Abaeté

Abaeté-MG
banner

Bem-vindo a Abaeté!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Abaeté, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Abaeté.

A cidade de Abaeté, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1870. A localidade está em uma altitude de 647m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 22.775 habitantes. A área total de Abaeté é de 1.822,4km², e sua densidade demográfica é de 12,50hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Abaeté-MG é 35620-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Abaeté

Roteiros do Brasil

RegiãoTurística Coração das Gerais

Circuito Turístico Lago Três Marias
 

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

No Planalto Sertanejo, às margens do Ribeirão Marmelada, com a Serra do Tigre se levantando no extremo Oeste, está a cidade, já centenária. Perto da represa de Três Marias, numa altitude de 700 metros, com ruas e praças ajardinadas, dista 220 quilômetros de Belo Horizonte, pela BR-040, via Pompéu-Martinho Campos. O município com 1783 quilômetros quadrados de área, já viveu a época da mineração de diamantes. Hoje é importante pólo de produção leiteira. Sua origem está ligada à existência de diamantes na região, o que atraiu muitos colonizadores em busca de sesmarias. O aparecimento da primeira data de 1738, de propriedade de José de Faria Pereira. Em seguida, outras sesmarias foram concedidas e muitas pessoas se deslocaram para a região. Em 1845, foi erguida uma capela dedicada a Nossa Senhora do Patrocínio, mediante doações feitas por um grupo de fiéis ricos. Ao redor da capela, desenvolveu-se o povoado denominado Marmelada. As atividades comerciais da região eram incentivadas pela ação dos tropeiros. Em 1847, o povoado passa a distrito, com o nome de Arraial Novo da Marmelada. Em 1864, foi criada a freguesia denominada Nossa Senhora do Patrocínio do Marmelada. Em 1870, foi elevada a vila, passando a chamar-se Dores do Marmelada. Em 1877, passa a cidade, recebendo o nome de Abaeté, que significa o bravo, o homem de respeito, o ilustre.

Significado do Nome:

"Abaeté" é um termo oriundo da língua tupi e significa "homem verdadeiro", através da junção dos termos abá ("homem") e eté ("verdadeiro"). 

Aniversário da Cidade

1º de Janeiro

Gentílico

abaeteense

População

22.690 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Uma cidade muito boa e tranquila de se viver. Faça uma visita a cidade que encanta à primeira vista!

Clima

Tropical

Temperatura Média

22,9 C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Município da Região Central no Estado de Minas Gerais

Limites

Cedro do Abaeté, Martinho Campos, Morada Nova de Minas, Paineiras, Pompéu e Quartel Geral.

Acesso Rodoviário


Distâncias:

Da Capital:

172 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

 

Principais Pontos Turísticos

Praça Juscelino Kubistschek

Praça da Prefeitura                                                      

Praça da Igreja Matriz     

Praça Dr. Kanuto                                                     

Praça Edgardo Abreu

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Exposição Agropecuária

- Cavalgada

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ABAETÉ

E-mail: [email protected]

Telefones: (37) 3541-1555 / 2444

Sites: http://www.abaete.mg.gov.br/http://camaraabaete.mg.gov.br/plus/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933  

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (37) 3541-3435

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

http://www.cnm.org.br/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

- Alberico de Souza Cruz, Jornalista brasileiro e antigo diretor de Jornalismo da Rede Globo de Televisão.
- Osvaldo Faria, um dos maiores jornalistas esportivos da história mineira;
- Ariosvaldo Campos Pires, advogado, nasceu em Abaeté em 17 de maio de 1934, faleceu em 12 de novembro de 2003, foi diretor da Faculdade de Direito da UFMG;
- Renato Andrade, instrumentista;
- Alfredo Campos, Senador (1983 a 1995);
- Juvenil Alves Filho, Deputado Federal, cassado pelo TSE em 12 de fevereiro de 2009.
- Maurício Soares, Ex-prefeito da cidade de São Bernardo do Campo.
- Simão Viana da Cunha Pereira, advogado e político, foi Deputado Estadual em 1947, 1950, 1954 e 1958 e Deputado Federal em 1962 e 1966, quando foi cassado pelo AI-5. Suplente do então Senador Itamar Franco, quando este assumiu a Presidência da República não pôde assumir, pois morreu de câncer.
- José Agenor Álvares da Silva, Ministro da Saúde de 31/03/06 a 16/03/07. Farmacêutico graduado pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1974, coordenou o Programa de Interiorização das Ações de Saúde e Saneamento (PIASS), foi secretário de Planejamento e secretário-adjunto do Ministério da Saúde, consultor nacional da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), presidente da Fundação Ezequiel Dias (MG), coordenou o Projeto Nordeste do Ministério da Saúde. Entre 1999 e 2005, foi gerente de Descentralização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Abaeté

Balneários na represa de Três Marias, Cachoeira do Cedro, fazendas, barzinhos, povo animado e muito bonito! Excelentes festas!!! Principalmente a exposição, a feirinha (terças à noite e sábados manhã)e o melhor carnaval!!!
Por: Layane

uma cidade linda maravilhosa encantadora a cidade mais linda que conheci
Por: breno

conheço Abaeté e uma cidade pacata, mas o carnaval e rodeios são ótimos. Gente simples e lugar maravilhoso para descançar... mineirinha
Por: lenicy da silva

Tive o prazer de conhecer esta bela cidade de pessoas hospitaleiras e amigas.
Por: Eliete Pereira de Castro Lacerda

olá, meu papai mora em abaeté até hoje, gosto muito desta cidade ,mas só posso voltar ai uma vez por ano . para mim é pouco mas o trabalho ñ deixa...gosto de tudo, principalmente das pessoas ospitaleiras e ar puro .
Por: roberto carlos lamounier

morei nesta cidade ate os 15 anos. faz 15 que me mudei tenho muitos parentes ai e muitos amigos que ai deixei tenho muitas saudades adoro Abaeté
Por: Renata

Abaeté, que saudades de ti. Quando tudo eram sorrisos mesmo com a vida difícil . As recordações da infância na Escola Estadual Frederico Zacarias depois na CNEC e por fim na Escola Estadual Dr. Cândido... Doces lembranças das primeiras paquerinhas da infância, dos amigos de verdade, do meu primeiro emprego de verdade no Escritório de Advocacia , da missa na praça da Matriz, das procissões... Quando volto tento reencontrar as pessoas, os amiguinhos ... Mas em vão, a ser alguns parentes. Mas comigo ficarão as lembranças mais lindas que tenho em minha vida. Quando eu era realmente feliz e talvez nem sabia. Mas comigo levo para sempre esta recordação adorável que nada me faz esquecer. Te amo muito Abaeté querida e aos teus filhos queridos meu abraço. Um dia espero poder reviver um pouco de tudo isso. O sotaque de que orgulho, a liberdade incomum, o calor humano maravilhoso e as mais lindas mulheres deste país. Te amo, Abaeté. Seu filho de Brasília.
Por: Weber J. Almeida

adoro esta cidade principalmente o carnaval eo local q eu + gosto é a ceramica e o abaetezinho!!!
Por: micaela aparecida barbosa da silva

muito legal as fotos de minha querida abaeté,vcs estão de parabéns .gostaria que conseguissem mais fotos. desejo sucesso! obrigado
Por: joão batista lopes

É sem sombra de duvida o melhor lugar do mundo.Não existe palavras para descrever o amor que eu sinto por essa cidade.Não existe lugar melhor no mundo.E nunca existirá.
Por: Elizet Carvalho

sou de abaete e moro em brasilia a 11anos mas vou em abaete no maximo de 2 em 2 meses amo a minha cidade nao esqueço dela numca um abraço a todos os abaeteenses
Por: antero carvalho

falar de Abaete é facil! é so falar que é um otimo lugar; bao "sem tanto" de pessoas inteligentes e muito acolhedoras otimo lugar para se passar umas ferias... abraço a todos os cidadãos dessa cidade maravilhosa!!!! joão hélio
Por: joao helio

Passei toda minha infância em Abaeté. Saíamos no trem Vera Cruz do Rio até Belo Horizonte e da Praça da Estação, um tio nos levava de Rural Willis até Abaeté por mais 200km. Ah que saudade que se podia viajar de trem pelo Brasil!
Por: Marcos da Cunha

bom eu ja morei ai 3 anos eu amei este lugar,tenho muitas saudades dai das festas de carnavais .com tanta gente firmeza e alegre..e muito bom a folia de reis..tenho saudades do corgo da marmelada eu nadava ai kkkk a agua ira igual um barro ,eu pulava da ponde mais os muleques era muito discomtraido mesmo..saudades..
Por: sergio martins da rocha

Só de Janúaria , e passo minhas férias em Abaeté na casa do meus avós . Cidade maravilhosa , pessoas otimas conheco lá e sem falar das festas é o melhor , e a feira dia de sabado . Adoro esta cidade essa cidade em julho setou la.
Por: Netinho

Só de Janúaria , e passo minhas férias em Abaeté na casa do meus avós . Cidade maravilhosa , pessoas otimas conheco lá e sem falar das festas é o melhor , e a feira dia de sabado . Adoro esta cidade essa cidade em julho setou la.
Por: Netinho

eita que cidade maravilhosa amei amei amei adorei de coraçao eu vou pedir para minha mãe para ir aí comigo só para eu prestigiar de perto essas maravilhas que essa cidade tem para oferecer aos turistas de todo brasil ou até mesmo de todo mundo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Por: raquel

Amo essa minha cidade,querida,sempre vou estar aqui pra acompanhar os avancos de Abaete uma cidade ta o querida por todos...sz
Por: Daniiela

Abaeté é uma cidade plana, bonita, planejada e com um povo muito hospitaleiro. Bons bares, lindas moças.
Por: EDVAR DIAS CAMPOS

Sou da cidade vizinha dores , parabens pela divulgação,tenho grandes amigos e gosto do pessoal acollhedor e simpatico de abaeté.
Por: osvaldo jose de araujo

Conheço abaeté por ser a terra natal de minha mãe Isabel Lucas Pereira que depois de casar no rio de janeiro passou a assinar Isabel de França Baptista, mas ai em Abaeté ela era conhecida pelo apelido de Biluca. Como ela amava muito tudo aí pretendo voltar não uma mas várias vezes e continuar mantendo contato com com os parentes que temos ai, até a vista Abaeté Moreno...
Por: elizabeth de frança baptista

Fui á Abaeté faz muito tempo, achei linda a cidade pretendo voltar.
Por: Neide Melo

Já morei em Abaeté por 5 anos. Depois fui para Belo Horizonte. Agora vivo em Bogotá na Colombia. Mas consegui um lote em Abaeté e estou indo agora para construir um baracao só para passar as férias de dezembro. Amo esta cidade. Falta mais fotos da cidade para matar a saudade e divulgar esta calorosa cidade. Abraço a todos. Em dezembro chego aí.
Por: Lazaro Ramos

É UMA CIDADE MUITO BOA E TRANQUILA E BONITA , DE PASSEIA BOM LUGARES MUITOS PARA CONHECER COM AS IGREJAS ETC..
Por: tamara ferreira nascimento

GALERA.. AMUUUU ABAETÉ DE PAIXÃO, ME MUDEI PRA ESSA CIDADE COM 8 ANOS DE IDADE,FIQUEI ATE MEUS 12 E RETORNEI NOVAMENTE COM 15 ANOS,POR FIM,VOLTEI NOVAMENTE PRA BH. MAS FALO,FORAM OS MELHORES ANOS DA MINHA VIDA.. MORRO DE SAUDADES DOS AMIGOS QUE GRAÇAS A DEUS FIZ.. ABAETÉ UM LUGAR GOSTOSO DE SE VIVER.. SEI QUE MINHA VIDA AINDA TEM MTO QUE VIVER LA EM ABAETÉ... AMOOO MESMO.. COMO SE TIVESSE NASCIDO LÁ..MINHA CIDADE NATAL BH..MINHA CIDADE DO CORAÇÃO ABAETÉ....
Por: Giselle Carla Ferreira

amo essa cidade nasci e fui criada ai.hoje morro em nova serrana sempre que posso passo fim de semana ai.agora com o pogreso chegando ai quem sabe um dia volto.lugar lindo gente amiga so em abaete bjs p todos....
Por: marcilucia rocha

adorei essa cidade ela e muito bonita parabens pra vcs que cuidam dessa cidade maravilhosa
Por: ana luiza rodrigues dda costa ricoy

fui nacido em abaeta estudei no grupo frederico depois na sinegue ai mudei para uberaba onde moro ate hoje mas amo abaete
Por: ataragildo cesar de almeida

ja conheço pra mim e uma cidade muito tranquila lugar bom de se viver so paz
Por: ataragildo cesar de almeida

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Abaeté
Fundação:
1870
Altitude:
647m
População:
22.775 habitantes
Área:
1.822,4km²
Densidade Demográfica:
12,50hab/km²
CEP:
35620-000

Envie seu comentário sobre Abaeté

banner