Tasso Fragoso

Tasso Fragoso-MA
banner

Bem-vindo a Tasso Fragoso!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Tasso Fragoso, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

A cidade de Tasso Fragoso, localizada no estado de Maranhão (MA), foi fundada no ano de 1961. A localidade está em uma altitude de 242m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 6.334 habitantes. A área total de Tasso Fragoso é de 4.442,9km², e sua densidade demográfica é de 1,43hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Tasso Fragoso-MA é 65820-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Tasso Fragoso

Roteiros do Brasil

Região Chapada das Mesas

 

 

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Deve-se ao piauiense Marcelino Tavares de Lira, procedente de Ribeiro Gonçalves, a fundação do povoado Brejo da Porta, ocorrida presumivelmente no início deste século. Localizado num lugar distante e de difícil aceso, que não estimulava o afluxo de correntes migratórias mais densas e freqüentes, seu povoamento e desenvolvimento econômico tiveram ritmo muito lento,a despeito da aptidão de suas terás para a lavoura e a pecuária. A 31 de dezembro de 1948, através da Lei Nº 269, foi elevada à condição de vila. Desmembrado de Alto Parnaíba, tornou-se cidade e sede de município, com a denominação de Tasso Fragoso, por força da Lei Nº 2168, de 19 de dezembro de 1961, devendo esses títulos aos esforços desenvolvidos pelo então deputado estadual Didácio Coelho dos Santos. Tasso Fragoso foi general do exército, engenheiro militar, historiador e sociólogo, tendo integrado a junta governativa que assumiu os destinos do Brasil quando da deposição do presidente Washington Luís.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

19 de dezembro

Gentílico

tassofragossense

População

7.796 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Cidade linda, ótimo passar férias e um povo acolhedor.venha tomar banho no rio Parnaíba, diversão é o que não falta!

Clima 

Equatorial

Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR


E-Bom Jesus/PI - q

Localização

Sul Maranhense 

Limites

Balsas, Alto Parnaíba

 

 

Distâncias:

Da Capital:

670 km

Outras:


-Bom Jesus/PI - 393 km

hspace=0 TURISMO

Resumo:

O município é rico em cavidades naturais, como a  Gruta  da  Arara  Azul,  e  arqueologia.  São milhares de  gravuras  e  pinturas  rupestres,  situadas  em  toda a região da cidade,  lugares de grande beleza cênica como: morros do Garrafão (em forma de um grande garrafão, um dos maiores pontos de visitação da cidade), a 4 km da sede, e do Elefante (o formato de um elefante), a 12 km da sede,  rio Parnaíba e as  regiões  da Babilônia, Fordão, Santa Maria, onde se encontra a maioria dos sítios arqueológicos.
A fauna e fora da região também são riquíssimas. São enormes brejos de buritizais, com sua biodiversidade, onde há fores e frutas nativas de cores, sabores, formas e tamanhos variados. E animais raros, como a harpia (gavião real), o urubu rei, o curió, a arara azul, periquito, jandaia e muitos outros.

Principais Pontos Turísticos

Museu do Cerrado

Na cidade de Tasso Fragoso encontra-se o Museu do Cerrado. Um lugar que traduz toda a história do Cerrado em  forma de utensílios e objetos. Você volta literalmente ao passado.
Apesar de todos os objetos e utensílios, o maior tesouro do Museu a catalogação dos inúmeros sítios arqueológicos,  com  inscrições  rupestres  ou  grafmos  (uma  forma de comunicação usada pelos homens primitivos,  que  usavam  as mãos manchadas de  sangue  para  desenhar  silhueta  estampada  nas paredes das rochas ou cavernas).
Entre  as  várias  peças  guardadas  no Museu  do Cerrado,  está  o  que  seria  um machado  de  pedra, com  idade estimada entre 40 a 60 mil anos de história, mas a afirmação, ainda precisa ser melhor estudada.
Mas, não é só de achados milenares que o Museu vive. Em seus domínios, o visitante encontra peças usadas até bem pouco tempo pelo homem simples do Cerrado, mas que  já caiu em desuso. São peças que recordam toda uma época como a espingarda, apetrechos para montarias, utensílios domésticos, cabaças de água, cuias e muito mais.
Tudo isso só foi possível devido à garra, força de vontade e coragem de Agnaldo Guimarães, mais conhecido como Lirô, proprietário do Museu.
Preocupado com a perda das raízes de sua cidade, ele decidiu fazer algo para resgatá-las. “Essa história também faz parte de mim. Eu vivi isso aqui na minha infância”, conta.
Com quase 10 anos de existência, o manancial da cultura  tasso  fragosense recebe  freqüentemente  alunos  em busca de um maior  conhecimento  sobre  a origem de cada peça espalhada pelo salão do Museu.

hspace=0 EVENTOS 

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Manifestações culturais e religiosas Os  festejos  de  Nossa  Senhora  do  Carmo,  a  padroeira da cidade, de 07 a 16 de  julho, é o período em que a cidade fica bem movimentada, devido às férias.

- Além disso, tem os Reisados, a Festa do Divino e as tradicionais quadrilhas de São João.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE TASSO FRAGOSO

E-mail:

Telefones: (99) 3543-1270

Sites: http://www.tassofragoso.com/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de São Luís

Av. dos Franceses, s/n – São Cristovão
Telefone: (98) 3249-0778 / 4500

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO ÚNICO:

E-mail: [email protected]

Telefones: (99) 3543-1116

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

http://www.cnm.org.br/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Tasso Fragoso

Tasso como dizia meu avô, é minha cidade natal, nasci, neste municipio, na no Babilônia, localidade Vamos Ver, na Cidade tenho o primo Neto Macedo, casado com a filha do Sr. Antônio Barreira, Moro em Brasília a 31 anos, funcionário público federal, lotado no Ministério da Educação MEC. Um abraço a todos que residem e faz com que Tasso Fragoso seja noticias, para o Brasil, e Mundo, belos fotos Parabéns, Um abraço do Getúlio de Macedo castro. contato: Mail: [email protected] fones: 61, 21048198, 61, 36201671.
Por: Getúlio de Macedo Castro

Cidade linda, amo passar férias nesse lugar maravilhoso, tomar banho no rio Parnaíba. amo essa terrinha.
Por: ELENICE TAVARES

Tasso Fragoso, é uma Cidade linda, de pessoas simples, um abraço aos internautas da cidade, em especial, a familia Barreira, e Macedo, a todo os moradores do Paraiso, e todo o sertão do grande Municipio, as localidade do Boi, Vamos-Ver, Chiqueiro, Angico um abraço a todos do Neto do saudoso Odonel Macedo, que o Getúlio de Macedo Castro aqui do MEC Brasilia/Df
Por: Getulio de Macedo Castro

Eu moro nessa cidade maravilhosa aki é tudo de bom! Mas o que tem de melhor aqui é a hospetalidade do povo daqui são todos humildes! por isso eu amo Tasso Fragoso.
Por: juliana ribeiro pamplona

Tasso Fragoso é minha terra natal e por ser uma pequena cidade a população é muito hospitaleira e para quem gosta de caminhar em serra lá tem muitas maravilhosas.Já não morro lá mas sempre que posso estou indo!
Por: EZILEIDE DIAS TAVARES

No ano de 2001 foi descoberto no municipio de Tasso Fragoso, fortes vestígios do HOMEM PRÉ HISTÓRICO,o que podemos chamar de "Patrimônio da Humanidade", sao milhares de gravuras e pinturas rupestrres espalhadas em toda extenção do municipio. hoje ja é considerado a "nova descoberta do maranhão" e desponta hoje como um novo senario turístico do polo Chapada das Mesas. EM TASSO FRAGOSO, VISITE O MUSEU DO CERRADO. Abraços
Por: Lirô Guimaraes Fialho

tasso fragoso uma cidade maravilhosa de gente acolhedora bem tranquila´pra se viver lugar de lindas paisagens .....sempre que posso volto a esse lugar!!!!
Por: lucifatima

minha terra abençoada sempre sera amada no meu coraçao querida jamais sera esquecida...
Por: kesia tavares

não moro no tasso , mais eu amo aquela cidade , lá e tudo de bom!
Por: marileia martins

minha cidade natal..... lugar maravilhoso de si ver e viver,eu amo esse lugar, to com muitas sudades ...guente vaõ conheçer tasso la e muito bom,tomar um balho no parnaiba..... quem vai la naõ esquece. naõ e atoa que se chama >>> TASSIM DE AÇUCAR... AMAMO VCS TASSO !! XAUDADES...BEIJK.
Por: benilva ferreira

ESSE LUGAR E 10.... EU AMO TASSO MORO AQUI E ADORO AS BELESAS QUE A RODEIAM...
Por: BERNARDO MARTINZ

é uma cidade muito bonita e de grande potendial humano e ecologico a ser esplorado.
Por: Marcos Aurélio

Gostaria muito de conhecer a cidade, por que tenho parentes que moram aí e falam coisas que me deixa curiosa. Pelas informações eu me imagino desenvolvendo trabalhos sociais temporário na comunidade.
Por: Maria Oneide Lima Sousa

Sou Alto Parnaibano de nascimento mas sou Tasso Fragosense de Coração. É uma cidade gostosa, de gente hospitaleira,visite nossa cidade, com certeza vc voltará outras vezes, amo a cidade que adotei pra viver
Por: adalmir guimaraes fialhu

tasso fragoso e esa maravilha de cidade onde podemos viver em armonia com a natureza
Por: jane marques

tasso fragoso maravilhoso uma cidade linda q. eu amor e m breve estou de volta pra fica. estou em palmas com muita saudade ..........
Por: jane marques

É muito bom morar em tasso fragoso!!!Venha conhecer!
Por: Gilmar Carvalho Soares

Trabalhei no ano de 1985 aí no tasso, só encontrei amigos sinceros, lugar melhor não há, a mulher da minha vida encontrei ai,Filha de Seu Moreira e D. Olga, meu sonho é voltar e passar dias marailhoso,com essas pessoas simples e hospitaleiras.
Por: Mi e Bezerra

eu fui enfermeiro desta cidade linda estou hoje fazendo medicina na bolivia motivo voltar medico pra minha cidade linda tasso fragoso que soube me acolher como filho prometi que volto medico e vo voltar meu povo so pra vcs acreditem eu vo voltar adoro esta cidade mais do que a minha propria cidade saudades
Por: michael pereira lustosa

Gosto muito da cidade de Tasso Fragoso,pois minha familia mora ai. O mês de Julho é ótimo para passamos as férias e curtimos o festejo,principalmente tomar banho no rio Parnaíba.
Por: Tatiana Araujo Nunes

nasci em alto parnaiba mais moro aki desde de pequenininha porisso me considero um atasso fragosence de coraçao!essa cidade é maravilhosa quando for embora daki vou sentir muitas saudades!!!!!!!pra sempre tassin de açucar!!!!!
Por: ana alice ribeiro pamplona

minha cidade, minha inspiração. nasce , cresci, e vivi. tudo ai é divino, mágico. amo o meu povo , minha terra. saudades...muitas saudades de ti minha querida tasso fragoso!!
Por: ceiça

eu amo esse lugar ee tassim açuca e uma maravilha amo d+...
Por: arnaldo

un Lugar Maravilhoso.Vamos Conhecer, Quem ainda não conhce,bjs...............
Por: Atonia Ferraeira Dias

Tasso Fragoso, lugar bom de viver, nao é minha terra natal, mas foi onde criei minhas raizes,amo morar neste paraiso.
Por: Maria Francisca Lino Rodrigues

minha cidade maravilhosa cidade de amigos e povos ospitaleiros...
Por: lek

TASSO FRAGOSO, MINHA TERRA QUERIDA , MOREI EM 1978 A 1980 MELHORES RECORDAÇOES MINHA VIDA, TOMANDO BANHOS RIO PARNAÍBA, MUITAS BRINCADEIRA VERDADEIROS AMIGOS, EU AMO DE CORAÇÃO ESTA CIDADE E TODOS ALÍ! CONHEÇA TASSO FRAGOSO LUGAR SIMPLES MAS ACOLHEDOR! Washington Ribeiro - São Paulo
Por: WASHINGTON RIBEIRO

Tasso Fragoso é uma pequena cidade do interior do Maranhão, é simples, mas muito aconchegante, com bastante pontos turisticos e com um rio surpreendente. Quer conhecer!!!!!!
Por: Adriano

tasso freagoso cidade maravihosa sinto saudade de tudo
Por: dinalva araujo soarees

Tenho duas filhas que se formam no próximo ano, uma médica e outra enfermeira, meu sonho é que elas trabalhem no Tasso para amenizar e ajudar as pessoas carentes que precisam de assistência médica e um trabalho social voltado para a comunidade. É um sonho sonho, que se Deus quiser será realizado. Abraços a todos
Por: Francisco Bezerra e Maria Dinalmi Moreira

nao nasci em tasso fragoso mas depois vim morra aqui e amo muito esta cidade tudo q tenho ganhei aqui conheci aqui tambem as pessoas mais batalhadoras do mundo com o saudoso antonio barreira thiau
Por: darcilei

Sou natural dessa cidade maravilhosa, mais infelismente faz muitos anos que não moro mais la, mais minha família todo ainda esta la e sempre que da estou indo pra matar a saudade beijo cidade maravilhosa
Por: MELL DAMASCENO

é minha cidade natal ,hoje moro distante só restaram boas lembranças dessa cidade maravilhosa, a saudade é muito grande dos meus amigos, espero voltar novamente para matar a saudade e rever esta cidade que é um show.
Por: dinaelma

tasso está no meu coração, minha cidade natal ,hoje moro em lago da pedra ma ,mas não consigo esquecer os bons momentos que passei aí, sito saudade dos amigos, MIRALDA, WEDNA, RAFAELA, RUTE, ALECIO, ODMAR.ETC.
Por: dinaelma

Olha adiposo essa cidade esse povo humilde mas com um coração enorme e claro onde passei toda a minha imfancia tassinho te amo!!
Por: Jaciara martins

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Tasso Fragoso
Fundação:
1961
Altitude:
242m
População:
6.334 habitantes
Área:
4.442,9km²
Densidade Demográfica:
1,43hab/km²
CEP:
65820-000

Envie seu comentário sobre Tasso Fragoso

banner