Alto Rio Doce

Alto Rio Doce-MG
banner

Bem-vindo a Alto Rio Doce!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Alto Rio Doce, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Alto Rio Doce. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Alto Rio Doce para programar a sua viagem.

A cidade de Alto Rio Doce, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1892. A localidade está em uma altitude de 793m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 12.424 habitantes. A área total de Alto Rio Doce é de 520,4km², e sua densidade demográfica é de 23,87hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Alto Rio Doce-MG é 36260-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Alto Rio Doce

Roteiros do Brasil

Região Turística Reservas da Natureza

Circuito Turístico Nascente do Rio Doce

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

O MUNICÍPIO, antes da colonização, era habitado por índios Croatas e Puris, de origem Tupi, espalhados por toda a região. Os primeiros exploradores vieram de Guarapiranga, atual município de Piranga. Desceram pelo Rio Espera e daí subiram pelo Rio Xopotó, objetivando a exploração de minérios. Em 1711, o Alferes Francisco Soares Maciel, líder de uma bandeira, chega à região do XOPOTÓ e funda um dos primeiros arraiais da região, denominado São Caetano do Xopotó. Este arraial trouxe ainda mais exploradores que se espalharam e se fixaram às margens do Rio Xopotó, criando novos povoados Em 1759, quando José Alves Maciel chegou à região, esta já se encontrava habitada por bandeirantes e índios Croatas e Puris. Tais terras haviam sido doadas para José Alves Maciel pelo Rei de Portugal, recebendo do Governador interino, José Gomes Freire de Andrade, uma sesmaria, denominando sua residência Xopotó Acima, mais tarde, Contrato. Casou-se com D. Vicência Maria de Oliveira, mulher que muito influenciou para a construção da primeira Capela e a doação de terras para a atual cidade de ALTO RIO DOCE. A sesmaria de terras doada a José Alves Maciel transformou-se em fazenda e passou a denominar-se ?FUNDÃO?, e posteriormente com a construção da capela, passou a chamar-se SÍTIO SÃO JOSÉ. Com a fixação de mais moradores, fundou-se o povoado de SÃO JOSÉ DO XOPOTÓ em 19-03-1764, onde foi construída a primeira Capela de São José, no alto do morro seco, desenvolvendo ali o povoado núcleo da cidade. Em 1820 foi construída pelos moradores uma Capela maior no lugar onde hoje está a Igreja Matriz. Em 1830 a Capela foi elevada a Curato, e em 1832 o Curato foi elevado à Freguesia, tendo as Capela de Desterro do Melo, Rio Espera, São Caetano e Senhora dos Remédios como filiais. A Paróquia foi instituída em 1833, tendo o Padre Agostinho Cezário de Andrade como seu primeiro Pároco. Em 1882 a Capela foi demolida e foi construída em seu lugar uma Igreja de duas torres. Entre 1917 e 1919 essa Igreja foi demolida e construída a atual Igreja Matriz de São José pelo Padre Messias de Senna Batista. O nome de SÃO JOSÉ DO XOPOTÓ, permaneceu até a emancipação política do Município. Quando foi elevado à categoria de Vila, a Sede Municipal passou a denominar-se ALTO RIO DOCE, por ser naquela época a mais alta cidade localizada na zona das cabeceiras(nascentes) do RIO DOCE. O povoado foi elevado a Vila com o nome de ALTO RIO DOCE através do Decreto N° 26 em 07-03-1890. Em 24-05-1892, foi elevada a categoria de Cidade.

Significado do Nome:

Foi construida no lugar mais alto da região, na zona da nascente do Rio Doce.

Aniversário da Cidade:

30 de Agosto

Gentílico:

Alto-rio-docense

População:

12.159 habitantes  - censo IBGE/2010

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Uma cidade tranquila, hospitaleira, às margens do Rio Doce, e que tem um dos melhores - Carnaval de Rua - do País.

Clima: 

Temperado Úmido 

Temperatura Média: 

18° C 

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

Localizado na Zona da Mata mineira e distante

Limites:

Cipotânea, Rio Espera, Senhora dos Remédios, Capela Nova, Desterro do Melo, Mercês, Dores do Turvo, Brás Pires. 

Acesso Rodoviário:

BR-040, MG-280, MG-132

Distâncias:

Da Capital:

224 km 

Outras: 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Alto Rio Doce,faz parte de 2 Circuitos Turísticos: Estrada Real e Nascentes do Rio Doce, Possui um grande potencial turístico rural por possuir Fazendas do séc.XVIII e dezenas de cachoeiras.

Principais Pontos Turísticos:

-Igreja do Rosário

  -Na Sede

-Cruzeiro do São Bento

  -No Distrito de Abreus

-Cachoeiras em todo o município. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

-Fevereiro

  -Carnaval de rua

-Março

  -Feriado de Corpus Cristi Jubileu de São josé na sede sempre encerrando no dia 19/03 

-Julho 

  -Exposição Agropecuária - terceira semana do mês - Um dos Maiores eventos da região com apresentações de artistas de renome.

-Novembro

  -Carnaval - Proclamação da Burrinha

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ALTO RIO DOCE

E-mail: [email protected]  

Telefones:  (32) 3345-1155

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Secretaria Municipal da Educação

Telefone: (32) 3345.1291

Terminal Rodoviário

Telefone: (32) 8433-2859

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS, REGISTRO DE TÍTULOS E DOCUMENTOS E CIVIL DE PESSOAS JURÍDICAS:

E-mail: batistacartó[email protected]

Telefones: (32) 3345-1432

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: 

-www.estradareal.org.br

-http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

Comentários de Alto Rio Doce

O BACANA É O POVO.SEMPRE HOSPITALEIRO, CORDIAL. QUE A PREFEITURA LOCAL INVISTA NAS PESSOAS O APERFEIÇOAMENTO NO ATENDIMENTO AO TURISTA , PARA O MUNICÍPIO OBTER MELHOR ARRECADAÇÃO, E GERAÇÃO DE EMPREGO, COM MAIOR DIVULGAÇÃO NO CENÁRIO NACIONAL TURÍSTICO
Por: Francisco Nunes da Fonseca

Alguém da família do Zé NUNES . . . . GENTILEZA retornar este e´mail
Por: Francisco nunes da fonseca

Em Alato Rio Doce existe um dos melhroes carnavais do país. Uma cidade tranquila e que recebe bem aos visitantes. Local cercado por mato, da maneria como eu gosto. Tenho família em Missiorários e sempre passo em A.R.D. para dar um rolé.
Por: marcelo ferreira dos santos

O melhor carnaval de minas gerais. Sitio Mina grande do vicente.
Por: Anderson

ALTO RIO DOCE e um lugar maravilhoso quem conhece e q sabe??morei minha infancia toda la sai com meus 16 anos para o RIO DE JANEIRO.. SE eu aqui no rio conseguir ficar e no maximo 2 messes cada festa que tem la??hum so de pensar da vontade de ir e se vc nao conhece da uma passada la vc vai adorar :festas principais::: carnaval ,festa de sao jose,exposiçao ou festa agropecuaria ,festa do peao e outras fas uma agenda e passa la ??
Por: mauriney

nasci nesta cidade acolhedora, recomendo visita as cachoeiras e a culinária do bar da Lucia do lai. Abraço
Por: Ana Maria de Assis Carmo

Sai de Alto Rio Doce a 20 anos para trabalhar, buscar um melhor conforto, mas as saudades deste lugar é sem comentários, quando deixamos a família fica difícil de não visitar sempre.
Por: HÉLIO SANTANA

Esta é minha cidade natal. Embora não more mais la, sempre que posso faço uma vizitinha. O carnaval de Alto Rio Doce é o melhor de todos, Amoooooo muito tudo isso....A quem estiver lendo assim que puder va conhecer. Bjsssss
Por: Veridiana

o que e bom em alto rio doce :opovo ,o clima ,os horizontes: escutar o s.r. jose nicolao nunes contar historias e estorias dofatos antigos
Por: roberto marinho couto

Alto Rio Doce, minha terra natal, ainda jovem parti em busca de novos horizontes. Todos anos passo as férias lá com meus familiares e revendo amigos. Tem um carnaval famoso, festas tradicionais, lindas cachoeiras e muito ar puro.
Por: Joel Couto Ferreira

alto rio doce cidade natal dos meus pais ! todos os famíliares meu são de alto rio doce! um dia eu volto pra ficar de ves na minha cidade !!!
Por: lener almeida fonseca

esta e miha cidade natal que amo de coracao estou com muita saudades dos amigos eparentis um abraco
Por: ivone

esta e miha cidade natal que amo de coracao estou com muita saudades dos amigos eparentis um abraco
Por: ivone

esta e miha cidade natal que amo de coracao estou com muita saudades dos amigos eparentis um abraco
Por: ivone

Alto Rio Doce -MG È uma cidade linda e fetas muito divertidas.
Por: priscila

estive em alto rio doce no jacarnaval de 2009 foi um dos melhores amei ivone de belo horizonte .
Por: ivone

adoro alto rio doce, tem as melhores comidas, é linda a cidade . e tem as melhores exposições.
Por: raquel martins

conheço e ja morei lá,um lugar maravilhoso!aconchegante bom pra descansar e viver em plena natureza
Por: vanira r. martins

Alto Rio Doce... Amo muito esta cidade. Depois de morar nela 12 anos e meio da minha vida, sinto saudades !!! ;D
Por: Mirela

alto rio doce e uma cidade maravilhosa inesquecivel vale apena conhecer
Por: alberto ricard nunes

alto rio doce qui saudades dos meus parentes e das muitas festas realizadas e uma cidade que marca que nelapassa..ivone belo horizonte mg.
Por: ivone

nasci em alto rio doce eestudei aqui tenho saudades da minha terrinha ,mais um dia voltarei pra ficar definitivo um abracao
Por: fernando fernandes de assis

Olá, Alto Rio Doce!!!! Já morei neste lugar maravilhoso e, tenho boas recordações!!! Sinto muitas saudades deste lugar!!!
Por: Amália maria DÁssunção

Sou nascido em Alto do Rio Doce-MG, morei até 22 anos de idade e atualmente resido em S. Paulo - Capital , visitava sempre e apos falecimento de minha mãe e meu pai já faz uns 5 anos que não retornei e não sei como esta, fiquei sabendo qaue o asfalto da estrada entre Barbacena e Alto Rio Doce estava asfaltada. É uma otima cidade para passear e descansar.
Por: Ataliba Lucas de Magalhães

nasci em alto do rio doce sou da familia lorenço sai dai ha 30 anos tem 10 anos que nao visito a cidade mas nao consigo esquece-la
Por: marco antonio mendes

MANDO UM ABRACO PARA TODA MINHA FAMILIA E MEUS AMIGOS.ESTOU COM MUITAS SAUDADES DA CIDADE,DE TODOS AI.
Por: ORLANDO JULIANO FILHO

morei ai ate os seis anos mas me lenbro das festas e da cidade nos mudamos para juiz de fora em 88 gotaria de me comunicar com pessoas da cidade
Por: osmany de paula rocha

Sua gente hospitaleira, cordial, arraigada aos valores tradicionais do torrão natal e de minas. Conheça! E descubra a beleza de suas montanhas e cordilheiras, o clima ameno e saudável, a riqueza de suas águas, o colorido de sua vegetação, uma natureza preservada e acolhedora.
Por: osvani

nasci e cresci em alto rio doce amo essa cidade sai de la com 16 anos morro de saudades
Por: Denise Maria dos Santos

carnaval lugar para ficar ai os cinco dias de carnaval
Por: marcus cesar moreira gabriel

Conheço um pouco de cidade de Alto Rio Doce tenho uns parentes que moram ai proximo a conhecida ponte do beto
Por: Jorge José De Lima Filho

Olá gente. Já ouvi muitos comentários sobre a beleza e a tranquilidade dessa cidade. Nos comentários do site, vejo muita gente falar do carnaval aí, cachoeira, bar da Lucia do Laí, Sitio Mina Grande do Vicente, etc. Eu gostaria muito de ir visitar essa cidade, até no carnaval mesmo. Porém onde eu poderia ficar. Desejo muito ir com minha companheira, mas o problema é: Ficar onde, se alimentar onde. Alguém aí dê uma dica pra gente entrar em contato. Sou de Belo Horizonte. GENTE! ESSA CIDADE TEM QUE FICAR CONHECIDA. [email protected]
Por: Euler Jorge Cardoso

sou filho desta terra sagrada sou feliz de hoje poder ver como a cidademelhorou da epoca q deixei a cidade natal em 1973 por não como me manter na mesma. vivo em são paulo sempre q posso visito a doce alto rio. parabens a todos altoriodocenses.
Por: josé luiz

Cidade cheia de encantos cachoeiras, hospitalidade e o melhor carnaval !
Por: simone gressi

Essa, realmente é a cidade maravilhosa do Planete terra. Abraço aos conterrâneos.
Por: Nilson Marinho Vale

eu sou altoriodocence de coraçao amo minha terra natal mudei para dores de campos ja faz 7 anos mas sempre que posso passo as ferias la junto da minha mae as festas que adoro e o carnaval e a esposiçao um grande abraço para todos altoriodocences .
Por: anaclaudiasilvasouzaa

eu sou altoriodocence de coraçao amo minha terra natal mudei para dores de campos ja faz 7 anos mas sempre que posso passo as ferias la junto da minha mae as festas que adoro e o carnaval e a esposiçao um grande abraço para todos altoriodocences .
Por: anaclaudiasilvasouzaa

melhor carnaval q eu ja curti muita mulher bonita de todos os lugares muito bom msm
Por: marcos andré

esta cidade, esta em meu coraçao tem o melhor carnaval de minas gerais venham e confira eu garanto .
Por: washington

nossa çidade e linda mais gostaria que estivesse uma foto de alto rio doçe estampada na tela eu mim çentiria muito mais feliz moro aqui em vitoria mais se eu podesse eu estava em alto rio doçe minha terra
Por: nilza maria jose emnegildo

A cidade é maravilhosa...meu pai nasceu e se criou ai e pelo menos duas vezes por ano vamos passear ai,adooroo o carnaval de alto rio doce tudo de bom...valeu galera...
Por: VIVIANE APARECIDA FERREIRA

Sem duvida, essa é a melhor cidade do Brasil. Feliz o ALTORIODOCENSE, que não precisou se mudar para outa cidade.
Por: Totoe do geraldo seleiro

Cidade pequena, bonita e gostosa e isso que tenho a falar .Adoro esta cidade. Sempre fazemos o encontro da familia Mota, em uma fazenda proximo da cidade, a onde reuni-mos varios membros da familia, a onde todos que moram em outras cidades pedem rever um pouco de sua origem. Cidade do meu coracao.
Por: Claudia G MOta

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Alto Rio Doce
Fundação:
1892
Altitude:
793m
População:
12.424 habitantes
Área:
520,4km²
Densidade Demográfica:
23,87hab/km²
CEP:
36260-000

Envie seu comentário sobre Alto Rio Doce

banner