Alagoa

Alagoa-MG
banner

Bem-vindo a Alagoa!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Alagoa, informações atualizadas sobre a cidade Alagoa, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Alagoa.

A cidade de Alagoa, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1962. A localidade está em uma altitude de 1.132m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 2.809 habitantes. A área total de Alagoa é de 162,0km², e sua densidade demográfica é de 17,34hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Alagoa-MG é 37458-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Alagoa é um município pra lá de simpático com a cara e o jeitinho mineiro, que tanto fascina pessoas do mundo todo. A cidade está localizada no interior do estado de Minas Gerais, há, cerca de, 426 km da capital, Belo Horizonte. Trata-se de uma cidadezinha simpática e tranquila, com uma população que não chega a 3 000 habitantes.

Alguns dizem que Alagoa foi fundada pelos bandeirantes, em 1910. Outros dizem que foi um Padre que a criou. Mas acredita-se que origem verídica do nascimento do povoado se deu aproximadamente no ano de 1730, quando aconteceu a inauguração da capela Nossa Senhora do Rosário da Alagoa de Aiuruoca – o rio que corre na região. O que se sabe com certeza é que o município conquistou sua independência em 30 de dezembro de 1962.

Apesar de pequena e pacata, a cidade de Alagoa, em Minas Gerais é um prato cheio para os turistas de todas as idades. Com seu clima agradável, Alagoa é reconhecida pela sua excelente produção de queijos do tipo parmesão. Por isso é chamada de a “terra do queijo parmesão”. Se estiver por lá, não deixe de experimentar!

Mas os encantos deste município vão muito além do queijo! E a cidade de Alagoas tem muitos outros atrativos, a maioria deles está ligada à sua abundante beleza natural, que é preservada com carinho pelos moradores da região.

Para quem gosta de aventuras e práticas de esportes radicais aquáticos, Alagoa é um paraíso na terra. O rio Airuoca possui uma infinidade de quedas d'água e corredeiras, todas dentro do Parque Estadual do Papagaio. Parada obrigatória e moradia de uma exuberante vida natural, reunindo diversas espécies da Mata Atlântica preservadas. Lugar perfeito para recarregar as energias e aproveitar o dia, em qualquer estação do ano. Além disso, suas cachoeiras também formadas pelo o rio Aiuruoca formam belíssimas paisagens. São elas: Cachoeira do Zé Pena, do Zé Guedes e da Itaoca.

Para quem curte um pouco de história, outra visita obrigatória é o Garrafão. Lugar onde os padres jesuítas escavavam túneis nas pedras para extrair ouro. Esta região é cheia de lendas e é considerado místico por quem mora na região.

Informações de Alagoa

Roteiros do Brasil

 "ALAGOA TAMBÉM É BRASIL"

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Nossa Senhora do Rosário da Alagoa da Aiuruoca, era a denominação da capela ligada à Matriz de Aiuruoca, que, desde 1730, foi o núcleo do povoado que é hoje a cidade de Alagoa. A matriz é reconstruída em 1752. Conhecida a capela também por Senhora do Rosário da Alagoa, ou simplesmente Rosário da Alagoa, foi elevada a curato em 1758 por alvará régio.
Em 1855 é elevado à categoria de freguesia.
Em 1911 a denominação passa a ser só Alagoa, como distrito de Aiuruoca.
Em 1923 o distrito é transferido para Itanhandu.
Em 1938 passa a integrar o município de Itamonte.
Em 30 de dezembro de 1962 foi criado e emancipado o município.  

Significado do Nome

Na plenitude do Século XVIII, Coronel Simão da Cunha Gago e sua expedição desbravavam as montanhas altas do extremo sul mineiro e encontraram uma enorme lagoa represada por uma grande pedra. Furaram a pedra - que existe até o dia de hoje denominada Pedra-Furada - e esvaziaram a lagoa, extraindo todo seu minério precioso. Daí o nome Alagoa.

Aniversário da Cidade:

28 de Dezembro 

Gentílico:

Alagoense

População:

2.079 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Alagoa, um Paraíso nas Montanhas.
Ar Puro - Picos e montanhas, vales e valados, cenário natural que proporciona uma qualidade de vida ímpar. Não há dinheiro que pague a oportunidade de respirar o ar puro de Alagoa contemplando a beleza atraente à sua volta.
Água - Dos lugares mais inusitados brotam nascentes de águas, que fazem correr riachos, formam cachoeiras e transformam-se em corredeiras maravilhosas. E o melhor de tudo: esta abundância está à disposição de
qualquer visitante.

Clima:

Tropical de Altitude  

Temperatura Média:

28º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:

Belo Horizonte  - BR 040 sentido Rio de Janeiro, passando por Santos Dumont e Ewbank da Câmara. Virar à direita na BR 267, passando por Orvalho, Lima Duarte e entradas para Olaria e para Bom Jardim de Minas, Liberdade, Carvalhos, Seritinga até chegar em Airuoca. Entrar em estrada de terra percorrendo 43 km até Alagoa.

Localização:

No cume da Serra da Mantiqueira, no Sul de Minas. Integra a Estrada Real e o Circuito Terras Altas.
80% da nossa topografia é montanhoso. Uma cadeia de montanhas cerca a cidade, vales e valados se formam entre elas, sendo leito de abundante araucária e diversas espécies de árvores, isso faz de Alagoa uma cidade verde. De tão ecológica, Alagoa está integralmente na APA Serra da Mantiqueira - Área de Preservação Ambiental Federal, no entorno do Parque Nacional de Itatiaia e na sede do Parque Estadual do Papagaio.

Limites:

Itamonte, Aiuruoca, Baependi e Bocaina de Minas, São Lourenço e Caxambu. 

Acesso Rodoviário:

BR 267  

Distâncias:

Da Capital:

400 km  

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Alagoa integra o Circuito Terras Altas da Mantiqueira, sendo a mais alta das Terras Altas. Também está no Caminho Velho da Estrada Real. Daqui os desbravadores levaram muito ouro, deixaram apenas os nomes nos
bairros Ouro Fala, Companhia, Engenho, Condado, Quilombo, Pedreira, entre
outros.

Meio Ambiente - Alagoa está 100% na Área de Preservação Ambiental - APA Serra da Mantiqueira, bem como é sede do Parque Estadual Serra do Papagaio. Ainda está na zona de amortecimento do Parque Nacional do
Itatiaia. Tudo isso é estímulo à proteção ao nosso Meio Ambiente.

Principais Pontos Turísticos:

Cachoeira do Ouro Fala 

Cachoeira localizada no povoado do Ouro Fala, distante 4 km do centro da cidade. Seguir pela estrada sentido Alagoa - Aiuruoca.

Cachoeira do Zé Pena 

Cachoeira localizada no povoado do Rio Acima e Condado, distante 7 km do centro da cidade. No povoado de Condado, entrar à esquerda, conforme sinalização.

Pedra Santo Agostinho 

Pico localizado no povoado do Garrafão, distante 20 km do centro da cidade.

Poço do Ouro Fala 

Antigo local de mineração do Barão de Cocais, século XVII, distante 4 km do centro da cidade.

Túnel da Bomba 

Antigo túnel utilizado em mineração. Distante 12 km do centro da cidade.

Túnel do Garrafão 

Antigo túnel escavado na rocha com aproximadamente 500m de extensão feito por escravos no século XVII. 

Parque Estadual Serra do Papagaio

Considerada banco genético de espécies da Mata Atlântica, unidade de conservação forma corredor ecológico com Parque Nacional de Itatiaia.
Criado em 05 de agosto de 1998 por meio do Decreto nº 39.793, o Parque Estadual Serra do Papagaio, administrado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), está localizado na Serra da Mantiqueira, e comemora 10 anos de existência.  Importante reserva de diversas espécies de mamíferos, aves e anfíbios, o Parque é considerado também um banco genético de espécies representativas da Mata Atlântica, além de possuir formação mista de campos, matas e áreas de enclave com matas de araucária. 

Parque Nacional do Itatiaia

É o mais antigo parque nacional do Brasil, fundado em 14 de junho de 1937, pelo então presidente Getúlio Vargas através do Decreto Federal nº 1713, com uma área atual de 30.000 hectares (300 km2). O parque possui montanhas com quase 3.000 metros de altitude e mantém uma fauna e flora bastante diversificada devido à altitude e ao clima variado. É administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

O nome Itatiaia é de origem tupi e significa "penhasco cheio de pontas". 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 
4º Festival do Queijo - INFORMAÇÕES

A Prefeitura de Alagoa realizará o 4º Festival do Queijo nos dias 24, 25 e 26 de Maio, no Ginásio Poliesportivo Anísio Mendes de Andrade. O Festival do Queijo e do Queijeiro de Alagoa é um evento, criado em 2010, que visa reconhecer a importâncias dos queijeiros alagoenses e valorizar o Queijo produzido em Alagoa.

No dia 24 (SEXTA): Abertura Oficial às 19:30hs; em seguida a entrega das COMENDAS – Paschoal Poppa e Gumercindo Ferreira Pinto, bem como o título Queijeiro do Ano. Serão conhecidos também o Patrono e a Patronesse do Queijo. Resultado do vencedor do 2º Concurso: O Maior Queijo de Alagoa! Haverá também palestra do Banco do Brasil para produtores rurais e comerciantes. A noite encerra-se com um show de Ane Caroline.

No sábado, dia 25, som mecânico o dia todo, os stands – dos patrocinadores e da degustação do queijo – ficarão abertos o dia inteiro. À noite, por volta das 19:30hs começará a apresentação Minas Território da Cultura e de artistas locais: Talentos da Terra. Em seguida, às 22:00hs começará o Show com Wagner e Wanderson

Já no domingo, 26/05: Festa do Fusca, o 1º Encontro de Fuscas em Alagoa.

COMUNICADO: As pousadas de Alagoa já estão praticamente com todas as reservas preenchidas. Quem tiver interesse em alugar alguma casa, sítio ou quarto entre em contato com a Secretária Municipal de Turismo, Dª Fiinha, pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 35 9988-8528.

Quem tiver interesse em alugar algum quarto, casa ou sítio, também poderá entrar em contato com a Dª Fiinha para fazer um cadastro.

Prefeitura de Alagoa: Avançando com o 4º Festival do Queijo

1° ENCONTRO DE FUSCAS DE ALAGOA

Em 2013 a Volkswagen completa 60 anos fazendo o lançamento do FUSCA!
Em 2013 a Prefeitura de Alagoa/MG realizará a FESTA DO FUSCA, pela primeira vez!

Coincidência? Acaso? A resposta não interessa. O que interessa mesmo é que em Alagoa o Fusca é um carro popular, por conseguir suportar as estradas de terra. Forte, robusto, valente, são alguns adjetivos que acompanham os Fuscas alagoenses tanto na roça quanto na cidade.

Em Alagoa até o Prefeito Tiãozinho tem Fusca. “É um carro que aguenta o tranco e me acompanha faz tempo! Parece um Jeep” relata.

Na época das águas, as chuvas prejudicam as estradas causando atoledos, trechos com muito barro e lama. Mas nada disso segura o Fusca, que “rasga” o barro tranquilamente. Em Alagoa, sem Fusca, costuma-se dizer: “Hoje nós não vara” Que significa: hoje nós não conseguimos passar na estrada.

Como o IV Festival do Queijo e do Queijeiro de Alagoa é um evento que movimenta a cidade e região das Terras Altas da Mantiqueira, achamos uma data para abrigar a Festa do Fusca – 1º Encontro de Fuscas em Alagoa-MG: dia 26 de Maio (domingo).

A Prefeitura de Alagoa está fechando patrocínio com o Grupo CIAC (VW) para montarem um stand durante o IV Festival do Queijo e para abrilhantar a Festa do Fusca: a mostra do Novo Fusca. A Túlio Auto Peças, de Alagoa, e a Norte Pneus, de Juiz de Fora, já confirmaram a participação!

Haverá uma recepção dos Fuscas e dos “fusqueiros” na parte da manhã do domingo. No ato da inscrição (gratuita) os participantes receberão um adesivo e um ingresso para um café da manhã mineiro.

Haverá prêmios de participação e categorias que serão divulgadas posteriormente.

Chame os amigos, dê a partida no Fusca e venha para Alagoa/MG!

Interessados em camisetas da Festa do Fusca, favor enviar e-mail para [email protected]

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ALAGOA

E-mail: [email protected]

Telefones: (35) 3366-1448 / 1449 ramal 28

Sites: http://www.alagoa.mg.gov.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

E-mail: [email protected]

Terminal Rodoviário de Belo Horizonte

Telefone: (31) 3271-3000
Site: www.rodoviariabelohorizonte.com.br

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

Telefones: (35) 9986-4770

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.estradareal.org.br

http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

Comentários de Alagoa

otimo muito bonito, espero voltar em breve, o mais rapido possivel
Por: antonio carlos rosa

Alagoa é um paraíso nas montanhas. Montanhas altas da Mantiqueira. Com muito verde, água em rios, corredeiras e cachoeiras. Ar puro e clima predominantemente frio. Berço do queijo parmesão. Alagoa é bão dimais sô!
Por: Osvaldo Filho

Alagoa é um pedacinho do paraíso, um lugar lindo, tranqüilo, com um clima maravilhoso, vale a pena visitar! Pena que só há ônibus para lá uma vez por dia, quem não tem carro fica muito restrito, mas mesmo assim a beleza natural compensa a visita.
Por: Rita Moreira

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Alagoa
Fundação:
1962
Altitude:
1.132m
População:
2.809 habitantes
Área:
162,0km²
Densidade Demográfica:
17,34hab/km²
CEP:
37458-000

Envie seu comentário sobre Alagoa