Alpinópolis

Alpinópolis-MG
banner

Bem-vindo a Alpinópolis!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em Alpinópolis, informações e fotos da maravilhosa Alpinópolis. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Alpinópolis, recomendadas por internautas.

A cidade de Alpinópolis, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1938. A localidade está em uma altitude de 876m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 16.266 habitantes. A área total de Alpinópolis é de 461,5km², e sua densidade demográfica é de 35,25hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Alpinópolis-MG é 37940-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Alpinópolis

Roteiros do Brasil 

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Situado na famosa região mineradora de Jacuí, próspero garimpo das Gerais no séc. XVIII, originou-se do arraial de São Sebastião da Ventania, povoado, no início, por negros e garimpeiros à procura de ouro e pedras preciosas. Em uma outra versão sobre a origem do município, a viúva de um grande fazendeiro da região, Ana Teodoro de Figueiredo - a Dona Indã -, teria doado umas terras que comprara para a construção de uma capela, surgindo, assim, o povoado. O certo é que, em 1809, o povoado passou a se chamar São Sebastião da Ventania, por estar próximo à Serra da Ventania. E, mais de um século depois, em 1914, ganhou o nome atual de Alpinópolis, devido às várias elevações da Serra da Ventania, lembrando os Alpes, próxima à cidade, que foi emancipada em 1938. Alpinópolis fica na região famosa das usinas hidrelétricas de Furnas e da Cascata, áreas naturais de grande importância no município. A cidade se destaca, ainda, na agricultura e na indústria de calcário e quartzitos.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade


Gentílico

alpinopolense

População

18.490 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Milho, café de qualidade, feijão, leite, soja, pedras semi-preciosas, laticínios, fábrica de ração, doces, enfim, diversificação é uma das características da economia de Alpinópolis. O leite e o café foram os primeiros produtos que deram o pontapé inicial para que o pequenino arraial se transformasse em cidade na década de 30. Atualmente um dos principais produtos da economia local é a extração e comercialização da pedra de quartzito ou pedra mineira, como é conhecida popularmente.

Clima 


Temperatura Média

20,6° C

hspace=0 COMO CHEGAR

Partindo de Belo Horizonte: BR-265, MG-446, MG-050

Localização

Município da Região Sul de Minas Gerais

Limites

São João Batista do Glória, Passos, Bom Jesus da Penha, Nova Resende, Carmo do Rio Claro, São José da Barra.

Acesso Rodoviário

BR-265, MG-446, MG-050

Distâncias:

Da Capital:

351 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Monte das Oliveiras
   
Construído como uma réplica do Monte das Oliveiras e onde, na Semana Santa, são encenadas as cerimônias com artistas da região.
A atividade turística começa a mostrar sinais de que poderá ser uma importante fonte de geração de emprego e renda no município. O retiro espiritual Monte das Oliveiras, que foi construído numa colina próxima a cidade, é um local bastante visitado durante a Semana Santa, quando acontece a encenação da Paixão de Cristo ao vivo.

Cachoeiras da Serra da Ventania

Lugar de lazer em torno da cidade, muito frequentados principalmente por jovens para pratica de Camping.
Alpinópolis fica na região famosa das usinas hidrelétricas de Furnas e da Cascata, áreas naturais de grande importância no município.

Cachoeiras da Serra da Ventania

Lugar de lazer, Porem no Momento Recebe a rede de esgoto de parte do município impossibilitando o uso de suas águas pela População local.

Serras em Torno da Cidade

Lugares Muito Frequentados Principalmente Por jovens Para pratica de camping.

Parque Água Viva

Fazenda Quilombo


Está distante 9 km da sede do Município, foi construída por escravos, pertenceu ao Sr. José de Oliveira Lemos, depois ao seu filho Antonio de Oliveira Sobrinho (Antonio do só Zeca), e hoje pertence ao seu neto Valdomiro Paim de Oliveira (Miro). A Fazenda não está exposta à visitação.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ALPINÓPOLIS

E-mail:

Telefones: (35) 3523-1808

Sites: http://www.alpinopolis.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933  

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (35) 3523-1212

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

- José Iglair Lopes, historiador

- José Vicente, dramaturgo

- Omar Cabral Kraüss, escritor

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Alpinópolis

Apezar de não ser dessa cidade me sinto com se eu fosse,pq eu amo essa cidade....sou de são paulo ,mas vou todo final de ano e feriados q posso,pois me sinto cidadã previlegiada da ventania.....bjsssssss
Por: marta

E aí galera de Alpinópolis, estaremos aí dia 11/06/09 para alegrar a sua festa de Santo Antonio de pádua e conhecer essa linda cidade...Um grande abraço a todos," Medalhões do Forró "
Por: Medalhões do Forró

Residi em Alpinópolis em 1953/54. Tenho belas recordações dessa linda cidade. Meus amigos na época:Zelito, João Carlos, Miguel, Osvaldo,etc.
Por: Atil José Freire

essa cidade e muito linda já morei ai tenho um primo que mora ai quero volta morar ai dinovo!
Por: mariana

Lindaa!!!!!!!!!!!!simplesmente maravilhosa,cidade q me acolhe sempre ,povo bacana e muito hospitaleiro,,,quero dizer dinovo q amoooooooooo essa cidade como se fosse minha cidade natal.......saudadessssss,,,,,,,,sinto cheiro de comidinha de fogão de lenhaaaa... aí qt saudades
Por: marta

oi pessoal já estiva aí, faz muitos anos..... mas até hoje tenho contato com algumas pessoas daí.. a lia, maria alice .... samuel, são pessoas bastante conhecidas aí .um grande abraço , estou me preparando para ir aí novamente.
Por: jô guardarini.........sp

O Monte das Oliveiras é um monumento a céu aberto mostrando através das suas construções a trajetória de toda a história bíblica desde o Gênesis até o Apocalipse. É uma materialização dos ensinamentos bíblicos inédito no Brasil e talvez do mundo. Desde a entrada até o espaço amplo para encenação da crucificação da morte e ressurreição de Jesus Cristo.Para quem quer fazer um turismo religioso é a mais extraordinária opção.
Por: Antonio Lemos da Silveira

Eu adoro minha cidade Ventania!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Por: cristiane

Uma cidade maravilhosa na qual tive o praser de residir durante 15 anos espero poder voltar um dia para visita-la
Por: Monica eusebio de pina

ja fui várias vezes em Alpinopolis,tanto os parentes de minha mae e meu pai moram aí, sao as famílias Pimenta e Avila,são pessoas maravilhosas, de muito bom coraçao e todos que aí moram,se pudesse mudaria para esta cidade...abraços a todos
Por: julia

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Alpinópolis
Fundação:
1938
Altitude:
876m
População:
16.266 habitantes
Área:
461,5km²
Densidade Demográfica:
35,25hab/km²
CEP:
37940-000

Envie seu comentário sobre Alpinópolis