Antônio Carlos

Antônio Carlos-MG
banner

Bem-vindo a Antônio Carlos!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Antônio Carlos, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Antônio Carlos. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Antônio Carlos para programar a sua viagem.

A cidade de Antônio Carlos, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1948. A localidade está em uma altitude de 1.058m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 10.642 habitantes. A área total de Antônio Carlos é de 526,4km², e sua densidade demográfica é de 20,22hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Antônio Carlos-MG é 36220-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Antônio Carlos

Roteiros do Brasil

Região Turística Coração das Gerais

Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

As terras que atualmente constituem o município de Antônio Carlos tinham como primitivos habitantes os índios Puris, reunidos em um pequeno povoado localizado nas cabeceiras do Rio das Mortes, região a que chamavam de Borda do Campo.
Os bandeirantes paulistas coronel Domingos Rodrigues da Fonseca Leme e seu cunhado capitão Garcia Rodrigues Paes Leme vieram para esta região, onde permaneceram por algum tempo. Mais tarde deslocando-se rumo ao nordeste, fundaram, por volta de 1728 o arraial da Igreja Nova da Borda do Campo, hoje Barbacena, que naquele tempo enquadrava o município de Antônio Carlos. Como a atividade econômica principal era a agricultura, assim se explica a existência de inúmeras fazendas. E delas , duas pertencem a figuras ligadas à Inconfidência Mineira: a Fazenda do Registro Velho e Fazenda da Borda do Campo que pertencia ao Coronel Domingos Rodrigues da Fonseca Leme, que a transferiu mais tarde a José A. Gomes que se tornou célebre pelas conversações que ali se realizaram ao tempo da conjuração.
O povoado, em volta da estação ferroviária do Sítio fazia parte do distrito de Bias Fortes, município de Barbacena.
Em 10 de outubro de 1910 a capela do Sítio foi elevada a curato, desmembrada da Matriz de Barbacena.
Em 17 de dezembro de 1938 o distrito de Bias Fortes recebeu o nome do povoado que lhe pertencia, passando a chamar-se Sítio.
Em 30 de abril de 1941 por provisão foi criado a freguesia.
Em 27 de dezembro 1948 é elevado a categoria de município, com a denominação de Antônio Carlos (filho ilustre da cidade), desmembrado de Barbacena. É formado por três povoados: Curral Novo, Campolide e Sá Fortes. 

Significado do Nome

Antônio Carlos (filho ilustre da cidade). 

Aniversário da Cidade

27 de dezembro 

Gentílico

antoniocarlense

População

11.122 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Possui vários rios importamtes com o Rio das Mortes e Rio Banderinhas e outros e ter em seu territorio a nascente do Rio Paraibuna que e muito importante.

Clima


Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR

Belo Horizonte  - BR 040 sentido Rio de Janeiro, passando por Congonhas, Joaquim Murtinho, Conselheiro Lafaiete, Cristiano Otoni, Carandaí e Barbacena. Entrar na MG 135, percorrendo 12 km até chegar em Antônio Carlos.

Localização

Campo das Vertentes

Limites

Barbacena, Ibertioga, Santa Rita do Ibitipoca, Bias Fortes, Santos Dumont. 

Acesso Rodoviário

MG 135

Distâncias:

Da Capital:

200 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Hoje o município oferece oportunidades para o turismo ecológico, destacando resquícios da mata atlântica, rios e lindas cachoeiras.

Principais Pontos Turísticos

Biblioteca Municipal 

Descrição: Situada na antiga estação ferroviária. Possui pequeno acervo de livros, sendo formada por livros didáticos e literários.

Cachoeira D. Mariana 

Descrição: Partindo de Antônio Carlos em direção a Campolide. A cachoeira, com aproximadamente 30 m de queda livre, forma uma pequena piscina natural em sua base. Possui mata natural e uma usina hidroelétrica, com dois geradores (que fornecem energia elétrica para a fábrica Ferreira Guimarães em Barbacena). É uma reserva de fauna.

Cachoeira da Merenda 

Descrição: Localizada no Hotel Fazenda Caminho Novo, tendo visitação aberta ao público. Acesso pela estrada principal passando dentro da Mata Atlântica. Cerca de 3,6 km do centro da cidade. 

Cachoeira do Bebê 

Descrição: Localizada no Hotel Fazenda Caminho Novo. Acesso pela estrada principal cerca de 6 km do centro da cidade.

Cachoeira do Churrasco 

Descrição: Localizada no Hotel Fazenda Caminho Novo, tem visitação aberta ao público. Acesso pela estrada principal, cerca de 3,6 km do centro da cidade.

Cachoeira do Relaxamento 

Descrição: Localizada no Hotel Fazenda Caminho Novo. Acesso pela estrada principal, cerca de 3,6 km do centro da cidade. Forma uma piscina natural em sua base.

Cachoeiras da Vovó 1 e 2 

Descrição: Localizada no Hotel Fazenda Caminho Novo. Acesso pela estrada principal, cerca de 5,8 km do centro da cidade.

Escola de Menores São Vicente de Paulo 

Descrição: Localizada na Borda do Campo, é administrada pelas irmãs da Congregação Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, que ali desenvolvem um excelente trabalho de socialização com as crianças.

Fazenda Cimodócia 

Descrição: Situada no perímetro urbano pertenceu ao Major Manoel Carlos Pereira de Andrade responsável pela implantação das primeiras indústrias no município, destacando-se a indústria de cigarros de palha.

Fazenda da Borda do Campo 

Descrição: Construída no início do século XVIII, entre os hóspedes ilustres destacam-se Tiradentes e D. Pedro I. É tombada pelo Patrimônio Histórico. Possui murada construída pelos escravos e uma capelinha com imagens barrocas. Ainda pode-se ver a antiga senzala. A decoração mantém móveis e objetos de época. 

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ANTÔNIO CARLOS

E-mail:

Telefones: (32) 3346-1255

Sites: http://www.antoniocarlos.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933  

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

Telefones: (32) 3346-1207

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites:  www.estradareal.org.br   

http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


Comentários de Antônio Carlos

Muitas saudades dos grandees amigos meu lugar preferido para viver amo essa cidade Luiz.
Por: Luiz inacio da silva

Cidade muito calma, deliciosa pra quem gosta de descançar e de cachoeira, adorei .
Por: Cilene Trindade

ADORO ANTONIO CARLOS. NÂO TROCA MINHA CIDADE POR NENHUMA OUTRA.
Por: ivone aparecida flavio

Sou nascido e criado na fazenda da Borda do Campo na Fazenda do então na epoca General Antonio Carlos de Andrade Serpa,estudei na antiga Escola Combinada São Vicente de Paula e o ginasio na antiga Febem era aluno exterrno.Estou no Rio de Janeiro a 26 anos mas adoro minha terra natal berço amado inesquecivel.Obrigado pela oportunidade de poder expressar o amor que sinto pela minha terra.OBRIGADO
Por: José Carlos Marçal

Estudei no Lima duarte de 1967 a 1970, fui pro grogotó e de lá pra são paulo.hoje moro na cidade de contagem, próximo a bh, sou músico e aprendi minha profissão na Febem! Agradeço a Deus a benção de ter sido acolhido por essa cidade singular e pela sua gente tão simpática! antonio carlos há de ser sempre essa lembrança amiga e carinhosa em meu coração! abraços a todos, by!
Por: aprigio de queiroz neto

Moro nesta cidade ha12anos,trabalho e moro aqui.Nao troco esta cidade por nenhuma outra. Aqui tive meus filhos onde eles estam crescendo com toda liberdade.A tranquilidade daqui nao se encontra em outro lugar que eu conheço.Bom para curtir a natureza,o ar puro,enfim eu amo esta cidade.So conhecendo para saber que este paraiso existe e e aqui.
Por: auxiliadora

QUE SAUDADES... (1976 1983) VIVI A MINHA INFÃNCIA CORRENDO POR ESTAS RUAS E NADANDO NAS CACHEIRAS DE BORDA DO CAMPO. EU ERA ALUNO INTERNO NA ESCOLA SÃO VICENTE DE PAULA, DE 08 A 12 ANOS, E INTERNO NA ESCOLA FEBEM LIMA DUARTE ,ATÉ OS 14 ANOS. QUE EPOCA BOA .
Por: LEONARDO

Sou carioca mas todo a família de minha mãe mora em Antônio Carlos e sou fissurado por esta cidadezinha muito calma e serena. Os sinos da igreja de Sant´Ana, os passeios de bike pela Borda do Campo, as cachoeiras, o ar puro e é claro as pessoas super simpáticas e acolhedoras........etc... Tudo de bom... Para mim que sou amante convicto da natureza eu e minha bike somos frequentadores assíduos de Antônio Carlos.
Por: eduardo

Amo esta cidade pois passei minha infançia em Borda do Campo e Escoça Feben Lima Duarte. Tenho saudades e espero um dia poder visitar esta bela e maraviilhosa cidade.
Por: antonio jose campos

Linda Cidade,que SAUDADES!!!!Passei parte de minha infancia jogando bola no campo do AMERICA,gostaria de rever mais fotos da cidade,o centro,o campo,o bairro do BECO,A FAZENDA AZUL,enfim gostaria de voltar ao lindo passado,o grupo escolar.etc..Aualmente moro no RJ E POUQUISSIMAS vezes retonei na Cidade que sempre comento com minha FILHA.Espero que possam nos ajudar,OBRIGADO.
Por: Ricardo Duarte

eu amo essa cidadezinha dimais da conta sô! moro aqui desde piquinininho eu amo tudo que tem nela.um bejão pessoali.
Por: thiago

Sou nascida e crada em Antonio Carlos, mais precisamente na Fazenda do Belem. Morro de saudades de tudo, quando criaça uma das melhores deversões era ir a cachoeira do Corrego de Aarea la na Borda ou na Batalha, era muito devertido, sinto falta do clima, do cheiro, do verde, da tranquilidade e da pureza e simplicidade das pessoas, hoje moro no Rio de Janeiro mas tenho casa na minha cidade querida que eu amo de paixão.
Por: JULIA MOREIRA

já morei em antônio carlos 10 meses ajudei a construir o novo banco do brasil em 2003 para 2004 pela empresa transcon eng.sinto muita saudade desse lugar é inesquessivel.
Por: Ricardo

na escola febem dessa cidade abençoada por Deus , que passeiparte da minha juventude , fui feliz , estudei um pouco e aprendi a profissao de serralheiro , muito obrig prof Beijamin fulin , por td que me ensinou de bom . muito obrigado prof chanon ,
Por: Paulo f vieira

morei 4 anos em antonio carlos com as irmas de caridade da escola sao vicente de paulo foi em antonio carlos que apredi a ler na escola ee zezé de andradas estou com muitas saudade da cidade
Por: ricardo delfino barbosa

nasci em antoniocarlos e morei ate aos26 anos e depois vim para juiz de fora onde casei e agora faz mais de 36 anos.quevim para juiz de fora hoje aposentado vou passar uns dias ai para desfrutar osossego desta cidade que tanto amo
Por: paulo jose inacio

Tive a imensa sorte de nascer em Antônio Carlos no ano de 1948. Sou filha de Joaquim Mário Dias e morei na rua Henrique Diniz até meus 10 anos de idade. Hoje moro em Juiz de Fora, e posso dizer que saí de Antônio Carlos, mas Antônio Carlos nunca saiu de mim. Tenho muita saudade dessa cidade e com certeza futuramente irei voltar.
Por: Nelma Angela Gomes

amo esta cidade onde estudei na febem lima Duarte escola abençoada que me transformou no homem que sou agradeço aos funcionários, aos prof Bejamim Fulin paizão amado, ao prof. Chanom querido mestre com ele aprendi o valor de uma família às cozinheiras, mães dedicadas que deixavam seus filhos para cuidar de filhos dos outros aos monitores queridos pais dedicados que deus abençoe a todos vocês juntamente com seus familhares
Por: juarez benedito de souza

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Antônio Carlos
Fundação:
1948
Altitude:
1.058m
População:
10.642 habitantes
Área:
526,4km²
Densidade Demográfica:
20,22hab/km²
CEP:
36220-000

Envie seu comentário sobre Antônio Carlos

banner