Sucupira do Norte

Sucupira do Norte-MA
banner

Bem-vindo a Sucupira do Norte!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Sucupira do Norte, informações atualizadas sobre a cidade Sucupira do Norte, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Sucupira do Norte.

Informações de Sucupira do Norte

Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Sucupira do Norte, foi criada através do movimento de feirantes que se instalavam sob as sombras das faveiras e sucupiras, no entrocamento das estradas que ligam as cidades de Mirador-Pastos Bons-Paraibano.
O idealizador do local para aquela feira foi João Paraibano, auxiliado pelos amigos Pedro Noé, João Brito e outros, no início dos anos 50, vindo mais tarde comerciantes fixos que transformariam a feira de Sucupira em cidade emancipada, como Hilderico Rufino Guimarães, o jovem comerciante Luiz Gonzaga Carneiro, João Queiroz e outros que aos poucos foram fazendo crescer o movimento.
Somente em 13 de janeiro de 1960, através do Decreto do Governador Newton Belo, depois de uma batalha travada por Manoel da Câmara Guimarães (o Manoel Doutor), com o apoio do então Deputado Themístocles Teixeira, Sucupira foi emancipada, desligando-se definitivamente do Município de Mirador, cujos comerciantes exerciam uma espécie de rivalidade contra os sucupirenses. A nova cidade de Sucupíra do Norte, teve como primeiro prefeito Hilderico Rufino Guimarães, que governou por 2 anos, oportunidade em que repassou o cargo para o comerciante Luiz Gonzaga Carneiro.

Significado do Nome


Aniversário da Cidade

13 de Janeiro

Gentílico

sucupirense

População

10.431 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Sucupira é um lugar cheio de alternativas comerciárias além de ser um lugar maravilhoso para se morar. Venha conhecê-la!

Clima 

 

Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Leste Maranhense 

Limites

Mirador, Pastos BOns, Paraibano

Acesso Rodoviário

 

 

Distâncias:

Da Capital:

438 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos


hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SUCUPIRA DO NORTE

E-mail:

Telefones: (99) 3559-1018 / 1122

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de São Luís

Av. dos Franceses, s/n – São Cristovão
Telefone: (98) 3249-0778 / 4500

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

TABELIONATO DE NOTAS E OFÍCIO DE REGISTROS PÚBLICOS:

E-mail:

Telefones: (99) 3559-1108

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.famem.org.br

www.cnm.org.br

http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Sucupira do Norte

O TEXTO QUE VOXC~E POSTARAM AQUI É DE MINHA AUTORIA, NA INTEGRA, ENTÃO EU GOSTARIA DE SABER ONDE O CONSEGUIRAM? SE QUISEREM MAIORES INFORMAÇÕES SOBRE A CIADDE EU POSSO REPASSAR PRA VOCÊS, MAS DEVEM COLOCAR O MEU NOME COMO REFERENCIA. SOU FILHO DA CIDADE DE SUCUPIRA DO NORTE E CONHECEDOR PROFUNDO DA SUA HISTORIA, ATRAVÉS DE RELATOS FEITOS POR MEU PAI QUE TEM 90 ANOS.
Por: ANTONIO LUIS BRITO DE SOUZA

ALGUMAS INFORMAÇÕES ESTÃO DISTORCIDAS SOBRE A CIDADE DE SUCUPIRA DO NORTE-MA. O ANIVERSÁRIO DA CIDADE NÃO É 16 DE NOVEMBRO E SIM EM 13 DE JANEIRO, DATA DA EMANCIPAÇÃO DO MUNICÍPIO. EM RELAÇÃO A PRODUTOS TIPICOS LOCAIS, VALE DESTACAR QUE NOS ARREDORES DA CIDADE EXISTEM MUITOS ENGENHOS QUE PRODUZEM CACHAÇA DE FORMA ARTESANAL, SENDO QUE ESSA CACHAÇA É VENDIDA NA CIDADE MISTURADA COM UVA PRODUZIDA NOS QUINTAIS DA COMUNIDADE, TORNANDO-SE A BEBIDA MAIS APRECIADA NA REGIÃO -A FAMOSA CACHAÇA COM UVA DE SUCUPIRA DO NORTE. O LOCAL MAIS INDICADO PARA SE COMPRAR ESSA CACHAÇA COM UVA É NO COMÉRCIO DO SENHOR ALFREDO BENIGNO, NA PRAÇA DA REPÚBLICA, POR SER A MAIS PURA.
Por: ANTONIO LUIS BRITO DE SOUZA

esta cidade é maravilhosa, nasci e cresci nela..Amo demais.
Por: Betiane Pereira

Sucupira é um lugar cheios de alternativas comerciárias, ale´m de ser um lugar maravilhoso para se morar
Por: ROGÉRIO BARROS DE LUCENA

ESTE LUGAR É MESMO ABENÇOADO POR DEUS..AMO DE CORAÇÃO E SOU FELIZ POR MORAR AQUI.TEM UM CLIMA MUITO GOSTOSO,VOCE PRECISA CONHECER ESSE LUGAR..
Por: GEILA ALVES DA COSTA

AH...ESSA CIDADE É BOA DE SE VIVER,TRANQUILA..GOSTO MUITO DE MINHA CIDADE.....
Por: ADRIANA ALVES GUEDELHA LIMA

CIDADE ONDE NASCI E ME CRIEI ATE 11 ANOS DE IDADE HOJE RESIDUO EM ARAGUAINA TO VOU AI SO A PASSEIO MAS POREM E UMA OTIMA CIDADE POVO HOSPITALERO AMIGOS DE VERDADE LUGARES MARAVILHOSOS PARA PASSEA. SINTO MUITA FALTA DO MEU TEMPO DE CRIANÇA NESTA MARAVILHOSA CIDADE.
Por: IOLANDA DE CARVALHO SILVA

eu amao essa cidade queria estar de volta para minha linda cidade queria rever minha familia e amigos estou com muita saudades dessa cidade maravilhosa que amo de coracao mais em breve quero estar ai!!!!!!!!!!!!!!
Por: mariana

essa cidade e maravilhossa eu nasci nela mais infelismente nao moro ai sinto muita falta da minha familia e amigos eu amo essa cidade!!!!!espero em breve estar ai para desfrutar dessa cidade maravilhossa que e sucupira do norte!!!!!!!!!bjs!mariana filha da debora do vicente arruda!
Por: mariana de souza carvalho

Não sou filho legítimo de Sucupira, mas cresci nesta cidade abençoada, todos qu saêm daí sempre voltam, essa cidade parece ter um encanto. Esse frio gosotoso que no Maranhão, só exite ai!
Por: Ariel da Silva Costa

eu gosto dessa cidade tenho muita saudade dai amos todos dessa cidade
Por: maria cristina pereira de almeida

Sou filho desta cidade mais por condições financeiras não pude residir nela tenho mãe e irmãos que moram aí. Sucupira é pra mim a melhor cidade do mundo.Amo essa cidade pela paz que ela propociona e pela a armonia de seus habitantes. hoje moro em Macapá mas não esqueço minha cidade.Um abraço a todos daí e cuidem de nossa cidade porque igual a ela hoje em dia é uma raridade
Por: bentocamapumbarbosa

essa e a minha cidade que eu naci e amo nunca vou esquecer..
Por: pedro dantas negreiros

COMO É EMOCIONANTE A GENTE LER TANTOS COMENTÁRIOS QUE SÃO VERDADEIRAS DECLARAÇÕES DE AMOR À NOSSA CIDADE. NÃO CONHEÇO TODOS OS AUTORES DOS COMENTÁRIOS MAS SEI PERFEITAMENTE DO QUE ELES FALAM, POIS TAMBEM SINTO A MESMA COISA. PARA A MARIANA EU DIGO: EU FUI MUITO AMIGO DO VICENTE ARRUDA, SEU AVÔ, TOMEI CACHAÇA COM ELE NO BREJÃO E NO ESTALEIRO. SUCUPIRA É UM PARAÍSO MESMO, VCS TODOS TEM RAZÃO.
Por: ANTONIO LUIS BRITO ([email protected]

eu gosto da minha terra natal eu amo a minha cidade em q fui criado i vivi a minha adolecencia a gora ço resta saudade beijos i ate mais xauuuuuuuu
Por: jose de ribama ribeiro

eu nasci e creci tambem ai moro em manaus mais quero voltar ai em breve adoro minha cidade meus pais moram ai mil beijos pra todos.
Por: amazonete de souza ferreira

EU NASCI AQUI E NUNCA DEIXAREI MINHA CIDADE QUERIDA. Ñ TEM IGUAL, PENA QUE AS PESSOAS MAIS QUERIDAS ACABAM SAINDO DESSE LUGAR MARAVILHOSSO....................
Por: Leandro Ribeiro Rego

para mim, é uma cidade especial pois foi onde passei a minha infancia, tenho maravilhosas lembranças.
Por: nilsete alves

amei acessar a internet e encontrar tantas inovações de minha amada cidade, apesar que nao moro em sucupira, mas sou filha dela. descobrir tambem que nao é só eu que sou inteiramente apaixonada por sucupira do norte-ma. terra boa de pessoas hospedeiras do valor imenso.conheço o tigre é maravilhoso conheço suas fontes de aguas os banhos é inesquecivel quem nao conheçe ainda nao provou uma parte da felicidade que anatureza nos ofereçe. sucupira tem um clima friu um vento comparado os lenções maranhese terra da uva .parabens
Por: sandra

EU AMO ESSA CIDADES ESTOU COM MUITA SAUDADES DELA ELA É UMA CIDADE MUITO LEGAL AS FESTA SÃO MUITO BOA
Por: kemilly pereira

quando me refiro a essa cidade, nao consigo descrever com palavras, apenas gestos, e se vc for um pouco observador, percebera o tamanho de minha emoçao quando me refiro a ela, amo sempre e sempre amarei. amigos, familia, vizinhos tdos.
Por: francisco cesar, eterno lampaio de sucupira de norte rs.

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Sucupira do Norte

Envie seu comentário sobre Sucupira do Norte

banner