeira que é utilizada para a usina hidroelétrica de Gilman Amorin.

Casas típicas

Das ruas da cidade de Antonio Dias. A sua história se reflete nas construções da rua central.

Antigo Prédio da Prefeitura

Hoje ainda funcionam alí diversos departamentos públicos como biblioteca, serviço Militar e destacamento da polícia Militar. 

Lagoa do Teobaldo

Características: De aspecto único no estado localiza-se no alto de uma montanha. Historiadores acreditam ser  a lendária Vapabuçú de Fernão Dias. Os geólogos e estudiosos do assunto dizem que provavelmente  que se trata de a cratera de um vulcão extinto a milhares de anos.Para Chegar: Pegar a estrada de acesso a vila São José da Barrinha,  aproximadamente 20Km do centro da cidade.

Fazenda Chavasca

Propriedade da família Euzébio de Brito, é um museu particular.

Fazenda Garanjanga

Com vista privilegiada da região dos Assis. O casario antigo sede de fazendas são uma rotina na zona rural do município.

Prédio antigo do Colégio Estadual

Localizado na praça Ana Angélica. O prédio também já foi sede da Companhia Vale do Rio Doce. É tombado pelo patrimônio histórico.

Estação Ferroviária

E. F. Vitória a Minas (1947?-2005) 
ANTONIO DIAS
Município de Antonio Dias, MG
EFVM - km    MG-3139
Inauguração: 1947?
Uso atual: estação de passageiros   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d 
 
Histórico da Linha: A E. F. Vitoria a Minas foi aberta em 1904 num pequeno trecho a partir do porto de Vitória e tinha como objetivo principal transportar as culturas da região ao longo do Rio Doce, especialmente a produção de café. Com enormes dificuldades ela foi avançando no sentido da cidade mineira de Diamantina; em 1910, empresãrios ingleses a compraram para eletrificá-la e transportar minério da região de Itabira. O seu objetivo pasava a ser agora atingir Itabira e se encontrar com a futura linha da EFCB que partindo de Sabará atingiria São José da Lagoa (Nova Era). Em 1919 o empresário americano Percival Farquhar a comprou e depois de inúmeras reviravoltas políticas, a estrada, afinal nunca eletrificada, foi encampada pela recém-fundada Cia. Vale do Rio Doce (CVRD) em 1942, a qual maneja a ferrovia até hoje. Modernizou-a nos anos 1940, alterando o traçado acidentado na região de Vitória, isto depois de a linha ter finalmente se ligado à EFCB em Nova Era em 1937, Em 2002, o antigo ramal de Nova Era foi totalmente modificado e a EFVM passou a comandar a linha desde Vitória até a região de Belo Horizonte, depois de passar por Itabira, região do minério de ferro. É a ferrovia mais rentável do Brasil e uma das pouquíssimas ferrovias a manter no País até hoje os trens de passageiros. 
 
A Estação: A estação de Antonio Dias já existia em 1927, de acordo com o Guia Telegráfico desse ano. No Guia Geral de Estradas de Ferro do Brasil de 1960, entretanto, a data de abertura consta como tendo sido em 23/10/1947. Teria sido esta a abertura de uma estação nova em uma das inúmeras retificações de linha da EFVM nessa época? Pode ser. De qualquer forma, hoje é um prédio muito simples e diferente do original. Continua ativa até hoje. 

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Cavalgada - Data móvel durante o ano.

- A Feira de Talentos - É um evento que ocorre a cada 90 dias e busca divulgar os produtos que são produzidos em nosso município dando oportunidade aos artesãos, quitandeiras, bordadeiras  apicultores etc de demonstrar e vender seus produtos. Também é dada oportunidade aos artistas locais (cantores, repentistas, poetas e tocadores de mostrarem seu talento. Sendo assim estamos buscando dar oportunidade destas pessoas terem alguma renda com o que sabem fazer.

- Festa de Nossa Senhora do Rosário em Arraial Velho - A festa de Nossa Senhora do Rosário acontece todos os anos em Arraial Velho (local de fundação da cidade) Nossa Senhora do Rosário é padroeira do Congado tradição que vem do tempo dos escravos.

 Janeiro

10 - Festa de São Benedito - Tradição católica secular a  festa de São Benedito, traz a cidade milhares de romeiros. A cidade chega a receber um número de visitantes igual a população da sede.

  Março

- Carnadias - Carnaval fora de época da cidade. Acontece com apresentação de blocos locais e shows de diversos artistas em praça pública.

 Setembro
 
08 - Festa da padroeira da cidade Nossa Senhora de Nazaré - 8 de Setembro.

 Dezembro

- Reveillon - O maior Reveillon de rua do Vale do Aço acontece em Antonio Dias e atrai pessoas de toda região à praça Ana Angélica. Além das atrações como a apresentação de  diversas bandas acontece também um  belíssimo show Pirotécnico.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ANTÔNIO DIAS

E-mail:

Telefones: (31) 3843-1342 - Fax: (31) 3843-1227

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (31) 3843-1309

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.estradareal.com.br

www.integradias.com.br

www.estacoesferroviarias.com.br

www.municipionline.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Antônio Dias

CONHECO E MUITO A CIDADE E GOSTO MUITO TENHO PARENTES E AMIGOS E SEMPRE PASSO MEU FINAL DE ANO . NA CIDADE A 28 ANOS SO VOU PARA ANTONIO DIAS E ADORO
Por: FERNANDA

o que difere Antonio Dias das demais cidades sao as pessoas que nela moram esse povo bacana, acolhedor é isso que faz a magia de Antonio Dias; vale a pena conhecer. Ano novo na cidade e o maior sucesso
Por: nina

Conheço e adoro Antônio Dias. Passei as melhores férias de minha vida nesta cidade...desde pequena. Minha avó morava na rua Presidente Vargas. Era Etelvina de Oliveira. Me avô,José Alexandre Gomes,foi prefeito desta cidade há muitos anos atrás. Minha màe,Maria Auxiliadora Gomes,teve muitos parentes nesta cidade,AMADA. Saudades desta cidade..saudades de bons tempos. Viva Antônio Dias!!
Por: Maria de Fátima Gomes de Carvalho

Amo essa cidade maravilhosa,com lindas cachoeira,uma paisagem bela......
Por: Claudia

amo muito essa cidade,passei os melhores tempos de minha adolescencia nas horas dancantes do clube montanhes com o conjunto black sabbath. que saudades...
Por: mamazia

Passei quase todas minhas férias nesta cidade maravilhosa. Cavalgada, cachoeira do Caxambu, sábado dançante no clube... Casa da minha amada tia Bitinha. Formam as melhores imagens da minha infância e adolescência,,,
Por: carlos bettoni

Cidade maravilhosa, onde vive minha infância, onde aprendi a sonhar, cidade que contagia por sua história belas, contadas por dedicados professores, que não só te ensinan, mas também te convida a vivê-las, cidade de encantos mil, que o Deus de israel Abençõe a todos que nela vivem, e que dela recordam.
Por: Saelerson

pessoal, tem uma cachoeira lá muito doida, cachoeira caxambú, fica pertinho da cidade. vale a pena conhecer. abraços.
Por: JOSSEMAR

Por ser montanhoso e pos suir água em abundância , é rico em belas cacheiras , já existem projetos de pe quenas usinas hidroeletri- cas. Com vocação agríco - la e pecuária, sem uso de agrotóxicos, o municipio produz mel de exelente qualidade.
Por: Aloysio Letro.

Morei em Antonio Dias, na decada de 70. Vale do Rio Doce. Muita saudade. O povo muito hospitaleiro. O lugar, lembra uma pintura.
Por: lourival

eu conheco antonio dias e minha terra natal ,a festa de sao benedito onde reune muitas pessoas e mto bacana ...
Por: edna maria da silva

Falar de Antônio Dias é falar de minha infância.Saudades dos tempos de criança, onde brincávamos à beira da linha do trem de ferro,lembrar carinhosamente de Senhor Lú que com seu jeitinho mineiro nos ensinou a ter orgulho de sermos Antoniodienses;é voltar no tempo do Arraial Velho,Fazenda Volta do Rio e Bonfim.Antônio Dias,cidade pacata, hospitaleira que me faz ter também, orgulho de onde vim.
Por: Eunice

Eu adoro esta cidade, minha terra natal. Ai foi onde tudo começou, estudei até a 8ª série. tenho muita saudade.
Por: Jose de Oliveiria Rodrigues"Zezé do SR. Valdivino do Arraial Velho"

cidade maravilhosa,suas festas nos traz alegrias ,sua cultura conhecimento tenho orgulho de ser antoniodiense .
Por: alesxander

De vez em quando, bate uma saudade no peito. Lembranças boas. Lembro da primeira missa, celebrada nessa cidade, por um padre nascido aí. Lembranças boas mil, que não se apagam da memória.
Por: Lourival

visitei gostei e voltarei parabens esta cidade e maravilhosa adorei
Por: antonio campos

Gosto muito desta cidade; etenho um carinho muito grade por todos os seus abitantis. 11/11/2010
Por: zelo

oi galera no dia primeiro de janeiro estarei ai nesta maravilhosa festa me aguarde estou chegando abraços a todos totone do manjhay
Por: antonio de campos totone do manjhay

Essa cidade é D+++++++++++++ povo muito acolhedor, tem suas cachoeiras maravilhosas, fábrica de doces, sem contar nas festas tradicionais como reveillon é imperdivel, Carnadias nao sei pq acabou, eNiver da city, nao deixem de conhecer
Por: Dniele Barros

conhecir antonio dia e adorei e aconsenho um otimo lugar para passar um final de semana, tem lugares maravilhosos e um povo muito acolhedor.
Por: wellington

oiie meu nome e nathily eu gosto muita daqui de antonio dias aqui a cidade e calma ! e o principal de todos com muuitos gatinhos eu amo essa cidade querida de antonio dias antonio dias e muito bom para todos
Por: nathiely

nasci em antonio dias em 1946 na rua do bonfim, vim para belo horizonte em 1964, onde moro até hoje.Gostaria de parabenizar a todas as pessoas que muito fizerâo para o crescimento desta cidade.Meu muito obrigado.
Por: vicente lucio de souza

conheço,meus primos e tios e vo por parte de pai vivem ai.
Por: jane bittencourt

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Antônio Dias
Fundação:
1911
Altitude:
398m
População:
9.507 habitantes
Área:
880,4km²
Densidade Demográfica:
10,80hab/km²
CEP:
35177-000

Envie seu comentário sobre Antônio Dias