Andrelândia

Andrelândia-MG
banner

Bem-vindo a Andrelândia!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em Andrelândia, informações e fotos da maravilhosa Andrelândia. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Andrelândia, recomendadas por internautas.

A cidade de Andrelândia, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1864. A localidade está em uma altitude de 998m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 12.648 habitantes. A área total de Andrelândia é de 1.007,1km², e sua densidade demográfica é de 12,56hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Andrelândia-MG é 37300-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Andrelândia

Roteiros do Brasil

Região Turística Estâncias  do Sul

Circuito Turístico Montanhas Mágicas da Mantiqueira

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Com a descoberta das minas de Aiuruoca por volta de 1705, várias expedições vieram para essa região das Gerais. Uma das fazendas instaladas no caminho destas, estava localizada às margens do Rio Turvo Pequeno que junto com outros formavam o Rio Grande. Esta fazenda era de propriedade do casal André Silveira e a fazenda vizinha pertencia a Manoel Caetano da Costa, juntos, em 1749, requereram ao bispado de Mariana a permissão para construírem uma capela junto das suas propriedades, sob invocação de Nossa Senhora do Porto do Turvo, depois das formalidades legais, a capela em 1755 foi benta pelo padre Francisco de Cerqueira Campos.
O local em torno da capela foi densamente povoado, e em 14 de julho de 1832 por decreto real foi elevado a categoria de freguesia.
Em 1834, chega ao lugar Antônio Belfort de Arantes, o grande impulsionador do desenvolvimento do arraial que, já em 1864 ganha categoria de vila. Para a elevação à cidade e criação do novo município, as exigências legais da época estabeleciam que o povo do lugar deveria constituir, à sua custa, o prédio da Câmara e da cadeia. O povo angareou uma parte do dinheiro e o restante foi dado por Antônio Belfort de Arantes e seu filho Antônio Belfort Ribeiro de Arantes (Barão de Arantes).
Em 21 de outubro de 1866 foi instalado o novo município com o nome de Vila Bela do Turvo. Dois anos depois, foi elevada a cidade, com o nome apenas de Turvo.
Em 19 de setembro de 1930 a denominação foi mudada para Andrelândia em homenagem ao fundador do povoado, André da Silva.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

20 de julho

Gentílico

andrelandense   

População

12.146 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Lindos casarões s, igrejas do século XlX,  pinturas rupestres datadas de 3.500 anos em uma rocha com 600 figuras, montanhas,cachoeiras, queijos finos, vinhos ,cachaças, doces e muito mais. Confira!

Clima

Tropical de Altitude

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Partindo de Belo Horizonte - BR 040 sentido Rio de Janeiro, passando Congonhas até Joaquim Murtinho. Entrar à direita na BR 383, passando por São Bras do Suaçuí, Lagoa Dourada e São João Del Rei. Seguir pela BR 265 em direção a Rio das Mortes, virando à esquerda na BR 383 até chegar em São Vicente de Minas. Virar à esquerda percorrendo 18 km em estrada para Andrelândia.

Localização

Município do Centro Sul no Estado do Paraná

Limites

Norte: Madre de Deus de Minas e Piedade do Rio Grande;
Nordeste: Santana do Garambéu;
Leste: Lima Duarte;
Sudeste: Bom Jardim de Minas;
Sul: Arantina, Liberdade e Seritinga;
Sudoeste: Serranos;
Noroeste: São Vicente de Minas.

Acesso Rodoviário

BR-040, BR-383, BR-265 e BR-383

Distâncias:

Da Capital:

299 km

Outras:

 

hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Cachoeira Areado

Localizada a 8 km da cidade, no sentido Arantina.
 
Cachoeira das Amoras

Localizada a 7 km da cidade, no sentido Santana do Garambéu.
 
Cachoeira das Bicas

Cachoeira das bicas fica a 11 km da cidade, no sentido de São Vicente de Minas.

Cachoeira do Pontilhão

Fica a 2 km da cidade no sentido de Arantina. Está localizada dentro da cidade.

Cachoeira Gora dÁgua

Fica a 14 km do centro da cidade, no sentido São Vicente de Minas.

Cachoeira Pedro Nogueira

Distante 9 km da cidade no sentido de São Vicente de Minas.
 
Casarões da cidade

Casarões antigos localizados na Av. Getúlio Vargas, como o prédio da Prefeitura, o sobrado dos Pinheiros, o sobrado construído pelo Barão de Cabo Verde, entre outros.

Cristo Redentor

Cristo Redentor construído no centenário da cidade em 1966.
 
Gruta dos Novatos e Lagartos

Ficam próximas à cidade e estão localizadas na Serra de Santo Antônio.

Igreja de São Benedito

Igreja moderna construída no formato do dedo de Deus.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

-Janeiro

  -Dia 06 - Folia de Reis

  -Dia 20 - Festa de São Sebastião

-Junho

  -Festa de São Benedito e N.Sra.de Fátima

-Julho

  -20 - Aniversário do Município

-Agosto

  -15 - Festa da Padroeira Nossa Senhora do Porto da Eterna Salvação.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ANDRELÂNDIA

E-mail: [email protected]

Telefones: (35) 3325-1600

Sites: http://www.andrelandia.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933  

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

Telefones: (35) 3325-1532

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Andrelândia

Conheci Andrêlandia, em 1968, e nunca mais deixei de visita-la é uma bela Cidade para quem gosta de história do Brasil. Gabriel
Por: jose Reis Gabriel

olá pessoal, nasci em Andrelandia MG morei aí mais ou menos 10 anos, estou em São Paulo há mais de 20 anos. No natal de 2007 fui passar uns dias em Andrelandia. Eu amo Andrelandia, povo simpático acolhedor, quando vim embora vim chorando pois se eu pudesse voltaria a morar em Andrelandia. Mas no momento tenho tenho minha familia aqui em São Paulo, mas peço a Deus todos os dias para que sempre me dê oportunidades de ir aí todos os anos. amo, amo, amo e amo muito Andrelandia morro de saudades da minha família que moram aí e claro dessa cidade maravilhosa. Fiquem com Deus e mais uma vez amo Andrelândia.
Por: juliana aparecida heleno

po eu fui em andrelandia eu gostei muito e quem pensa em ir vai la e bom de++++++
Por: vanderson

oi, sou carioca e cresci no melhor lugar para desfrutar a infância, nadei nos afluentes do rio turvo andei a cavalo estudei no colégio nossa das graças, participava das festas católicas lindas tradicionais e posso dizer que tenho uma imensa vontade de retornar ao paraíso da cidade de Andrelândia lugar melhor não há para uma criança crecer sem contar das viagens de trem ai que saudade de ver suas colinas verdejantes....
Por: ALESSANDRA VENÂNCIO

Conheço já morei la.E uma cidade linda e acolhedora, seus abitantes são pessoas amigas e educadas. Quem quer passar dias maravilhosos vai até la, voces vão passar dias maravilhosos. Aproveite o festivais de férias e va conhecer esta linda cidade!!!
Por: Maria Vitoria de Oliveira Braz

morei em andrelandia muitos anos,e uma cidade linda e aconchegante. sinto saudadessssssssssssssss
Por: karla

ola pessoal eu naci e fui criado em andrelandia hoje eu moro no estado de sp mas eu tenho muitas saudes do povo dai os meus pais morao ai e todos os meus familhares dos dois lados estao ai tambem eu tenho muitas saudades dai porque ai e uma cidade acolhedora ai todo mundo sao simpatico educados e muito + porisso eu recomendo se vc quer um lugar para descansar ai e o melhor lugar um beijo a todos andrelandence e eu cinto muita saudade da i
Por: ROGER WIRLEM DA SILVA AGUIAR

ja tive nesta cidade maravilhosa varias vezes e digo que é belissima e encantadora!A galera de la são muito simpaticos e educados,além de possuir um excelente festival de férias e exposição , festival agropecuaria no mês de setembro! Vale muito a pena vcs conhecerem este paraíso! SAUDADES ETERNA
Por: Carlos

Casarões lindíssimos,igrejas do século XlX, pinturas rupestres datadas de 3.500 anos em uma rocha com 600 figuras, montanhas,cachoeiras, queijos finos, vinhos ,cachaças, doces, etc.
Por: valter otacilio silva junior

É intrigante o amor à "primeira visita"!!! Conhecer Andrelândia foi marcante. Sabemos o quanto é importante a história, as tradição, o acervo, a arquitetura, o povo das cidades do interior de Minas Gerais. Contudo, Andrelândia desperta um intrigante sabor de quero mais!!! Pessoas acolhedoras, uma receptividade sem igual... E os casarões? As comemorações? A alegria? E o movimento sereno pelo desenvolvimento, mantendo-se os costumes do nosso povo mineiro? Nossa, tudo lindo, lindo!!! Parabenizo seus administradores nos tempos: passado, presente e futuro. Agradeço a oportunidade de conhecer essa beleza e envio um abraço à TODOS.
Por: fatima ReginaMendonça Brites

nossaaa! que lugar + lindoooo.
Por: ana luiza e fernanda gomes

lá éh muitoooo bom! éh lindo d++++ bjos p/ todos de Andrelândia. anita,sp
Por: anita

Si conheço,amo,nasci lá.Sinto falta das festas dos andrelandences ausentes.Meu pai foi chefe da estação de Andrelandia,nascemos lá 04 irmãos.Ainda vi qdo estive aí a casa onde nos nascemos.O médico q. me deu o nome chamava-se Dr Rangel,olha só e acabei nascendo sozinha,ele chegou pela segunda vêz e aí eu já havia nascido,não o conheci,mas o amava tanto. Tenho visto o q. cresceu,me sinto ainda mais orgulhosa,p crescimento.Tomara q. cresça ainda mais e q. conserve este lugar gostoso e familiar.
Por: Thalita

posso viajar por todo o mumdo mais sempre amarei a minha terra adorada avelino terespolis rj
Por: antonio a avelino

eu tambem amo muito essa cidade pois afinal e minha terra natal adoro andrelandia
Por: maria aparecida da silva gomes

Nossa bela e querida Andrelândia...sempre esplendorosa, mantendo suas tradições, a regiliosidade e o povo simples e acolhedor. Sou filho desta terra de paz e amor, sempre com suas lembranças por onde estou, ao longo deste nosso querido Brasil...ah nossa terra natal. De seu filho Pedro Nogueira atualmente em Goiás.
Por: Pedro Nogueira

linda esta cidade ja fui ai amei!! muito dezzzzzzzzzzzzz
Por: daniela

Olá !! Morei nesta linda cidade nos anos 8 ! E até hj tenho laços nesse belo lugar... O Cristo d braços abertos a receber os seu visitantes !!
Por: Aramis

Minha mãe e de ANDRELANDIA, moro em Barra Mansa, cresci ai, tenho muita saudades de tudo que vevi em Andrelandia das namoradas, dos parentes que já se foram e dos amigos. VALEU ANDRELÂNDIA POR TUDO. Marcos sobrinho do Jão cachimbinho um abraço a todos.
Por: Marcos Antonio de Queiroz

MINHA TERRA TEM PALMEIRAS , ONDE CANTA O SABIÁ, OS PÁSSAROS QUE AQUI GORGEIAM NÃO GORGEIAM COMO LÁ. FOU FILHO DESTA SAUDOSA TERRINHA. DEPOIS DE 26 ANOS ESTOU PRETENDO IR AI DURANTE A EXPOSIÇÃO AGROPECUÁRIA, SÓ AINDA NÃO SEI QUANDO ACONTECERÁ.
Por: JOAO GOMES DE ALNEIDA

A todos que já visitaram Andrelândia e aos que ainda vão visitar, não deixe de prestigiar as belezas naturais que encontra em nossa cidade, como os casarões no interior da cidade, as diversar cachoeiras, fazendas centenária, a magnifica Serra de Santo Antônio onde encontramos as pinturas rupestres, várias grutas na região de Andrelandia... São lugares que merecem ser cuidados e preservados para que as nossas futuras gerações possam apreciar das mesmas belezas de hoje... Preserve o Meio Ambiente.
Por: Beatriz Souza

já conheço a cidades ela é muito acocheganteembora fas tempo ki nao visit o mas amei na epoca agora deve concertesa tá maravilhosa
Por: nice

moro no Rio, mas conheço andrelandia, já fui lá em varias ocasiões, carnaval,semana santa, ir pra lá só ou acompanhado é tudo de bom....
Por: leandro

sou de andrelandia ,mais moro fora ,cidade muito boa para viver
Por: paulo reinaldo

eu estive ai alguns nos atráz morrro de saudades quero muito ir ai moro em Angra acho que fica longe mas eu amo Andrelândia saudadessssssssss
Por: nice miller

muito bom essa cidade ai ai viu eu fui e gostei d + pena que nao vou no carnaval mas a procima festa estarei ai se deus quizer cidade maravilhoza
Por: judson

Gostaria de conhecer a terra q minha mãe nasceu,tenho vontade de ir nas ferias,quero saber das pousadas da região p/eu ir.
Por: mario

Nasci em Andrelândia, e passei parte de minha infância e adolecencia aí. Mas em 1971 me mudei para o Estado de São Paulo no Vale do paraiba, mas sempre vou passear em Andrelândia pois tenho irmãos que moram aí nesta belíssima cidade. Em breve estarei indo passear por aí.
Por: José Crispim do Nascimento

CAPITAL DO SUL DE MINAS.........................................................................................................................
Por: JOSÉ SILVA

Eu sou louco por Andrelandia, por lá deixei muitas paixões, demais, um lugar maravilhoso, que saudade.
Por: Marco Antonio de Lima Silva

Simplesmente maravilhosa!!!!!! Sou nascida nesse paraíso e fazem 25 anos que não retorno a minha linda terra natal.Resido no DF e conheço varias cidades mas nenhuma tem o aconchego desse lugar. Ainda planejo levar meus filhos para conhecer minha adorada cidade natal. Muitas saudades!!!!!
Por: magda andrade melo

Para uma cidade de interior, até que ela não é tão pequena assim comparada as cidades adjacentes. É uma cidade bonita, bem organizada e com um povo muito simpático e hospitaleiro. A Exposição Agro-pecuária realizada sempre no mês de setembro, é uma grande atração, principalmente com os shows. Como carioca, sou obrigada a me render as pequenas grandes coisas desta "cidadezinha maravilhosa".
Por: Dalva Andrade.

eu quero muito ir ai pq gostei da cidade eu quero connhece muito
Por: daniela

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Andrelândia
Fundação:
1864
Altitude:
998m
População:
12.648 habitantes
Área:
1.007,1km²
Densidade Demográfica:
12,56hab/km²
CEP:
37300-000

Envie seu comentário sobre Andrelândia